SEXTA-FEIRA, 23/05/2025

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA'

Em outubro de 2016, a pesquisadora foi uma das palestrantes na Semana Acadêmica de Direito da instituição a convite dos próprios alunos, que organizaram o evento.

Publicado em 

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

As palavras acima, ditas em sala de aula pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Samuel Milet a respeito da mestre em Direito e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, Sinara Gumieri, foram o estopim para uma ação que, segundo os advogados do caso, deve ser julgada nos próximos dias, quase dois anos depois dos insultos declarados.

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

Sinara pede indenização por danos morais contra Milet e ainda contra a UNIR, além de retratação das duas partes e o cumprimento de medidas pedagógicas por parte da universidade. “Ou melhor, que a UNIR promova conversas sobre a violência que ocorreu”, explica Sinara.

Samuel Milet não respondeu às tentativas de contato da reportagem até o fechamento deste texto.

Em outubro de 2016, a pesquisadora foi uma das palestrantes na Semana Acadêmica de Direito da instituição a convite dos próprios alunos, que organizaram o evento. “Minha proposta era debater Direito e gênero” diz ela.

“Acabei falando de como as universidades ainda são ambientes hostis às mulheres, de aborto como política pública e da Lei Maria da Penha”. Sinara também conta que o auditório onde se apresentou estava lotado e que as pessoas ali estavam bem atentadas, engajadas na palestra. Na ocasião, ela não notou nenhuma reação hostil à sua fala.

Uma semana depois, o professor Samuel Milet abria uma de suas aulas de Direito de Sucessões expressando seu juízo de valor em relação a Sinara e sua palestra. Além do conteúdo que abre este texto, disse que a pesquisadora tinha “ideologia petista”. Tudo foi gravado em áudio pelos alunos por orientação do próprio professor, que discutia com uma das alunas para poder sustentar suas teorias. Os quase 15 minutos gravados podem ser ouvidos aqui.

O áudio extrapolou as dependências da faculdade, foi às redes sociais, e agora, chega pela primeira vez ao juizado federal especial do Distrito Federal, que terá a oportunidade de analisar se discursos de ódio têm, ou não, lugar em sala de aula.

“Não tenho dúvida de que qualquer outra pessoa que tivesse ido falar sobre gênero podia ter sido submetida a mesma fúria dele", afirma Sinara.

“A tese é simples: não há dúvidas de que houve ofensa de bases discriminatórias, por razão de gênero (vagabunda), de orientação sexual (sapatona doida) e de vinculação política (‘odeio petista’)”, continua.

MPF e um processo administrativo

À época do vazamento do áudio, Sinara, juntamente com a Anis, mobilizou uma campanha na internet pedindo um posicionamento da UNIR sobre o comportamento de Milet. Fizeram ainda uma petição online e conseguiram mais de oito mil assinaturas exigindo retratação da instituição e do professor.

Manifestos contrários ao professor foram emitidos pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão da Mulher e Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Rondônia, Federação Nacional de Estudantes de Direito, pelo Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília, pelo Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental (Hibiscus-Unir-Vilhena) e pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Todos estão compilados no tumblr “Isso não é Direito".

Houve ainda um pedido formal do Ministério Público Federal, que acionou a universidade, solicitando que a postura de Milet em sala de aula fosse investigada. O órgão pediu que um processo administrativo disciplinar (PAD) fosse aplicado e foi claro em dizer que, como esse tipo de discurso não podia ser aceito, deveria haver uma resposta pedagógica aos alunos.

O PAD foi cumprido em partes. Milet foi suspenso imediatamente por 60 dias, mas o período caiu no fim do ano letivo. A universidade, alegando que não podia abrir mão de tê-lo na volta às aulas, converteu a suspensão em uma redução de seu salário. Milet trabalhou por 90 dias recebendo metade dele.

Não aconteceram pedidos de desculpas

Quando tudo isso aconteceu, o professor estava em estágio probatório. Ou seja, ele tinha passado por um concurso, mas estava naquele período de três anos em que o funcionário público fica sendo avaliado. “Obviamente que um episódio como esse tinha que ser considerado na avaliação dele”, diz Sinara. Isso não ocorreu.

Em um vídeo no YouTube postado em 23 de outubro de 2016 com o título de “Direito de resposta”, Samuel diz: “Sou e serei sempre um defensor da vida, contra o aborto e a ideologia de gênero”. Por fim, ele justifica que a expressão “vagabunda” foi mal interpretada. “Nunca tive a intenção de atingir a honra de ninguém.”

Alunos como testemunhas

Para o PAD, alunos que presenciaram a fala de Milet foram ouvidos como testemunhas. Repetir a história, ainda mais na frente do professor, foi um processo desgastante para alguns.

Breno Martins foi um deles. “Refleti bastante antes de aceitar depor. Minha mãe me questionou sobre possíveis represálias que eu poderia sofrer. Tive medo, mas fui. Estava eu, a menina que ‘enfrentou’ ele e mais três colegas. Cruzamos com o professor várias vezes enquanto esperávamos para depor, e eu, especificamente, tive que estar com ele lá dentro. Me senti coagido, ele tecia uns comentários e chegou a perguntar se eu era homossexual. Mas aí a comissão interveio e disse que aquela pergunta não era permitida”, lembra o estudante.

