QUINTA-FEIRA, 13/03/2025
Publicidade

Lenha na fogueira: Visita do Ministro do Turismo Gilson Machado a Rondônia

Peças de teatro com dinheiro público no meio da rua, que faziam até questionamento da forma de como Jesus Cristo tinha vindo a terra.

Publicado em 

Lenha na fogueira: Visita do Ministro do Turismo Gilson Machado a Rondônia - News Rondônia

Lenha na fogueira: Visita do Ministro do Turismo Gilson Machado a Rondônia - News Rondônia

Na manhã de ontem, sexta feira dia 02, o governador Marcos Rocha recebeu o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto que veio a Porto Velho participar do I Workshop Supera Turismo.


A abertura do evento aconteceu na Praça do Palácio Rio Madeira em Porto Velho com a presença do governador Marcos Rocha, do Superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior além de secretário de turismo dos estados da Amazônia e dos municípios de Rondônia além de vereadores, vice-prefeito de Porto Velho Maurício Carvalho e da Deputada Federal Mariana Carvalho e outras autoridades.

Lenha na fogueira: Visita do Ministro do Turismo Gilson Machado a Rondônia - News Rondônia


Na oportunidade o Ministro fez a entrega de um cheque no valor de Dois Bilhões e Duzentos Milhões de Reais ao representante da Caixa Econômica.


"O evento tem o objetivo apresentar estratégias empreendedoras para fortalecer, impulsionar e acelerar as atividades turísticas no estado", disse o Superintendente da Setur Gilvan Pereira Junior.


Ao deixar o palácio do governo, o Ministro Gilson visitou o complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré e anunciou: "Daqui a pouco vamos ao Forte Príncipe da Beira com a deputada Mariana Carvalho. "O Forte é um instrumento do equipamento turístico de Rondônia belíssimo, perene, que a partir do momento que consigamos entregá-lo como ele merece, tratado e cuidado, ele vai ficar para a eternidade, com potencial na geração de emprego e renda através do Turismo" disse o Ministro.


Em seu discurso o Ministro Gilson Machado fez críticas a governos passados, que utilizaram dinheiro público para favorecer a anti-cultura.


"Coisas absurdas eram feitas com dinheiro público. Vou dar um exemplo: Quem não se lembra de uma peça chamada "Lebet" no Museu de Arte Moderna de São Paulo na qual crianças tocavam no corpo de um homem nu? Custou aos cofres públicos SEIS MILHÕES DE REAIS. Peças de teatro com dinheiro público no meio da rua, que faziam até questionamento da forma de como Jesus Cristo tinha vindo a terra. "Jesus Cristo a Rainha da Terra". Acreditem, foi paga com dinheiro público. Com dinheiro privado, os senhores façam o que quiserem, eu dou meu sangue pela democracia, eu dou meu sangue pela sua liberdade de expressão, mas, libertinagem e uso do recurso público, isso não se pode admitir".

Lenha na fogueira: Visita do Ministro do Turismo Gilson Machado a Rondônia - News Rondônia


E prosseguiu: É isso que esse governo está fazendo, devolvendo equipamento como fizemos agora na Bahia: Entregamos Três Templo Religiosos Católicos totalmente revitalizados. Nos últimos 15 dias, devolvemos oito Templos à Sociedade, que vão servir como monumento perene e agregação de emprego e renda pra população, através do Turismo Histórico, Cultural e Religioso.


"Governador, o Presidente Bolsonaro sabe da sua condução aqui e mandou lhe parabenizar pessoalmente pelo fato do senhor ter tido uma condução exemplar. Rondônia é um dos estados que menos houve perda de emprego, na condução da pandemia".


