TERÇA-FEIRA, 06/05/2025

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário

Publicado em 

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Vila Nova Samuel, RONDÔNIA – A falta de escuta por parte da atual gestão da Coordenadoria Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), depois de alertada sobre ocupações de entorno de áreas de proteção só vem sendo contida após ações do Judiciário Federal nesta parte do bioma entre Porto Velho e Candeias do Jamari.

Por conta dessa situação, inúmeros ex-executores da 17ª Superintendência Regional do INCRA e do IBAMA nessa região do Vale do Jamari, em Rondônia, ‘sempre em conflito entre posseiros, esses casos só se ampliam em virtude de uma suposta prevaricação de parte de agentes públicos’, é o que afirma advogada ex-integrante do Projeto de Assentamento na Linha 50.

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Sob anonimato, ela diz que a ‘situação da LP 50 só chegou aonde chegou face à falta de vistorias finais nos lotes entregues aos agricultores, apesar de selecionados e assentados’. Segundo disse, ‘a questão das prevaricações atribuídas entre órgãos de controle abriu caminho às ocupações irregulares’, Inclusive de áreas de proteção.

No caso específico de parte da Floresta Nacional de Jacundá, outros interlocutores que atuaram nessa região em constante conflito agrário e ambiental afirmam que, ‘os manejos industriais também em possíveis crimes ambientais não seriam apurados devidamente pelos órgãos de controle e isso abre lacunas para que serrarias terceirizadas assumam papel de prepostas na extração ilegal de madeiras, dentro e fora das áreas protegidas’.

Outro aspecto dessas supostas ilegalidades, um dos criadores do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) sob a responsabilidade do INCRA rondoniense, ‘o órgão loteou a área, fincou marcos divisórios e assentou as famílias’ cujo objetivo seria a participação das famílias na extração e dessa sobrevivessem, muito antes da criação da FLONA de Jacundá, em 2004.

Com a decisão tomada pelo Juízo Federal (5ª Vara, em Porto Velho), cerca de 600 famílias, a partir do último dia 6, estão desobrigadas a permanecerem na área ocupada na divisa entre a FLONA e Linha 50, essa ainda sob a responsabilidade da 19ª Superintendência Regional do INCRA, em Rondônia.

Em contato com o Jornalismo Investigativo de o NEWSRONDÔNIA no sábado (10/09), se achando sem espaço na mídia corporativa devido a ampla divulgação da decisão do Judiciário Federal que decidiu pela desafetação das áreas ocupadas feita por emissoras de rádio e TV, famílias se disseram ‘inconformadas por não nos escutar em nenhum momento’, afirma Raimundo da Silva Marques, 73, que diz ter sido expulso de sua terra na região do Alto Rio Ji-Paraná por fazendeiros.

Na opinião das Associações de Agricultores Familiares e Extrativistas ao longo das Linhas 21, 35, 45 e 50 e do entorno da Floresta Nacional de Jacundá, as entidades afirmam que, ‘atenderemos, sim, a decisão da Justiça’. Porém, entre as várias competências deixadas de lado pelo ICMBIO, IBAMA e o INCRA, ‘está a de nós sermos ouvidos pela Defensoria Pública da União (DPU) durante o cumprimento do processo de reintegração, fazendo valer o cumprimento dos programas de reforma agrária, um padrão de normas do próprio Governo Federal’.

PEQUENO HISTÓRICO – Sem o cumprimento das linhas aditadas nos Programas Estadual e Federal de Reforma Agrária (PNRA & PERA), respectivamente, ocupações advindas dos anos 2004-21, no Vale do Jamari, mais que dobraram nesse período.

As maiores ainda ocorrem no Vale do Jamari numa eterna disputa entre posseiros da União, atesta uma das Executoras do PA do INCRA em Vila Nova Samuel – hoje, advogada especializada em Direito Agrário e Ambiental.

Diante dessa situação, sem terem para aonde ir, há informações de que 600 famílias que estariam na disputa de terras do entorno da Floresta Nacional de Jacundá – parte delas integraria o Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e o PA do INCRA, em Vila Nova Samuel – de que ocupem lotes em poder de servidores públicos nas Linhas 21,35, 45, 50 e 60 ainda em discussão no âmbito do Judiciário federal e Estadual.

Na decisão da Justiça, famílias em questão estão obrigadas a deixar a área ocupada desde o passado 6 até o próximo dia 16, ‘de forma voluntária e espontânea, foi a informação obtida pela Reportagem no âmbito da Advogacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Regional da República (PRR-RO), Coordenadoria Regional do ICMBIO, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e em Brasília junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e nas Comissões de Justiça da Câmara e Senado Federal.

No Congresso e na Ordem dos Advogados, em Brasília, a reportagem deste site de notícias consultou, ainda, na sexta-fera (10/09), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos sobre a possibilidade de adiamento do pedido de reintegração da FLONA de Jacundá e seu entorno,  foram unânimes em afirmar que, ‘é possível’.

