SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia

Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Publicado em 

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

O “bolicho” que está com suas contas redondinhas vai trocar de gerente. Sai Jair com a preocupação de pagar as contas e entra Luzinácio, o irresponsável que quebrou o “bolicho” no passado de forma direta como se viu nas sentenças confirmadas em várias instâncias ou deixando que o grupo metesse a mão ou emprestando a quem não paga, enquanto o estoque de cachaça sumia das prateleiras. Hoje Luzinácio juntou um bando de gente pra dizer como será a sua gestão e como se estivesse com o diabo no couro velho, esperneou, babou, ficou vermelho e bem ao seu estilo, como se apoplético ou enfiado uns gorós a mais deitou falação sobre economia e aí o mercado pirou derrubando índices da bolsa e fazendo o dólar voar. O bagúio foi tão feio que Henrique Meireles, ex-presidente do Banco Central, que estava cotado pra tomar conta do caixa pegou seu boné e foi pulando fora não sem antes falar aos investidores num evento do BCG Pactual:

“Hoje começou a falar e sinalizar uma direção à Dilma. Estou pessimista não tenha dúvida. Só posso desejar a vocês boa sorte.”  

Mas não ficou só nisso. Luzinácio abriu a caixa de ferramentas dizendo que Guido Mantega braço direito de Dilma – Deus é mais Deus é mais! – está de volta na equipe de transição. Foi depois disso aí que surgiram os trovões anunciando a tempestade perfeita: o ministro Gilmar Mendes mandou devolver ao descondenado aquela grana que havia sido bloqueada em suas contas e a toada foi alé, posto que nada é tão ruim que não possa ser piorado. Lá no Rio de Janeiro o Tribunal de Justiça revogou os mandados de prisão preventiva contra Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, que fez uma delação premiada botando o nome da Globo e de gente inatacável tipo assim “da melhor qualidade” na boca do sapo e da qual até hoje pouco se sabe. Certo é que o destino do Cabral está nas mãos (Adivinhou? ) do STF o que o torna um provável possível candidato a sair pela porta da frente da cadeia e ganhando o meio fio já que a única coisa que ainda o mantém é a sentença do carrasco dos malfeitores Sergio Moro e que está sob análise da 2ª Turma daquela Casa. Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Às vezes fico pensando se o ideal não seria facilitar as coisas e entregar o Brasil aos bandidos (TODOS ELES) de qualquer corrente, facção, partido, igreja ou foro. Prender bandido por que ou para que? A cadeia é segura, não existe assalto, tem comida, visita íntima, apoio religioso, televisão, ninguém trabalha, tem ajuda financeira e com sorte e apoio do próprio estado é possível morder uma indenização. Difícil? É nada! Nos bons tempos em que o juiz Sérgio Moro ainda não tinha caído em desgraça, o próprio ministro Gilmar Mendes disse alto e bom som: "na verdade o que se instalou no País nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia". Pois é… O tempo relativiza verdades, cancela sentenças e altera jurisprudências ou até cláusulas pétreas da constituição.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Desde aquele domingo quando o servidor público coordenador das eleições revelou a apuração dos votos que pouco se sabe do homem encarregado de gerenciar o Poder Executivo. O sempre inconformado e irascível Bolsonaro parece ter perdido de vez a vontade de comandar, falar, brigar e bater boca, a sua marca cotidiana. Abandonou o avião como um paraquedista e deixou o país num momento insólito.

O escolhido para substituí-lo está arrumando a casa, mexendo-se com toda desenvoltura, visitando o Congresso, Tribunais e fazendo o que mais gosta: política. Ocorre que ainda faltam 50 dias para que ele receber a faixa, (será que vai ter isso?) sentar na cadeira e realmente começar a governar e enquanto isso cabe ao Jair continuar trabalhando – está sendo bem pago para isso – e claro, “já ir se acostumando” como gostam de espicaçar os seus adversários. Mas não é só no Palácio que se sente sua ausência, inclusive entre ministros mais próximos. Depois de formar uma bancada conservadora no Congresso, ele abandonou as negociações para eleições das mesas da Câmara e do Senado, quando poderia firmar-se como a grande opção de oposição liderando ainda que sem mandato o importante espaço da direita.

E seu governo termina de forma melancólica também em relação ao resto do mundo em crise e transformação. Ignorado por autoridades internacionais, sem o contato ansiado todos estes dias pelos fiéis eleitores e apoiadores espalhados em verde e amarelo pelas cidades brasileiras, Bolsonaro lembra aquele homem que disse chorar sozinho no banheiro.

E não faltam eventos para marcar sua passagem como a Copa do Mundo, ou a Cúpula do Clima no Egito, para onde irá o Luzinácio. Como não há vácuo de poder, não só o substituto, mas os nomes mais influentes na política vão ocupando os espaços e abrindo caminhos para a sobrevivência na política. Já se vão onze dias desde que sua derrota foi anunciada e esse tempo é demais na política.

Para os conservadores ficará a tarefa de reafirmar a existência de uma direita vigorosa que terá de andar com as próprias pernas.

Não será fácil como não foi fácil abrir espaços, lutando contra a esquerda com um líder combatido e combalido, mas que deixou o legado exaltando os valores de liberdade, patriotismo e família. Para Zé de Nana, “Isso nunca aconteceu antes, mas o imbrochável brochou”.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Quando vi hoje cedo a nota pública das Forças Armadas – que para tristeza do bispo de Aparecida – continuam amadas segundo pesquisas não eleitorais, juntei outros recados como o de ontem do Luzinácio, que apavorou o mercado, as falas em contradita de três economistas, Henrique Meireles, Mailson Nóbrega e Armínio Fraga, a matéria do jornal nacional da Globo sobre o relatório das Forças Armadas  (com jeito de boleto pelos serviços prestados) e até a jura de Waldemar da Costa Neto sobre se tornar oposição ao governo (quem acredita?).

