SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

L

Agro

Governo de Rondônia fomenta piscicultura; produção de tambaqui cresce no Estado

Outros frigoríficos estão instalados em Porto Velho, capital do Estado; Itapuã do Oeste e Vale do Paraíso, no interior de Rondônia.

Publicado em 

Governo de Rondônia fomenta piscicultura; produção de tambaqui cresce no Estado - News Rondônia

A produção de tambaqui em regime semi-intensivo é um dos pontos fortes da piscicultura rondoniense, com enorme potencial de crescimento devido a grande disponibilidade de recursos hídricos na região e à participação massiva dos pequenos produtores. Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Governo de Rondônia fomenta piscicultura; produção de tambaqui cresce no Estado - News Rondônia

Levantamento feito pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), aponta que a atividade é mais latente em duas regiões produtoras do Estado: Central, onde se concentram os pequenos produtores, e Vale do Jamari, região em que há grandes empreendimentos, incluindo três indústrias de beneficiamento de peixe, duas delas em Ariquemes. Outros frigoríficos estão instalados em Porto Velho, capital do Estado; Itapuã do Oeste e Vale do Paraíso, no interior de Rondônia.

No ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a produção de tambaqui em Rondônia foi de 65.500 toneladas. Para fomentar ainda mais o setor e impulsionar a economia, unindo às instituições ligadas a cadeia produtiva, o Governo do Estado tem apoiado iniciativas de fortalecimento do consumo, como o tradicional ‘Festival do Tambaqui da Amazônia’, que busca popularizar a espécie entre os consumidores, em nível nacional, e estimular o consumo do peixe.

Neste ano, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o evento deve acontecer no dia 19 de setembro, em mais de 30 municípios de Rondônia e nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. A expectativa é assar, só no estado, mais de 15 mil bandas do pescado, totalizando aproximadamente 24 mil quilos de peixe nativo da região amazônica.

A iniciativa já tem surtido efeito. Só o mercado interno de Rondônia consome mais de 7 mil toneladas de tambaqui por ano. Além de abastecer a região com pescado inspecionado pela Idaron, Rondônia envia peixe, com selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), para o Amazonas, maior consumidor da produção rondoniense, e para os estados do Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

APOIO AO PRODUTOR

A piscicultura é um mercado em franco crescimento, que conta com a parceria e apoio de importantes instituições, como a Agência Idaron que realiza um relevante trabalho de acompanhamento da produção de peixe, fiscalizando desde a produção dos alevinos ao beneficiamento e comercialização do peixe e derivados. Hoje, o Estado conta com 25 propriedades registradas na Idaron como produtoras de alevinos, com venda aberta para todo o Brasil. “Esse acompanhamento tem como objetivo combater possíveis doenças que possam afetar a economia do pescado, trabalho que tem sido realizado com grande sucesso”, explica o presidente da Agência, Julio Cesar Rocha Peres.

Além do cadastro das propriedades aquícolas, controle de trânsito, atendimento de suspeita de doenças de notificação obrigatória ou doença emergente que cause alta morbidade ou mortalidades, importantes ferramentas para controle sanitário do pescado, a Idaron tem fortalecido a atuação no trabalho de educação sanitária, com orientação ao produtor sobre as normas que regulamentam a aquicultura no Brasil. “O trabalho também contempla a capacitação dos técnicos da Agência para atuação na educação sanitária. Em âmbito nacional, os técnicos da Idaron são uns dos poucos que receberam treinamento, seguindo as instruções do Mapa, para a execução do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos”, destaca Érico Azevedo, coordenador estadual do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos.

ALIMENTO SAUDÁVEL

Nos abatedouros de peixe e demais indústrias de beneficiamento, a Idaron, por meio da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), realiza a inspeção dos produtos e subprodutos de origem animal, a fim de assegurar que apenas alimento de qualidade chegue à mesa do consumidor. A qualidade do alimento é atestada pelo selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE-RO), que é coordenado pela Gipoa.

“O SIE/RO abrange os aspectos industrial e sanitário dos produtos de origem animal, comestíveis ou não, por meio da inspeção ante e post mortem dos animais destinados ao abate, bem como o recebimento, manipulação, fracionamento, transformação, elaboração, conservação, acondicionamento, armazenamento, embalagem, depósito, rotulagem e trânsito de produtos de origem animal no âmbito do Estado de Rondônia”, explica a gerente da Gipoa, Cristiane Teixeira.

As ações da gerência são realizadas por profissionais graduados em medicina veterinária e capacitados para atuar na inspeção e fiscalização higiênico-sanitária de produtos de origem animal, nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) distribuídas nas oito regionais, em todo o estado de Rondônia.

PROJEÇÃO

A pujança da produção de tambaqui em Rondônia, unida às iniciativas registradas em outros estados, em 20 anos, transformará o Brasil no maior produtor mundial de peixes de cultivo, acredita o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros. Em matéria publicada no anuário 2020 da instituição, o executivo afirma que o país tem condições fantásticas para a atividade. “Temos águas, temos terras e o clima é favorável para diferentes espécies”.

