Autora: Renata Camurça
Sentir prazer em ler um livro é questão de hábito e precisa ser estimulado nas pessoas, principalmente entre os brasileiros que a média de leituras por ano é bem baixa comparada aos outros países.
Alguns fatores afastam a população dos livros: a falta de incentivo (preços altos dos livros), não saber sobre o próprio gosto literário e se sentir pressionado a ter um ritmo de leitura acelerado (quantidade nem sempre é qualidade).
A minha intenção é te aproximar dos livros e que você crie o goste pelo universo literário. Os benefícios são incontáveis, faz bem para a memória, enriquece culturalmente, aumenta a capacidade de interpretação, melhora a verbalização e contribui na redução da ansiedade, mas antes de tudo o habito de ler deve ser saudável, relaxante e sem cobranças.
Se você ainda não possui o habito da leitura ou está começando a ler livros agora, não se preocupe em ler vários livros ao mesmo tempo, e muito menos, em ler rápido, cada pessoa tem seu próprio ritmo, foque em encontrar o seu.
Falando sobre mim, o fato é: já tive época de ritmo acelerado em que virava a noite lendo, lia um livro inteiro na madrugada, mas a vida mudou e eu mudei meus hábitos. Hoje eu saboreio mais cada livro, aprecio cada palavra, crio conexão com os personagens e assim, eu vivo plenamente cada história e garanto que ela fique nítida na minha memória por mais tempo.
Quando a gente começa um novo livro é preciso um tempo para acontecer a familiarização com a escrita do autor, com o universo que a história é ambientada, entender a personalidade dos personagens, entre outras coisas.
O ideal é manter o ritmo da leitura lento até que a história te fisgue, então o ritmo vai ganhar velocidade até o momento que você não vai querer largar o livro e acontece o famoso “vou ler só mais um capítulo”.
1.Priorize o livro
É comum querer usar a desculpa de falta de tempo, a leitura tem que ser considerada uma atividade, então separe no seu dia, uma hora totalmente dedicada a leitura. Não se cobre que seja sempre no mesmo horário, mas que seja em algum momento tranquilo do seu dia.
2.Escolha do livro
Se você está começando agora, reconheça que você está muito tempo sem ler, logo vai ser difícil se prender a um calhamaço. Sugiro que escolha livros mais curtos e com histórias interessantes, até que você tenha realmente desenvolvido o gosto pela leitura e que ela faça parte da sua vida.
3.Evite distrações
O ambiente para leitura deve ser calmo, sem ruídos e se possível longe do celular ou TV. Se você perde atenção várias vezes, vai precisar ficar retornando a leitura do parágrafo e pode acabar achando o livro chato.
4.Não crie metas literárias
Você não é obrigado a determinar um dia para finalizar a leitura, isso só faz com que você se sinta pressionado e perca o prazer pela leitura. Lembre-se leia todos os dias, mas você é quem decide se vai ler, um parágrafo, uma página ou um capítulo. Ler não é participar de uma maratona.
5.Um livro por vez
Ler um livro por vez facilita mais a compreensão da leitura, quando o leitor faz leituras simultâneas corre o risco de confundir as histórias ou exige que na mudança de um livro para o outro, retorne duas ou três páginas para se localizar na leitura e ao longo desse caminho pode gerar desinteresse pelo livro.
6.Não desista do livro
Se você já começou a leitura do livro, mas a leitura não está fluindo bem, não abandone o livro, diminua ainda mais o ritmo, mas finalize a história. Só assim você vai conseguir identificar o que não te agradou na narrativa e qual o seu gênero preferido.
7.Lista de leituras
Criar uma lista com as próximas leituras, é divertido e estimula a leitura atual. Não precisa ter pressa para terminar o livro, mas te faz querer ir para o próximo da lista.
8.Fuja de desafios Literários
O desafio literário consiste em fazer parte de um grupo de leitura que indica um tema de leitura para cada mês. Eu não indico para leitores iniciantes porque provavelmente vai ter uma escolha de tema que vai ser fora da zona de conforto e isso assusta. A leitura tem que ser uma experiência agradável e não uma obrigação.
O lado bom de seguir essas dicas é que você não vai largar o plano de ser um leitor. Com o tempo vai perceber que leitura é prazer e que não é preciso se pressionar para ler mais, a leitura vai estar inserida na sua vida e naturalmente o seu ritmo vai melhorar.
Boa leitura!