TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), pesquisadores da USP criaram um índice de segurança.

Publicado em 

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico são medidas básicas para evitar a transmissão do coronavírus, mas somente elas não garantem a segurança na reabertura das escolas.

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Um levantamento com dados públicos de cinco estados sobre medidas para o retorno às aulas presenciais aponta falhas nos protocolos analisados, considerando o que a ciência já apontou como seguro para impedir a transmissão de coronavírus (como o uso de máscaras e o escalonamento no transporte até a testagem).

O resultado sinaliza risco de aumento de transmissão na reabertura das escolas, caso os protocolos não sejam revistos.

Foram analisadas medidas de Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes estados foram escolhidos por serem representativos nas respostas à pandemia, segundo os pesquisadores.

A pesquisa é liderada pela professora de ciência política da USP, Lorena Barberia, que é doutora pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em administração pública e governo, além de coordenadora da Rede de Pesquisa Solidária, que analisa as políticas públicas adotadas na pandemia. Fazem parte também os alunos pesquisadores Luiz Cantarelli e Pedro Henrique De Santana Schmalz, da USP.

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), os pesquisadores criaram um índice de segurança para o retorno às aulas presenciais.

A média das pontuações coloca os estados com notas baixas, de 30 a 59, enquanto o máximo é 100.

"São protocolos com notas moderadas, outros com níveis piores. E estão discutindo reabertura em um momento de aumento de transmissão. Se você vai abrir escolas em momento de elevado risco de transmissão, seu protocolo precisa ser superseguro", afirma Barberia.

"Mesmo nas medidas mais simples, como incentivo ao uso de máscaras, nenhum estado teve nota máxima porque não especificam que tipo de qualidade será exigido", afirma Luiz Cantarelli, coautor do estudo, durante apresentação dos dados em um seminário virtual do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

A medição do nível de gás carbônico, importante para saber se há ventilação adequada em um espaço, também não está prevista em nenhum estado, destaca Cantarelli.

Só foram consideradas ações formalizadas pelos governos estaduais, sejam elas decretos, portarias, textos em sites, comunicados oficiais. Anúncios sem regularização não foram considerados.

Os critérios foram escolhidos com base em estudos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) indicando medidas efetivas para interromper a transmissão de Covid-19, afirma Barberia.

Índice de segurança do retorno às aulas presenciais

Para criar o índice, foram considerados os oito itens abaixo. Para cada característica dentro deles, há pontuações diferentes.

Distanciamento: é considerado se as escolas estão preocupadas com o posicionamento das mesas, o tamanho das turmas e se há medidas para evitar a aglomeração e concentração de alunos no espaço.

Ensino remoto: procura-se levar em conta três diferentes aspectos. O primeiro é como está sendo feita a transmissão do ensino (se por internet, rádio, televisão). Também se há ações para distribuir chips, tablets, ou algum outro tipo de material para aumentar a inclusão. Neste item entra também se há supervisão do aluno, ou seja, se a escola interage e acompanha os alunos de perto, ou se só transmite e não se preocupa se aluno estava ou não presente, se assistiu a aula ou não assistiu, por exemplo.

Higiene: neste ponto é avaliado se há álcool em gel, se houve preocupação em aumentar a limpeza dos espaços.

Imunização: Barberia indica que neste ponto foi avaliado se os professores estão sendo priorizados na campanha de imunização do estado.

Máscaras: é avaliado se há incentivo ao uso de máscaras, não só dizendo se é obrigatória, mas também descrevendo que tipo de máscara é considerada, e se há distribuição em quantidade suficiente para o uso seguro, explica Barberia.

Testagem: os pesquisadores avaliaram os protocolos de teste quando há um caso suspeito e quais as ações recomendadas. Por exemplo, se professores são mantidos em quarentena, se há isolamento da turma toda onde há caso suspeito, ou somente do aluno; se há testes previstos para quem teve contato com casos suspeitos, e se há testes aleatórios na comunidade escolar para indicar casos assintomáticos.

Transporte: estados que planejam alterar o início e fim das aulas para evitar horários de pico pontuam mais do que outros que não adotaram ações semelhantes, afirma Lorena Barberia. Isso diminui a exposição de alunos, professores de funcionários durante o deslocamento, explica a pesquisadora.

Ventilação: neste quesito é avaliado se as salas e espaços onde estão os estudantes possuem ventilação suficiente para evitar a contaminação por Covid-19; se os protocolos priorizam uso de espaços abertos para as aulas e se indicam evitar aulas de maior risco de transmissão, como aulas de canto.

