SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

L

Mundo

Na Europa, Brasil vai cobrar recursos para combate à pobreza

Lula participa de cúpula em Paris sobre pacto global de financiamento.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Na Europa, Brasil vai cobrar recursos para combate à pobreza
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta segunda-feira (19) para a Europa, onde terá uma série de compromissos e reuniões bilaterais na Itália, no Vaticano e na França. Em Paris, capital francesa, o presidente é considerado um dos principais convidados da Cúpula para um Novo Pacto Global de Financiamento, evento organizado pelo presidente do país Europeu, Emmanuel Macron. Anunciado ainda em novembro de 2022, durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), no Egito, o encontro em Paris reunirá dezenas de chefes de estado e ministros do primeiro escalão de governos como China e Estados Unidos. A ideia do presidente francês é “fazer um balanço de todos os meios e formas de aumentar solidariedade financeira com o Sul”. E é neste ponto que se insere a proposta, que será defendida pelo Brasil, de ampliar os mecanismos de cooperação para além do combate às questões climáticas.Na Europa, Brasil vai cobrar recursos para combate à pobreza - News RondôniaNa Europa, Brasil vai cobrar recursos para combate à pobreza - News Rondônia

“A questão principal, em termos de posição brasileira, é você, nas diversas iniciativas, levar em conta questões de desenvolvimento sustentável como um todo. Tem que ver as questões de maneira mais holística e interdependentes. Não adianta só fazer ações para clima se não combater a pobreza e a fome, por exemplo, ou se não der condições de saúde. Esse é o ponto que, em todas as negociações, estará sobre a mesa”, afirmou o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores, durante coletiva de imprensa para detalhar aspectos da viagem presidencial.

Mais cedo, nesta segunda, o próprio Lula afirmou que a preservação da Amazônia passa pelo cuidado com os moradores pobres que moram na região. A declaração foi feita no programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao lado do jornalista Marcos Uchôa.

“Para cuidar do meio ambiente é necessário cuidar do povo pobre que mora nessas regiões”, disse. Na avaliação do presidente, a discussão do tema precisa abranger o bem-estar da população. “Normalmente, a gente fala da Amazônia, da Mata Atlântica, que é normal, mas é importante a gente lembrar que deve se discutir as palafitas. A gente deve discutir a degradação onde mora o ser humano”, observou. “Sempre que a gente falar da questão ambiental a gente tem que lembrar das pessoas que moram nessas regiões que precisam viver dignamente”, acrescentou.

Discursos e encontros

O presidente chega a Paris na noite de quarta-feira (21), após se reunir, em Roma, com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, e com o papa Francisco, no Vaticano. Na Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa na quinta-feira (22) o governo brasileiro participará das seis mesas-redondas previstas na programação, entre elas, questões sobre novos instrumentos de financiamento, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, participação de inciativa privada. A abertura do evento terá discursos do presidente Macron e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Já o pronunciamento de Lula, assim como de outros líderes estrangeiros, ocorrerá no encerramento do encontro, na manhã de sexta-feira (23).

Além do presidente brasileiro, estão previstas falas do primeiro-ministro da China, Li Qiang; da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman; da presidente de Barbados, Mia Mottley; do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, entre outros.

Ainda na capital francesa, Lula fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira (22). O evento será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também terá as presenças de líderes do Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

“Vou participar de um evento público, na frente da Torre Eiffel, convocado pelo pessoal do Coldplay para fazer um ato público com vários dirigentes políticos, vários artistas. Eu serei o orador final desse encontro para falar da questão ambiental”, explicou Lula durante o programa Conversa com o Presidente.

O Itamaraty confirmou que Lula terá encontros bilaterais, durante a cúpula, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com Sultan Al-Jaber presidente do comitê organizador da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outros encontros com líderes estrangeiros também poderão ocorrer, ainda sem confirmação oficial.

Acordo UE-Mercosul

Antes de voltar ao Brasil, Lula terá um almoço com Macron, após o encerramento da cúpula, no Palácio do Eliseu, sede do governo anfitrião. Um dos temas em discussão deverá ser a aprovação, na semana passada, pela Assembleia Nacional da França, de uma resolução contra a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. A medida foi considerada dura pelo presidente brasileiro.

“Vou almoçar com [Emmanuel] Macron [presidente da França]. Quero discutir a questão do parlamento francês que aprovou o endurecimento do acordo entre Mercosul e União Europeia. A União Europeia não pode tentar ameaçar o Mercosul, de punir se o Mercosul não cumprir isso ou aquilo. Se somos parceiros estratégicos, não se tem que fazer ameaças”, afirmou.

Negociado por mais de 20 anos, o acordo UE-Mercosul teve um anúncio de conclusão geral em 2019, mas ainda há um longo caminho pela frente para sua efetiva entrada em vigor. Isso porque o tratado precisa ser ratificado e internalizado por cada um dos Estados integrantes de ambos os blocos econômicos. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos, uma tramitação que levará anos e poderá enfrentar resistências. Uma delas foi apresentada pelo próprio presidente Lula, que é contra a flexibilização das regras sobre compras governamentais previstas no acordo.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saiba mais: o que a China e os Estados Unidos acordaram em Genebra?

