TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA

Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985.

Publicado em 

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Para o amigo leitor conhecer melhor o doutor Manvailer, reproduzimos o texto escrito pelo saudoso jornalista Carlos Neves publicado quando Manvailer foi agraciado com o título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia concedido pelos deputados estaduais.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Carlos Alberto Martins Manvailer é consultor legislativo e secretário legislativo da Assembléia Legislativa. É natural de Amambaí Mato Grosso do Sul. Tem 58 anos, dos quais 30 anos, residindo em Porto Velho, onde constituiu família, e é casado com a senhora Juci, e pai de três filhos: Camila, Júlia e Daniel. Advogado formado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – Fucmat, no ano de 1985. Ingressou no Poder Legislativo de Rondônia no ano de 1986. Participou ativamente dos trabalhos da segunda Constituinte assessorando a Comissão de Sistematização, que foi a responsável pelo texto final da atual Constituição Estadual, tendo recebido a condecoração de Constituinte Honorário. Em 2013, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Zk – Quando e por que o senhor veio para Porto Velho?

Manvailer – Me formei em 1984/85 e quando foi em 1986 vim aqui sem pretensão nenhuma, apenas pra conhecer Porto Velho. Tinha um irmão que já morava aqui e minha mãe dona Eroni Manvailer que havia se separado do meu pai e a situação não estava boa, resolveu morar aqui. Encontrei aqui uma pessoa que conheci quando era menino em nossa cidade Campo Grande (MS)  e  essa pessoa, me perguntou por que razão eu não viria pra cá. Eu já havia decidido sair de Campo Grande, ia pra Pontes e Lacerda no Mato Grosso.

Zk – Fazer o que em Pontes e Lacerda?

Manvailer – Minha pretensão era advogar e entrar na política. Pra ser sincero não gostei daqui. Eu morava em Campo Grande e quando cheguei aqui em Porto Velho levei um choque muito grande, a cidade cheia de buracos, um calor insuportável, porém, essa pessoa me convenceu a vir pra cá em função da minha mãe: “Por que você vai morar em Pontes e Lacerda podendo morar aqui, você é o filho mais velho e sempre apoiou sua mãe…” E eu respondi: O problema é que sou recém formado, não tenho experiência e nem conheço ninguém. Lá, vou advogar e sustentar minha mãe;

Ele disse: “E se a gente arranjar um emprego pra você?”.

Ele então me apresentou ao presidente da ALE deputado Amizael Gomes da Silva. Amizael solicitou que quando chegasse em Campo Grande mandasse um currículo que ele ia ver se conseguia alguma coisa no governo pra mim. Depois de mais de um mês, o amigo me liga, cobrando o currículo. Para encurtar a conversa, após uma semana que havia encaminhado o currículo, recebo um telefonema dizendo que deveria estar em  Porto Velho “na semana que vem”. Amizael conseguiu uma vaga na Secretaria de Justiça”.

Zk – Resolvido o problema do emprego?

Manvailer – Quando cheguei ao gabinete do presidente, Amizael colocou as mãos na cabeça e disse: “Deu Zebra, esse sem vergonha desse governador Angelim nomeou um sobrinho dele que chegou de São Paulo”. Aí eu saí injuriado  com  muita raiva, ele me gerou a expectativa e quando chego quebro a cara. Fui embora, só tinha comprado a passagem de avião de vinda, a volta foi de ônibus pois, tinha que passar em Pontes e Lacerda onde já estava tudo praticamente acertado, eu iria assessorar o prefeito, não iria dar expediente na prefeitura, abriria meu escritório, até salário já estava acertado.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

No dia 1º de abril que é o dia da mentira recebo um telefonema aqui de Rondônia, até pensei que era brincadeira, meus tios eram muito gozadores e pensei que estavam querendo pregar um peça em mim por conta do dia da mentira. Não era! Era o chefe de gabinete do Amizael dizendo que eu já estava na folha de pagamento da Assembléia e que eu tinha que me apresentar pra trabalhar na semana seguinte como contratado.

