SÁBADO, 06/07/2024

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz

Porto Velho aguarda a implantação do aterro sanitário

Por Alice Thomaz

Publicado em 

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Por Alice Thomaz

A terra é redonda e finita, o meio ambiente torna-se a cada dia uma moeda de maior valor. O assunto é pauta de conversas o ano inteiro, mas em junho ganha proporções ainda maiores, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O que fazer nesta data?  Comemorar ou refletir?

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Nossa realidade na Amazônia nos dá o privilégio de sentir de perto o quanto somos importantes para o equilíbrio ambiental, mas também impotentes para demandas tão cruciais. Temos problemas com coisas simples, como o lixo nosso de cada dia. Porto Velho é uma capital centenária, gigantesca em extensão maior que muitos países ultra desenvolvidos, como Bélgica com pouco mais de 30 mil km² ou Luxemburgo com apenas 2,5 km². Aqui para nós o simples conceito de coleta seletiva gera uma grande complexidade. Não entendemos e nem praticamos, pelo menos não na proporção mínima necessária para resultados efetivos.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Lei de Resíduos Sólidos em vigor no país visa dividir as responsabilidades entre sociedade, poder público e iniciativa privada. Na capital rondoniense nossos passos ainda são milimétricos. Estamos há dois ou três meses respirando os ares de uma licitação municipal, que se chegar a bom termo, vai nos assegurar a saída de um ranking muito ruim, que é o das capitais brasileiras sem um aterro sanitário como prevê a legislação.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Prefeitura de Porto Velho é o principal ator e é arguida de perto pelos órgãos fiscalizadores e pela sociedade. O objeto do certame é contemplar a capital e distritos com a coleta de resíduos, inclusive seletiva, o transporte dos resíduos, a construção do aterro sanitário e desativação do lixão da Vila Princesa, entre outros.

Se de um lado temos o poder público municipal atuando principalmente através da Secretaria de Serviços Básicos, há também a Secretaria de Meio Ambiente e um parceiro importante, que é o GAEMA, Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, braço do Ministério Público que se ocupa das questões ambientais em todo o Estado.

Entusiasmados com a perspectiva de uma modernização, mesmo que um pouco acanhada, do sistema sanitário, o engenheiro ambiental da Semusb, Emanuel Schott, discorre sobre o projeto, crendo na sua implantação em breve. O investimento previsto é de dois bilhões de reais, envolvendo parceria público privada e com durabilidade para vinte anos. Com ele, sua colega Leyla Correia, da área de educação ambiental da mesma secretaria, não vê a hora ser implantado na capital um serviço fundamental como a coleta seletiva de resíduos, expandindo o serviço para muito além dos poucos bairros hoje beneficiados com a coleta vigorando uma vez por semana.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Secretaria do Meio Ambiente, Sema, que também atua com a educação de forma mais abrangente levando ideias e projetos para as escolas da rede pública, trabalha com o que tem a mão. Hoje por exemplo, são dois projetos em andamento, o Mãos que protegem, voltado para alunos do ensino fundamental e Guardiões do Meio Ambiente, um projeto mais arrojado e desenvolvido para alunos do ensino médio. Cada um com sua especificidade têm como foco principal ensinar uma geração a tratar melhor os seus detritos, talvez até consumindo um pouco menos para tornar menos penoso o processo ao meio ambiente.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Na vanguarda do processo está o Ministério Público, representado pelo GAEMA, que em geral atua nas demandas mais complexas e que envolvem danos ambientais, sobretudo quando ultrapassam limites territoriais das cidades ou comarcas.  Também cabe a instituição desenvolver e fomentar políticas públicas significativas, a exemplo do que aconteceu ao final do ano passado, quando o MP sediou um evento que tratou da gestão de resíduos sólidos, logística reversa e o saneamento básico no qual reuniu instituições públicas e empresas privadas interessadas nestas questões.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

O coordenador do GAEMA, promotor de Justiça Pablo Hernandes Viscardi, destaca que todas as pessoas têm obrigações com o meio ambiente, apesar da mentalidade cumulativa inserida na sociedade dizer o contrário. Ele lembra o conceito de obsolescência programada, uma estratégia que vigora na indústria desde o final da década de 1920, quando intencionalmente a indústria começou a produzir produtos de pouca durabilidade para que o consumidor logo sentisse necessidade de adquirir um novo modelo.  O que é muito comum hoje com eletrônicos, roupas e acessórios.

