QUINTA-FEIRA, 02/05/2024

L

Agro

Com incentivo do Governo de Rondônia, tambaqui da Amazônia ganha sabores diferentes na culinária tradicional e gourmet

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil.

Publicado em 

Com incentivo do Governo de Rondônia, tambaqui da Amazônia ganha sabores diferentes na culinária tradicional e gourmet - News Rondônia

O peixe no rio é atração turística, demonstra toda a biodiversidade da Amazônia. Atrai turistas interessados na pesca, principalmente na modalidade esportiva. Mas os peixes, numa região como a Amazônia, são muito mais que uma atração esportiva. Com o incentivo do Governo de Rondônia, um dos principais produtos da piscicultura do Estado vai chegar às mesas dos brasileiros com a realização do 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, no próximo dia 19 de setembro.

Com incentivo do Governo de Rondônia, tambaqui da Amazônia ganha sabores diferentes na culinária tradicional e gourmet - News Rondônia

O evento está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil. Os peixes do festival têm várias fontes: doação de piscicultores, compra de prefeituras e do Executivo Estadual, por meio de Termo de Fomento entre Sedi e Acripar que realizou a compra do pescado.

PRIMÓRDIOS

Mas para entender como o tambaqui ganhou toda essa proporção precisamos voltar no tempo. Os peixes são à base da alimentação da população desde os primórdios, com um modo diferenciado de pesca e preparo. Cultura que se adaptou e se espalhou para outras regiões aumentando a importância da cadeia produtiva e econômica do peixe, em especial o tambaqui, cujo sabor agrada os paladares mais exigentes.

PESCA INDÍGENA

Do caboclo da Amazônia ao ribeirinho, passando pelos indígenas, todos os povos têm uma ligação especial com os peixes de qualquer espécie. Rubens Suruí, hoje com 32 anos, conta que aprendeu ainda criança a pesca tradicional indígena Paiter Suruí.

“A pesca envolve geralmente toda a comunidade. Os Paiter usam tanto o arco e flecha quanto o timbó, que é um cipó que são tradicionalmente usados para atordoar os peixes e ajudar na pesca, porque os peixes começam a boiar e podem ser facilmente apanhados à mão, mas não ficam impróprios para o consumo porque se recuperam ao serem deixados na água. Esse processo pode levar o dia inteiro e as pescarias duravam até uma semana”, explica o indígena.

Antes do contato, Rubens conta que, como nas aldeias não tinha energia elétrica, a forma de conservar o peixe era assar na folha de babaçu. “Nós dividimos, em pequenos pacotinhos e assim o peixe durava de três a quatro dias. Só abríamos o pacotinho que seria consumido. A folha conserva o peixe”, ensina.

O preparo do peixe continua bastante tradicional e o consumo é sempre em comunidade. “Os Paiter Suruí costumam ainda usar a folha do babaçu e não de bananeira para enrolar o peixe limpo; o peixe cozinha lá dentro e fica bem molinho. O sabor fica muito diferente. É o processo de cozinhar o peixe na brasa que a gente chama de “moqueado“, sem salgar porque os antigos não gostam de comida salgada, é mais saudável. Diferente dos mais novos que já preferem a comida mais temperada. O peixe é assado é dividido entre todas as famílias que pescaram e depois de pronto a gente come com cará, biscoito de milho”, compartilha Rubens sobre a cultura tradicional Paiter Suruí.

Hoje em dia o indígena conta que é bem diferente do tradicional. “Alguns usam equipamentos de pesca, em algumas aldeias os indígenas tem investido em tanques de piscicultura também para a produção do tambaqui para o consumo interno da comunidade. Mas os antigos ainda preferem o peixe do rio que tem um sabor diferente”, salienta o indígena.

PESCA RIBEIRINHA

Já o ribeirinho, morador do distrito de Calama no Baixo Madeira, Adalberto Pantoja Nascimento de 61 anos, desde novo costumava pescar da forma tradicional, mas com tarrafas e malhadeiras. “Eu pesco há mais de 30 anos e aprendi só observando os outros pescadores. É um instinto natural para quem nasce aqui. Pescar é um modo de sobreviver. Gostamos de peixes e temos que saber pescar. O tambaqui é um peixe especial, que navega por lua. O tambaqui é brigão, tem uma força enorme como a jatuarana. O maior que eu já pesquei tinha 15 quilos, mas hoje é difícil encontrar no rio tambaqui desse tamanho”, comenta.