Zk – Quanto tempo como contratado?

Manvailer – Com oito meses que estava como contratado abriu o concurso, que fiz e passei. Tive a sorte de começar a trabalhar com o doutor Zelírio que era o Secretário Legislativo da época, foi ele quem organizou a Assembléia. Ele foi meu professor.

Zk – Qual foi  o grande momento que senhor viveu na Assembléia?

Manvailer – O primeiro grande momento que vivi aqui, foi a constituinte de 1989. O doutor Zelírio me indicou para ser um dos integrantes da Comissão de Sistematização da Constituinte, inclusive recebi o título de “’Constituinte Honorário de 1989” o presidente era o Piana. Tive o privilegio de ser assessor do doutor Zelírio e quando ele se aposentou no ano de 2000 eu o sucedi nesse cargo que comanda todo o Legislativo. Quem me nomeou foi o Silvernani Santos.

Zk – Dizem que o senhor é o professor dos deputados. É mesmo?

Manvailer – Quando são eleitos, todos me procuram para saber como proceder e qual a documentação necessária, tem deles que pedem até que eu sugira o modelo do terno. Em virtude desse primeiro contato, criamos um vínculo com eles, não é que seja professor, mas, pela experiência e conhecimento o orientamos sempre. Devo esclarecer que tem uma equipe que me ajuda, que me assessora, sozinho ninguém faz nada.

Zk – Como é decida a pauta daquela seção?

Manvailer – Quem disciplina é o Regimento Interno. A Ordem do Dia é competência exclusiva do presidente, é ele que faz e faz na hora. Antigamente o Regimento previa que tinha que fazer um dia antes; hoje não, ele faz na hora, além do mais, tem aqueles deputados que querem requerer alguma inclusão de matéria e o atual Regimento já prevê isso. Através de um Requerimento que tem que ser aprovado em plenário.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER: O CONSULTOR SECRETÁRIO LEGISLATIVO DA CASA DE LEIS DE RONDÔNIA - News Rondônia

Se um projeto for obedecer aos prazos, demora um pouco para ser votado em plenário, cada projeto tem que passar no mínimo por duas comissões cujo prazo é de 18 dias para cada uma. Muitas vezes e isso é permitido, o deputado consegue que o projeto não passe pelas comissões e nesse caso o presidente nomeia um relator que faz a analise em plenário e logo em seguida o projeto é votado. Essa prática tem ocorrido muito nos dias atuais.

Zk – O que tanto o senhor conversa ao pé do ouvido do presidente durante as seções?

Manvailer – São orientações que a gente tem que passar. Em virtude de ser muita matéria em discussão, muitas vezes o presidente não guarda na cabeça quais os passos a ser dado. Por isso, preparamos um roteiro, às vezes eles se perdem até na leitura. Aqui tudo é gravado, por isso, temos que ficar orientando o que deve ser feito naquele momento. A nossa bíblia é o Regimento Interno.

Zk –  Diversas vezes a Assembléia foi alvo de ações da Policia Federal. O senhor já foi envolvido em alguma dessas ações?

Manvailer – Nunca, graças a Deus! Aqui já teve colega que saiu algemado, colegas de trabalho do RH, do Financeiro. Graças a Deus meu nome nunca foi citado.

Zk – Como funcionam as seções itinerantes?

Manvailer – A seção itinerante dar bastante trabalho. A itinerante nada mais é, do que pegarmos a Assembléia daqui e transferir pra lá. Tudo que acontece aqui acontece lá. Às vezes não dar pra levar todos porque o presidente fica reclamando das diárias. Quem criou as itinerantes foi o Carlão de Oliveira.

Zk – Por falar nisso o senhor sempre exerceu essa função?

