SEXTA-FEIRA, 23/05/2025

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia

Na internet ou no caderninho, arte rima com consciência.

Publicado em 

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia - News Rondônia

Por Luiz Claudio Ferreira

No caderno de Isaura, cabe o mundo. Lá estão as casas em que trabalhou, os caminhos de fuga, os sonhos desfeitos, as esperanças empilhadas, os cômodos desarrumados, as letras que se arrumaram, junto com a vida. De todos os espaços a serem limpos, se encantou mesmo, em uma das casas em que trabalhou, por um dos espaços, o da biblioteca. Lá descobriu, ao folhear os livros, que ela também, empregada doméstica, poderia expressar as angústias. A cuiabana Isaura Benevides, hoje aos 40 anos, moradora de Goiânia (GO), não pára de escrever.

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia - News Rondônia
Imagem Acervo Pessoal

“Eu sou Isaura, empregada fiel/

 Desde pequena, fui ensinada assim/

 Minha mãe me guiou com seu papel/

 Uma Casa Grande foi o que eu vi, onde o dono sempre tinha razão/

O salário, que parecia ilusão, era posto sem muita consideração/

Mas hoje eu quero mais do que isso.

Quero ser dona do meu próprio chão, mostrar que a empregada doméstica tem direito à sua própria versão”

Há mais de uma década, os textos passaram a correr fácil, em versos ou algo assim. “Eu nem sei o que é isso, se poesia ou outra coisa qualquer. Não tenho estudo para explicar o que faço. Tenho vontade e escrevo”. Tanta vontade que, “nos últimos anos”, já lotou de textos um caderno de 80 páginas. Os versos ainda não vão para as redes sociais. Gosta mesmo de ler para as colegas de trabalho. “Elas gostam. Como viram que eu gosto de escrever sobre nossa vida de empregada, elas me procuram para saber dos nossos direitos”. Empoderada pelas palavras, não aceita que patrões venham dizer que ela é tratada como “se fosse da família”.

Essa história começou na infância, quando morava com a família na área rural de Cuiabá. Acompanhava a mãe nas faxinas e ajudava a cuidar das crianças das casas. Era difícil tempo para estudar. Em busca de oportunidades, a família foi morar em Campinas. Casou na adolescência. Com 20 anos, já tinha três filhos. “A minha infância e adolescência foi de babá, diarista, limpar, lavar”. No interior paulista, viu-se em um pesadelo de marido agressor. Fugiu com as crianças e refez a vida. Mas sem deixar o serviço doméstico.

Isaura Benevides

Quando descobriu que poderia escrever, em uma das casas, trancava-se no banheiro para escrever livremente. Uma das patroas jogou tudo fora quando viu aquelas palavras de protesto. Teve que encher outros cadernos. “Não sou uma Clarice Lispector, nem Carlos. Eu sou uma Isaura. Eu escrevo errado e é dessa maneira que vou escrever. Um dia pretendo aprender melhor… estudar, escrever um livro”. Na relação de livros que recebe de amigos e de antigas patroas, tem de tudo e lê de tudo: romance, ação e poesia. “Gosto de história”.

Nos textos, estão os desabafos contra a sociedade racista e elitista. “Coloco quando as patroas me ofenderam. Mas também gosto muito de conto de fadas – o meu preferido é Alice no País das Maravilhas – e de tudo o que a personagem passa”. Tem as próprias histórias e das colegas: os rigores com os talheres na mesa, com a comida que não podem comer, com o banheiro que não podem usar. Hoje, garante que a patroa a estimula a escrever. Nas palavras, os direitos. “No parquinho do condomínio, outras empregadas me procuram para saber mais do mundo”.

Evolução

Os direitos e a proteção cresceram há dez anos com a aprovação da PEC das Domésticas, em abril de 2013, que foi regulamentada em junho de 2015. “A empregada passou a ter fundo de garantia, auxílio desemprego, hora extra, salário família. São quase todos os direitos, com exceção do abono do PIS (benefício anual para trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do Pasep)”, afirma o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino. A organização não governamental atua com campanhas para melhorar as condições de trabalho da categoria.

Avelino entende que o avanço das leis não tem relação com a queda de vagas de empregadas domésticas com registro em carteira. A proteção não é a vilã da história. “Estima-se 1,5 milhão de domésticos com carteira assinada. E mais de 6 milhões de trabalhadoras na informalidade”. Para ele, trata-se de uma atividade ocupada em mais de 93% por mulheres, e em mais de 70% por pessoas negras.