O operador turístico hoje, tem mais medo do Decreto do que da própria doença. Vou dar um exemplo: "Tenho uma pequena pousada em São Miguel dos Milagres em Alagoas e faltando cinco dias para o feriado de Corpus Christi quando vi, as reservas feitas na pousada Beira Mar, foi decretado Lokdou no meu estado e os turistas não puderam ir à praia, as reservas caíram, eu estava com o estoque pronto pra receber, a Banda que eu já tinha pago a metade do cachê pra ela vir tocar. Tive que arcar com o prejuízo".


É isso que a gente tem visto, uma politização desnecessária que está atrapalhando todo nosso País. Recebemos na sexta feira passada o título da Organização Mundial do Turismo, fomos incluídos no Conselho Executivo da Organização. Se o Brasil não estivesse tendo uma condução exemplar na crise da Covid, nós não teríamos entrado no Conselho Internacional do Turismo.


O que a imprensa (em parte), esta fazendo contra o País, não digo nem contra o Presidente Bolsonaro porque esse já está com casca grossa, mas, é contra o brasileiro, contra a geração de emprego, denegrindo a imagem do nosso País lá fora. Estava há 45 dias em Madri numa reunião na Organização Mundial do Turismo e um grupo de investidores espanhóis, estavam indo a Cuba para comprar uma área e fazer uma cadeia de hotéis. Eu os convenci a vir ao Brasil, eles perguntaram: E o Brasil não acabou não, depois do fogo na Amazônia? Eu disse Oxente! Vamos lá comigo. Pegamos um avião fomos a Santarém no Pará e lá eles viram a mentira que tinham falado do nosso País. Eles então perguntaram: "Como é que vocês deixam sair na imprensa lá fora uma aberração dessas"? Eu disse a eles: O nosso País é responsável por apenas 3% das emissões de Carbono, sua matriz energética é 106% oriundo de energia limpa, renovável.


O mundo todo tem medo do Brasil, porque a lapada que o Brasil dá no resto do mundo é grande. Quando botam um cartaz do Brasil e de outro País, principalmente do Turismo de Natureza, é que a gente humilha mesmo. Infelizmente, os senhores da imprensa só divulgam coisas que denigrem nosso País. Os senhores tem o dever patriótico de falar bem do nosso País e dizer que a Amazônia não pegou fogo.


Quero cumprimentar a minha deputada federal Mariana Carvalho minha amiga e dizer a  Mariana que temos um desafio muito grande no nosso governo: É mostrar o Brasil para os Brasileiros. Talvez os senhores não saibam, o Brasil é um País que exporta turistas. O Brasil manda para o exterior 11 milhões de turistas por ano, mais do que uma Suíça que tem nove milhões de habitantes. Por força da Pandemia, estes turistas estão descobrindo o Brasil que não conheciam. O Brasil da Pesca Esportiva, o Brasil das Pousadas de Charme, o Brasil dos Barcos Hotéis na capilaridade hibrida da bacia do Amazonas.


Hoje a gente não consegue mais dissociar Turismo de Meio Ambiente. Se o Meio Ambiente não tiver preservado o Turista não volta. A Amazônia preservada é o maior ativo que temos hoje, porque o mundo todo não está mais preservado e a matriz econômica para a Amazônia, é sim o Turismo.


Quero saudar meu amigo Superintendente de Turismo aqui de Rondônia o Gilvan. Dizer que queria que todos os estado brasileiros, tivesse um encarregado do Turismo feito o que você tem governador Marcos. Quero dizer uma coisa: Se o governador um dia não quiser mais você Gilvan, você está comigo lá no Ministério e você escolhe onde quer ficar.


Nunca teve tanto recurso pra combater uma epidemia, nunca teve tanto recurso até para restruturação. Por quê? Porque antes o dinheiro do brasileiro ia pra Cuba, ia pra Venezuela, ia pra Argentina, ia pra África, ia pra casa da peste, só não ficava no Brasil da gente.


Quero saudar o deputado Alan Queiroz. Dizer que nosso governo tem perfeita ciência de que quem cria o emprego é o empresário, que bota o seu na reta. Nosso governo está aqui para desatrapalhar o empresário e estamos fazendo isso com ações.


