DOMINGO, 25/05/2025

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' – Por Professor Ruzel Costa

A volta às aulas para muitos é sinônimo de alívio e alegria, além, também do combate á depressão e a evasão escolar.

Publicado em 

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Mais de 01 ano e meiode Pandemia da Covid 19, mas com o declínio da contaminação, o avanço das vacinas, da diminuição dos óbitos, bem como também das hospitalizações, a maioria dos estados retornou as atividades presenciais, ainda oferecendo o ensino hibrido e remoto. A volta às aulas para muitos é sinônimo de alívio e alegria, além, também do combate á depressão e a evasão escolar. Logicamente esse retorno deverá seguir todos os protocolos do Ministério da Saúde e das secretárias estaduais e municipais.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

O Professor teve que si reinventar, estudar para ensinar, estudar novos métodos, além de  conhecer as ferramentas “on line” para a continuação das aulas, evitando assim um prejuízo maior para os estudantes e seus familiares.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Com o retorno das aulas presenciais, escutamos muitos comentar “agora sim os professores vão trabalhar de verdade”. No entanto, “peraí”, os professores transformaram suas casas, apartamentos em sala de aula, aprenderam as ferramentas disponíveis, buscaram metodologias. Conseguiram vencer obstáculos, a internet que não suporta (caí), muitos tiveram que arcar para ter acesso aos planos de internet, além do  barulho de todos os tipos, da participação especial do (s) filho(s), de parentes e vizinhos e até dos animais domésticos.

Apesar da nossa formação acadêmica, não estávamos preparados para essa nova modalidade de ensino. Os professores juntamente com os Trabalhadores da saúde, merecem todo nosso respeito, admiração e valorização.  

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Nesse dia comemorativo, muitos políticos fazem aqueles velhos discursos sobre a importância dos professores, e tal…, mas sem propostas, sem projetos efetivos que poderiam contribuir para que os docentes exerçam com maissegurança a profissão. Muitos não lembram que graças aos professores estão em um mandato eletivo ou estão no mundo político.   

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

O dia mundial do Professor é celebrado em 05 de outubro pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) órgão da ONU, comemorado  desde 1994, para celebrar a aprovação, em 05 de outubro de 1966, a Recomendação juntamente com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Estatuto dos Professores.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

No dia 15 de Outubro, pois em 1827, o Imperador Dom Pedro I assinou a primeira lei sobre o ensino primário, e é conhecida comumente como Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, sendo considerado um marco no Brasil, por ter sido a primeira a regulamentar questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro.

Para a discente Manuela Stanguerlin “Para mim, não existe maior honra do que ser professor. Apesar dos salários pouco valorizados e falta de apoio, os professores sempre estão ali, lutando pela educação e assumindo o peso de ajudar a construir um futuro melhor. Ademais, ser professor vai além de ensinar, ser professor é ser inspiração e exemplo, ainda mais em tempos pandêmicos, como o que andamos vivendo. Ser professor em plena quarentena é arranjar energia em meio de tanta exaustão, é dar aula para dezenas de câmeras fechadas, e procurar diversos meios para poder continuar ensinando.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

E ser aluno, é o melhor estágio da vida, aonde dentro da nossa ignorância sempre teremos uma luz para nos guiar, alguém para nos encaminhar. Ser aluno é poder observar e absorver cada lição de dentro e fora de sala, e poder reconhecer, que não há melhor profissão do que aquele que nos ilumina, que não existe maior honra do que ser professor”.

Parece que o Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em 15 de outubro de 1933, com uma missa e sessão cívica no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu da Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal – Rio de Janeiro e ficou conhecido como Dia do Primeiro Mestre. Seu objetivo era dar às pessoas ocasião para demonstrarem a gratidão ao seu primeiro professor. A primeira comemoração de um dia inteiramente dedicado ao professor ocorreu na cidade de São Paulo, no Ginásio Caetano de Campos, por iniciativa de alguns professores, em 15 de outubro de 1947. A celebração foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e nos anos seguintes pelo país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.     