Laís Von Dollmger não assistiu à aula que acarretou o processo movido por Sinara, mas é aluna do curso de Direito da UNIR e atualmente frequenta as aulas do professor. Segundo ela, hoje Milet tem um discurso mais velado, mas ainda assim “emite posições retrógradas”. “Neste semestre, por exemplo, fez comentários sobre a morte da Marielle [Franco]. Disse que ‘quem procura acha’ ou coisa do tipo. Falou também que o episódio [da gravação] deu uma certa promoção positiva para ele no meio em que vive, pois muitas pessoas querem que ele se candidate à política depois do que aconteceu”, afirma.

Breno não vê mudanças no comportamento do professor. “Ele continua fazendo piada com mulheres e LBGTs. Coisas como: ‘Como ela quer vir assim pra aula e não quer que a gente olhe?’ e ‘Se uma travesti quisesse entrar num banheiro feminino, eu ia meter porrada mesmo’. Até brinco dizendo que ele tem que ter mais cuidado ou vai parar no Fantástico.”

Professora no núcleo de Ciências Humanas da UNIR, Walterlina Brasil acompanhou o episódio de 2016 de perto e inclusive manifestou sua opinião através de uma carta pública, assinada também por outros professores da universidade. O documento, que ainda hoje reflete a opinião dela, diz: “Não existe um ato pedagógico na ação do professor Milet. Na verdade, a ação contraria tudo o que diz a profissão da docência no Ensino Superior. Foi uma atitude desproporcional. Não é isso que devemos fazer em sala de aula, nem fora dela.”

Para Walterlina, o acontecido não gerou mudanças positivas no campus, pelo contrário, “formou um ambiente inglório e enfraqueceu os estudantes”. “No mais, ele [Samuel] se tornou o ‘professor do Fantástico’, o que me deixa mais surpresa”, continua. A professora se refere ao momento que Samuel foi entrevistado pelo programa dominical da Rede Globo. Segundo ela, Samuel usa essa aparição como uma boa propaganda de si. “Ele ficou muito feliz, porque ficou famoso com a repercussão do caso. Hoje, se identifica como o professor do Fantástico.”

O que diz a UNIR dois anos depois

Procurada pela reportagem, a universidade diz que todas as providências cabíveis foram tomadas. E que, por isso, “não há que se falar em retratação pública por parte da UNIR, tendo em vista que trata-se de episódio isolado que não representa em momento algum o posicionamento da instituição”.

Quanto às medidas pedagógicas pedidas pelo MPF e reiteradas pela ação de Sinara, a resposta é a seguinte: “a UNIR já vem desenvolvendo amplamente debates”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações de conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Palestras lúdicas e educativas nas escolas ajudam crianças a identificar situações de abuso e a buscar ajuda.
L

Prefeitura realiza obra de drenagem na zona Sul de Porto Velho

Intervenção no bairro Cidade Nova utiliza 120 metros de manilhas para melhorar escoamento e reduzir alagações.
L

Quadrilhas se preparam para encantar no Arraiá da Prefs

Evento marca o início do Circuito Junino de Porto Velho e promete ser o maior São João do Norte do Brasil.
L

Encontro de Comitê Gestor avalia teste de fluência leitora e programa “Avalia” da rede municipal de ensino da capital

Todas as pautas apresentadas serão avaliadas e apresentadas soluções e novas estratégias já no novo encontro previsto para agosto.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Exame A216 ajuda a identificar intolerâncias alimentares e melhorar a qualidade de vida

Descubra como seu corpo reage aos alimentos e transforme sua saúde com um diagnóstico preciso.
L

Chevrolet amplia linha Spin 2026 com modelo voltado a PCD

Nova versão aposta em acessibilidade e tecnologia para atender esse público
L

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Ryan – cantor gospel

Nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, o Falaê Podcast recebe o cantor gospel Paulo Ryan para uma conversa especial sobre sua trajetória de fé e música.
L
Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos
L

Agenda News: HellPanda Rock Nights – a celebração do rock que Porto Velho esperava

Uma produção do Hellmadeira Rock Bar e da Toca do Panda, reunindo grandes atrações, riffs marcantes e uma experiência imperdível. Entrada gratuita e diversão garantida!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Eyder Brasil participa de reunião da Comissão de Segurança Pública em Cuiabá

Parlamentar de Rondônia compartilhou experiências na segurança de fronteira e destacou importância de ações integradas entre estados vizinhos
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para a saúde de Rolim de Moura

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para a saúde de Rolim de Moura

As ações fazem parte de um pacote de investimentos que visa fomentar políticas públicas inclusivas e sustentáveis para Rolim de Moura e região.
L
Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, é solto após STJ reconhecer prescrição da pena

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, é solto após STJ reconhecer prescrição da pena