TAMBAQUI

O tambaqui, cujo nome científico é Colossoma macropomum, também é conhecido pelos nativos da Amazônia como pacú vermelho. O peixe de água doce e de escamas pode alcançar cerca de 110 centímetros de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobrepesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. É uma espécie com sabor diferenciado por se alimentar de frutos ou sementes.

Já a  produção de tambaqui em regime semi-intensivo é um dos pontos fortes da piscicultura rondoniense, com enorme potencial de crescimento devido a grande disponibilidade de recursos hídricos na região e a participação massiva dos pequenos produtores. Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água.

DO RIO PARA A MESA

Devido ao sabor, o tambaqui é o ingrediente principal de muitas preparações e carro-chefe no cardápio de muitos restaurantes, seja em receitas tradicionais ou inovadoras. Neste restaurante, o empresário Adriano Amaral, investiu em várias receitas a base de tambaqui. “O tambaqui é o nosso prato principal, aproveitamos quase que na totalidade, diferente de antigamente que de 100 quilos cerca de 20 quilos não eram aproveitados nos restaurantes. Hoje, nós só descartamos a espinha e ainda não conseguimos ainda fazer uma receita com a pele, mas estamos testando.

Com a cabeça e o rabo do peixe fazemos a famosa caldeirada. A costela que vai em várias receitas, temos também o filé do lombo que fazemos o tambaqui a parmegiana; quando assamos e desfiamos e fazemos o escondidinho; o pastel, enfim vários pratos elaborados”, destaca o proprietário.

PREPARO

Na cozinha, o empresário mostra o passo a passo de um dos principais pratos servidos no restaurante: tambaqui assado na brasa sem espinha. Na banda do tambaqui já limpa e sem as espinhas, ele acrescenta uma pasta de temperos que inclui colorau (urucum), cebola picada, cheio verde, alho, chicória, sal, azeite e limão. O tempero é colocado sobre o peixe, incluindo as entranhas, deixando a cor diferente e o sabor sensacional depois de assado na brasa.

Segundo o empresário, dono de um dos três principais restaurantes localizado na Vila da Candelária, em Porto Velho, que fizeram do tambaqui o ingrediente principal no cardápio, juntos chegam a atender cerca de duas mil pessoas somente no domingo, a maioria turistas de outros estados.

A engenheira de alimentos Renata Sacilotto, que veio de São Paulo e escolheu o tambaqui assado para experimentar disse que acha muito saboroso. “Um peixe bem agradável, não é muito forte. Eu já comi tambaqui em outros estados e pela primeira vez estou comendo aqui”.

Já o professor Assis Hotong, descendente de chineses, mas que nasceu em Rondônia, está acostumado com o sabor do tambaqui. “A carne desse pescado é tenra, e quando é servido sem a espinha é muito melhor. É minha opção número um, é muito nutritivo e se adequa à culinária local acompanhado de outros ingredientes como arroz, farinha. Ele pode ser feito de várias formas, assado, caldeirada, moqueado, é o meu preferido”, salienta.

VALORES NUTRICIONAIS

O tambaqui está entre os peixes com maior valor nutricional. É rico em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo. Lembrando que é na carne do lombo do peixe que se concentra a maior parte dos nutrientes.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Maior feira de agronegócio da Região Norte, acontece entre os dias 20 e 25 de maio.
L

Programação da Rondônia Rural Show Internacional é divulgada pelo Governo de RO

As palestras e workshops vão abordar temas como tecnologia, sustentabilidade, manejo e criação de animais
L

Potencial apícola de Porto Velho atrai produtores em busca de uma nova renda

A atividade tem se tornado cada vez mais frequente no ambiente da agricultura familiar
L

Programa Mais Produção/Calcário fortalece Agricultura Familiar em Rondônia

O programa fornece condições adequadas para que os agricultores possam plantar e colher com mais eficiência
L

