SEGUNDA-FEIRA, 06/05/2024

INSPIRAÇÃO – Em homenagem ao Dia dos Pais, filho lembra extensionista rural dado como morto em naufrágio e reapareceu 5 meses depois

“São situações atípicas, inusitadas, e quando aconteceu nos alegramos muito em família, e muito nos orgulhamos da imagem dele, desde o começo até o fim de sua longa dedicação ao trabalho”, comenta Márcio.

Publicado em 

INSPIRAÇÃO - Em homenagem ao Dia dos Pais, filho lembra extensionista rural dado como morto em naufrágio e reapareceu 5 meses depois - News Rondônia

Márcio Valério, 44 anos, funcionário do Governo de Rondônia, lotado na Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), guarda na memória o inesperado retorno ao lar, do pai extensionista Paulo de Oliveira Maia, dado como morto em 1976, após sair de casa para realizar um trabalho de fiscalização no Rio Guaporé, em Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia, e a embarcação onde estava naufragar. Paulinho, como era conhecido, escapara de morrer no naufrágio, mas ninguém sabia disso.

“São situações atípicas, inusitadas, e quando aconteceu nos alegramos muito em família, e muito nos orgulhamos da imagem dele, desde o começo até o fim de sua longa dedicação ao trabalho”, comenta Márcio.

INSPIRAÇÃO - Em homenagem ao Dia dos Pais, filho lembra extensionista rural dado como morto em naufrágio e reapareceu 5 meses depois - News Rondônia

A celebração do Dia dos Pais reúne histórias de afeto, admiração, servindo quase sempre para homenagens e resgates de histórias incríveis. Esta é uma delas.

Paulinho Maia saiu de Apodi, região de Mossoró (RN), e veio para Porto Velho em 1971, e começou a trabalhar na antiga Associação de Assistência e Crédito e Assistência Rural de Rondônia (Acar-RO). À época, ele atendia aos seringalistas e seringueiros do extinto território federal. Segundo o filho, se vivesse nesta década, certamente ele estaria em campo para auxiliar na produção de borracha em algumas unidades de conservação estaduais.

Paulinho casou-se com dona Lucimar, com quem teve quatro filhos: Márcio Valério, 44, Márcia Valéria, 43, Ericson, 36, e Érica, 35. E jovem faleceu, aos 39 anos, em março de 1990.

O trabalho da Acar, e mais tarde da Associação de Assistência Técnica e Extensão (Aster) foi pioneiro no extinto território federal. Paulinho conviveu com outros expoentes do extensionismo rural, entre os quais, Luiz Carlos Coelho de Menezes, Lúcia Matsuno e William Cury, entre outros. O jornalista Enoque de Oliveira lembra que, a exemplo de Paulinho, Lúcia também veio do Rio Grande do Norte e em vida manifestou o desejo de ser sepultada em Porto Velho.

A história da morte e vida de Paulo de Oliveira Maia se transformou na “Crônica da vida emateriana: extensionista que voltou do além”. O precioso relato é do jornalista Enoque de Oliveira, feito em 2018, no site da Emater-RO. 

INSPIRAÇÃO - Em homenagem ao Dia dos Pais, filho lembra extensionista rural dado como morto em naufrágio e reapareceu 5 meses depois - News Rondônia

“Todo extensionista tem história. Meu pai é lembrado por essa, diferente, mas ele foi um homem que honrou a camisa da extensão rural por longos anos”, diz Márcio Valério.

Trecho da narrativa de Enoque a reação da mãe de Márcio Valério sobe o retorno de Paulinho: “A viúva cumpria seu luto, enquanto amamentava seu filho, nascido depois da partida do pai que desaparecera em um naufrágio no Rio Guaporé, durante uma missão extensionista, quando de repente, viu o referido surgir à sua porta deixando-a em estado de choque.

Para entender esse realismo fantástico, é necessário contextualizar a época. Na década de 1970 o técnico extensionista rural em Rondônia tinha duas formas principais para se deslocar até as propriedades assistidas: poderia ir a bordo de um confortável jipe, com três ou quatro marchas, capota de lona, tração nas quatro rodas e reduzida para sair dos atoleiros.

