TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

Coluna resenha política: GOLPISTAS

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram.

Publicado em 

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Por Robson Oliveira

GOLPISTAS 

Mais uma operação policial em Rondônia que visa responsabilizar os insurretos que bloquearam as BRs, ameaçaram pessoas, tocaram fogo em pneus e pediam golpe militar com a ruptura constitucional para que o resultado das eleições não fosse respeitado.

Foto: Marcelo Camargo - Agencia Brasil
Marcelo Camargo – Agencia Brasil

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram. Como era previsível, agora começam a ser responsabilizados pelos atos insanos e irresponsáveis que provocaram o caos em nossas rodovias. É de se deduzir que novas ações devam ocorrer.  

TENDÊNCIA 

Os arruaceiros que engrossaram os atos antidemocráticos não acreditavam nas responsabilizações criminais e civis dos seus atos e enveredaram para atentados terroristas sob a falsa justificativa de defesa dos princípios de Deus, Pátria e Família. Tudo lorota. Pelas manifestações do STF a tendência é de que as sanções serão duríssimas.  

INTEGRALISTAS  

Aliás, Deus, Pátria e Família não é um bordão novo, criado agora pelos arruaceiros. É um slogan utilizado na década de trinta pelos integralistas liderados pelo fascista Plínio Salgado, que ficou conhecido como os Camisas Verdes. Tanto naquela época quanto  hoje o movimento possui em sua gênese o cunho nazifascista. Embora nem todos os terroristas rondonienses saibam dos conceitos que fundaram esse movimento: seja por falta de conhecimento histórico, seja por falta de massa cinzenta. Mas possuem a mesma índole golpista e preconceituosa que forjou o movimento integralista.  

BUNKER  

Rondônia virou um estado com uma formação migratória em sua maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Não por acaso possui hoje uma economia com predominância da pecuária e agro que são as principais comodities daquelas regiões. Também virou um bunker ideológico arraigado nas levas imigratórias que para o Brasil vieram da Itália e Alemanha no século passado, países onde o fascismo imperou por muitos anos. Há, em particular no interior rondoniense, financiadores dos atos antidemocráticos que precisam ser identificados e responsabilizados para que sejam sufocados todos os movimentos fora das leis na origem. 

CRIMES 

Nas últimas semanas a polícia federal está na rua cumprindo mandados judiciais, prisões e busca e apreensões, em Rondônia. É sem dúvida um unidade federativa reincidente em tipos penais de toda espécie, embora os crimes ambientais e tóxicos sejam prevalescentes. No que tange aos crimes contra as riquezas naturais, especialmente nas áreas de proteção legal, desde a criação do estado, os problemas somente se avolumaram com a condescendência de setores da administração pública que deveriam fiscalizar obrigando a todos o cumprimento da lei. Isto significa dizer que novas operações de combate aos crimes ambientais vão ocorrer em Rondônia. Com prisões e buscas e apreensões. As gerações futuras agradecem.  

DEGRADAÇÃO  

Mais um crime começa a ser desvendado em solo rondoniense e é um dos mais perversos que a humanidade conhece desde os primórdios que é o tráfico de seres humanos. Na semana passada membros de uma quadrilha foram presos no interior do estado por integrarem um grupo criminoso internacional que levou clandestinamente rondonienses para imigrarem aos USA. São pessoas entregues aos coiotes em solo mexicano que tentam ingressar nos Estados Unidos ilegalmente e, portanto, sujeitos a toda degradação humana.  

EQUILIBRADO  

Ninguém de juízo no lugar levaria a sério a declaração dada pelo empresário Kazan Roriz de que o advogado Vinicius Miguel teria acertado um ano antes das eleições municipais uma aliança  para disputar a prefeitura da capital. Ainda mais com Vini na posição de figurante no cargo de vice-prefeito. A coluna já havia ouvido um desmentido de Vini  e por esta razão não mencionou tais fatos na coluna passada.  Ademais, não é a primeira vez que Kazan Roriz anuncia uma suposta candidatura natimorta sem consistência política com a mínima densidade eleitoral. Virou notícia, pelo menos aqui, em razão do envolvimento do nome de Vinícius Miguel que, por razões óbvias, merece atenção por ser um militante político bem equilibrado. Nem acredito que Roriz leve a sério e ao cabo a pretensão suscitada.  

