TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer

Pela pesquisa, os bons relacionamentos são mais importantes do que dinheiro e sucesso para a felicidade.

Publicado em 

5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer - News Rondônia

Por Renata Giraldi

A pergunta que todos se fazem: quais os segredos para a felicidade? Após 85 anos de estudos, os cientistas concluíram que há cinco aspectos que prevalecem no dia a dia para pessoas encontrem felicidade. Em primeiro lugar, o mais importante deles, é manter bons relacionamentos. (veja os 5 abaixo)

5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer - News Rondônia

A pesquisa de Harvard mostra os 5 segredos da felicidade, um deles é manter bons relacionamentos – Foto: divulgação

“A maior conclusão surpreendente é que bons relacionamentos não apenas nos fazem felizes ao longo da vida, mas também mantêm nossos corpos e cérebros mais saudáveis ​​e saudáveis. nós vivemos mais”, afirmou o psiquiatra Robert J Waldinger, que supervisiona o estudo.

Desde 1938, cientistas da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, do Harvard Study of Adult Development, acompanham a vida de 724 homens de Boston, acima dos 80 anos, e os descendentes deles.

Após tantos anos de pesquisas, dois dos cientistas transformaram as conclusões do estudo em livro. Também incluíram análises que rebatem crenças, como apenas com dinheiro é possível ser feliz.

Os cientistas vão mais além: “A boa vida é alegre e desafiadora. Cheio de amor, mas também de dor”, dizem. “Inclui turbulência, calma, leveza, fardos, lutas, conquistas, contratempos, saltos e quedas terríveis. E claro, a boa vida sempre termina em morte.”

Livro

Pela pesquisa, os bons relacionamentos são mais importantes do que dinheiro e sucesso para a felicidade. Mas é importante também ter prudência antes de tomar decisões, manter as conexões sociais e equilíbrio para lidar com os problemas.

Diante da conclusão, foi escrito o livro “A boa vida e como vivê-la: lições do estudo mais longo do mundo sobre felicidade” (The Good Life and how to live it: Lessons from the World’s Longest Study on Happiness), de Robert Waldinger e Marc Shulz, que participaram da pesquisa.

Os Segredos para ser feliz

  1. Manter bons relacionamentos ao longo da vida;
  2. Escrever o nome de quem pode nos ajudar e a quem ajudar;
  3. Preservar a conexão social visando qualidade de saúde;
  4. Abordagem mais sábia para lidar com os problemas;
  5. Antes de decidir, observar, interpretar, selecionar, envolver e refletir.

Rede de Proteção

Os pesquisadores sugerem que seja construída uma espécie de rede suporte para assumir com mais segurança, proteção e aprendizado a proximidade das pessoas. Eles recomendam, por exemplo, que você anote quem pode participar desta rede.

“Existem pessoas em sua vida que você deseja apoiar mais? Se você tem pessoas que cuidam de outras pessoas ou que estão sob grande estresse, existem maneiras de ajudá-las e garantir que elas mesmas recebam apoio?”, dizem os pesquisadores esta é a pergunta-chave.

É comum ainda que certas pessoas se sintam “presas” a vidas infelizes ou sintam que é impossível fazer a diferença em suas vidas.

O exemplo foi de um relojoeiro que se manteve em casamento infeliz. Aos 68 anos, homem separou e  começou a se socializar diariamente com pessoas da academia de ginástica local. Segundo a pesquisa, ele “retomou” a vida.

Houve ainda casos de pessoas, que participaram do estudo, que tiveram infâncias infelizes ou bastante afetadas por pais alcoólatras e violentos, mas passaram a ter uma vida feliz.

‘Os modos de estar no mundo não são imutáveis. É mais como se estivessem na areia. A infância não é seu destino. Sua disposição natural não é seu destino. O bairro em que você cresceu não é o seu destino. A pesquisa mostra isso claramente.”

Conclusões

Após 85 anos de pesquisa, os estudos mostram que as pessoas com fortes conexões sociais têm uma chance 50% maior de sobreviver em um determinado ano.

“Com o passar do tempo, estudo após estudo, incluindo o nosso, continua a reforçar a conexão entre bons relacionamentos e saúde”, diz a pesquisa.

Os cientistas rebatem o que bombardeia a vida nas cidades: o dinheiro, a fama e a riqueza trazem felicidade. Segundo eles, nada disso adianta se as pessoas estiverem isoladas e sem possibilidades de troca.

A pesquisa mostra, por exemplo, o caso de um homem que perdeu lentamente o contato com a mulher e os filhos, ficando ozinho, longe inclusive dos vizinhos e terminou os dias assistindo televisão. O isolamento foi levando-o a perder a felicidade de forma gradual.

“Para alguém que tem 18 anos, são 28 anos de vida antes de completar 80 anos”, ressalta a pesquisa. “A maioria de nós tem amigos e parentes que nos energizam e que não vemos o suficiente. Você está passando tempo com as pessoas de quem mais gosta?’”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Missão: Impossível – O acerto final já está em cartaz!

