Uma instabilidade tirou do ar durante pouco mais de cinco horas, Whatzapp, Instagram e o Facebook, as redes sociais mais badaladas do globo terrestre. Mas cedo, representantes dos Facebook usaram o Twitter para declarar que “a empresa estava trabalhando para restabelecer as suas plataformas”, disse o Facebook.
O apagão digital, segundo informações prejudicou milhares de pessoas ao redor do mundo. No Twitter, recados e mais recados disparavam falando sobre o blecaute dos sistemas.
Para o especialista emDireito do Consumidor, Marco Antonio Araujo Junior, o comunicador instantâneo se enquadra como serviço pelo Código de Defesa do Consumidor e nessa linha, havendo falhas na prestação de serviços, a empresa poderá ser condenada a indenizar os prejuízos causados aos seus usuários, desde que devidamente comprovados.
As pessoas que se sentirem lesadas pela interrupção dos serviços prestados deverão demonstrar os negócios que deixaram de ser realizados, os prejuízos que tiveram em razão da falha na prestação de serviços e comprovar, de forma efetiva, que deixaram de realizar suas atividades profissionais, segundo o especialista, declara.
O problema que ainda não foi divulgado oficialmente pelo Facebook, está sendo associado por especialistas, a um erro de DNS uma espécie de agenda de contatos da internet, responsável por registrar endereços de IP.