ESPECULAÇÃO 

Tradicionalmente as eleições começam a esquentar após o carnaval, embora em alguns municípios as especulações de nomes tomam as redes sociais. Em Cacoal, por exemplo, não será uma tarefa fácil bater o atual prefeito Adailton Fúria que vai à reeleição com uma administração bem avaliada. Em Ariquemes, a prefeita Carla Redano, dependendo das alianças, também é forte candidata a se manter no cargo.  

DISPUTAS 

Já em Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Rolim de Moura os atuais mandatários não terão vidas fáceis na luta pela reeleição uma vez que estão mal avaliados, além de nomes da oposição com mais viabilidade. Em Jipa, por exemplo, Jesualdo Pires, na hipótese de entrar na disputa, é um excelente nome e tem tudo para desbancar o atual alcaide do paço municipal. Jesualdo é uma daquelas pessoas raras na política que não ambiciona cargo eletivo como meio de vida e  faz da militância uma atividade digna, apesar de reinar majoritariamente na política gente de caráter duvidoso e que tanto afastam as pessoas da militância.  

ESCALAÇÃO 

Na capital, nomes como o ex-deputado federal Léo Moraes e da ex-deputada federal Mariana Carvalho são em tese atualmente os mais densos para substituir Hildon Chaves. No entanto, nomes como a deputada federal Cristiane Lopes e o deputado Marcelo Cruz (presidente da ALE) podem mexer nas articulações, mas as atenções também estarão voltadas pelo nome a ser ungido por Hildon Chaves que é um cabo eleitoral operante. Cada um escala o candidato que achar mais conveniente, embora o nome a ser anunciado por Chaves seja o mais aguardado.  

AMBIVALÊNCIA  

Segundo os bastidores políticos as relações entre o governador Marcos Rocha e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves são ambivalentes. Desde que foram apuradas as urnas quando ambos estavam no mesmo palanque não foram mais vistos trocando amenidades. Após a posse de Rocha, Chaves optou por um distanciamento não tão distante que não possam se olhar e nem tão perto que não possam se falar. Uma relação ambivalente.   

AÇÕES 

Duas ações que estão no STF podem mudar a composição dos deputados federais eleitos, inclusive em Rondônia. O caso mais propenso a modificar é a eleição de Lebrão (UB), que, mudando a forma do cálculo, pode perder a vaga. Thiago Flores (MDB) e Cristiane Lopes (UB) também podem ser alcançados caso as ações sejam acolhidas mudando a interpretação nos cálculos dada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia quando proclamou os eleitos.  

CRITÉRIO 

Na eleição de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores não é utilizada como critério o mais votado. Para as vagas, vale o "sistema proporcional". Por este critério se determina que os votos apurados não pertencem apenas a um determinado candidato. Ao votar, os brasileiros escolhem uma lista de candidatos (partido ou federação), e indicam, pelo voto, quem deva ser o nome a constar na "cabeça" da lista. Ao serem apurados os votos, a Justiça Eleitoral verifica quais listas de candidatos terão jus na divisão das cadeiras. Para isso, fazem dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Pelo critério do quociente eleitoral, é definido pelo número de votos que um partido ou federação precisa alcançar para eleger pelo menos um deputado. Já no partidário, o cálculo que define quantas vagas cada partido obterá direito de eleger.  

DIFERENÇAS 

Portanto, são dois momentos em que se definem os eleitos. No primeiro, somente os partidos ou federações cujas listas de candidatos alcançam o número mínimo de votos estabelecidos (quociente eleitoral) é que podem ocupar as vagas abertas. Os cálculos consideram somente os votos válidos. Para tais efeitos, é seguido o seguinte raciocínio matemático: o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. Por exemplo, na hipótese de um milhão de votos válidos para o preenchimento de dez vagas existentes, o quociente eleitoral será de cem mil votos. Esse é o percentual mínimo a ser alcançado para que uma legenda eleja um deputado. 

CÁLCULO 2 

Já o quociente partidário segue o seguinte cálculo: o número de votos de cada partido é dividido pelo quociente eleitoral. Ou seja, se o quociente eleitoral é de cem mil votos, e o partido A obteve seiscentos e trinta mil, poderá eleger seis cadeiras. Na hipótese do partido B receber quatrocentos e dez mil votos, elegerá quatro deputados. Somente é considerada a parte inteira da divisão. E a classificação dos candidatos dentro das legendas é feita com base na lista aberta. O candidato que obtém o maior números de votos no partido será o primeiro eleito. Os demais vêm na sequência, conforme as votações.  