Tom Cruise retorna em uma missão eletrizante que promete tirar o fôlego dos fãs da franquia
L

Bumbum pequeno e flácido: isso tem solução com Dr. Marcelo Almeida

Técnica moderna de lipo de definição total traz volume, firmeza e autoestima para quem busca transformar o corpo
L

Coluna do Simpi: Técnicos da Receita Federal visitaram o Simpi

A Hora e a Vez da Pequena Empresa dedicou uma edição exclusiva ao tema, recebendo três representantes da Receita Federal…
L

Semana da Mãe Atípica: prefeito propõe projeto de lei à Câmara de Porto Velho

A ideia é fomentar encontros, seminários, fóruns, conferências, rodas de conversa e empoderamento das mães atípicas
L

Brasil Investiga Sete Casos Suspeitos de Doenças Respiratórias em Aves

Casos incluem granjas comerciais, criadouros de subsistência e aves silvestres; dois focos de gripe aviária seguem ativos no país
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista o secretário da Semusa, Jaime Gazola

Nesta terça, às 16h, o Giro News recebe Jaime Gazola, secretário municipal de saúde (Semusa).
L

França causará polêmica ao construir presídio de segurança máxima na Amazônia

Nova prisão na Guiana Francesa abrigará traficantes e radicais islâmicos; moradores denunciam falta de diálogo e retrocesso colonial
L

Nota de esclarecimento a respeito da sentença contra ex-prefeito de Porto Velho

O processo corre em segredo de justiça, o que impõe a todos os envolvidos — defesa, acusação e Judiciário — o dever de sigilo quanto aos detalhes do caso e das partes envolvidas.
L
INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

INSS define critérios para pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada por zika congênita

O benefício é voltado a quem nasceu entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024 e teve a deficiência provocada pela síndrome congênita do Zika.
L

TSE tira Evo Morales de disputa eleitoral por entender que partido do qual se filiou não tem reconhecimento jurídico

Outro impedimento à sua pretensão política decorre de um escândalo sexual envolvendo menores, do qual o Tribunal de Justiça da Bolívia ordenou a prisão dele. Morales tem descumprindo ordens judiciais que o intimam a prestar declarações acerca do caso e por isso tem estado recluso na região do Chapare.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Associação Aproaf recebe novos equipamentos agrícolas adquiridos com emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa

Recursos foram usados na compra de uma plantadeira e uma empacotadeira, que já beneficiam dezenas de produtores rurais do município
L

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou a prioridade dada à segurança no campo.
L

Dra. Taíssa participa da cerimônia de troca de comando do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca compromisso com a segurança pública e valoriza atuação da Polícia Militar de Rondônia.
L

Deputada Cláudia de Jesus garante repasse de emenda a agricultores familiares de Vale do Paraíso

Com novas tecnologias o custo final de produção cai para 25% e aumenta o escoamento agrícola em 50%.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após colisão com caminhonete na Jaci-Paraná

Com múltiplas lesões, a jovem foi socorrida em estado grave por uma equipe do Samu e encaminhada ao Hospital João Paulo II.
12

Motorista de Onix se envolve em grave acidente com casal em moto na zona sul

Condutora, de 59 anos, tentou conversão e acabou atingindo a moto ocupada por um casal, que sofreu várias lesões e precisou ser socorrido às pressas.
14

VÍDEO: Peão é arrastado e pisoteado por touro em rodeio no interior

Jovem de 20 anos ficou com o pé preso no arreio e foi violentamente atingido por touro; ele está internado, consciente e fora de risco
16

Homem é detido após agredir companheira em via pública

Agressão foi flagrada por testemunhas; vítima revelou histórico de violência e ameaças de morte
16
Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Imagens de câmera de segurança mostram o momento que o suspeito pega os produtos e coloca em uma sacola, depois fugiu correndo do estabelecimento comercial localizado na Avenida José Amador dos Reis.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AGROVIA PRODUTOS AGROPECUARIOS

Licença Ambiental de Operação Nº 115 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): AGROVIA PRODUTOS AGROPECUARIOS

Licença Ambiental de Operação Nº 115 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença de Operação: CENTRAIS ELÉTRICAS CESAR FILHO LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 158720
L

Recebimento da Licença de Operação: CENTRAIS ELÉTRICAS CESAR FILHO LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 158721
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): MEIRELES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): TACOPORTO PECAS E SERVIÇOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): STELL FRAME INSTALAÇÕES LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): COMERCIO DE PRE-MOLDADOS RONDONIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Declare seu Amor: Pessoas físicas e jurídicas podem doar até 3% do Imposto de Renda para ações beneficentes destinadas a crianças e adolescentes de Jaru

A iniciativa possibilita o financiamento de projetos sociais voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.