Com a vitória sobre o Marrocos, o país que fez história na semifinal da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, a atual campeã França se juntou a uma seleta lista de nações que alcançaram sucessivas finais da competição de elite do futebol.
Com apenas quatro nações que alcançaram o feito antes deles, esta atual seleção da França selou seu lugar nos livros de recordes e será uma das melhores da história da Copa do Mundo – especialmente se os homens de Didier Deschamps prevalecerem sobre seu status de favoritos com a Betfair Sportsbook Brasil.
Assim, ao contarmos os dias até a grande final de domingo entre Argentina e França no Estádio Lusail, vamos dar uma olhada em alguns dos outros times que chegaram às sucessivas finais da Copa do Mundo.
Brasil – 1958 & 1962 + 1994, 1998 & 2002
É provavelmente a primeira nação que vem à mente quando se pensa na Copa do Mundo, não é surpresa que o Brasil, cinco vezes campeão mundial, figure nesta lista – e já esteve em finais mais sucessivas do que qualquer outra pessoa.
Na verdade, a Seleção foi o primeiro país a chegar a finais sucessivas – ganhando títulos consecutivos com vitórias sobre a Suécia e a Tchecoslováquia em 1958 e 1962, respectivamente. O Brasil conquistaria a Copa do Mundo pela terceira vez oito anos depois, mas seu verdadeiro período de domínio foi na década de 1990/início de 2002.
A nação samba venceu a Itália nos pênaltis nos Estados Unidos em 1994 e parecia estar no caminho certo para outro triunfo em 1998 – apenas para Ronaldo sofrer uma convulsão na véspera da final antes de perder por 3×0 para a França em Paris. Eles fizeram reparações na Coréia do Sul/Japão quatro anos depois, derrotando a Alemanha por 2-0 graças à proeza do R9.
Alemanha Ocidental – 1982, 1986 & 1990
Antes do período de domínio do Brasil, a Alemanha Ocidental era a equipe a ser batida na Copa do Mundo, pois chegou a cinco das sete finais entre 1966 e 1990 – três das quais sucessivas entre 1982 e 1990. Infelizmente para eles, porém, apenas um dos hattrick das aparições na partida terminou em vitória.
A DFB-Team perdeu por 3×1 para a Itália no Santiago Bernabeu em Madri em 1982 e foi colocada à espada pela Argentina no México quatro anos depois – voltando de dois gols a menos antes de Jorge Burruchaga marcar o gol da vitória da Albiceleste a pouco mais de cinco minutos do fim.
A Alemanha Ocidental se vingou da Argentina na Itália 1990, mas venceu por 1×0 no Stadio Olimpico, quando Andreas Brehme converteu um pênalti no final da partida.
Holanda – 1974 e 1978
Nenhuma equipe esteve em mais finais de Copa do Mundo e não conseguiu ganhar o troféu do que a Holanda, cuja derrota para a Espanha em 2010 fez dela um hattrick de tentativas sem uma vitória.
Suas outras duas participações na final da Copa do Mundo aconteceram sucessivamente em 1974 e 1978. A primeira delas, os holandeses perderam para a vizinha Alemanha Ocidental – assumindo uma vantagem de 1×0 dentro de dois minutos antes de os alemães ripostarem para ganhar por 2×1 em casa, em Munique.
Quatro anos depois e perderam para os anfitriões do torneio novamente, desta vez sofrendo uma derrota de 3-1 para a Argentina em Bueno Aires. Um gol de honra para os holandeses foi suficiente para mandar o jogo para a prorrogação, mas a Argentina marcou duas vezes para evitar os pênaltis.
Itália – 1934 & 1938
Primeira nação a chegar a finais sucessivas, a Itália também se tornou a primeira vencedora das Copas do Mundo consecutivas em 1934 e 1938 – o que significa que também ganhou duas das três primeiras edições do torneio.
Os italianos foram os anfitriões da segunda Copa do Mundo em 1934, e a venceram com uma vitória de 2×1 sobre a Tchecoslováquia na prorrogação do agora demolido Stadio Nazionale PNF, em Roma. Quatro anos mais tarde, eles defenderam seu título na França, derrotando a Hungria por 4-2.
França – 2018 & 2022
Vencedor da Copa do Mundo em 2018, derrotando os finalistas surpresa Croácia 4-2 na Rússia, os Bleus têm a chance de defender sua coroa no Qatar – e são os pequenos favoritos na aposta Argentina x França.