DOMINGO, 11/05/2025

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana

Com a chegada do esposo, A família deixa os seringais do Mamu, entra no rio Abunã, até chegar pesarosamente ao Porto Extrema.

Publicado em 

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Autor: Marquelino Santana

A brasiviana Francisca Sampaio, mais conhecida por “Dona Nete” entre amigos e parentes, tornou-se símbolo de resistência numa fronteira binacional. O rio Mamu era a sua fortaleza e o lugar que na sua espacialidade representava os seus modos de vida, adquiridos desde o advento do primeiro surto da borracha na Amazônia.

Com a invasão dos campesinos à sua casa nos seringais bolivianos do Departamento de Pando durante o governo Evo Morales, Francisca se encontrava apenas com seus filhos, pois o esposo tinha ido ao distrito de Extrema comprar remédios, naquele trágico momento, Francisca, viu o seu mundo começar a desmoronar.

Coma chegada do esposo, A família deixa os seringais do Mamu, entra no rio Abunã, até chegar pesarosamente ao Porto Extrema. A sua nova casa, foi o próprio batelão, onde ficaram alojados por muito tempo, até que conseguissem trabalhar, juntar um dinheiro, e ir comprando o material para a construção de uma nova morada.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Vendo a situação em que se encontrava a família, um empresário da região, disponibilizou um pedaço de terra na fundiária de sua fazenda para que a família iniciasse a construção da casa, localizada às margens do rio Abunã no Porto Extrema.

A luta estava apenas começando, a casa de Francisca, tornou-se o ponto de apoio de todas as famílias brasivianas que iam sendo expulsas de seus seringais. Ela sempre atendeu a todos, enquanto crescia o movimento de conquista por um novo assentamento em território brasileiro.

Francisca tinha muitos sonhos, mas a próxima meta, era conseguir a construção de um mastro da bandeira nacional no rio Abunã, ao lado de sua casa. Ela sempre dizia que não tinha raiva de ninguém, nem qualquer outro povo, apenas queria que o seu país fosse respeitado, assim como ela respeitava o país dos outros.

A brasiviana consegue montar uma parceria com o Projeto ética e cidadania da Escola Jayme Peixoto de Alencar do distrito de Extrema, e com o 3º Pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro – 3º PEF, localizado no Município acreano de Plácido de Castro, e que era o batalhão responsável pela segura naquela área de fronteira.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

A luta de Francisca chamou a atenção das autoridades nacionais, que passou a acompanhar o seu trabalho no sentido de sensibilizar as autoridades pela busca de um pedaço de terra para cada família brasiviana que forram expulsas de seus seringais.

Francisca, enfim, conseguiu realizar mais um sonho, que era o de ter um mastro da bandeira nacional brasileira, construída às margens do rio Abunã, inaugurado pelo Exército Brasileiro no ano de 2012. Na oportunidade, Francisca foi condecorada pelo 3º Pelotão Especial de Fronteira – 3º PEF, do Município de Plácido de Castro, recebendo o título de “Sentinela do Abunã”.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Francisca lutou incansavelmente na conquista de seus direitos humanos, e em nenhum momento rendeu-se à xenofobia fronteiriça. Ela foi forçada a deixar seu lugar, foi forçada a deixar os seus modos de vida e foi forçada a deixar as águas do rio Mamu, mas não se separou de tudo das águas, ela ficou juntamente com sua família, morando às margens do rio Abunã.

Ela continuou lutando no sentido de conseguir seu pedaço de terra, e a sua casa tornou-se um ponto de encontro de todos os seringueiros que foram expulsos da floresta pandina. Vários protestos foram realizados às margens do rio Abunã, e a sua casa acolheu a todos naquele momento de agonia e humilhação.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Francisca continuou lutando, e no ano seguinte ela conseguiu junto a Eletrobrás que a rede de energia elétrica chegasse até às margens do rio Abunã, onde a sua casa estava localizada. Enquanto isso, outra conquista sua para que os seus filhos pudessem estudar, e as demais crianças que moravam no ramal da linha dois, foi a implantação do transporte escolar rural.

A brasiviana jamais se rendeu a qualquer ato de desumanidade que viesse impedi-la de lutar pela sua família, e pelas famílias daqueles que passaram também pela mesma agonia que ela passou. Francisca nunca se acomodou e nunca perdeu o brilho da sua humildade, ela continuou lutando, resistindo e superando as truculências que o mundo malevolente oferece a existência do ser.

A mulher brasiviana como símbolo de resistência, agora como todos os brasivianos, ela queria um pedaço de terra para plantar e colher. Uma terra para cuidar, viver e ir se adequando à novos modos de vida, diferente dos seringais, onde viveu a sua vida inteira.