Manvailer – Quando o Natanael Silva assumiu a presidência colocou outra pessoa nesse cargo. Eu sempre assessorei a mesa. Quando o Valter Araujo foi preso e o Hermínio assumiu, me convidou para assumir, dizendo que as pessoas me elogiavam muito. Antes disse que só voltava após a questão do Valter ser resolvida e assim que o Valter foi cassado, fui nomeado como Secretário pelo Hermínio.

Zk – Para encerrar essa conversa. Para o senhor quem foi o melhor presidente da ALE?

Manvailer – Cada presidente tem sua linha de ação, são as características pessoais e próprias. Eu considero o Carlão Oliveira pra nós servidores, como excelente presidente. Foi ele que fez essa reforma da casa. Antes dele, nosso prédio era uma tristeza. Ele resgatou a credibilidade dos servidores junto ao comercio. O José de Abreu Bianco sem dúvida foi um dos melhores presidentes. Amizael Silva fez nosso primeiro plano de cargos e salários e realizou o único concurso público até hoje, aliás, em breve será realizado o segundo concurso para a Assembléia. Em termos de valorização dos servidores veio o Hermínio Coelho. Nenhum valorizou o servidor da casa quanto o Hermínio. Um dia ele chegou pra mim e disse: Eu não gosto de servidor comissionado, gosto é de servidor estatutário.

Zk – Na realidade o senhor é concursado em qual cargo?

Manvailer – Fiz concurso e fui aprovado como Consultor Legislativo. Final do mês deve estar sendo publicada minha portaria de aposentadoria, porém, dei minha palavra ao presidente Maurão que ficarei até o final do mandato dele. Lembrando que foi o Neudir que deu o ponta pé inicial, para a construção do novo prédio que deve ser inaugurado em julho ou agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conscientização e mobilização do Plano de Prevenção às Queimadas são promovidas no entorno do Parque Guajará-Mirim

A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população local sobre o uso responsável do fogo.
L

Rondônia: chuvas muito irregulares marcam a semana

Em algumas áreas, principalmente entre o sudoeste, sul e sudeste, as precipitações praticamente cessaram.
L
Prefeitura lidera comitiva em ação de apoio às comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

Prefeitura lidera comitiva em ação de apoio às comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

Missão visa entregar cestas básicas e água, além de levar o serviço de assistência social.
L

Cantor Manim Vaqueiro cancela show em Dormentes para visitar fã internada, que faleceu em Recife

A jovem, muito querida por amigos e familiares, faleceu no domingo (19).
L

Brasileiro cria carro ultracompacto que pode ser o menor do mundo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura amplia ações de vacinação na Semana de Saúde nas Escolas

Prefeitura amplia ações de vacinação na Semana de Saúde nas Escolas

Unidades escolares estão recebendo a ação de vacinação até a próxima sexta-feira (23).
L
Divulgado resultado final dos comerciantes aprovados no chamamento público para o Arraiá da Prefs

Divulgado resultado final dos comerciantes aprovados no chamamento público para o Arraiá da Prefs

Os selecionados têm até 21 de maio de 2025 para providenciar a abertura de processo.
L

Conexão RH | Entrevista Dr. Luiz Felipe Félix de Figueiredo

Nesta terça-feira, dia 20, às 9h da manhã, vamos receber Luiz Felipe Félix de Figueiredo, cirurgião geral e residente do terceiro ano em urologia, para uma entrevista especial.
L

Amapá, Roraima e Tocantins: estados com taxas altíssimas de suicídio entre pessoas indígenas

Norte e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de automutilação entre indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

BR-364 EM RONDÔNIA: Jaime Bagattoli e Marcos Rogério promovem duas diligências para debater impactos da concessão da rodovia no estado

Os encontros aconteceram nas câmaras municipais de Ji-Paraná e Vilhena e deram voz às entidades do setor produtivo, lideranças indígenas e a população em geral.
L
Vereador Márcio Pacele destina R$ 50 mil em emenda para compra de calcário em apoio a agricultores da Ponta do Abunã