REGRA 

Um candidato estará eleito na regra do quociente partidário caso obtenha pelo menos dez por cento deste quociente. No exemplo de cem mil votos, o candidato que tenha recebido dez mil votos não poderá ser proclamado eleito.  Mesmo que o partido tenha obtido o quociente eleitoral. Essa regra serve para evitar que puxadores de votos elejam muitos candidatos sem a mínima expressão. Desta forma, os candidatos mais votados contribuem para que o partido alcance o quociente eleitoral. Ocorre que, se a sigla não possui outros candidatos com uma votação mínima, não tem direito a vaga nesta etapa.  

FASE DOIS 

Nesta fase, é comum que nem todas as cadeiras estejam preenchidas na distribuição inicial. Isto porque "sobram" em muitos partidos votos que não foram suficientes  para alcançar uma quota do quociente eleitoral. Esta fase consiste em alocar as cadeiras restantes com base na votação total do partido. As vagas das sobras somente podem ser disputadas por partidos que alcançaram ao menos oitenta por cento do quociente eleitoral. A aritmética favorece uma redução na fragmentação partidária. Impõe barreira para que pequenos partidos e diretórios pouco estruturados elejam deputados. 

CORTE 

Há também uma nota de corte. Só candidatos com votos que somem ao menos vinte por cento do quociente eleitoral podem disputar as sobras. O cálculo é o seguinte: a votação de cada partido ou federação é dividida pelo número de cadeiras obtidas pela coligação na rodada anterior mais um. O resultado da divisão é chamado de média e o candidato que entra por meio deste sistema é considerado eleito por média. 

SOBRA 

No passo seguinte, o partido que tiver a maior média depois dessa conta leva a vaga da primeira sobra. Caso ainda sobrem cadeiras a serem preenchidas (outras sobras), o cálculo é repetido com a vaga recém-distribuída entrando na nova conta. Pode ser em algum momento que não sobrou nenhum candidato desses partidos com vinte por cento do quociente eleitoral. E o que tem feito a Justiça Eleitoral, a partir de uma resolução de 2021, é: suprimir a regra de vinte por cento e manter na divisão apenas os partidos que tenham obtido os oitenta por cento ou mais do quociente eleitoral. Assim, o cálculo das sobras é repetido com todos os candidatos desses partidos até se esgotarem as vagas.  

CONFUSÃO 

Como o código eleitoral, neste ponto, não é claro, os tribunais eleitorais utilizam em tese a regra por eles interpretada e as ações que correm no âmbito do STF que podem modificar as bancadas, especialmente de Rondônia, pedem que a interpretação usual mude para que todos os partidos (não apenas os que tenham ao menos 80% do quociente eleitoral) participem da terceira etapa da divisão das vagas, pondo ordem na confusão interpretativa, o que pode significar a perda da vaga de Lebrão (UB), entre outros. O que não é uma má ideia. Os rondonienses agradeceriam.  

ARTIGO

O advogado constitucionalista e professor da UNIR, Diego Vasconcelos, publicou ontem um belo artigo científico no tradicional jornal paulista O ESTADAO sobre a desjusdicialização que merece aplausos. É um tema que a OAB nacional está tratando junto aos cortes superiores e escalou exatamente o advogado de Rondônia como o seu principal interlocutor junto aos ministros.

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou o trabalho do governo de Rondônia na valorização dos servidores da segurança pública.
L

Equipe técnica da Prefeitura de Porto Velho inspeciona aterro sanitário

Ação dos fiscais ambientais foi acompanhada pelo secretário titular da Sema.
L

Regularização fundiária: TRT-14 apoia iniciativa que garante segurança jurídica e acesso à terra

Prêmio Solo Seguro do CNJ premia iniciativas inovadoras e contribui para a segurança jurídica e o desenvolvimento social.
L
Clube Shotokan reconhece apoio da Prefeitura na participação da 1ª fase do Campeonato Estadual de Karatê

Clube Shotokan reconhece apoio da Prefeitura na participação da 1ª fase do Campeonato Estadual de Karatê

Ajuda para agremiação se deu pelo fornecimento de um ônibus para o deslocamento da equipe.
L
Iniciativa Cidadania em Movimento oferece serviços fundamentais aos moradores de União Bandeirantes

