QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino

Meu coração de menino envolvia-se com o badalar dos sinos, ao som dos remos e remadores, na festa do Divino.

Por Átila Ibáñez

Publicado em 

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) – Júlio Cesar, radialista, (Rádio Positiva FM – Vilhena) político, trabalho social, pioneiro de Vilhena. Cesar esteve de aniversário. Desejo ao comunicador; muitos anos de vidas. Que Deus possa abençoa-lo. Sucesso na sua caminhada. Feliz cumpleaños.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) –  Daniela Arruda Batizoco.  Casada com Tiago Batizoco (Técnico de Futebol) campeão várias vezes por Rondônia. Minha amiga Daniela esteve de aniversário. Parabéns pra você. Que Deus abençoe sua vida. Cumpleños feliz! Cumpleaños feliz! Cumpleaños feliz! Cumpleaños feliz!

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Curitiba-PR) – Destacamos em nosso “Night In Black Tie” o casal mil – Lawrence Pablo Ibañez França (Advogado) e sua musa inspiradora, a comerciária Pâmela Sabrina (Arezzo – Curitiba-PR). Nora e filho do colunista Átila Ibañez França.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) – Ana Clara é filha de um grande amigo do colunista. Paulo Alberes; filho do grande jornalista; membro da Academia Vilhenense de Letras – Ivanir Aguiar de Oliveira (In Memoriam). Ana Clara; esteve de aniversário. Os amigos e familiares cantaram os parabéns para a Clara. Fica registrado aqui em nossa coluna social “Night In Black Tie” a data do seu niver. Cumpleaños feliz! Ana Clara.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Costa Marques-RO)Festa do Divino – (IbáñezIbáñez)

Meu coração de menino envolvia-se com o badalar dos sinos, ao som dos remos e remadores, na festa do Divino.

No barco a fé no Espírito Santo, nas margens do Rio Guaporé o povo aplaudindo, as violas, violões, os tambores, tocando hinos, a reza, os pedidos, os amores.

A festa, os cantadores, as ladainhas, o terço, os seguidores do Santo Divino, a fé chegava forte, envolvendo os pequeninos.

O batelão coberto de sapé e fitilhos pendurados, os remadores a roncar os remos, e o povo com muita fé na festa do Divino Espírito Santo.

Átila Ibáñez França – Membro da ACLER – Academia de Letras de Rondônia – AVL – Academia de Letras de Rondônia.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

Em cada canto de Vilhena, a Corujinha do Cerrado, no planalto se assossega, põe seus ovos no buraco, espera que os filhotes, nasçam com saúde, e chamem atenção, com seus primeiros chorinhos, olhos arregalados.

Um choro em clave de Sol, neste solo brasileiro, assim como a corujinha, minha vida, meu rincão, sou rondoniano, de Guajará-Mirim, tenho Vilhena, como a cidade do coração.

A mãe coruja aquece seus filhinhos, no colo os bichinhos, ficam sossegados, envolto entre plumas e capim do cerrado, aquecem-se entre as pernas, penas, asas da mamãe coruja, plumas branquinhas e asas rajadas.

As corujinhas adormecem, com o suave sopro do vento, que vem do sul, fazem biquinho, com o frio, o vento, assoviando no telhado, e no buraco das corujinhas, o vento esfria seu corpinho, dos lindos e frágeis bichinhos.

No alto dos Parecis, desse nosso belo céu estrelado, a seiscentos e trinta metros, de um céu azulado; o nível do mar; longínquo, bem no alto ficamos sentido no rosto, o vento minuano.

A brisa sopra suave, tocando a carinha da corujinha no buraco; escondidinha, aquecendo-se fica. O planalto enluarado, o uivo do lobo do cerrado, entre o céu e a terra, o povo de Vilhena, vive embasbacado de tanta beleza.

Engalanado pela natureza, com tanta beleza, nos quatro cantos de Rondônia, desse imenso e lindo Brasil, o povo de Vilhena, olhando o cerrado, a lua no céu, o sol brilhante, céu de brigadeiro, às três da tarde.