Quero saudar o vereador historiador Aleks Palitot. Dizer que você como educador tem uma missão importantíssima que é lutar para que a história, a cultura de Rondônia nunca fique no esquecimento, porque povo que não tem história não vislumbra o futuro.


Márcio Poeta eu queria lhe levar para Paris, Alemanha e discutir com os poetas de lá sobre as riquezas de seus países e comparar com o nosso. A Lapada ia ser muito grande. Obrigado.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Reintegração através da arte: espetáculo “Bizarrus” reestreia no Teatro Guaporé, nesta quinta-feira, 13

Reintegração através da arte: espetáculo “Bizarrus” reestreia no Teatro Guaporé, nesta quinta-feira, 13

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a arte tem se mostrado um instrumento eficaz na redução da reincidência criminal e na promoção da transformação interna dos participantes.
L
Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

O curta é uma obra de 100% produção rondoniense.
L
Duelo na Fronteira

Duelo na Fronteira: Secretário da Sejucel discute infraestrutura com prefeito de Guajará-Mirim

O evento movimenta diversos setores, beneficiando ambulantes, hotéis, supermercados e o comércio em geral.
L

Estão abertas as inscrições para credenciamento de artistas em diversas áreas culturais em Porto Velho

Credenciamento deverá atender aos eventos culturais previstos no calendário anual municipal
L

Três praças reformadas são inauguradas para a comunidade de Porto Velho

Melhorias incluem instalação de playgrounds, pintura, grama sintética, lixeiras e iluminação 100% LED
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Taberna das Artes: escola de teatro abre novas turmas com início das aulas em 15 de março

As aulas começam no próximo sábado, 15 de março, na sede da escola, localizada na Rua Dom Pedro II, 1833, bairro São Cristóvão.
10

Vídeo mostra funcionário da Energisa sendo violentamente agredido em Porto Velho

A vítima tentou correr, caiu ao solo e as agressões continuaram.
10

O desalojamento aviltante da alma mitológica – por Marquelino Santana

É na beira do rio onde a Mãe-d’água banha com suavidade os pés do caboclo sonhador.
L

#FalaePodCast | Entrevista Kelvin Oliveira – cantor gospel e influenciador digital

Nesta quinta-feira (13), às 18h, o Falaê Podcast recebe Kelvin Oliveira, cantor gospel e influenciador digital. Desde os 5 anos, Kelvin tem a música como parte essencial da sua vida e, atualmente, faz parte da Assembleia de Deus do Ministério da Mudreira. Além da carreira musical, ele também atua em uma agência de viagens e se destaca como influenciador digital, compartilhando conteúdos inspiradores.
L

#AgendaNews | Entrevista Leila Arteaga, fisioterapeuta e instrutora de Pilates

Nesta quinta-feira, dia 13, às 17h, o Agenda News recebe Leila Arteaga, fisioterapeuta e instrutora de Pilates, para uma conversa sobre os impactos positivos dessa prática na saúde e no bem-estar. Especialista em Pilates Clássico, Leila é referência na área e conduz seus pacientes em um caminho de fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio na Clínica Arteaga – Estúdio de Pilates.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

A lista oficial já está disponível no site da organizadora.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Comissão de Infraestrutura aprova requerimento do senador para que o TCU realize auditoria sobre a privatização da BR-364

Parlamentar também cobrou que o ministro dos Transportes preste informações ao Senado
L
Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

Deputado Cássio Gois assegura R$ 6 milhões em parceria com Senador Jaime Bagattoli para novo hospital de Cacoal

O valor integra um pacote inicial de R$ 11 milhões, somado a recursos próprios da prefeitura do município, destinados à reabertura e modernização da unidade de saúde.
L
Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Deputada Cristiane Lopes fortalece segurança nos distritos de Porto Velho com investimento de 1 milhão

Totens de videomonitoramento e central de segurança garantem mais proteção à população.
L
Congresso aprova novas regras para pagamento de emendas parlamentares

