Autor: Renata Camurça
O dia da infância é celebrado anualmente no dia 24 de agosto. No Brasil, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças, pessoas com até 12 anos incompletos.
Datas comemorativas quase sempre são criadas com o propósito de marcar um evento importante, homenagear algo ou alguém relevante para história, ou colocar em discussão, reflexão uma situação que precisa ser reconhecida pela sociedade. O Dia da Infância se enquadra nesta terceira opção, a data foi criada para convidar o mundo todo a refletir sobre os direitos das nossas crianças.
Cresci ouvindo, “o futuro do Brasil são as crianças”, olhando para o presente, será que todos foram criados dignamente? Tenho certeza que não, a desigualdade, a violência, a ignorância está aí, nas nossas vidas, todos os dias, os noticiários provam e chamam a nossa atenção para a degradação humana.
É preciso pensar, agir e defender que todas as crianças tenham acesso aos cuidados básicos que todo ser humano necessita para se desenvolver de forma plena e harmoniosa. Estou falando de moradia, alimentação, educação, formação social e de valores.
Vamos hoje, celebrar o dia da infância, mas também utilizemos a data de hoje como um lembrete do longo caminho que precisamos percorrer para que nossas crianças tenham uma vida melhor.
Nós, da Coluna Leitura Finalizada, acreditamos profundamente no potencial das crianças e no poder dos livros. Neste dia, que é celebrado o dia a infância, obviamente não vamos perder a oportunidade de incentivar a leitura e indicar livros infantis.
Separei obras para encantar, ensinar e divertir os pequenos. Confira a lista de indicações abaixo.
Um clássico da literatura infantil em todo mundo. O livro deixa uma mensagem de esperança do menino Tistu, que transforma tudo o que toca. A mágica história de um garoto com o raro poder de semear o bem por onde passa. Uma ventura fantástica com um final extraordinário!
É um pequeno livro de artes para as crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida ou para aquelas que precisam de uma forcinha para criar coragem e enfrentar seus medos. A obra mostra que não importa qual o seu medo, você sempre pode criar forças para superá-los.
O livro é um clássico da literatura infantil brasileira. A autora aproxima as crianças da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo e as rimas.
O livro infantil foi criado a partir de um rap e através de seu texto mostra a importância de nos reconhecermos no mundo e de quem somos – desde criança e para sempre.
A obra trabalha as diferenças e combate estereótipos no imaginário das crianças. É a história de uma vaquinha que se vê diferente das demais, a partir daí o leitor acompanha o processo de autoconhecimento pelo qual a vaquinha passa.
Boa leitura!