SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

L

Brasil

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? – POR GUSTAVO CARNEIRO

"As fake news são um fato complexo: propagam-se em um ambiente virtual e têm a capacidade de gerar efeitos inegáveis no mundo real."

Publicado em 

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? - POR GUSTAVO CARNEIRO - News Rondônia

Provavelmente você já recebeu (e certamente ainda receberá) — por uma rede social ou por um aplicativo de conversa — alguma corrente com links ou vídeos trazendo “informações exclusivas” sobre determinado acontecimento. Pipocam nas redes sociais fatos incorretos sobre uma exposição de arte, sobre a prisão de algum político ou sobre uma greve de proporção nacional, como a recente greve dos caminhoneiros. As fake news são um dos temas que mais têm gerado discussões atualmente. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) define fake news como informações fabricadas que imitam o conteúdo da mídia tradicional em sua forma, mas não em seu processo de construção e organização nem em sua intenção.

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? - POR GUSTAVO CARNEIRO - News Rondônia

No estudo “The Science of Fake News”, publicado em março de 2018, pesquisadores do MIT constataram que o poder de proliferação das fake news é três vezes maior do que o de outros conteúdos. Isso se explicaria por que essas notícias falsas geralmente são construídas para confirmar as visões de mundo de sua audiência, “falando o que querem ouvir”, além de terem um caráter de urgência ou novidade. Essas características incentivam o impulso natural que todos temos por compartilhar.

As fake news são um fato complexo: propagam-se em um ambiente virtual e têm a capacidade de gerar efeitos inegáveis no mundo real. Esse tipo de notícia afeta desde estratégias de marketing de empresas até campanhas eleitorais. Além disso, envolvem a liberdade de expressão, o respeito à imagem e à honra das pessoas. Como devemos lidar com esse tema?

As maiores redes sociais estão investindo na autorregulação.

O Facebook, por exemplo, oferece um guia para o usuário que quiser aprender a identificar essas notícias, bem como um sistema de verificação de fatos (fact-checking) baseado em instituições parceiras, todas certificadas pela International Fact-Checking Network. Essas instituições classificam as histórias como falsas ou verdadeiras, e o Facebook diminui seu alcance, impossibilitando sua sugestão como assunto correlato a outras notícias ou diminuindo sua relevância para resultados de busca, por exemplo. Caso páginas tenham seus conteúdos reiteradamente classificados como falsos, sua habilidade de monetizar e de impulsionar as histórias será diminuída, e o alcance de sua página poderá ser reduzido até que eventualmente a página seja excluída da rede social — como aconteceu recentemente com diversas contas relacionadas ao grupo Movimento Brasil Livre (MBL). Mesmo assim, as iniciativas do Facebook poderiam ser mais transparentes, deixando mais claros os critérios e o procedimento interno que leva à tomada de decisão sobre a retirada de conteúdo.

Essas iniciativas de autorregulação certamente são uma antecipação à potencial regulação feita pelo Congresso sobre o tema. Levantamento da Agência Pública constatou que apenas neste ano foram propostos dez novos projetos, de um total de vinte que tramitam no Congresso (dezenove na Câmara e um no Senado). Essa quantidade tão alta de projetos apresentados em tão curto tempo é reflexo do aumento de exposição do assunto na mídia. Há diversas propostas feitas por partidos de todos os matizes ideológicos.

O projeto atualmente com tramitação mais avançada no Congresso Nacional é o PL n. 215/2015, que está pronto para ser pautado no plenário. Proposto pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), esse projeto, basicamente, aumenta as penas nos crimes contra a honra — como difamação e injúria. Há também o PL n. 6.812/2017, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que cria uma nova tipificação penal para “divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na rede mundial de computadores”. Há outros nove projetos apensados a este, como o PL n. 9.931/2018, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que, mesmo tipificando o ato de divulgação ou compartilhamento de notícias falsas, exclui da tipificação aqueles que agirem de boa-fé.

O tema é bastante complexo, pois a liberdade de expressão é um pressuposto para a concretização de tantos outros direitos, como a educação e o exercício da cidadania. No mundo atual, não é possível simplesmente se abster de uma vivência online, a coletividade já aderiu a esse comportamento de forma irreversível. Portanto, o problema das notícias falsas é uma questão pública — e a autorregulação, apesar de bem-vinda, não esgota o tratamento que o assunto deve ter.

A quantidade de fake news disseminadas diariamente, a extrema velocidade com que são compartilhadas e a dificuldade de identificar sua autoria inviabilizam discutir o tema dentro do quadro normativo atualmente vigente; em outras palavras, as leis que já regulamentam as atividades do mundo analógico não dão conta das atividades do mundo virtual. Saídas simplistas, que se voltam ao punitivismo estatal, com o mero aumento de penas para condutas já existentes, ou mesmo a criação de novos tipos penais, não são soluções satisfatórias para o problema, pois não lidam com suas causas e não impedem a sua propagação.

Atualmente há diversas iniciativas de órgãos como o TSE, a Abin e a Polícia Federal que sinalizam a escolha por uma monitoração prévia do conteúdo das comunicações na rede. Porém, qualquer tipo de monitoramento prévio de comunicações feito sem autorização judicial fere o espírito do Marco Civil da Internet (Lei n. 12.965/2014) e da própria Constituição Federal, colocando em risco a liberdade de expressão — e, portanto, isso deve ser rechaçado.

