Por Renata Camurça
O Dia Mundial do Gato é comemorado anualmente em 17 de fevereiro. A data foi criada por uma instituição italiana, visando promover uma campanha contra os maus tratos aos gatos. Em seguida, diversas ONGs e instituições de apoio aos animais, utilizaram a data para promover campanhas de adoção gatos abandonados, que também é um motivo de preocupação para os protetores de animais.
O gato é um animal tão amado, que ganharam várias datas comemorativas. São elas, 04/06 – Dia de Abraçar o seu Gato, Dia Internacional do Gato – 08/08, 29/10 – Dia Nacional dos Gatos (Estados Unidos) e 17/11 – Dia Nacional do Gato Preto (Estados Unidos).
No Brasil, ainda não existe uma data oficia para comemorar o dia do gato, porém os bichanos veem ganhando o coração dos brasileiros. Segundo o Censo Pet IPB (2022), a população de gatos em lares domésticos no país subiu de 25,6 milhões em 2022, para 27,1 milhões em 2021.
O aumento da população dos bichanos em lares brasileiros, aconteceu em parte pelo estilo de vida que as pessoas estão tendo atualmente, logo, estão preferindo um pet que além de amorosos, são inteligentes, independentes e se adaptam fácil a ambientes pequenos.
Se você ainda não tem gato e planeja adotar um bichano, é importante antes se informar sobre seu comportamento e suas necessidades básicas.
Os felinos geralmente são calmos, dorminhocos e brincalhões. São higiênicos e não necessitam de banho com frequência.
Sobre suas necessidades, precisa de alimentação equilibrada, consultas veterinárias e principalmente de amor e carinho.
No Dia Mundial do Gato, a adoção consciente é um ato de amor a vida e a melhor maneira de combater os maus-tratos e o abandono de animais.
Feliz Dia Mundial do Gato!