Os  recados tem o mesmo destinatário: Luzinácio. Porém, o recado em forma de Nota à Imprensa do Ministério da Defesa teve como destinatário o servidor público graduado, Alexandre Moraes. É que ao ser indagado sobre quais providências ele adotaria para atender o pedido das Forças Armadas para investigação urgente do relato de possíveis fraudes nas urnas, ele fulminou: “esse assunto já se encerrou faz tempo”.

A nota de forma clara e definitiva reafirma o posicionamento das Forças Armadas sobre as manifestações, a defesa do povo e suas funções constitucionais previstas no artigo 142 e que lhes cabe. Volto à fala de ontem quando Luzinácio como se ainda estivesse no palanque eleitoral disse que Bolsonaro humilhou as Forças Armadas e volto à nota do Ministério da Defesa que como se vê tem Luzinácio novamente como destinatário. Carteiros me deixam de orelha em pé como qualquer jumento leiteiro e o clima de notas e recados mal humorados é propício para surgirem as narrativas, fake News e processos engendrados pela esquerda que só alimentam a treta que se instalou no país.

No tópico anterior falei que Bolsonaro está “mais quieto que guri cagado”, mas conhecendo seu estilo e ferocidade é melhor que fique assim como está, pelo menos até janeiro quando a partir de então começaremos uma nova vida abundante, usufruindo o mar de cervejinhas e papando picanha e linguiça a rodo.

Mais que isso – promessa de campanha – , desejo o estado focado na atenção às necessidades básicas de segurança, saúde e educação para os vulneráveis, previsibilidade para quem produz, paga imposto, gera emprego e sem querer abusar, quero liberdade de opinião, transparência, honestidade e austeridade com o erário. Simples: não roubar e não deixar roubar. É difícil eu sei, mas é meu recado.  É assim que penso!

Leo Ladeia – 11 11 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Fortes, corajosas e dedicadas, as mamães rondonienses ajudam a construir um estado mais feliz

O governo de Rondônia homenageia a todas as mamães rondonienses que se dedicam dentro e fora dos seus lares, e em suas batalhas diárias superam desafios e nos inspiram
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L

Aumento do número de parlamentares na Câmara Federal: uma vergonha!

Pois bem, muitos eleitores reclamam da necessidade de renovação do Congresso com a eleição de políticos novos, com cabeças mais arejadas e sem os vícios da velha guarda política.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Sua meta é disputar a eleição de 2026, para uma cadeira na Câmara Federal.
L

Novo Audi elétrico já está disponível para pré-venda

Aerodinâmica recorde e iluminação digital são destaques do A6 Sportback e-tron
L

Nutrição Animal: Pilar da pecuária moderna em Rondônia

No programa Momento Agro, o zootecnista Rogério Yamashita compartilha experiências e soluções práticas para tornar a criação de gado mais eficiente, lucrativa e sustentável no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Mulher morre e homem fica ferido em ataque a tiros em bar em Candeias do Jamari

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um ataque a tiros ocorrido na noite deste domingo (11), em um bar localizado no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Publicidade

POLÍCIA

“PERDEU, PLAYBOY”: Adolescente é apreendido após roubo de bicicleta na zona leste de Candeias do Jamari

Suspeito foi imobilizado por populares após fuga e alegou ter sido agredido antes da chegada da polícia
10

NO BRAÇO: Homem é ferido com gargalo de garrafa durante tentativa de roubo em Porto Velho

Suspeito foi contido por populares após a agressão; caso ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12

Mulher que teve filho morto durante assalto a policial é presa furtando no shopping

Suspeita de 53 anos foi flagrada pelas câmeras ao furtar produtos em duas lojas do Porto Velho Shopping; ela é mãe de Natan, morto em tentativa de assalto a um policial.
10

IDENTIFICADO: Caseiro de chácara é encontrado morto dentro de piscina em Porto Velho

Joel de Almeida Pinto, de 52 anos, teria passado a noite bebendo com amigos antes de ser encontrado sem vida na manhã deste domingo (11).
18

NO BECO: GIRO apreende adolescente que vendia drogas perto da rodoviária em Porto Velho

Menor foi flagrado com porções de drogas, balança de precisão e dinheiro; ele afirmou dividir os lucros com um comparsa conhecido como “Barata”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motoristas responsáveis recebem reconhecimento especial da Iveco

Iniciativa da montadora promove a valorização de motoristas sem infrações e reforça a importância da direção defensiva
L

Pai transforma dor em ação para evitar novas tragédias no trânsito

Programa criado pelo jornalista Lupércio Tomaz recebe apoio da Dunlop Pneus e amplia impacto na segurança viária
L

Investir na cozinha é investir na saúde: o impacto dos utensílios na qualidade de vida

No episódio #0102 do podcast “Mais Saúde”, Aline Schmitz, da Royal Prestige, mostra como panelas de qualidade podem transformar a alimentação e promover bem-estar.
L

NA CONVENIÊNCIA: Mulher é esfaqueada pelo marido após sair para beber no residencial Morar Melhor

Marido chega em casa transtornado, agride a esposa com faca e é preso após a vítima buscar ajuda na UPA.
16

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14
Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.