Congresso aprova novas regras para pagamento de emendas parlamentares

Repasses foram suspensos pelo STF, que cobrava mais transparência
L
Coronel Chrisóstomo prestigia jogo do Porto Velho pela Copa do Brasil e garante investimentos para o esporte em Rondônia

Coronel Chrisóstomo prestigia jogo do Porto Velho pela Copa do Brasil e garante investimentos para o esporte em Rondônia

O parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar o time rondoniense pela participação no torneio nacional e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática flagra criminoso com arma, drogas e quase R$ 15 mil

Policiais da Força Tática foram até a Avenida Rio de Janeiro, na entrada do condomínio, após receberem denúncias de que o suspeito estava vendendo drogas no local.
10

PF e IBAMA combatem o garimpo ilegal em terras indígenas na divisa entre Rondônia e Mato Grosso

Foram inutilizados maquinários e estruturas utilizadas na extração criminosa de ouro, diamantes e cassiterita
10
Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Atropelamento deixa motociclista e ciclista feridos na capital

Segundo testemunhas, o motociclista teria tentado fazer um retorno, quando atropelou a ciclista e na queda bateu contra uma árvore.
16
Polícia Militar

Polícia Militar recupera motoneta furtada durante a 6ª operação Fronteira Segura

Após consulta aos sistemas de segurança, constatou-se que o veículo possuía registro de furto no município de Cacoal.
Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

Polícia Militar desmantela ponto de tráfico e apreende mais de 40 kg de drogas em Cacoal

O trabalho incansável dos policiais foi essencial para retirar uma grande quantidade de drogas de circulação, reforçando a segurança e a tranquilidade da população.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIEVS estadual fortalece a vigilância em saúde em Rondônia com mobilização para evento nacional

CIEVS estadual fortalece a vigilância em saúde em Rondônia com mobilização para evento nacional

Com essa iniciativa, Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança sanitária e a eficácia nas ações de vigilância epidemiológica.
L
Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

Medida não beneficiará carnes de aves e de porco
L
Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças

Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças

Pesquisadora alerta para a importância da imunização contra a covid-19
L
Produção de motocicletas em 2025 deve ser a maior desde 2011

Produção de motocicletas em 2025 deve ser a maior desde 2011

Setor cresceu 25,8% na comparação de fevereiro com o ano passado
L
Mês da Mulher é celebrado pelos CMECs municipais com eventos em diversas cidades de Rondônia

Mês da Mulher é celebrado pelos CMECs municipais com eventos em diversas cidades de Rondônia

Diferentes municípios rondonienses já promoveram atividades especiais para marcar o mês de março.
L
Sicredi Univales MT/RO expande atuação em Rondônia com novas agências em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná

Sicredi Univales MT/RO expande atuação em Rondônia com novas agências em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná

Cooperativa de crédito disponibiliza um amplo portfólio de soluções financeiras que atendem às diferentes necessidades dos associados e promovendo o desenvolvimento econômico local
L
Jaru Salvando Vidas

Campanha de coleta de sangue “Jaru Salvando Vidas” se inicia nesta sexta-feira, 14

Na última edição da “Jaru Salvando Vidas”, Jaru conseguiu arrecadar mais de 400 bolsas de sangue.
L
Prazo para regularizar situação eleitoral vai até 19 de maio

Prazo para regularizar situação eleitoral vai até 19 de maio

Número de títulos irregulares em São Paulo passa de 1,3 milhão
L
Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 começa segunda-feira

Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 começa segunda-feira

Justificativa deve ser apresentada para obter inscrição gratuita
L

Agenda News: Oficina de Modelagem em Argila – Celebrando o Mês da Mulher com Arte e Vinho

Uma noite especial de cerâmica e degustação de vinhos para explorar a criatividade e celebrar a força feminina. Participe da oficina no Emporium Closs e vivencie uma experiência única e envolvente.
L