QUARTA-FEIRA, 07/05/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Produção de grãos é recorde na safra 2021/22 estimada em 271,2 milhões de toneladas, aponta Conab

Essa condição climática adversa trouxe impacto severo nas produtividades, influenciando na queda da produção.

Publicado em 

Produção de grãos é recorde na safra 2021/22 estimada em 271,2 milhões de toneladas, aponta Conab - News Rondônia

Autor: CONAB – Assessoria de Imprensa

A produção brasileira de grãos na safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas, quando comparada ao ciclo anterior, como aponta o 12º Levantamento da Safra de Grãos publicado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Embora tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões produtoras, principalmente nos estados da região Sul do país, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Produção de grãos é recorde na safra 2021/22 estimada em 271,2 milhões de toneladas, aponta Conab - News Rondônia

Foto: Conab

Principal produto cultivado, a soja teve o desenvolvimento marcado pelas altas temperaturas em importantes regiões produtoras, como as lavouras do Paraná, Santa Catarina e em parte do Mato Grosso do Sul. Essa condição climática adversa trouxe impacto severo nas produtividades, influenciando na queda da produção. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a quebra registrada superou 50%. Diante desse cenário, a colheita para o grão no país está estimada em 125,6 milhões de toneladas, uma redução de aproximadamente 10% em relação à safra 2020/21.

No caso do milho, houve uma recuperação na produção total com uma colheita estimada em 113,2 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 30% quando comparado com o ciclo anterior. Enquanto na primeira safra houve uma certa estabilidade na produção em 24,9 milhões de toneladas, devido às condições climáticas desfavoráveis principalmente nos estados do Sul, a segunda safra foi marcada por uma retomada na produção em torno de 41,8%, sendo estimada em 86,1 milhões de toneladas.

O resultado só não foi melhor devido a falta de chuvas em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Nesses estados, além da estiagem, houve registro de ataque de cigarrinhas nas lavouras, praga que também afetou a produtividade no Paraná. “Há duas safras houve o registro de cigarrinhas em regiões de clima frio. A partir daí, a praga tem aparecido de forma mais recorrente. Para a safra 2022/23, os produtores precisam ter bastante atenção quanto ao surgimento desse vetor de forma a tentar melhor controlá-lo", explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.

Outro importante produto, o algodão teve a produtividade parcialmente afetada por estresse hídrico em algumas lavouras, enquanto que a qualidade da pluma, que tem produção estimada em 2,55 milhões de toneladas, está muito boa devido ao clima. Em contrapartida, a falta de chuvas favorece o andamento da colheita, prevista para finalizar em setembro. Destaque também para o sorgo, que impulsionado pelos preços do milho registra uma produção recorde de 2,85 milhões de toneladas, crescimento de 36,9% em relação à safra passada.

Já os produtores de feijão enfrentaram problemas climáticos em todas as 3 safras da leguminosa. Ainda assim a produção está estimada em aproximadamente 3 milhões de toneladas, o que atende ao abastecimento do país. No caso do arroz, o volume total a ser colhido é estimado em 10,8 milhões de toneladas, apresentando diminuição em relação a 2020/21, em razão de menor destinação de área para o plantio, bem como pela redução na produtividade média nacional. Ainda assim, a produção também é suficiente para a demanda do mercado interno.

Mapeamento da soja – Nesta edição, a Companhia apresenta os resultados do mapeamento de áreas cultivadas com soja. Na safra 2020/2021, o trabalho foi desenvolvido nos estados da região Centro-Oeste e em Rondônia. Já na atual temporada, a metodologia foi utilizada para a região do Matopiba, composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Com a conclusão das atividades, foi possível aprimorar os processos de análise e disponibilizar informações com maior segurança e transparência à sociedade, bem como promover a aplicação de novas tecnologias nas estimativas de safra da Companhia em colaboração com o Inpe. Além de viabilizar o acesso da localização de áreas cultivadas com soja, com base em sensoriamento remoto e geoestatística, a estatal atualizou as estimativas de área da soja para a região com base nesse trabalho.

Culturas de inverno – Dentre as culturas de inverno, a Conab projeta uma produção recorde para o trigo, podendo chegar a 9,4 milhões de toneladas. Houve leve atraso na semeadura no Sul do país devido ao excesso de chuvas, mas as condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

Mercado – No âmbito externo, a Companhia ajustou o volume a ser exportado para o algodão, diante a ligeira queda na expectativa de produção quando comparado com o volume esperado no último levantamento. Com isso, as vendas externas devem atingir 1,9 milhão de toneladas. Já a estimativa para os estoques finais segue estável, projetada em torno de 1,3 milhão de toneladas.

