Autor: Emerson Barbosa
O caso suspeito que vem sendo investigado trata-se de um homem, de 30 anos. Segundo o responsável pela Secretária de Estado da Saúde (Sesacre), Gabriel Mesquita, declarou que a pessoa teria tido contato com outra que veio do exterior. Não foi detalhado o país de origem.
O titular da instituição também deu detalhes do atual quadro de saúde do homem e disse que o paciente tem apresentado ‘fissuras’ e inchaços’ que são normais para a doença, mas que não poderia confirmar a veracidade do diagnóstico, pois o Estado não detém de procedimentos para o resultado do exame que deverá ser enviado para Belo Horizonte, Minas Gerais.
Ainda sobre o paciente, ele vem apresentando um quadro de saúde sem grandes alterações, mas é mantido de quarentena em casa e acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
Até então, o estado de Rondônia também seguia sob a vigilância de dois casos suspeitos, mas foram descartados, após as análises enviadas para o Laboratório de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Fund) em Minas Gerais darem negativo para a doença.
A Varíola dos Macacos é uma doença transmitida pelo contato direto, incluindo com a secreção de possíveis infectados. Pesquisadores, comunicam que a doença não tem a mesma ‘transmissibilidade como no caso da Covid-19’ em que a contaminação acontece pelo mesmo ar respirado em um mesmo cenário. A recomendação é usar máscara e evitar aglomerações.