Mas essa conquista seria árdua, muitos brasivianos diante da morosidade do governo federal e da Organização Internacional para Migrações (OIM) – um organismo da ONU – não suportaram a demora e partiram em busca da sobrevivência em outras localidades, enquanto outros foram chamados à residirem em outra dimensão da vida. Cansados de esperar, os brasivianos se reúnem na casa de Dona Francisca e dão um ultimato às autoridades brasileiras e internacionais. O ano de 2012 foi marcado por vários protestos e reuniões diplomáticas. Como se não bastasse, ao lado de sua casa, um oficial da Força Naval Boliviana, atraca a voadeira às margens do Porto Extrema, e fardado invade o território brasileiro para tomar satisfações com os seringueiros brasivianos.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

A truculência e abuso do oficial, fez com que os brasivianos retessem o Tenente Juan Pacheco, e o mantivessem no território brasileiro até que as autoridades federais aparecessem para solucionar a questão. Com a intervenção da Polícia Militar no caso e a transferência do oficial para o comando naval de Guayaramerim no Departamento de Beni, mais uma vez, os brasivianos se reúnem na casa de Dona Francisca, para juntos, buscarem uma solução em busca da terra prometida. Foi quando eles decidiram fechar o Porto Extrema, e impedir a passagem de qualquer boliviano que por ventura insistissem em atravessar o porto com as suas embarcações.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

E assim o fizeram, foi preciso que os coordenadores do Projeto ética e cidadania mantivessem contato com a Embaixada Brasileira de La Paz, e conseguissem uma data de confirmação para que um diplomata viesse conversar com eles, e se comprometesse com propostas concretas para que eles pudessem ser definitivamente assentados em território brasileiro.

A Embaixada se pronunciou, e marcou uma data para comparecer no distrito de Extrema e mais uma vez conversar com os seringueiros brasivianos. Somente assim, eles decidiram reabrir o Porto Extrema. Na presença das autoridades da Embaixada Brasileira de La Paz e da Polícia Federal, e de membros do Projeto ética e cidadania, Francisca explica sobre a situação de penúria que muitos brasivianos estavam vivendo, e solicita das autoridades, urgência no assentamento, para evitar que problemas mais graves pudessem acontecer naquela área fronteiriça.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Depois de muita espera, finalmente, os brasivianos foram reterritorializados em assentamentos nos Estados do Acre e Rondônia. Dona Francisca, e família foram assentados numa área localizada no município de Bujari no Estado do Acre.

Certamente, Francisca não tem como esquecer um lugar que marcou profundamente a sua vida, e a vida de todas as famílias brasivianas do rio Mamu. Francisca é mais do que a sentinela do Abunã, Francisca é a mulher brasiviana como símbolo de resistência.

A mulher brasiviana como símbolo, por Marquelino Santana - News Rondônia

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina. 

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fortes, corajosas e dedicadas, as mamães rondonienses ajudam a construir um estado mais feliz

O governo de Rondônia homenageia a todas as mamães rondonienses que se dedicam dentro e fora dos seus lares, e em suas batalhas diárias superam desafios e nos inspiram
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L

Aumento do número de parlamentares na Câmara Federal: uma vergonha!

Pois bem, muitos eleitores reclamam da necessidade de renovação do Congresso com a eleição de políticos novos, com cabeças mais arejadas e sem os vícios da velha guarda política.
L

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Sua meta é disputar a eleição de 2026, para uma cadeira na Câmara Federal.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novo Audi elétrico já está disponível para pré-venda

Aerodinâmica recorde e iluminação digital são destaques do A6 Sportback e-tron
L

Nutrição Animal: Pilar da pecuária moderna em Rondônia

No programa Momento Agro, o zootecnista Rogério Yamashita compartilha experiências e soluções práticas para tornar a criação de gado mais eficiente, lucrativa e sustentável no estado.
L
Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
L
Vídeo de cobra 'gigante' no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

Vídeo de cobra ‘gigante’ no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

A gravação, feita aparentemente a partir de um helicóptero, impressiona pelo realismo e pela fluidez dos movimentos do animal nas águas.
L

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
Publicidade

POLÍCIA

“PERDEU, PLAYBOY”: Adolescente é apreendido após roubo de bicicleta na zona leste de Candeias do Jamari

Suspeito foi imobilizado por populares após fuga e alegou ter sido agredido antes da chegada da polícia
10

NO BRAÇO: Homem é ferido com gargalo de garrafa durante tentativa de roubo em Porto Velho

Suspeito foi contido por populares após a agressão; caso ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12

Mulher que teve filho morto durante assalto a policial é presa furtando no shopping

Suspeita de 53 anos foi flagrada pelas câmeras ao furtar produtos em duas lojas do Porto Velho Shopping; ela é mãe de Natan, morto em tentativa de assalto a um policial.
10

IDENTIFICADO: Caseiro de chácara é encontrado morto dentro de piscina em Porto Velho

Joel de Almeida Pinto, de 52 anos, teria passado a noite bebendo com amigos antes de ser encontrado sem vida na manhã deste domingo (11).
18

NO BECO: GIRO apreende adolescente que vendia drogas perto da rodoviária em Porto Velho

Menor foi flagrado com porções de drogas, balança de precisão e dinheiro; ele afirmou dividir os lucros com um comparsa conhecido como “Barata”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motoristas responsáveis recebem reconhecimento especial da Iveco

Iniciativa da montadora promove a valorização de motoristas sem infrações e reforça a importância da direção defensiva
L

Pai transforma dor em ação para evitar novas tragédias no trânsito

Programa criado pelo jornalista Lupércio Tomaz recebe apoio da Dunlop Pneus e amplia impacto na segurança viária
L

Investir na cozinha é investir na saúde: o impacto dos utensílios na qualidade de vida

No episódio #0102 do podcast “Mais Saúde”, Aline Schmitz, da Royal Prestige, mostra como panelas de qualidade podem transformar a alimentação e promover bem-estar.
L

NA CONVENIÊNCIA: Mulher é esfaqueada pelo marido após sair para beber no residencial Morar Melhor

Marido chega em casa transtornado, agride a esposa com faca e é preso após a vítima buscar ajuda na UPA.
16

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14
Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.