O índice foi elaborado considerando políticas claras e formalizadas em plataformas oficiais dos governos, afirma Barberia.

"Um dos problemas é que não temos protocolos uniformizados. Não há clareza sobre o que é necessário e cada estado está criando o seu. Em geral, não temos coordenação nem critérios comuns. É preocupante, porque precisamos pensar que há estados com capacidades e recurso diferenciados e podemos imaginar que o mesmo ocorre nos municípios. Isso quer dizer que as pessoas não entendem onde investir para garantir mais segurança nestas escolas", analisa Barberia.

Escolha dos estados

Segundo Barberia, foram consideradas as seguintes características para torná-los representativos na análise:

AM: teve falhas na resposta à pandemia, com picos de casos e mortes e crise de oxigênio

CE: adotou medidas mais rígidas de distanciamento social

MT: representa estados do Centro-Oeste, última região a registrar alta de casos e mortes

RS: é um dos estados com modelo mais descentralizado, dando maior autonomia para municípios decidirem as medidas de contenção à pandemia

SP: grande concentração de população, com altos índices de casos e mortes

Resposta coordenada

Em artigo publicado nesta segunda-feira (21) na revista científica "Nature", Lorena Barberia, a médica professora da USP Silvia Figueiredo Costa e a imunologista Ester Sabino afirmam que o Brasil precisa de uma abordagem coordenada e cooperativa para enfrentar a Covid-19.

Elas listam 5 pontos:

Alinhar ações com países vizinhos: o artigo cita que países deveriam liderar esforços para garantir que os custos de testes, vacinas e equipamentos médicos sejam acessíveis, em vez de debaterem o "passaporte da vacina".

Acelerar a vacinação: os pesquisadores citam o baixo índice de vacinação do país e que, com fornecimento de doses limitado, será preciso preparar a população para medidas "não farmacêuticas".

Mais testes: aumentar a capacidade de testagem para identificar e isolar transmissores é outra medida recomendada pelos pesquisadores no artigo. "A rápida expansão dos testes precisa estar alinhada com um esforço amplamente expandido para realizar o sequenciamento genético para detectar variantes existentes e novas de interesse", afirmam.

Intervenções rígidas: medidas mais restritivas, como lockdown, deveriam ser adotadas no Brasil para frear a transmissão, combinadas com programas de assistência social para atender as populações mais carentes.

Comunicação clara e concisa: os pesquisadores afirmam que os líderes precisam construir confiança e cooperação. "É hora de os líderes da nação mostrarem que estão prontos para usar a ciência como a arma mais importante no combate ao COVID-19. Não há mais espaço para os governantes priorizarem o oportunismo político e a divulgação de notícias falsas", afirmam.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi – ACREDITA: Sebrae tem 30 bilhões em garantia para empréstimos a MEI’s e MPE’s

As iniciativas integram o Programa Acredita, do governo federal, lançado na última semana.
L

Doze doadores de órgãos de Rondônia formalizaram autorização via novo sistema eletrônico

A iniciativa, que busca ajudar as mais de 42 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no país.
L

Rondônia ocupa a 9ª posição do ranking dos estados com mais empresas de alto crescimento

Vale lembrar que as empresas de alto crescimento desempenham um papel crucial na economia de um país.
L

De Bagattoli para Bolsonaro: ‘Toda a Rondônia e o Brasil estão em oração por você, capitão’

No último final de semana, Bolsonaro precisou ser internado em Manaus após participar de eventos partidários. Com 69 anos, o político estava na capital do Amazonas quando contraiu erisipela, que é uma infecção na região da perna.
L

Ieda Chaves prestigia reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho

Evento contou com depoimentos e homenagens. Abertura ocorre após sete anos de espera.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

NO CENTRO: Motorista faz conversão para entrar em garagem e causa grave acidente com motociclista

O motociclista, com várias lesões pelo corpo, foi amparado por populares até a chegada do SAMU
10

PodCast Tudo PodE entrevista: Jordan Cruz

Prepare-se para uma entrevista inspiradora no Podcast Tudo PodE, terça-feira, dia 7, às 18h.
L

Programa Agenda News entrevista: Alex Caldas e Maílson Kb

No programa Agenda News desta terça-feira, às 17h, Renata Camurça entrevistará Alex Caldas e Maílson Kb para falar sobre o 6º Festival Carbonize, que celebra o rock autoral.
L