A resposta para o problema das fake news passa por um debate amplo e técnico com toda a sociedade para buscar caminhos inovadores e criativos. Não podemos correr o risco de repetir os constantes erros de legislações aprovadas às pressas, impulsionadas exclusivamente pelo clamor popular e absolutamente alheias ao debate técnico. É necessário o envolvimento não só do Governo e das empresas, mas também da academia e de grupos da sociedade civil. Somente assim poderemos compreender as melhores formas de lidar com o problema de acordo com os princípios do uso da Internet no Brasil (listados no Marco Civil da Internet, projeto em cuja construção participativa tivemos oportunidade de colaborar durante nossa atuação no Ministério da Justiça). É necessário equilibrar a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, a responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades e, também, a liberdade dos modelos de negócios promovidos na Internet — tarefa nada simples. Seja como for, não podemos abrir espaço para que a pretensa solução para as fake news seja a censura nem nenhum tipo de abuso praticado pelos detentores de poder.

* Gustavo Carneiro é mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance, de Berlim, e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Atualmente é advogado e mediador no Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Creatina – o suplemento que vai além da academia

Do cérebro ao coração, conheça os benefícios da creatina para a saúde e bem-estar.
L

Tradição ou inovação? A polêmica da camisa vermelha da Seleção levanta um dilema nacional

CBF nega mudança oficial, mas o debate sobre romper com os símbolos tradicionais da camisa brasileira coloca torcedores diante de uma escolha entre identidade e reinvenção
L

Agenda News: Rock, boa comida e festa – Fim de semana de rock e diversão no Grego Original!

Happy hour, feijoada e celebração especial marcam a programação recheada de música e alegria.
L

Dublador de Super Mario e Peter Quill está confirmado como atração no Kaminari 2025

Encontro com o dublador de Super Mario, Kristoff, Jaskier e outros promete emoção, interação e show ao vivo no maior evento geek de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

CPI do roubo dos aposentados: Coronel Chrisóstomo reúne 185 assinaturas e revela quem apoiou o pedido

Coronel Chrisóstomo afirmou que a CPI vai investigar prejuízos superiores a R$ 6 bilhões.
L

Coronel Chrisóstomo alerta: PT e PSOL não assinaram CPI do roubo dos aposentados

Alerta surge em meio a declarações do deputado que afirma que a pauta não é de origem política partidária e sim uma luta pelo direito legal de aposentados e pensionistas roubados.
L
Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

A iniciativa, realizada em parceria com a prefeita Carla Redano (UB).
L

Lei de Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha “Maio Laranja” contra o abuso infantil

O objetivo principal é conscientizar a sociedade rondoniense sobre a gravidade do assunto, prevenção e combate.
L
Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Expectativa é de que, no segundo semestre, novos peritos comecem a atender em diversos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por tentativa de feminicídio; vítima foi atingida por cinco tiros

Homem é preso por tentativa de feminicídio; vítima foi atingida por cinco tiros

O crime ocorreu no dia 6 de abril, quando a vítima foi atingida por cinco disparos de arma de fogo, que a feriram no tórax e na mão. Ela precisou de atendimento médico emergencial para sobreviver.
16
Polícia Civil de RO incinera 433 kg de drogas apreendidas em operações

Polícia Civil de RO incinera 433 kg de drogas apreendidas em operações

A ação reforça o trabalho contínuo das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas em RO.
12
Mulher é presa por tráfico de drogas em operação no bairro Cai N’Água, em Porto Velho

Mulher é presa por tráfico de drogas em operação no bairro Cai N’Água, em Porto Velho

A suspeita, identificada pelas iniciais A. S. S. A., foi encontrada em uma residência utilizada como ponto de venda de entorpecentes.
10

Colisão entre ambulância e ônibus mata duas pessoas na BR-364, em Rondônia

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste; equipes do IML e da Perícia foram acionadas
18
Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Segundo testemunhas, o suspeito, que usava uma camiseta roxa, abordou um grupo de estudantes no momento da saída escolar e perseguiu uma menina de 11 anos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Auditoria do INSS já apontava irregularidades em descontos associativos antes de operação da PF e CGU

Golpe bilionário no INSS: Fraude com associações irregulares derruba Presidente e alcança R$ 6,3 bilhões

Investigações da Polícia Federal e CGU revelam esquema que cobrava valores indevidos de aposentados e pensionistas, resultando em prisões, afastamentos de servidores e na demissão do então presidente da autarquia.
L

A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae

Parceria estratégica entre Sebrae Rondônia e Prefeitura mobiliza órgãos públicos e atores do ecossistema para criar um marco legal que estimule o empreendedorismo inovador na capital
L
NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

Com sua voz inconfundível, Nana deu vida a canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e tantos outros, sempre com uma entrega intensa e comovente.
L
Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Magnitude do tremor foi de 7,4 graus na escala Richter
L
Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Provas serão aplicadas em 3 de agosto em todo o país
L

Bairro Jardim Santana recebe sábado projeto Nossa Energia

O evento acontecerá no campo localizado atrás da Associação dos Moradores, na rua Raimundo Cantuária, 10245.
L

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio

É claro que a Federação muda muita coisa no Estado. Pelo menos dois nomes poderosos deverão cair fora, em breve.
L
Prefeitura de Jaru

NOTA DE PESAR: Prefeitura de Jaru lamenta profundamente o acidente envolvendo uma ambulância de Jaru e um ônibus da cidade de Buritis

Infelizmente, a paciente e a profissional de saúde não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (2/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

A medida visa garantir segurança jurídica aos produtores rurais, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.