As chuvas anunciadas para este mês de novembro já começam a cair, mas esta semana, elas prometem ser ainda com mais intensidade. Essas chuvas, principalmente na bacia dos rios da Bolívia vão influenciar diretamente para o aumento do nível do Rio Madeira em Rondônia que tem apresentado uma baixa considerável.
As chuvas estarão associadas a elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico. Deverá chover em praticamente todos os municípios de Rondônia todos os dias. O meteorologista Davi Friale de [O Tempo Aqui] alerta para chuvas torrenciais a partir do dia (11) e durante o próximo final de semana.
A essas chuvas estão ligadas a tempestades de grande intensidade, como prejuízos urbanos e no campo. Haverá chuvas diárias, pelo menos até o próximo dia 20 de novembro, sendo que, em alguns dias e lugares, elas serão torrenciais. Chuvas intensas e diárias, nesta semana, também ocorrerão no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
De acordo com o meteorologista, “foram incluídas as chuvas diárias, muitas vezes, intensas, que deverão ocorrer, pelo menos até o próximo dia 20, tendo como base a leve elevação da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem das chuvas da Amazônia – e outros fatores atmosféricos que atuam na América do Sul e na Antártica, os quais, no conjunto geral, permitirão uma intensa penetração de pulsos úmidos oceânicos, que resultará em muita chuva no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru”, explica.