O Dia do Pescador é comemorado anualmente no dia 29 de junho. A data é uma homenagem a esse trabalhador que tira dos rios e mares o sustento da família. Também é considerado pescador aquele que pesca por esperte ou lazer e que respeitam rios, lagos, mares e todos os peixes que os habitam.
A escolha da data está ligada a tradição religiosa, pois 29 de junho também é celebrado o Dia de São Pedro, considerado padroeiro e protetor dos pescadores. Segundo o Evangelho, São Pedro antes de se tornar um dos apóstolos de Jesus Cristo, era pescador no Mar da Galileia.
O pescador profissional garanti o sustento da família, e sabe que seu ofício é de fundamental importância para alimentar outras famílias e gerar empregos. Um bom pescador deve respeitar a natureza e a época certa de pescar para não existir desequilíbrio ambiental.
Para garantir o equilíbrio, a procriação dos peixes e as diversas espécies de peixes, existem leis que regulamentam a forma de pesca. No Brasil, a atividade é regida pela Lei 11.959, de 29 de junho de 2009, que Define a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura.
Já o pescador que pesca por esperto ou lazer, atividade conhecida como pesca esportiva, sabe que o prazer da pesca está em fisgar o peixe e em seguida o devolver para o seu habitat natural.
Feliz Dia do Pescador!