TERÇA-FEIRA, 06/05/2025

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel

A situação de impedimento, disseram na petição em favor de pedido de Habeas Corpus (HC) preventivo, ainda em apreciação.

Publicado em 

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Vale do Jamari, RO – Localizada ao Norte do Estado, a Floresta Nacional de Jacundá, apesar de parte do seu entorno ter sido destinada ao antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário Jequitibá e a maior, no geral, ainda no Governo Militar, para assentados do INCRA e soldados da borracha, ampliou seus domínios na gestão de Confúcio Moura e isso segue na atual.  

Ameaçados de perderem seus direitos, agricultores, assentados, seringueiros e remanescentes de soldados da borracha – esses beneficiários de lotes distribuídos pelo então governador Jorge Teixeira – ainda assim, agora estariam ameaçados de perder direitos já contemplados, desde à época da distribuição dos lotes.

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Segundo nativos ocupantes de terras da União que integram o complexo fundiário do Vale do Jamari, como do Distrito de Vila Nova Samuel nas Linhas 35, 45, da Linha de Penetração 50 (LP) e do Projeto de Assentamento Flor do Amazonas, ‘em prejuízo aos verdadeiros agricultores, a Reforma desde o governo José Sarney, Fernando Collor, Lula, Dilma, Michel Temer e Jair Bolsonaro vêm sendo descaracterizados por retomadas por quem não se enquadra no perfil do Plano Nacional de Reforma Agrária’.  

Por conta e risco de moradores ouvidos pelo Jornalismo do NEWSRONDÔNIA à porta do prédio da Justiça Federal, no início desta semana, eles exortaram o Ministério Público Federal (MPF), após vistorias técnicas do INCRA, a exigir do órgão que forneça à Procuradoria o volume original das terras destinadas ao Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e ao PA Fundiário que deu origem à Vila Nova Samuel.  

Na ocasião, eles revelaram, contudo, que, ‘viemos em busca do socorro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-RO), através de advogado, para garantir o direito de ir e vir garantido pela Constituição Cidadã de 88, principalmente, por acesso antigo às linhas da Vila Samuel onde moramos e vivemos’. A situação de impedimento, disseram na petição em favor de pedido de Habeas Corpus (HC) preventivo, ainda em apreciação.  

PEQUENO HISTÓRICO – Assentados do INCRA nos Projetos de Assentamentos Flor do Amazonas I, II, III (o IV o órgão não se manifestou até a data atual) e levados pelo Governo Federal se fixarem nas linhas 45 e LP 50 (Linha de Penetração) pela própria Autarquia, desde que com característica de organização de entidade rural familiar, no primeiro manejo florestal comunitário do Estado (PAF Jequitibá), as famílias hoje ameaçadas de desafetação, não poupam críticas aos governos Waldir Raupp e Confúcio (MDB) por terem ampliados e/ou permitido a retomada de áreas já ocupadas.    

No documento ao TRF-1 rogam pela concessão e manutenção do Direito de Ir e Vir dentro das linhas abertas pelo INCRA que teria sido investido dinheiro público em vicinais, escolas, imóveis rurais, poços artesianos, fomento e linhas de crédito, transporte escolar, documentação pública e outros benefícios do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).  

Em passado recente, o Ministério Público Federal (MPF-RO), em igual situação se manifestou contra o desalojamento de milhares de famílias em uma ação que tramitava na Justiça cuja competência, à época, era reconhecidamente da Justiça Federal por se tratarem de terras da União de uma grande área em Candeias do Jamari – esse município vem sendo objeto de intensa grilagem por empresas, madeireiros, políticos, servidores e ex-militares.  

Esquecidas por órgãos de controle, praticamente, há décadas em termos de segurança contra ocupações irregularidades, a parte dos biomas que formam Florestas Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UC) e/ou Parques de âmbito federal, por falta de fiscalização permanente, ao menos nos casos do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, ‘esses biomas sempre atraíram a cobiça nacional e internacional’.  

Ato contínuo, a situação de repete na maioria dos biomas de proteção e fiscalização federal onde, diante da situação de investimentos nesses setores, tornou-se visível, desde o século passado, com a extinção do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que contou com convênios internacionais (europeus, sobretudo), Postos de Observação e Fiscalização (POCOF) ajudavam a prevenir situações como a que, hoje, afetariam a manutenção das demarcações originais de reservas, pares e também florestas estaduais.  

No caso da Floresta Nacional de Jacundá, especificamente, apesar de ocupações de suas linhas laterais e suas variáveis em lotes cortados pelo INCRA regional para implantação do PA Fundiário Vila Nova Samuel (Linha 45, LP 50 e suas variáveis) e do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá), ‘ausência de controle e gestão federal nesse bioma, levou à existência de vários conflitos agrários, colocando o Governo Federal na berlinda de só agir quando o problema explode’, denunciam nativos.

Historicamente, de acordo com ex-Executores do Projeto de Assentamento do INCRA na região do bioma de Vila Nova Samuel em conflito permanente ao menos duas décadas, ‘o órgão assentou as famílias, sim, e não deu continuidade aos investimentos’. E defendem que o órgão não se manifesta e/ou ignora ações em favor dos beneficiários da Reforma Estadual em luta contra grandes incorporadoras madeireiras e ocupantes com maior poder de fogo junto ao Judiciário’.  