No caso da soja, os estoques finais foram atualizados diante dos resultados do trabalho de mapeamento da cultura. Com a revisão nos dados, o estoque de passagem da safra 2020/21 passou para 8,85 milhões de toneladas, o que também influencia em um acréscimo nos estoques finais da atual safra, sendo estimados em 6,19 milhões de toneladas. Também foi elevada a projeção de exportação da oleaginosa, com expectativa de atingir um volume de 77,19 milhões de toneladas. No acumulado entre janeiro e agosto já foram exportadas 66,6 milhões de toneladas.

Alta também para o estoque de passagem para o trigo em 2023, influenciado pela maior produção esperada para o cereal. Na nova estimativa, a previsão é que o estoque finalize em 1,6 milhão de toneladas para a safra com ano comercial de agosto de 2022 a julho de 2023. No caso do milho, a queda na produtividade de importantes regiões produtoras na segunda safra, reduziu o volume esperado para o consumo e exportação do cereal, agora estimados em 76,5 milhões de toneladas e 37 milhões de toneladas respectivamente. Mesmo com essas quedas, a projeção para o estoque final também foi ligeiramente diminuída, saindo de 9,7 milhões de toneladas para 9,4 milhões de toneladas.

Quanto ao arroz, a Conab prevê um consumo menor do produto quando comparado com o levantamento divulgado em agosto, devendo atingir o patamar de 10,8 volume estável em relação à safra anterior. Com isso, os estoques de passagem estarão em níveis mais confortáveis, com previsão de que fechem o ano em 2,36 milhões de toneladas. Importante ressaltar que tanto o volume exportado quanto importado para 2022 foram revistos. Assim, a nova previsão é que o Brasil exporte 1,4 milhão de toneladas e importe 1 milhão de toneladas de arroz em 2022, sendo a motivação dos ajustes o acompanhamento da evolução das exportações até o momento. Para o feijão, os números no quadro de suprimentos não apresentaram alterações significativas neste levantamento.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab, enquanto que as informações detalhadas sobre o mapeamento da soja estão publicadas no Portal de Informações da Companhia. Outros  detalhes sobre os efeitos do clima nas safras são disponibilizados regularmente nas edições do Monitoramento das Condições das Lavouras e no Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab. 

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

No Acre, estudantes filmam onça no caminho da escola

O flagrante, de acordo com informações, aconteceu no Ramal do Recreio, no município de Feijó.
L

Coluna do SIMPI – STJ decide: Exportação MPE’s só pagam taxa previstas no Simples

A decisão do STJ abre caminho para que outros empresários das micro e pequenas empresas revisem suas operações passadas e avaliem eventuais cobranças indevidas.
L

Mulheres determinadas investem em conhecimento para transformar suas histórias com superação

Mesmo com a rotina exaustiva, mulheres encontram no projeto da Prefeitura de Porto Velho a oportunidade de sonhar com a faculdade e inspirar gerações
L

Maio Amarelo: Rondônia é o terceiro estado que mais mata no trânsito

Municípios com tráfego intenso de caminhões e motos, como Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná, concentram boa parte das ocorrências fatais.
L

Acordo de cooperação assegura direitos a famílias afetadas pela cheia do Madeira

Uma reunião entre Prefeitura e Defensoria Pública selou essa parceria
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CPMI do INSS: Dos senadores de Rondônia, apenas Confúcio não assinou requerimento

Ambos defendem que a comissão sirva para dar respostas à população e responsabilizar eventuais culpados por omissões ou irregularidades.
L

CPMI do INSS ganha força e bancada de Rondônia fecha apoio em peso à investigação

A CPMI deve apurar denúncias de fraudes, lentidão nos processos de concessão de benefícios e possíveis falhas de gestão no Instituto Nacional do Seguro Social.
L

Aprovada urgência no PL que aumenta número de deputados em 9 estados: Rondônia fica de fora

A ideia é ajustar a representatividade dos estados conforme dados do Censo de 2022.
L

Rondônia entrará no vazio sanitário da soja em junho: Semeadurasó em setembro

O vazio sanitário é considerado essencial para diminuir a presença do fungo no ambiente, reduzindo o risco de infecção nas próximas safras e ajudando no controle da doença sem sobrecarga de fungicidas.
L
Viviane Frota no Agenda News: mitos e verdades sobre harmonização facial