Segundo Avelino, o problema tem mais relação com a conjuntura econômica e as dificuldades pelas quais passam os empregadores, como as famílias de classe média. Problemas que se agravaram nos tempos de pandemia. Com o fim dos piores dias da covid-19, Avelino entende que a sociedade e os governos devem ajudar no esclarecimento de quem trabalha no serviço doméstico e dos empregadores sobre a segurança que representa a proteção social.

Avelino defende que abusos e assédios sejam denunciados nas delegacias regionais do Trabalho diante das “demonstrações diárias de uma sociedade ainda com olhar escravocrata”. “Acho muito importante que as trabalhadoras se manifestem. A poesia, como você citou, é um caminho para o qual bato palmas”.

Sobre a data, Dia da Empregada Doméstica, nesta quinta (27), ele entende que se torna importante para garantir visibilidade a uma categoria que não tem prioridade na estrutura social dos direitos das profissões.

Arte que rima

Quem passou a se acostumar com as palmas foi a ex-empregada doméstica Joyce Fernandes, de 37 anos, que atende pelo nome artístico de “Preta Rara”. Ela atuou por sete anos nesse tipo de serviço na cidade de Santos (SP), onde nasceu. Descobriu a poesia enquanto trabalhava. Hoje, a escritora e rapper denuncia que o quartinho da empregada é a moderna senzala.

“Esse é um trabalho que deveria ser como qualquer outro. Porém, aqui no Brasil nem é respeitado. As relações não são humanizadas. Com a pandemia, muitas trabalhadoras domésticas acabaram virando diaristas”. A poetisa vê que esse tipo de trabalho é enraizado no período colonial. “Na pandemia, foram descobertos diversos casos de trabalho análogo à escravidão. Não dá mais para a gente chamar de análogo, né?”.

Quando Preta Rara começou a escrever versos e até músicas, há mais de 15 anos, a ideia era sensibilizar quem passava a mesma situação que ela. “Eu escrevia coisas que pensava e questões reais, e isso fez com que as pessoas se identificassem com o que eu estava passando”.

Além das letras, Preta Rara criou páginas em redes sociais “Eu, empregada doméstica”, para receber denúncias de abusos. Os relatos deram origem também a um livro com o mesmo nome. “Quando criei a página, eu estava acostumada a ouvir histórias de jornadas muito duras. A maioria dos lugares não tem uma relação humanizada”. O inconformismo diante dos abusos saiu do silêncio e virou poesia. A arte que ela encontrou faz lembrar o passado ainda tão presente. Escreveu há mais de dez anos. “Se fosse por opção, tudo bem/ Tenho várias amigas/ Que já se conformaram/ Mas, eu não!”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Espetáculo "Meu Amigo Inglês" dá início à turnê por cidades de Rondônia

Espetáculo “Meu Amigo Inglês” dá início à turnê por cidades de Rondônia

Apresentações serão em Porto Velho, Jaci-Paraná, Nova Mamoré e Guajará-Mirim
L
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante audiência de defesa de ex-comandante da Marinha no STF

Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante audiência de defesa de ex-comandante da Marinha no STF

Aldo Rebelo foi ouvido como testemunha do almirante Almir Garnier
L
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e 2,4 milhões com autismo, segundo Censo 2022

Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e 2,4 milhões com autismo, segundo Censo 2022

País também tem 2,4 milhões de diagnosticados com autismo
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Talk News | Entrevista OR!GEM e GUINXG

Nesta sexta-feira, dia 23, às 15h, o Talk News recebe OR!GEM e GUINXG, nomes em ascensão no trap nortista.
L

Noite de honra e emoção: Soldados conquistam a boina rajada na 17ª Companhia de Infantaria de Selva

Formatura celebra superação, compromisso e o orgulho de servir à Amazônia e ao Brasil
L

Começa hoje o Arraiá da Prefs com show nacional e várias apresentações regionais no Parque da Cidade

Festa segue até domingo (25) com atrações nacionais e valorização da cultura regional
L