E revela, mesmo sob anonimato das declarações; “Dentro da Flona de Jacundá, há, ao menos dezenas de marcos fundiários findados pelo INCRA que comprovariam que a reserva fora criada depois e sem considerar a reforma original que levou milhões dos cofres públicos e que precisam ter o destino investigado no atual Governo’, arremataram as fontes deste site de veiculação de noticias.   

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Integração entre Agência Reguladora e de Desenvolvimento busca otimizar recursos e serviços

Nova agência garante maior clareza administrativa e capacidade ampliada para enfrentar desafios complexos
L

Emdur tem reestruturação administrativa aprovada pelos vereadores da capital

Mudanças visam a melhoria dos serviços da empresa municipal
L
Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

A participação popular é necessária para que a gestão municipal tenha um plano de governo transparente, justo, eficaz e que vá de encontro às necessidades da população.
L
Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Feira tradicional traz itens culturais e gastronômicos das regiões, além de muita música ao vivo
L
Receita Federal libera consulta a lote de restituição para 279,5 mil contribuintes da malha fina nesta quarta (23)

Nota Oficial – Receita Federal reforça compromisso com a legalidade e a impessoalidade administrativa

A instituição dispõe de estruturas internas voltadas à apuração de eventuais desvios de conduta funcional e à revisão de procedimentos administrativos.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News entrevista Viviane Frota sobre os mitos e benefícios da harmonização facial

Nesta terça-feira, dia 06, às 17h, o Agenda News recebe Viviane Frota, especialista em Estética Avançada, para uma conversa esclarecedora sobre harmonização facial.
L

Giro News | Entrevista Geraldo Sena, secretário da Semob

Nesta terça-feira, dia 06, às 16h, o Giro News recebe Geraldo Sena, secretário municipal de Obras.
L

Aprovado projeto da Prefeitura de Porto Velho que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população.
L

Com a chegada de maio e a aproximação do fim do inverno amazônico, as chuvas cessam aos poucos

Na previsão da semana, Rondônia continua fora do mapa das grandes precipitações que têm o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá com os maiores volumes.
L

Agenda News: Dia das Mães no Soluna Med SPA – presenteie com relaxamento e bem-estar

Com um menu exclusivo, massagens restauradoras e um ambiente acolhedor, o Soluna Med SPA oferece experiências memoráveis para tornar essa data ainda mais especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa participa da campanha “Maio Laranja” em apoio à conscientização

O público foi surpreendido com iniciativa que visa o combate à exploração e abuso sexual contra menores.
L

Dra. Taíssa participa de evento em homenagem ao trabalhador e ouve demandas em União Bandeirantes

Deputada prestigia celebração ao Dia do Trabalhador e ouve reivindicações da comunidade local
L

Cláudia de Jesus solicita obras na RO-418 para resolver problemas de drenagem em Cacoal

Parlamentar cobra providências do DER para evitar alagamentos.
L

Deputada Ieda Chaves apoia pedido por planos estaduais de enfrentamento à violência contra mulheres

Parlamentar aponta a ausência de estratégia e ações robustas para reduzir os índices de criminalidade.
L

Comissão aprova medida que assegura atendimento psicológico a vítimas infantis de abuso

Votação ocorreu durante a 27ª reunião ordinária do colegiado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5° faz cerco e prende faccionado com moto roubada no Porto Madero

Segundo informações apuradas no local, a guarnição recebeu denúncias sobre a presença de um foragido da Justiça.
10

Motorista de Gol abre porta e derruba sargento da PM na Guaporé

Com o impacto, o militar sofreu algumas escoriações leves
12

Casal é flagrado transportando drogas em caminhonete da Prefeitura de Guajará-Mirim

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil.
10
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Os delitos relacionados às ocorrências são lesão corporal e embriaguez ao volante
10
GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipam adota reestruturação para otimizar atendimentos e reforçar valorização dos servidores

Projeto de reestruturação do Ipam corrige distorções, fortalece a assistência médica e moderniza a gestão com responsabilidade fiscal
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO-AGE: MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO NA RESTAURAÇÃO

Rua Ilário Maia, nº 831, Bairro/Distrito Jaci Paraná – Porto Velho/RO
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE – INSTITUTO CANDELÁRIA DE PORTO VELHO – RO

Av. Imigrantes, 2743, bairro São João Bosco, Porto Velho – RO.
L
Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Em publicação, Jotinha destacou a importância da data e reforçou o reconhecimento pelo trabalho do parlamentar em prol do município.
L
Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Valor equivale a 77% do saldo de toda a balança comercial brasileira
L
Documentário "Batidas do Berimbau" destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário “Batidas do Berimbau” destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário destaca a força da capoeira em Vilhena como símbolo de resistência, identidade e tradição cultural.
L
Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Parlamentar deu declarações ofensivas contra deputada Gleisi Hoffmann
L
Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Cosméticos e roupas são os itens mais citados pelos consumidores
L
STF autoriza 15 testemunhas de defesa para Bolsonaro em ação sobre plano golpista

STF forma maioria para tornar réus sete acusados de participação em trama golpista durante governo Bolsonaro

Grupo é acusado de propagar fake news sobre urnas eletrônicas
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.