Vereador Márcio Pacele destina R$ 50 mil em emenda para compra de calcário em apoio a agricultores da Ponta do Abunã

Os distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Rio Pardo serão atendidos.
L
Cristiane Lopes destaca necessidade de duplicação e revisão dos pedágios em audiências públicas em Ji-Paraná e Vilhena

Cristiane Lopes destaca necessidade de duplicação e revisão dos pedágios em audiências públicas em Ji-Paraná e Vilhena

A primeira audiência aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na Câmara Municipal de Ji-Paraná.
L
Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Investimento de R$ 2,3 milhões vai beneficiar comunidades de Corumbiara, Cerejeiras e municípios vizinhos
L
Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Parlamentar destinou indicação ao programa e destaca importância da ação social para o Vale do Jamari
L
Publicidade

POLÍCIA

Padre é investigado por embriaguez e confusão em posto de combustíveis

Religioso teria ameaçado frentistas e quebrado garrafas em Registro; Diocese promete sanções canônicas além das civis
12
Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

Homem de 42 anos é encontrado com vida após desaparecer em área rural

As buscas mobilizaram familiares e equipes de resgate, que passaram a trabalhar com a hipótese de que o homem pudesse estar desorientado, possivelmente em decorrência de um quadro depressivo.
12
Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

Mulher morre afogada após carro capotar e cair em vala

O veículo em que ela estava com o marido, um Corsa Wind, capotou e caiu em uma vala à margem da estrada, ficando com as rodas para cima e parcialmente submerso.
18
Motociclista sofre grave traumatismo craniano após queda no Jardim dos Lagos

Motociclista sofre grave traumatismo craniano após queda no Jardim dos Lagos

Devido à gravidade, ele foi transferido para um hospital em Cacoal.
16

Policiais são afastados após vídeo flagrar agressão durante abordagem na Zona Sul

Imagens mostram homem caído sendo agredido com chutes e cassetetes; PM investiga conduta dos envolvidos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carro no centro

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carro no centro

O condutor sofreu uma fratura exposta na perna esquerda, enquanto o passageiro teve apenas escoriações leves. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
16
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte de vendedor de Cacoal em Machadinho d’Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte de vendedor de Cacoal em Machadinho d’Oeste

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu dois celulares que serão periciados para auxiliar nas investigações.
16
Três homens são presos após desacato e desobediência durante festa em empresa

Três homens são presos após desacato e desobediência durante festa em empresa

A Polícia Militar foi acionada por denúncias de perturbação do sossego no local.
12
Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo

Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo; conheça o Nanico P-50; vídeo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): LUCIANO COIMBRA FREIRE 34859560230

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Motorista e ajudante morrem após carreta tombar na BR-364

Motorista e ajudante morrem após carreta tombar na BR-364

As vítimas foram identificadas como A.F.S., de 34 anos, motorista do caminhão, e A.H.F.R., de 23 anos, que atuava como ajudante. Ambos trabalhavam para a mesma empresa, sediada em Ji-Paraná, com filial em Vilhena.
18
Homem é preso em Vilhena ao tentar renovar CNH falsa e diz ter comprado documento no Acre

Homem é preso em Vilhena ao tentar renovar CNH falsa e diz ter comprado documento no Acre

Questionado, J. confessou ter adquirido a CNH falsa por R$ 1.600,00.
10
Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, de São Paulo, são as irmãs brasileiras escolhidas entre as crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAI): VIDAL CONFECCOES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Programa Voa Brasil registra 40 mil passagens aéreas emitidas para aposentados que não viajavam há 12 meses

Programa Voa Brasil registra 40 mil passagens aéreas emitidas para aposentados que não viajavam há 12 meses

Programa oferece passagens aéreas de até R$ 200 a aposentados
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.