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário, ou seja, ‘o retardo demandaria em outras decisões’.  

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Integração entre Agência Reguladora e de Desenvolvimento busca otimizar recursos e serviços

Nova agência garante maior clareza administrativa e capacidade ampliada para enfrentar desafios complexos
L

Emdur tem reestruturação administrativa aprovada pelos vereadores da capital

Mudanças visam a melhoria dos serviços da empresa municipal
L
Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

A participação popular é necessária para que a gestão municipal tenha um plano de governo transparente, justo, eficaz e que vá de encontro às necessidades da população.
L
Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Feira tradicional traz itens culturais e gastronômicos das regiões, além de muita música ao vivo
L
Receita Federal libera consulta a lote de restituição para 279,5 mil contribuintes da malha fina nesta quarta (23)

Nota Oficial – Receita Federal reforça compromisso com a legalidade e a impessoalidade administrativa

A instituição dispõe de estruturas internas voltadas à apuração de eventuais desvios de conduta funcional e à revisão de procedimentos administrativos.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News entrevista Viviane Frota sobre os mitos e benefícios da harmonização facial

Nesta terça-feira, dia 06, às 17h, o Agenda News recebe Viviane Frota, especialista em Estética Avançada, para uma conversa esclarecedora sobre harmonização facial.
L

Giro News | Entrevista Geraldo Sena, secretário da Semob

Nesta terça-feira, dia 06, às 16h, o Giro News recebe Geraldo Sena, secretário municipal de Obras.
L

Aprovado projeto da Prefeitura de Porto Velho que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população.
L

Com a chegada de maio e a aproximação do fim do inverno amazônico, as chuvas cessam aos poucos

Na previsão da semana, Rondônia continua fora do mapa das grandes precipitações que têm o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá com os maiores volumes.
L

Agenda News: Dia das Mães no Soluna Med SPA – presenteie com relaxamento e bem-estar

Com um menu exclusivo, massagens restauradoras e um ambiente acolhedor, o Soluna Med SPA oferece experiências memoráveis para tornar essa data ainda mais especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa participa da campanha “Maio Laranja” em apoio à conscientização

O público foi surpreendido com iniciativa que visa o combate à exploração e abuso sexual contra menores.
L

Dra. Taíssa participa de evento em homenagem ao trabalhador e ouve demandas em União Bandeirantes

Deputada prestigia celebração ao Dia do Trabalhador e ouve reivindicações da comunidade local
L

Cláudia de Jesus solicita obras na RO-418 para resolver problemas de drenagem em Cacoal

Parlamentar cobra providências do DER para evitar alagamentos.
L

Deputada Ieda Chaves apoia pedido por planos estaduais de enfrentamento à violência contra mulheres

Parlamentar aponta a ausência de estratégia e ações robustas para reduzir os índices de criminalidade.
L

Comissão aprova medida que assegura atendimento psicológico a vítimas infantis de abuso

Votação ocorreu durante a 27ª reunião ordinária do colegiado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5° faz cerco e prende faccionado com moto roubada no Porto Madero

Segundo informações apuradas no local, a guarnição recebeu denúncias sobre a presença de um foragido da Justiça.
10

Motorista de Gol abre porta e derruba sargento da PM na Guaporé

Com o impacto, o militar sofreu algumas escoriações leves
12

Casal é flagrado transportando drogas em caminhonete da Prefeitura de Guajará-Mirim

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil.
10
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Os delitos relacionados às ocorrências são lesão corporal e embriaguez ao volante
10
GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipam adota reestruturação para otimizar atendimentos e reforçar valorização dos servidores

Projeto de reestruturação do Ipam corrige distorções, fortalece a assistência médica e moderniza a gestão com responsabilidade fiscal
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO-AGE: MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO NA RESTAURAÇÃO

Rua Ilário Maia, nº 831, Bairro/Distrito Jaci Paraná – Porto Velho/RO
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE – INSTITUTO CANDELÁRIA DE PORTO VELHO – RO

Av. Imigrantes, 2743, bairro São João Bosco, Porto Velho – RO.
L
Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Em publicação, Jotinha destacou a importância da data e reforçou o reconhecimento pelo trabalho do parlamentar em prol do município.
L
Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Valor equivale a 77% do saldo de toda a balança comercial brasileira
L
Documentário "Batidas do Berimbau" destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário “Batidas do Berimbau” destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário destaca a força da capoeira em Vilhena como símbolo de resistência, identidade e tradição cultural.
L
Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Parlamentar deu declarações ofensivas contra deputada Gleisi Hoffmann
L
Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Cosméticos e roupas são os itens mais citados pelos consumidores
L
STF autoriza 15 testemunhas de defesa para Bolsonaro em ação sobre plano golpista

STF forma maioria para tornar réus sete acusados de participação em trama golpista durante governo Bolsonaro

Grupo é acusado de propagar fake news sobre urnas eletrônicas
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.