Assim é; Vilhena; minha amada, querida cidade, que escolhi com tanto carinho, hoje presto a ti nestas páginas, minha homenagem, querida cidade hospitaleira, aonde nasceu meu primogênito.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Porto Velho-RO) – Para o seu deleite. Aberto todos os dias das 11h às 15h. “O Compadre Restaurante” é o melhor lugar para você que está passando na BR 364. Pare e saboreie as delícias que o Compadre Restaurante lhe oferece. O Compadre Restaurante é um lugar aonde as famílias reúnem-se para saborear os deliciosos e variados pratos. Visite o restaurante; tenho certeza que você jamais irá esquecer. BR 364 Km4 sentido Cuiabá. Porto Velho-RO. (69) 3222-5828 – 9 9228-1596.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia
Átila Ibáñez
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas intensas e organizadas entre 24 e 48 horas em todo o estado de Rondônia

Para esta quarta-feira (12), as chuvas se concentram mais no início da tarde, inclusive com pancadas mais pesadas entre o Norte e o Nordeste de Porto Velho.
L

“Fale Bem de Rondônia”: campanha promove as conquistas e o potencial do estado

A apresentação da Campanha “Fale Bem de Rondônia” aconteceu no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
L

Cultura: Prefeitura de Jaru publica planilha com resultado definitivo dos projetos contemplados nos editais da lei Aldir Blanc

A relação completa dos projetos e espaços está disponível numa planilha, que também detalha as observações e especificidades de cada um dos selecionados.
L

Laboratório de Toxicologia é inaugurado pelo governo de RO e fortalece segurança pública em Vilhena

Nova estrutura agiliza perícias e reforça o combate ao crime no Cone Sul do estado.
L
Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta-feira (12/3) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia se destaca e ocupa a 11ª posição no ranking de menor desnutrição infantil

O levantamento mede a proporção de crianças entre 0 e 5 anos incompletos classificadas com “magreza acentuada”, um indicador essencial para avaliar as condições nutricionais da população infantil.
L

Coronel Chrisóstomo comemora liberação de contato entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Entre os entusiastas da medida, está o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que celebrou o fim da restrição imposta no ano passado.
L
Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Projeto também regulamenta cordão que identifica pessoas autistas
L
Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Dinheiro começará a ser transferido em 28 de março
L

#MomentoEmpresarial | Entrevista Dra. Vanessa Carvalho

Nesta quarta-feira (12), às 09h, o programa Momento Empresarial recebe a Dra. Vanessa Carvalho, dentista especialista em implantes dentários, próteses odontológicas e estética dental. Com uma história inspiradora, Vanessa transformou um desafio pessoal em sua maior motivação profissional, dedicando-se a devolver sorrisos e autoestima aos seus pacientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

O investimento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais produtividade e melhores condições de trabalho no campo.
L

Vereador Márcio Pacele vai à EMDUR buscar esclarecimentos sobre furtos de lâmpadas na Estrada dos Periquitos

Caso o problema persista, o vereador pretende buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo coronel Vital, para verificar possíveis ações que ajudem a coibir os furtos e garantir mais segurança à população.
L
Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador.
L
STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Na BR-364, saída para Ji-Paraná, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado sobre um homem caído à margem da rodovia.
12
Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

As testemunhas teriam gritado com o autor do disparo para que ele parasse com a agressão, e Manguinha deixou o local em uma motocicleta Honda 150.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: DECANDEIAS FARMACEUTICA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AADM FARMA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: PORTO FARMA CANDEIAS LTDA

ENOVAÇAO DA LICENÇA AMBIENTAL
L
Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

A arma trata-se de um revólver calibre .38, que continha 06 munições intactas.
14
Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Diante do fato, o homem, de 42 anos, que ainda tentou resistir à prisão, foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
16
Rondoniense é morta a facadas pela namorada

Rondoniense é morta a facadas pela namorada

A suspeita foi presa em flagrante momentos após o crime.
18

Ji-Paraná recebe curso de operador de trator e máquinas agrícolas, através do Cidadania Plena

Deputada Sílvia Cristina destinou o recurso que garante cursos de qualificação em vários municípios.
L

Investimentos e ações estratégicas reduzem criminalidade em Rondônia

Marcos Rocha ressalta que os números de redução foram possíveis devido à integração entre as forças de segurança e aos investimentos contínuos em tecnologia.
L
Grande apreensão de drogas resulta na prisão de dois suspeitos

Grande apreensão de drogas resulta na prisão de dois suspeitos

Além dos entorpecentes, foram apreendidos R$ 1.033,60 em notas e moedas, um aparelho celular, dois pés de maconha plantados no quintal e um terceiro dentro de uma estufa na sala da residência.
14