Autora: Renata Camurça
Santo Antão nasceu na cidade de Conan, no antigo Egito, em 251. Era primogênito de uma família cristã abastada e tinha apenas uma irmã. Aos vinte anos, após a morte dos pais, seu coração foi tocado de uma forma diferente pela palavra do evangelho, onde Cristo diz: “vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue.”
Distribuiu toda a sua herança aos pobres, passou 18 anos em oração e jejum dedicado exclusivamente a Deus, quando entendeu que não bastava oração sem a ação completa, ou seja, sem caridade e amor. Foi quando passou a confortar seus irmãos na fé e no amor, visitando os discípulos nos mosteiros.
Conseguiu fazer homens e mulheres a renunciarem ao dinheiro, ao casamento e a qualquer privilégio para viverem plenamente o Evangelho, numa vida em comum. Iniciou as comunidades de monges na história do cristianismo, que logo foram se expandindo para todo o mundo. Foi modelo monge recluso, viveu na alegria, sorriu para o mundo, chamado até hoje, de “pai dos monges cristãos”.
Também resistiu firme as tentações que não foram poucas, conforme crescia em vida de oração e santidade, crescia suas tentações e Santo Antão resistia a cada uma delas, fazendo o sinal da cruz e chamando pelo nome de Jesus. Ele sabia que o sinal da cruz era a sua primeira arma contra as tentações.
A oração para o Santo Antão é poderosa e muitas pessoas utilizam do poder da oração para pedir sabedoria para seguir o caminho correto, para resistir às tentações diárias e alcançar graças.
ORAÇÃO PARA SANTO ANTÃO
Ó Deus, que permitistes que, mesmo a solidão de uma gruta, no deserto, o demônio perturbasse Santo Antão com violentas tentações, mas lhe destes força de vencê-las, enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações, que me agridem, pelo rádio, televisão, novelas, bailes, cinemas, revistas, propagandas e maus companheiros.
Santo Antão, ficai sempre ao meu lado; vós que vencestes o demônio, na aparência de um bicho imundo, me dareis força na tentação. Na hora da tentação, socorrei-me Santo Antão.
Amém.