O discente do Curso Técnico em Informática Amizael Ygor Oliveira Cavalcante compartilha “Desde pequeno nós temos uma pessoa ao nosso lado, nos ensinando, nos ajudando e nos acompanhando até nos formar. Os professores são peças fundamentais na vida de qualquer aluno, são eles que nos mostra coisas que nós não conhecemos e passamos aprender por conta deles.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Os professores se superam cada vez mais nós mostrando suas forças, mesmo em tempos difíceis, nessa pandemia os professores tiveram que se reinventar para dar o melhor ensinamento possível remotamente e mesmo com essa dificuldade, eles não desistiram e continuaram dando o seu melhor para nós, alunos. 

Para nós, alunos não foi nada fácil também, mas conforme foi passando o tempo, fomos nos acostumando, foi muito difícil mas nós conseguimos aprender o máximo possível, apesar da dificuldade e muito desse aprendizado foi graças aos professores.

Obrigado Professores por tudo”.

15 de Outubro dia do Professor: 'O que seria do mundo sem o Professor?' - Por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

DECRETO nº 52.682, de 14 de outubro de 1963 – Declara feriado escolar o dia do professor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, Decreta:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.

Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.

Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.

João Goulart.

O Professor Mayone Lima compartilha Em meus 18 anos de docência sempre me deparei com a pergunta: Por que lecionar? Ela retorna em reflexões pessoais ou por perguntas da própria sociedade.

A resposta dessa pergunta, em verdade, são várias respostas. O ambiente criativo que a sala de aula propicia é uma dessas respostas, uma aula nunca é igual a outra, a relação professor+ conteúdo + aluno sempre cria novos resultados.

A troca de vivências em sala é algo sempre garantido em uma sala de aula, oferta contínua de experiências, alguém sempre apresenta um olhar inovador para algo cotidiano.

Outra resposta é a própria liberdade de buscar novas formas de exercer minha ação educacional. Como renovar a forma de apresentar um conteúdo, uma nova mídia e outras possibilidades de renovação do ato de lecionar.

E, entendo, mesmo que o momento histórico não valoriza isso, que a formação de um povo passa por sua educação, para o mal ou para o bem.

Não apenas a educação como sala de aula, mas também como troca de conhecimentos na sociedade, a sala está na sociedade. Está?”

Professor Ruzel Costa Colégio e Curso Sapiens e IFRO – Calama – Porto Velho – RO

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia reforça compromisso com a sustentabilidade na 15ª reunião do GCF Task Force

Evento internacional discute nova economia florestal e fortalece parcerias para o desenvolvimento sustentável
L

Governo de Rondônia reduz taxa de georreferenciamento para quem não tem direito à gratuidade

As taxas se aplicam exclusivamente à imóveis em áreas estaduais acima de 60 hectares, que não se enquadram nos critérios de gratuidade da Lei nº 4.892/2020.
L
Governo de Rondônia realiza entrega de materiais para recuperar 812 nascentes em Pimenta Bueno

Governo de Rondônia realiza entrega de materiais para recuperar 812 nascentes em Pimenta Bueno

O projeto é coordenado pela Sedam, com apoio da Prefeitura.
L
Missões Internacionais: Sebrae Rondônia traça rota global para os pequenos negócios

Missões Internacionais: Sebrae Rondônia traça rota global para os pequenos negócios

Iniciativa aposta na internacionalização para levar micro e pequenas empresas de Rondônia ao mercado mundial
L
Dupla sertaneja de Rondônia gravará DVD com participações de Clayton e Romário, Panda e Felipe Araújo

Dupla sertaneja de Rondônia gravará DVD com participações de Clayton e Romário, Panda e Felipe Araújo

A dupla Mayke e Rodrigo irá gravar o DVD em Goiânia no próximo dia 28 de Maio e projeto será intitulado como “Panela de Pressão”. O DVD ainda terá participações de Kaique e Felipe, João Gustavo & Murilo e Noobreak.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho perde para o Luverdense fora de casa pela Série D

Time rondoniense sofre pressão e é derrotado por 1 a 0, com gol de Felipinho, no estádio Passo das Emas
L

Iveco Capital anuncia novos planos para compra de veículos comerciais

Condições especiais de financiamento podem impulsionar vendas no setor de transporte
L

Prefeitura de Porto Velho dá início ao calendário junino com o Arraiá da Prefs no Parque da Cidade