A outra maneira era pegar uma canoa equipada com motor de popa. E em algumas situações utilizavam-se também os barcos de transporte de passageiros, que ainda navegam pelo Rio Madeira e Rio Guaporé.

Nos primeiros anos da extensão rural em Rondônia, os técnicos eram contratados em outros estados, recebiam a capacitação inicial chamada de pré-serviço e estavam prontos para ir a campo que, em Guajará-Mirim, significava ir da sede do município até o extremo sul do estado, onde hoje está localizada a cidade de Pimenteiras do Oeste.

Para atender o programa oficial de assistência técnica e extensão rural voltado aos seringais nativos foi escalado o colega Paulo Maia, o Paulinho. Ele subia o Rio Guaporé entrando em quase todos os afluentes para prestar assistência técnica e fazer a supervisão dos projetos de custeio contratados com os bancos conveniados com a Acar. As viagens geralmente demoravam mais de um mês até o retorno ao escritório.

A VIAGEM

Numa das primeiras viagens do ano de 1976, Paulinho se despediu da esposa, dona Lucimar, que estava grávida e embarcou em um barco de passageiros que subiria o Rio Guaporé até o sul do estado, passando por Costa Marques e demais localidades. Dessa vez iria acompanhado de um técnico do Banco do Brasil de nome Djalma, mais conhecido como Grilo, que faria a fiscalização do crédito rural.

A viagem era longa e entediante, mas eles não seguiam sempre no mesmo barco, precisavam descer nas localidades geralmente próximas à foz dos afluentes, onde alugavam embarcações pequenas para adentrar nos rios menores, onde estavam localizados os seringais. Para essas despesas, dispunham de um suprimento de fundo.

Em uma dessas paradas, lá pelas proximidades de Pedras Negras, compraram passagens em um barco que seguia pelo Rio Guaporé para descer até a foz de um dos pequenos rios que dava entrada para o próximo seringal a ser visitado. No entanto, antes de chegarem ao porto seguinte, encontraram a canoa com motor de popa que os levaria ao próximo seringal. Desceram do barco grande e seguiram a rotina de atendimento aos produtores de borracha natural.

NAUFRÁGIO

Paulinho e Grilo demoraram nessa área atendendo diversos seringais. Em alguns deles, para chegar às colocações mais distantes, demorava mais de dois dias, não havia comunicação com o mundo exterior, nem com o escritório, tampouco com a família. Por causa do isolamento, não ficaram sabendo que o barco em que haviam percorrido o último trecho, naufragara matando diversos passageiros.

A marinha e a polícia fizeram as diligências no local do desastre resgatando os corpos, içaram o barco e encontraram a lista de passageiros, em que constava os nomes de Paulo Maia e Djalma. Cumprido o prazo das buscas e não tendo encontrado os corpos de todos os desaparecidos constantes da lista de passageiros, aqueles não encontrados foram dados como mortos e comunicado o ocorrido aos familiares.

A notícia deixou consternada toda a comunidade de extensionistas e, principalmente, as equipes de Guajará-Mirim e Porto Velho, onde Paulinho havia trabalhado. O então secretário executivo, Luiz Carlos Coelho de Menezes, determinou que se tomassem providências para prestar a assistência necessária à viúva e ao filho do extensionista, tragicamente desaparecido nas águas do Rio Guaporé e que fosse celebrada uma missa em intenção a alma do colega.

O RETORNO

Cinco meses e algumas semanas após o início daquela viagem, que provocara tanta tristeza e saudade à esposa e aos colegas da extensão rural rondoniense, dona Lucimar, esposa de Paulinho, já havia voltado à casa dos pais em Porto Velho. Certo dia, estava sentada amamentando seu filho, quando viu chegar a sua porta um homem de cabelos e barba grande. De imediato ficou assustada tentando reconhecer aquela fisionomia, quando o homem falou: “sou eu Lucimar, o Paulinho”, ficou em estado de choque.