Viviane Frota no Agenda News: mitos e verdades sobre harmonização facial

A valorização da beleza natural e o impacto da harmonização facial na autoestima ganham destaque em uma conversa enriquecedora, abordando técnicas, cuidados e a busca por resultados que respeitam a individualidade de cada pessoa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo marca presença em manifestação em Brasília a favor da anistia aos presos do 8 de Janeiro

Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária reuniu milhares de pessoas na capital do Brasil nesta quarta-feira (7)
L

Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos profissionais da saúde

Parlamentar reforçou a necessidade de valorização igualitária entre médicos e demais servidores.
L
Deputado Edevaldo Neves pede solução para falta de medicamentos na Central de Distribuição de Rondônia

Deputado Edevaldo Neves pede solução para falta de medicamentos na Central de Distribuição de Rondônia

A iniciativa do parlamentar foi motivada por diversos relatos e reclamações de cidadãos que enfrentam dificuldades no acesso a remédios essenciais para o tratamento de diferentes doenças.
L
Dr. Fernando Máximo repassa R$ 2,5 milhões ao Incra para impulsionar regularização de terras

Dr. Fernando Máximo repassa R$ 2,5 milhões ao Incra para impulsionar regularização de terras

O anuncio ocorreu durante um evento realizado em Vilhena.
L
Vereador Everaldo Fogaça comemora criação da Guarda Municipal Armada

Vereador Everaldo Fogaça comemora criação da Guarda Municipal Armada

Lei Complementar define estrutura operacional e reforça segurança pública no município; confira detalhes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial reage a assalto e troca tiros com bandidos na zona Sul

Ninguém foi baleado.
10

Moradores de bairros da zona Leste fecham BR-364

Já os moradores do Porto Cristo pedem a regularização fundiária, alegando que foram excluídos do processo de georreferenciamento.
L

Motorista faz conversão proibida e derruba casal em moto na Pinheiro Machado

O piloto teve apenas escoriações nos braços e nas pernas; já a passageira ficou com suspeita de fratura no braço.
12
Adolescente fica inconsciente após batida entre bicicletas na zona leste

Adolescente fica inconsciente após batida entre bicicletas na zona leste

Segundo a PM, a adolescente saía do estacionamento do supermercado, quando houve a colisão com a bicicleta elétrica pilotada por um homem de 55 anos que trafegava na Petrolina e não ficou machucado.
12
Motorista de Ranger avança cruzamento e causa grave acidente com motociclista

Motorista de Ranger avança cruzamento e causa grave acidente com motociclista

Segundo testemunhas, o jovem de 19 anos seguia de moto pela Avenida Mamoré sentido Calama, quando o motorista da caminhonete Ranger avançou a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aldir Blanc: publicado edital para seleção e credenciamento de espaços e iniciativas culturais

O valor total deste edital é de R$ 470 mil e contemplará 21 projetos
L

Porto Velho publica edital da Política Aldir Blanc para incentivo a pontos de cultura

Com investimento de R$ 571 mil, iniciativa selecionará seis projetos culturais
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: PAMELA MAIARA BARBOSA FRANÇA

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: EDU FERREIRA DE SOUZA

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: JOÃO RODRIGUES PIRES

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Jogos intermunicipais de Rondônia 2025: Municípios já podem acessar o termo de Adesão

JIR representam uma das mais importantes iniciativas de valorização do esporte no estado.
L
Atletas de Porto Velho disputarão o 32º Troféu Brasil e Open das Américas e buscam apoio para viagem

Atletas de Porto Velho disputarão o 32º Troféu Brasil e Open das Américas e buscam apoio para viagem

A delegação, composta por 10 atletas e coordenada pela Liga Rondoniense de Karatê- LIRKA, Dô Shotokan, já tem garantido o transporte até a capital paulista, viabilizado com o apoio da Prefeitura de Porto Velho.
L

Festival Interlagos 2025 reunirá supercarros raríssimos em São Paulo

Bugatti Chiron, Pagani Utopia e Ferrari 812 estarão entre as atrações principais do maior evento de experiência automotiva do mundo
L

Requerimento da Licença Ambiental: MOTO BIKE LTDA – EPP

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Prefeitura de Jaru realizará pesagem obrigatória e atualização da caderneta de vacinação dos beneficiários do Bolsa Família

A mobilização acontecerá no dia 17 de maio, das 8h às 17h em diversas unidades de saúde: Carlos Chagas no setor 05, Rute de Souza.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.