A decisão foi proferida pelo ministro Rogério Schietti Cruz, relator do habeas corpus impetrado pela defesa de Maurão.
L
SÍLVIA CRISTINA: Olhar de Amor realizou mais de 500 consultas oftalmológicas e agendou 301 cirurgias de cataratas

SÍLVIA CRISTINA: Olhar de Amor realizou mais de 500 consultas oftalmológicas e agendou 301 cirurgias de cataratas

Em duas semanas, programa da deputada federal Sílvia Cristina, junto com a Fundação Pio XII, tem renovado a esperança de quem esperava na fila
L
Deputado Cássio Gois assegura R$ 100 mil para campanha de castração de animais em Pimenta Bueno

Deputado Cássio Gois assegura R$ 100 mil para campanha de castração de animais em Pimenta Bueno

Recursos serão destinados ao controle populacional de cães e gatos em situação de rua
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa com cocaína nas partes íntimas em presídio na capital

a suspeita foi flagrada levando cocaína nas partes íntimas ao passar pelo aparelho de raio-X (body scan).
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Adolescente de 14 anos é flagrado pilotando motoneta com carona sem capacete e foge da PM

A guarnição conseguiu interceptar o condutor e confirmou que ele não possuía habilitação.
10
Homem de 57 anos é preso ao tentar furtar bicicleta em escola e confessa roubo anterior

Homem de 57 anos é preso ao tentar furtar bicicleta em escola e confessa roubo anterior

As imagens das câmeras de segurança da escola mostraram que, no dia anterior, uma bicicleta feminina havia sido furtada por um indivíduo com as mesmas características do abordado.
12
Galpão é ocupado por usuários de drogas e registra cenário de abandono e depredação

Galpão é ocupado por usuários de drogas e registra cenário de abandono e depredação

As imagens revelam que cadeiras de rodas novas, ainda embaladas, além de macas hospitalares e outros materiais públicos, estão sendo danificados.
10
Homem é detido por agredir irmão amputado com ofensas homofóbicas durante disputa por herança

Homem é detido por agredir irmão amputado com ofensas homofóbicas durante disputa por herança

De acordo com a vítima, ele vendia espetinhos em frente a um mercadinho, quando começou a receber, pelo WhatsApp, diversas mensagens ofensivas com conteúdo homofóbico e discriminatório.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia investe na ampliação de pesquisas sobre doenças tropicais

Governo de Rondônia investe na ampliação de pesquisas sobre doenças tropicais

Quanto a outros estudos na área de parasitologia ou outras patologias relevantes para o SUS, incluindo pesquisa clínica, estavam sendo executados 17 projetos, sendo 13 relacionados à malária.
L
Barilonga Show nas periferias amazônicas" inicia circulação por cidades rondonienses

Barilonga Show nas periferias amazônicas” inicia circulação por cidades rondonienses

Projeto foi selecionado pelo Edital n.º 10/2024/SEJUCEL/SIEC – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense.
L

Porto Velho celebra o Dia Nacional do Café valorizando agricultores que fazem parte do desenvolvimento rural

Com apoio da Semagric, produtores como o casal Valdemir e Helena Sudário se destacam na cafeicultura local.
L
Por que a formalização e participação dos MEIs durante a Semana do MEI é tão importante?

Por que a formalização e participação dos MEIs durante a Semana do MEI é tão importante?

Entenda os benefícios e o impacto da formalização para microempreendedores
L
3ª Vara do Trabalho da Capital concedeu prazo de 72 horas à DROGASIL explicar porque não cumpriu a CCT dos farmacêuticos

3ª Vara do Trabalho da Capital concedeu prazo de 72 horas à DROGASIL explicar porque não cumpriu a CCT dos farmacêuticos

O presidente do SINFAR, Antonio de Paula Freitas, considerou que o Juiz proferiu uma primeira Decisão com muita rapidez, agiu com cautela, equilíbrio e prudência ao oportunizar a Rede Raia Drogasil a apresentação da sua versão dos fatos.
L

Distrito de Jaci-Paraná recebe sala odontológica e veículo para transporte de pacientes

Pela primeira vez, a comunidade recebe um aparelho de raio-x odontológico e uma van para transporte de pacientes.
L
Energisa traduz cartilha informativa para o idioma indígena

Energisa traduz cartilha informativa para o idioma indígena

A novidade agora é que a Energisa acaba de traduzir para o idioma indígena da comunidade a cartilha com informações sobre o funcionamento dos painéis solares, dicas de economia de energia e de segurança.
L

Boletim da Conab aponta queda de preços da cenoura no atacado após quatro meses de alta

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a oferta dos principais produtores vem sendo suficientes para não deixar os preços dispararem como em 2024.
L

Governo de RO abre inscrições para segunda edição do Vencer com 3 mil vagas para 20 municípios

Na primeira edição, o Vencer teve 2.837 alunos matriculados nos 10 municípios contemplados inicialmente.
L

Governo de RO impulsiona preparação para o Enem 2025 com segundo aulão preparatório

O evento reuniu mais de 300 estudantes do terceiro ano do ensino médio de quatro escolas de Porto Velho
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.