Passado o susto, ela se levantou e abraçou o esposo, ambos ficaram emocionados. Logo chegaram os parentes que avisaram os vizinhos e mandaram recados aos colegas da Aster-RO. Os amigos foram chegando e houve uma grande festa.

O personagem principal dessa historia é o pai de Márcio Valério, que trabalha na gerência financeira do escritório central da Emater. Ele é também a criança citada nessa história, que nasceu durante o período de desaparecimento do extensionista rural.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

A CAARO expressa sua sincera gratidão pela adesão massiva da advocacia e reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar das advogadas, advogados e seus dependentes.
L
Vem aí o Seminário Tecnologia e Inovações na Conciliação Trabalhista

Vem aí o Seminário Tecnologia e Inovações na Conciliação Trabalhista

O evento que antecede a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista contará com a presença do ministro do TST, Cláudio Brandão.
L
Últimas semanas para negociar débitos com a Energisa por meio do Programa Desenrola

Últimas semanas para negociar débitos com a Energisa por meio do Programa Desenrola

Empresa oferece outras oportunidades de negociação para o cliente que não é elegível ao programa do governo federal.
L
Tik Toker de Rondônia mobiliza jovens Pró-Rio Grande do Sul

Tik Toker de Rondônia mobiliza jovens Pró-Rio Grande do Sul

Mais de 200 mil jovens compartilharam apelo de Rebecca Huff. Vídeo ultrapassou a marca de 1 milhão de views.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna Espaço Aberto: Porto Velho avança na proposta de oferecer turismo de excelência com envolvimento comunitário

O projeto é parte fundamental para o desenvolvimento do turismo em Porto Velho, tendo à frente Secretaria Municipal de Indústria
L

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Fernando Máximo destina mais de R$500 mil para reforma da Unidade Básica de Saúde de Vilhena

A obra era esperada há décadas pelos vilhenenses.
L
Cláudia de Jesus enaltece o profissionalismo dos taquígrafos

Cláudia de Jesus enaltece o profissionalismo dos taquígrafos

Na data de 3 de maio é comemorado o Dia Nacional dos Taquígrafos.
L
Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenada monitorada é presa com drogas em bar usado como boca de fumo

Apenada monitorada é presa com drogas em bar usado como boca de fumo

Na parede foi encontrada escondida uma sacola contendo 15 porções de crack, três de cocaína e mais de R$100 reais em espécie.
14
OPERAÇÃO PROTETOR: BOPE prende passageira de táxi transportando drogas da Bolívia

OPERAÇÃO PROTETOR: BOPE prende passageira de táxi transportando drogas da Bolívia

Durante uma abordagem a um táxi, uma mulher foi presa por posse de dois tablets de maconha.
10
Casal é preso com duas armas e drogas em veículo na zona leste

Casal é preso com duas armas e drogas em veículo na zona leste

De acordo com a PM, uma guarnição da Força Tática do 5º Batalhão fazia patrulhamento pelo local, quando avistou o casal com uma criança no veículo em atitudes suspeitas.
12

Porto Velho: Mulher é presa após tentar matar inquilina do ex-marido em vila de apartamentos

A mulher foi conduzida ao Departamento de Flagrantes.
16

VÍDEO: Câmera registra carro atropelando clientes em bar na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver o carro modelo Gol parado na rua ao lado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGO – Sessão Ordinária 01/2024: IDEAM

A reunião ocorrerá no dia 08/05/2024, às 08h30min na Sede Administrativa do IDEAM, localizado na Rua Reverendo Elias Fontes, nº. 2.365, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, CEP: 76.820-524 Porto Velho.
L

Edital de Convocação- AGO – Sessão Ordinária 02/2024 – IDEAM

A reunião ocorrerá no dia 08/05/2024, às 08h30min na Sede Administrativa do IDEAM, localizado na Rua Reverendo Elias Fontes, nº. 2.365, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, CEP: 76.820-524 Porto Velho.
L
Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Número de desaparecidos chega a 111 pessoas
L
Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

A lei está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira
L
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias

Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias

Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
L
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial

Supremo julgará marco temporal em sessão presencial

Data da análise do caso ainda não foi definida
L
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
L