A ideia seria não gerar resíduos, mas se gerar, é preciso a reutilização, depois disso a reciclagem, que é a produção de um novo produto para somente depois partir para a rejeição.  Incutir este pensamento na mente das pessoas não é fácil, mas com pequenas e contínuas ações as pessoas acabarão se adaptando, é esta a esperança. Uma dona de casa, por exemplo, que faz a limpeza do seu quintal, não precisa queimar as folhas secas, ela pode juntar estas folhas aos restos de cascas da sua cozinha e preparar um adubo orgânico para suas plantas; uma forma de um bom relacionamento do ser humano com a natureza, porque a medida que ela evita o fogo, também vai evitar problemas respiratórios para si mesma e para os demais que estão perto.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Na indústria a ideia é mais sofisticada, e recebe o nome de logística reversa, todavia também pode ser feita em um processo simplificado, desde que o consumidor final seja instruído. As empresas precisam recolher de volta os utensílios e recipientes utilizados para a entrega dos seus produtos, como as cervejarias que precisam recolher as garrafas não retornáveis, mesmo nas localidades mais distantes de sua sede. Os consumidores de produtos agrotóxicos estão obrigados a devolver nas lojas as embalagens de produtos. A indústria de pneus também está obrigada a recolher os pneus usados.  São ações que no conjunto contribuem para melhoria do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população.

O lixo mudou de nome, hoje é chamado de resíduo e a sua negociação resulta em renda e riqueza, seja para pagar um almoço ou mesmo sustentar uma família. As localidades que possuem coleta seletiva e aterro sanitário proporcionam melhor qualidade de vida aos seus catadores e triadores (profissional que faz a triagem dos materiais). A implantação de um aterro de acordo com a legislação é um investimento com custo elevado, mas necessário. Para estes locais são destinados o que não tem mais nenhuma serventia, mesmo assim ainda podem gerar fonte de energia, através do gás metano, capaz de abastecer o próprio aterro sanitário.

O processo licitatório para a implantação de serviços com qualidade na coleta seletiva, construção do aterro sanitário, desativação do lixão da Vila Princesa está em tramitação. Na semana passada os envelopes deveriam ter sido abertos para conhecimento das propostas, mas algumas intervenções impediram que o tramite acontecesse. Mas este, com certeza, pode ser um dos projetos mais aguardados pela sociedade portovelhense e moradores de todos os distritos, que desejam uma destinação correta para os detritos aqui produzidos.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boletim hídrico semanal sobre monitoramento dos rios é divulgado pelo Governo de RO

De acordo com o boletim hídrico, no período de 24 de junho a 1° de julho, o Rio Madeira apresentou nível de 4,2 metros
L
Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Levantamento sobre degração de áreas florestais é da rede Mapbiomas
L
Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Bioma está cada vez mais seco, o que o torna mais vulnerável
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica combate às queimadas urbanas

Número de denúncias registradas quase dobrou desde 2023 até hoje
L

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Fogo já queimou 520 mil hectares no bioma do Mato Grosso do Sul.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Nova Mamoré, governador Marcos Rocha reforça compromisso para Rondônia continuar avançando

obra começou em 2023 e a conclusão aconteceu em 1º de julho de 2024.
L

#EntreLevels | Entrevista Vinícius Mavi – Cantor

O programa ENTRE LEVELS apresentará uma entrevista imperdível com o cantor Vinícius Mavi.
L

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

A confirmação do apoio foi anunciada durante um encontro que contou com a presença de várias lideranças sindicais da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Bandidos são baleados em troca de tiros com BPTAR na zona leste

Durante as buscas, os suspeitos foram localizados e resistiram atirando em direção à viatura.
12

URGENTE: Homem é perseguido e morto a tiro na zona leste

O Samu foi acionado e constatou o óbito.
18
polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

O novo terminal rodoviário de Ariquemes contará com uma área de embarque e desembarque moderna, espaços para restaurantes, terminal de espera, banheiros, estacionamento, mirante e área administrativa.
L
13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

A entrada é gratuita e segue até o domingo (07/07), no espaço da rua Pitomba com a Poraquê.
L
Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Programa federal criado em 2003 foi ingrediente fundamental para tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. Retomado com prioridade em 2023, já permitiu a doação de 184 mil toneladas de alimentos em 17 meses, produzidos por mais de 81 mil agricultores familiares.
L

Requerimento da Licença Ambiental: B & A PERFUMARIA E COSMETICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

A pesquisa é importante para que o Ministério da Saúde entenda quais as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil
L
TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

Além de orientações importantes para a segurança e saúde dos(as) catadores(as) em Porto Velho, também foram entregues kits de protetores solares e botas.
L
Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Força-tarefa vai ajudar famílias a receberem o Auxílio Reconstrução
L

Autorizado o início das obras de mais de R$ 16 milhões em pavimentação asfáltica para Jaru

As obras serão custeadas com recursos destinados pelo deputado federal Lúcio Mosquini, mais contrapartida com recursos próprios da Prefeitura de Jaru.
L
Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas
L
Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Viúva de Bacuri foi ouvida pela Corte na condição de vítima
L