Milhares de pessoas prestigiaram a festa junina que tomou conta do Parque da Cidade
L
Entenda por que ser CLT virou motivo de piada para os jovens

Entenda por que ser CLT virou motivo de piada para os jovens

Jovens rejeitam trabalho com carteira assinada por associação à precariedade e influências das redes sociais
L

Abdominoplastia com cicatriz discreta e sem corte no umbigo? Com Dr. Marcelo Almeida, isso é possível

Técnica moderna redefine o abdômen com naturalidade, menos invasão e cicatriz reduzida
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo prestigia final da Copa dos Veteranos na zona sul de Porto Velho

Parlamentar desejou sucesso aos finalistas. “Estou muito feliz em poder ajudar aqui no Campo do 13”, afirmou.
L

JAIME BAGATTOLI: Em Ariquemes, senador entrega van para o transporte de pacientes em hemodiálise

Senador também anunciou emenda para reforma estrutural da feira do município
L
Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Parlamentar cobra patrolamento e cascalhamento para garantir segurança e escoamento da produção
L
Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Parlamentar cobra urgência em patrolamento e encascalhamento para garantir segurança e desenvolvimento regional
L
Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Essa união de esforços, marcada pela empatia e responsabilidade, tem sido essencial para o fortalecimento da pauta e para a construção de um consenso em torno da importância da nova convocação.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende bando de facção com arma antes de fazer ataque a rivais na zona leste

O flagrante ocorreu no bairro Cascalheira, zona leste de Porto Velho.
12

Morador de rua é preso furtando tampa de bueiro na frente do TJ

Ele foi abordado pelos policiais e encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10

Idoso é preso após tentar matar cunhado a pauladas na zona sul

De acordo com informações apuradas, o suspeito chegou ao local embriagado, pegou uma faca e começou a xingar e ameaçar o cunhado. Em seguida, foi até o apartamento onde mora.
14

Homem leva tiro no rosto durante ataque no Cristal da Calama

O rapaz ferido foi socorrido para a UPA Leste e, posteriormente, transferido ao Hospital João Paulo II.
12
Polícia Civil e Canil da PM realizam operação em ponto de tráfico e levam sete pessoas à UNISP

Polícia Civil e Canil da PM realizam operação em ponto de tráfico e levam sete pessoas à UNISP

O endereço estava sob investigação por ser suspeito de servir como ponto de venda de entorpecentes.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025

Atuação em “O Agente Secreto” é reconhecida internacionalmente, destacando o talento brasileiro no cinema mundial
L

Esquema de segurança da Rondônia Rural Show 2025 é reforçado

Com o uso de equipamentos modernos e estratégias bem definidas, a expectativa é de mais uma edição segura e tranquila.
L
Rondônia participa de debate sobre preservação ambiental na Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

Rondônia participa de debate sobre preservação ambiental na Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância do encontro para a preservação ambiental.
L

Momento Agro | Entrevista Antônio Almeida e Jucilene Braitenbach

Neste sábado, dia 24, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista imperdível sobre os desafios para a piscicultura no estado de Rondônia.
L

Puerto Madero: o coração moderno de Buenos Aires

Visitei a Argentina e vou te mostrar a região mais bela da capital, em que a carne é uma das melhores do mundo.
L
PM prende mulher em cumprimento de mandado por tráfico de drogas

PM prende mulher em cumprimento de mandado por tráfico de drogas

A ação ocorreu após a confirmação de um mandado de prisão expedido pela Justiça, que determina o cumprimento de pena em regime semiaberto por envolvimento com tráfico de drogas.
14
Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PTRAN

Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PTRAN

O suspeito, identificado pelas iniciais J.A.S., já estava sendo procurado pela Justiça. Durante patrulhamento, os policiais o reconheceram e realizaram a abordagem, efetuando a prisão.
12
Apenado foragido após "saidinha" é recapturado pela Polícia Militar

Apenado foragido após “saidinha” é recapturado pela Polícia Militar

Com mandado de prisão em aberto, ele foi abordado pelos policiais e preso na hora.
10

De Porto Velho para o sucesso: a história da marca “Pão de Queijo – Amor do Campo”

Ivan Lopes da Silva compartilha sua trajetória de superação, qualidade e visão empreendedora no programa Momento Empresarial
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.