Programa Comunidade News entrevista: Rogério Teles da Silva

Na próxima terça-feira, dia 07, às 15h30, o programa Comunidade News receberá Rogério Teles da Silva para uma entrevista com Carlos Oliveira.
L

Morre vítima da explosão no residencial ‘Camboinhas’

Vanessa Barros lutou pela vida por 15 dias, mas não resistiu aos ferimentos. O estado de saúde da consultora era gravíssimo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

A Deputada Federal acredita que a reforma do estádio trará mais visibilidade para o Estado de Rondônia, fomentando o turismo, a economia, a saúde, além de um resgate histórico e a revelação de novos talentos do esporte local
L
Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

O cidadão interessado em ajudar pode procurar qualquer unidade de Governo em seu município, seja a Polícia Militar do Estado de Rondônia.
L
Preocupado com as centenas de crianças que estudam na Escola Estadual de Ensino

Lombadas são construídas e garantem segurança de estudantes a pedido do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, vários moradores, inclusive pais de alunos, estavam solicitando ao vereador para que fossem construídas lombadas.
L
Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Iniciativa visa garantir segurança e melhorar iluminação pública na região.
L
Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
L
Publicidade

POLÍCIA

EXIBIDO: Jovem é preso após sacar arma em praça na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão receberam uma denúncia de que um indivíduo havia sacado uma arma e estava se exibindo no local.
10

NA BR-364: Passageira de táxi é presa com várias munições em Porto Velho

Segundo a PRF, a equipe estava realizando uma fiscalização na rodovia quando interceptou um táxi que saiu do distrito de Extrema em direção à capital rondoniense.
10

URGENTE: Motociclista fica em estado grave após colisão com Onix na Avenida Rio Madeira

om o forte impacto, o motorista do carro sofreu alguns cortes na cabeça devido aos estilhaços do vidro, enquanto o motociclista teve graves lesões na região do rosto e do corpo.
10

URGENTE: Moto bate em carro estacionado e deixa avô e neto de 3 anos feridos

O Samu socorreu o motociclista para a Policlínica Ana Adelaide.
14

URGENTE: Jovem atacado a tiros em lanchonete em frente ao Ana Adelaide morre no hospital

O jovem chegou a ser socorrido por populares para a Policlínica e depois transferido ao Hospital João Paulo II
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CHAPOLIN: Jovem é preso furtando objetos de caminhonete no centro

PM foi acionada e ele foi preso.
10

FIERO sustenta agenda de negócios bilateral entre Brasil e Peru

O presidente da FIERO reafirmou que do ponto de vista comercial existem mercados em ambos países com potencial de consumo, mas a infraestrutura é uma barreira.
L
Palestra sobre Assédio Moral: Como Identificar, Prevenir e Combater

Palestra sobre Assédio Moral: Como Identificar, Prevenir e Combater

A palestra estará disponível a partir das 15 horas desta quarta.
L

Tributação estadual impacta preços das fraldas descartáveis em Rondônia

Novo decreto estadual altera tributação e pode encarecer produtos nas prateleiras, segundo Fabrício Tonegutti, especialista em direito tributário
L
Em Ariquemes, PRF apreende maconha sendo transportada por um menor de idade

Em Ariquemes, PRF apreende maconha sendo transportada por um menor de idade

O menor transportava a droga ilícita de Porto Velho/RO para Ariquemes/RO
10
Parceria entre PRF e aplicativo Waze informa condições de tráfego no Rio Grande do Sul

Parceria entre PRF e aplicativo Waze informa condições de tráfego no Rio Grande do Sul

Dados da PRF sobre bloqueios totais e parciais são repassados para o aplicativo, que definirá as rotas disponíveis para tráfego.
L
PRF resgata moradores isolados por conta das enchentes no RS

PRF resgata moradores isolados por conta das enchentes no RS

Até a manhã desta terça-feira (7), PRF resgatou 1565 pessoas e 32 animais; moradores enfrentam falta de água potável, alimentos e medicamentos
L
Professora fica ferida após capotar e bater carro em poste na BR-319 em Porto Velho

Professora fica ferida após capotar e bater carro em poste na BR-319 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o condutor do veículo perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra um poste, ficando preso as ferragens.
16
BC suspende medidas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

BC suspende medidas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

Inadimplentes com a instituição não irão para dívida ativa
L