Cerimônia de formatura marca encerramento dos módulos de formação do projeto Viveiro Cidadão em Rolim de Moura

A parte formativa do evento trouxe palestras sobre o acesso às políticas públicas na agricultura familiar, tendo como propósito fomentar a geração de renda e a segurança alimentar das famílias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PVH-RO: vítimas de explosão em apartamento na zona sul seguem internadas

Mãe persiste com quadro gravíssimo.
L

Família pede ajuda para encontrar familiar que está desaparecido desde o dia 27 de abril

Se alguém viu ou tiver informações, a família pede que entre em contato com a irmã dele pelo número 69 992009925.
L

Lançamento da Semana no Cine Araújo: ‘O Dublê’

A distribuição é feita pela renomada Universal Pictures, garantindo uma produção de alta qualidade.
L
Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Christina Pontes revela os segredos de suas coreografias e o impacto da dança em Rondônia.
L
Agenda News: Rock na veia, confira a programação musical do Grego Original Pub

Agenda News: Rock na veia, confira a programação musical do Grego Original Pub

Happy Friday, Feijuka com Roco e Rock Night prometem um fim de semana inesquecível de muito rock.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012.
L

Dra. Taíssa solicita contratação de médico cardiologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente.
Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Deputada destinou o recurso e a unidade deve ser inaugurada em junho.
L
Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Pedido tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento educacional da região.
L
II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Evento é voltado para todos os assessores da Casa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

A motociclista seguia em direção a BR-364, quando o condutor do veículo fez uma conversão proibida na via e causou a colisão que derrubou a vítima no asfalto.
14
PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

O objetivo principal da operação é intensificar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais, com foco no combate aos mais diversos crimes ambientais.
10
Carro é destruído por incêndio na zona leste

Carro é destruído por incêndio na zona leste

Moradores próximos contaram que escutaram o barulho de explosão, depois viram o carro modelo Fiesta em chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros.
12
polícia

Jovem pede ajuda em posto de saúde após ser atacado a tiros

Mesmo ferido o jovem saiu correndo até cair todo ensanguentado em frente ao posto de Saúde Maurício Bustani na Avenida Jorge Teixeira.
16
URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Paz no trânsito começa por você” é reforçada com ações da Lei Seca realizadas pelo Detran-RO

Lei Seca tem o objetivo de retirar do trânsito motoristas estão dirigindo sob efeito de álcool
L

Fiscalizações voltadas ao saneamento básico nos municípios visam melhorias dos serviços ofertados aos rondonienses

As fiscalizações da Agero ocorreram em quatro municípios do Estado
L

MPRO promove palestras no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

As exposições contarão com transmissão online, possibilitando maior alcance.
L

Tudo em um só lugar: Crea-RO lança aplicativo multifuncional para profissionais e usuários

Segundo o presidente do Crea-RO, Engenheiro Mecânico Edison Rigoli, o novo aplicativo torna todo o processo mais acessível e eficiente.
L

Aula show de empreendedorismo e projeto de vida acontece no Palácio das Artes, nesta sexta-feira

Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida acontece nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L

Homenagem ao Dia Nacional da Empregada Doméstica contou com mais de 200 atendimentos

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres agradece a colaboração de parceiros
L
Ações para regularização fundiária de propriedades da área Militão – Lote 02, seguem até sexta-feira (3) 

Ações para regularização fundiária de propriedades da área Militão – Lote 02, seguem até sexta-feira (3) 

As pessoas atendidas na primeira fase devem procurar o Incra até sexta-feira (3) para dar continuidade na regularização da propriedade.
L
Campanha Educativa busca cumprimento do Código de Postura Municipal

Campanha Educativa busca cumprimento do Código de Postura Municipal

Ações de orientação seguem por todas as regiões da capital.
L
 PS Especial 2024 – Resultado final de seleção via notas do Ensino Médio

 PS Especial 2024 – Resultado final de seleção via notas do Ensino Médio

A próxima etapa prevista nos cronogramas do PS Especial UNIR 2024 será a convocação dos aprovados para matrícula em primeira chamada. 
L
Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

O evento promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-14 em parceria com o Instituto Chance abordou temas relevantes para o ingresso de forma segura de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
L