Saiba mais: o que a China e os Estados Unidos acordaram em Genebra?

Os Estados Unidos irão reduzir as tarifas extras que impuseram à China neste ano de 145% para 30%, enquanto a China vai reduzi-las de 125% para 10%.
L
Papa Leão XIV faz apelo por comunicação ética e defende liberdade de imprensa em sua primeira coletiva

Papa Leão XIV faz apelo por comunicação ética e defende liberdade de imprensa em sua primeira coletiva

Leão XIV concedeu hoje a primeira entrevista coletiva
L
Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Decisão ocorre após quarto dia de ataques e contra-ataques
L
Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Leão XIV comemorou também a trégua entre Índia e Paquistão
L
Zelenskiy aceita proposta de Putin e diz estar pronto para reunião de paz na Turquia

Zelenskiy aceita proposta de Putin e diz estar pronto para reunião de paz na Turquia

Presidente russo propôs neste domingo negociação direta com Ucrânia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Renan Correia – especialista em Direito Administrativo

No programa Jovem News desta segunda-feira, 12, às 17h, vamos conversar com o advogado Renan Correia, especialista em Direito Administrativo, com foco em demandas de concurseiros e servidores públicos. Natural de Porto Velho, Renan preside a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia e compartilha sua trajetória, desde a OAB Universitária até sua atuação em projetos que fortalecem a jovem advocacia. Uma entrevista inspiradora sobre representatividade, capacitação e os desafios do início da carreira jurídica.
L

Agenda News: Café Helena – um brunch sem pressa para saborear cada momento

Com um cardápio irresistível e ambiente acolhedor, a casa é o refúgio perfeito para cafés especiais e encontros descontraídos.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Dr. Alan Andra Goveia e Dr. Ângelo Luiz Santos de Carvalho

O programa Ponto & ContraPONTO desta segunda-feira, dia 12, a partir das 16h, recebe dois convidados com ampla experiência no campo jurídico para uma conversa esclarecedora sobre temas de grande relevância social e institucional.
L

EM CIMA DA HORA | Entrevista Coronel Chrisóstomo, Deputado Federal

Nesta segunda-feira, dia 12, às 15h, o programa Em Cima da Hora recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista especial. O parlamentar vai comentar suas principais ações no Congresso Nacional, destacar projetos voltados ao desenvolvimento de Rondônia e falar sobre sua atuação em áreas como segurança pública, infraestrutura e defesa dos valores conservadores. Não perca essa conversa esclarecedora sobre os rumos do estado e do país.
L
Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo Fabrizio Romano

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

Ancelotti começará oficialmente no cargo no fim de maio, com estreia prevista para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L

Dra. Taíssa marca presença na abertura da fase municipal do JOER em Guajará-Mirim

Deputada prestigia cerimônia e reforça apoio ao esporte estudantil como ferramenta de inclusão e cidadania.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Testemunhas contaram que as motos seguiam em sentidos opostos na Mamoré, até que um dos pilotos tentou fazer conversão na Rua Fábia e causou a colisão.
14
Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Segundo testemunhas, a jovem de 20 anos e o amigo de 22, seguiam de moto pela Renato Pires, quando fizeram a conversão na Avenida Amazonas, e foram atingido na traseira pelo carro que estava na preferencial.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.
L
Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países
L

Paraísos pelo Brasil: destinos para sonhar e visitar pelo menos uma vez na vida

Lançar-se à aventura pelo Brasil é um presente para a alma.
L
Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Prorrogação vale para contratos do primeiro semestre de 2025
L
Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Participante com pedido reprovado poderá entrar com recurso até sexta
L
Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

A agenda inclui reuniões, visitas técnicas e apresentações institucionais que permitirão o compartilhamento de boas práticas entre os dois países.
L
Prefeitura de Jaru promove rodada de palestras para crianças e adolescentes sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

Maio Laranja: Prefeitura de Jaru promove rodada de palestras para crianças e adolescentes sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

As palestras e distribuição de materiais educativos acontecem em 12 escolas, tanto no perímetro urbano quanto rural.
L
Cúpula China-Celac reforça aproximação da América Latina com a China em meio à disputa geopolítica com os EUA

Cúpula China-Celac reforça aproximação da América Latina com a China em meio à disputa geopolítica com os EUA

“Influência chinesa incomoda os Estados Unidos”, diz especialista
L
Lúpus: doença autoimune afeta principalmente mulheres, alerta especialista

Especialista destaca que lúpus atinge mais mulheres

Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 pessoas diagnosticadas, nove são mulheres; reumatologista Luiza Fuoco, da Imuno Santos, revela que é possível viver bem com a doença
L

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Associação Brasileira de Câmaras municipais promoveu o Procaver para vereadores de vários municípios de Rondônia, focando nas funções do Poder Legislativo Municipal
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.