PEIXES NATIVOS

No ranking nacional divulgado pela Peixe BR, relativo aos maiores produtores de peixes nativos no ano de 2019, Rondônia mantém-se com folga na liderança no segmento, com produção de 68.800 toneladas. De acordo com a associação, os peixes nativos passaram a representar 38% na produção total do Brasil. Já na produção de peixes de cultivo, no ranking do mesmo período, Rondônia aparece em terceiro lugar, com 68.800 toneladas, ficando atrás apenas dos estados do Paraná e São Paulo.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Maior feira de agronegócio da Região Norte, acontece entre os dias 20 e 25 de maio.
L

Programação da Rondônia Rural Show Internacional é divulgada pelo Governo de RO

As palestras e workshops vão abordar temas como tecnologia, sustentabilidade, manejo e criação de animais
L

Potencial apícola de Porto Velho atrai produtores em busca de uma nova renda

A atividade tem se tornado cada vez mais frequente no ambiente da agricultura familiar
L

Programa Mais Produção/Calcário fortalece Agricultura Familiar em Rondônia

O programa fornece condições adequadas para que os agricultores possam plantar e colher com mais eficiência
L

Cerimônia de formatura marca encerramento dos módulos de formação do projeto Viveiro Cidadão em Rolim de Moura

A parte formativa do evento trouxe palestras sobre o acesso às políticas públicas na agricultura familiar, tendo como propósito fomentar a geração de renda e a segurança alimentar das famílias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PM de Rondônia anuncia criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado

Comandante-geral apresenta medida em resposta ao aumento das ações criminosas e destaca a necessidade de um contingente especializado para combater facções.
L

PVH-RO: vítimas de explosão em apartamento na zona sul seguem internadas

Mãe persiste com quadro gravíssimo.
L

Família pede ajuda para encontrar familiar que está desaparecido desde o dia 27 de abril

Se alguém viu ou tiver informações, a família pede que entre em contato com a irmã dele pelo número 69 992009925.
L

Lançamento da Semana no Cine Araújo: ‘O Dublê’

A distribuição é feita pela renomada Universal Pictures, garantindo uma produção de alta qualidade.
L
Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Christina Pontes revela os segredos de suas coreografias e o impacto da dança em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L

Deputado Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012.
L

Dra. Taíssa solicita contratação de médico cardiologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente.
Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Deputada destinou o recurso e a unidade deve ser inaugurada em junho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é preso após invadir escola depois de fazer assalto na zona sul

Ladrão é preso após invadir escola depois de fazer assalto na zona sul

O comparsa do suspeito, que usava uniforme do colégio João Bento de Souza, fugiu levando a bike roubada.
10
PF RO deflagra operação Murici contra crimes ambientais em terra indígena

PF RO deflagra operação Murici contra crimes ambientais em terra indígena

A ação ocorreu na Terra Indígena Zoró em Rondolândia/MT
L

Ação Integrada na Fronteira Localiza Veículo Furtado em Guajará-Mirim na Bolívia

A motocicleta foi interceptada já na Bolívia pelas autoridades daquele país.
L

URGENTE: Carro capota e motorista fica ferida em acidente na Carlos Gomes

A PM foi acionada e faz o controle do fluxo de veículos.
12
Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

A motociclista seguia em direção a BR-364, quando o condutor do veículo fez uma conversão proibida na via e causou a colisão que derrubou a vítima no asfalto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maio Amarelo 2024: PRF intensifica ações educativas em Rondônia

Em todo o estado, nas Delegacias e Unidades Operacionais, a PRF realizará ações como o cinema rodoviário, em que os motoristas e passageiros são abordados e convidados a assistir palestras e vídeos educativos sobre condutas seguras no trânsito.
L

Forças Armadas mobilizam 626 militares no apoio às vítimas das enchentes em 19 municípios no Rio Grande do Sul

As atividades desempenhadas incluem resgate de pessoas ilhadas; distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada.
L
CBF adia jogos por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

CBF adia jogos por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Decisão afeta partidas que envolvem equipes gaúchas
L
TRE condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

TRE condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

Parlamentar ofendeu a deputada Benny Briolly em discurso na Alerj
L
Badminton: Vitor Tavares carimba vaga para os Jogos de Paris

Badminton: Vitor Tavares carimba vaga para os Jogos de Paris

Brasileiro competirá na classe SH6 (baixa estatura) da modalidade
L
Maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas. É neste final de semana!

Maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas. É neste final de semana!

Na hora de observar os fenômenos, diversos aplicativos podem ajudar na localização.
L
Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Idosos e crianças pequenas são os mais afetados
L

Recebimento da Licença Ambiental: D A COSTA LTDA

Dispensa de Licenciamento
L
Auto Clube RO

Programa Agenda News entrevista: Ryckson Cordeiro e Dario Junior

Renata Camurça terá o prazer de entrevistar Ryckson Cordeiro e Dario Junior, representantes do Auto Clube RO, para falar sobre a paixão que impulsiona esse clube de entusiastas.
L
Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Agora, o valor tem um novo reajuste e chega a R$ 2.824, também já considerando o desconto.
L