Em Rondônia, adesão ao Pix entre os moradores é de 70%

Na região Norte, o estado só perde para o Amapá.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Essa união de esforços, marcada pela empatia e responsabilidade, tem sido essencial para o fortalecimento da pauta e para a construção de um consenso em torno da importância da nova convocação.
L

Dra. Taíssa fiscaliza obras de elevação na BR-425 após enchentes

Alteamento dos trechos busca prevenir novos transtornos causados pelas enchentes que afetaram a região em 2025
L

Ieda Chaves celebra proibição do assédio sexual em ambientes da administração pública

Ainda em 2024, foi sugerida a adoção de medidas mais concretas para prevenir, identificar e lidar com casos de assédio sexual.
L

Cláudia de Jesus propõe extensão da ciclovia da RO-135 até a comunidade Santos Anjos, em Ji-Paraná

Deputada solicita ao DER a extensão da ciclovia e instalação de iluminação pública.
L

Dra. Taíssa destaca transporte aeromédico e menciona projeto de sua autoria que expande o serviço em Rondônia

Parlamentar parabeniza o governador do estado e destaca a importância do transporte aéreo para salvar vidas em regiões com difícil acesso e trafegabilidade precária.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM prende dois homens com meio quilo de pasta base de cocaína

PM prende dois homens com meio quilo de pasta base de cocaína

A equipe realizava patrulhamento de rotina pela RO-010 quando abordou uma motocicleta em atitude suspeita, que apresentava irregularidades de trânsito.
10
Foragido condenado por homicídio em RO é preso após ação conjunta das polícias civis

Foragido condenado por homicídio em RO é preso após ação conjunta das polícias civis

O trabalho foi possível graças à troca de informações entre a Delegacia de Buritis (RO) e a unidade policial de Afonso Cláudio. Após investigações e monitoramento, os agentes localizaram e detiveram o indivíduo, que não ofereceu resistência.
12
PM recupera celulares roubados de funcionários da Sedam e descobrem plantação de maconha em condomínio

PM recupera celulares roubados de funcionários da Sedam e descobrem plantação de maconha em condomínio

De acordo com as primeiras informações, criminosos assaltaram dois funcionários da Sedam e fugiram levando os aparelhos celulares das vítimas.
14

Mulher é presa com cocaína nas partes íntimas em presídio na capital

a suspeita foi flagrada levando cocaína nas partes íntimas ao passar pelo aparelho de raio-X (body scan).
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Adolescente de 14 anos é flagrado pilotando motoneta com carona sem capacete e foge da PM

A guarnição conseguiu interceptar o condutor e confirmou que ele não possuía habilitação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): PORTO HIDRAULICA COMERCIO E SERVICOS DE EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS LTDA

Renovação da Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 314 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): PORTO HIDRAULICA COMERCIO E SERVICOS DE EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 314 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: ROBSON RIBEIRO PINTO

Licença Ambiental de Médio Porte, Licença Ambiental Prévia Licença
L
ONU critica governo Trump por restringir protestos e exigir dados de estudantes estrangeiros em Harvard

ONU critica governo Trump por restringir protestos e exigir dados de estudantes estrangeiros em Harvard

Um dos países visados pelos Estados Unidos é a China
L
Ex-ministro Braga Netto jogava vôlei em Copacabana durante ataques de 8 de janeiro, diz testemunha de defesa

Ex-ministro Braga Netto jogava vôlei em Copacabana durante ataques de 8 de janeiro, diz testemunha de defesa

Aires foi ouvido nesta sexta-feira em videoconferência pelo STF
L

Requerimento da Certidão de Viabilidade Ambiental (CVA): DJC LAMINADOS LTDA – ME

Certidão de Viabilidade Ambiental
L
Lavrov questiona o Vaticano como sede para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Lavrov questiona o Vaticano como sede para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Papa Leão se ofereceu como mediador em conflitos globais
L
Sindicatos argentinos protestam contra decreto de Milei que restringe direito à greve e amplia serviços mínimos obrigatórios

Sindicatos argentinos protestam contra decreto de Milei que restringe direito à greve e amplia serviços mínimos obrigatórios

Medida acrescenta vários setores à lista de atividades essenciais
L
INSS exige biometria no Meu INSS para liberar novos empréstimos consignados a partir de 23 de maio

INSS exige biometria no Meu INSS para liberar novos empréstimos consignados a partir de 23 de maio

Objetivo é mapear vulnerabilidades operacionais
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.