Hoje, 19 de agosto, é comemorado uma data muito importante, o Dia Mundial da Fotografia. É uma homenagem aos fotógrafos e a arte de captar cenas do cotidiano ou grandes acontecimentos e transformar em fotografias.
Foi nessa data, no ano de 1839, que um cientista chamado François Arago anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo, uma revolução gigantesca, ali aconteceu a invenção da fotografia.
Com o tempo, a tecnologia evoluiu, foi substituída pela Colotipia e transformada gradualmente nos modelos de câmeras que encontramos no mercado atualmente.
A fotografia está presente nas nossas vidas, na cultura, na informação, na arte, na economia, é como enxergamos o mundo e guardamos memórias.
Para comemorar esse dia tão especial, resolvi trazer para você o fotolivro, O Divino Guaporé. É um livro com registros fotográficos que exaltam a beleza da comunidade tradicional do Vale Guaporé, localizado no estado de Rondônia.
As comunidades quilombolas, indígenas, afroindígenas, caboclos, beradeiros e a festa do Divino Espírito Santo foram eternizadas pelas lentes dos fotógrafos e ativistas, Luiz Brito, Ederson Lauri e Marcela Bonfim.
A obra tem por finalidade, revigorar a riqueza cultural de uma comunidade que é pouco reconhecida no próprio estado e divulgar a expressividade de fé e religiosidade da população do Vale do Guaporé que festeja o Divino Espírito Santo, via fluvial, aproximadamente mil quilômetros no Rio Guaporé e seus afluentes, por quase dois meses de Romaria.
O livro foi desenvolvido por recursos do Governo do Estado de Rondônia, mediante a Lei Aldir Blanc, executada pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) com repasse financeiro dos artistas. Foram reproduzidas 1000 cópias, sendo 50% destinadas às comunidades da Irmandade do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, e os outros 50% das triagens foram encaminhadas às bibliotecas do Rondônia e da Região Norte.
Melhor do que falar, é mostrar um pouco do livro! Confira:
Para acessar a plataforma do livro, acesse: www.odivinoguapore.com
Fotografias são eternas. Boa Leitura!