Iniciativa Cidadania em Movimento oferece serviços fundamentais aos moradores de União Bandeirantes

Serão disponibilizados mais de 20 serviços à comunidade local.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Reviva a magia dos Bee Gees em um espetáculo emocionante

“Bee Gees Experience In Concert – O Musical” chega a Porto Velho no dia 15 de junho, prometendo uma noite inesquecível com grandes sucessos, balé e uma produção de tirar o fôlego.
L

Gestão Marcos Rocha impulsiona educação pública e lança 1º Aulão do Enem com foco em oportunidades e acesso ao ensino superior

Nosso governo tem o compromisso de oferecer suporte pedagógico, estrutura e oportunidade para todos os estudantes da rede estadual.
L

Páscoa no Parque se consagra como a maior celebração pascal já realizada em Porto Velho

Mais de 126 mil pessoas participaram do evento, que uniu cultura, solidariedade e inclusão durante nove dias de programação.
L
Regularização de contas para emendas da Saúde deve ser feita até 22 de março

Saiba quando são os próximos feriados nacionais de 2025 e possibilidades de emendas

Consulte o calendário completo de 2025 para planejar suas férias e folgas.
L
Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Presidente Lula cancela agenda em Rondônia para prestar homenagem ao Papa Francisco, a quem considerava amigo e inspiração em causas sociais e ambientais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa promove audiência pública em defesa da educação pública

Evento marca a 26ª Semana Nacional e reúne representantes da sociedade para debater avanços e desafios do setor.
L

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente da RO-420

Parlamentar destaca impacto da estrada na vida da população e na economia local.
L
Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Parlamentar destaca qualidade dos serviços prestados pelo Saae de Cacoal e critica proposta de concessão à iniciativa privada prevista na Lei 1.200/2023.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ocorrências aconteceram em quatro municípios
10
Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Testemunhas relataram que o suspeito invadiu a residência por ciúmes, onde L.M. estava acompanhado de um amigo, U.C., de 34 anos.
18
Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Ao chegar ao destino, pediram para seguir até outro endereço, o que foi negado pelo motorista sob alegação de que o local era deserto e perigoso.
16
Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

As causas ainda são investigadas, mas há suspeita de explosão de gás na parte inferior do imóvel, onde residia o avô da criança.
18
PRF em Rondônia prende homem em flagrante por corrupção ativa em Vilhena

PRF em Rondônia prende homem em flagrante por corrupção ativa em Vilhena

Para evitar recolhimento de veículo, homem tentou subornar policial
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha contribui para valorização do agronegócio local e a consolidação do estado como exportador.
L
Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Reforço na equipe médica proporcionou a ampliação no número de vagas semanais para a especialidade.
L

Mesmo no feriado, Tribunal de Contas fiscaliza unidades de saúde, identifica avanços e aponta desafios em Porto Velho

Durante as visitas, os auditores conversaram com pacientes, acompanhantes e servidores das unidades.
L
Tite recusa retorno ao Corinthians e anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Tite recusa retorno ao Corinthians e anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Em nota oficial, Tite declarou que, após conversas com sua família e diante de sinais de desgaste, optou por priorizar o autocuidado.
L
Medicamento inédito para câncer de pulmão aumenta em 7 anos a sobrevida de pacientes

Médica com registro suspenso corta bexiga em vez de útero em cesárea

O erro só foi identificado quando a equipe de plantão foi acionada para substituir A.B.H. na cirurgia.
16
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tráfico de drogas e apreende armas

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tráfico de drogas e apreende armas

A investigação teve início em outubro de 2024, quando o suspeito fugiu de uma abordagem da PRF, enquanto transportava cerca de 50 kg de drogas e uma submetralhadora.
12
Polícia Civil apreende arma e munições em Costa Marques

Polícia Civil apreende arma e munições em Costa Marques

A ação reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento da criminalidade nas áreas de fronteira, garantindo a segurança da população com atuação firme e responsável.
10
Policial militar atira em adolescente armado durante abordagem

Policial militar atira em adolescente armado durante abordagem

Jovem ignorou a ordem de parada e sacou uma garrucha em direção ao agente. Em resposta à ameaça, o policial atirou na perna do suspeito, conseguindo imobilizá-lo sem provocar ferimentos graves.
14
Suspeito de roubo é preso pela PTRAN em Rolim de Moura

Suspeito de roubo é preso pela PTRAN em Rolim de Moura

prisão ocorreu nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
12
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.