SÁBADO, 19/04/2025

DESMATAMENTO NA BACIA DO XINGU DOBRA ENTRE MARÇO E ABRIL; ÁREA DESMATADA CHEGA A 12 MIL HECTARES NO MÊS

O número é mais que o dobro do registrado no mês anterior.

Publicado em 

DESMATAMENTO NA BACIA DO XINGU DOBRA ENTRE MARÇO E ABRIL; ÁREA DESMATADA CHEGA A 12 MIL HECTARES NO MÊS - News Rondônia

A área desmatada na floresta amazônica que cerca a bacia do Rio Xingu chegou a 12.342 hectares apenas em abril. O número é mais que o dobro do registrado no mês anterior, quando cerca de 5 mil hectares foram desmatados entre os estados de Mato Grosso e do Pará, cortados pelos quase 2 mil quilômetros de extensão do rio.

Os dados coletados pelo satélite Sentinel-1, processados pelo Sistema de Indicação por Radar de Desmatamento na Bacia do Xingu (SiradX) e divulgados pelo Instituto Socioambiental (ISA), indicam que o desmatamento disparou no estado de Mato Grosso, que concentra 81% da área desmatada.

DESMATAMENTO NA BACIA DO XINGU DOBRA ENTRE MARÇO E ABRIL; ÁREA DESMATADA CHEGA A 12 MIL HECTARES NO MÊS - News Rondônia

Segundo o ISA, o aumento do desmatamento na região pode ser atribuído à diminuição das chuvas e à abertura de uma área de quase 4 mil hectares no município de Querência. Não se sabe se o proprietário da área possui licença para o desmate da área, que deve ser destinada à lavoura de grãos com base no uso e ocupação do solo.

Desde o início do ano, quando o monitoramento por meio do satélite Sentinel-1 começou, pelo menos 23.860 hectares foram desmatados na região. A bacia do rio Xingu, um dos afluentes do Rio Amazonas, tem sua nascente no Parque Indígena do Xingu, que abriga diversas terras indígenas e unidades de conservação e proteção ambiental. A região representa 12% da Amazônia Legal.

Garimpos preocupam

As finalidades dos desmatamentos nos dois estados são diferentes. Enquanto no Pará o desmatamento é focado em exploração garimpeira, no Mato Grosso a agropecuária é o principal motivador dos desmates. Apesar de ter os índices de desmatamentos mais baixos em relação ao estado vizinho, mais da metade das derrubadas no Pará aconteceram em terras indígenas e em unidades de conservação, o que é ilegal.

Esses desmatamentos na área paraense da bacia do Xingu representam uma atividade “preocupante”, de acordo com o ISA, especialmente as registradas na terra indígena Kayapó. Por ser uma região que concentra ouro nos leitos dos rios, é especialmente atraente para garimpeiros. Além disso, a chegada da seca, que diminui o nível dos rios, pode facilitar a passagem de maquinários pesados para o local.

Já existem dois garimpos de ouro na região, um na vizinhança da terra indígena e outro em uma região isolada dentro da área Kayapó, ligada a garimpos maiores com atividade residual.

“Há necessidade de se realizar ações firmes para frear a intensificação do garimpo. As operações de fiscalização, apesar de serem pontualmente efetivas, não têm conseguido estancar a exploração ilegal”, diz o relatório, que recomenda ainda que as operações contem com ações de inteligência para rastrear a chegada de mercúrio e fiscalizar a comercialização do ouro e das vias de acesso aos garimpos.

Além da Kayapó, a terra indígena Ituna/Itatá também é considerada crítica pelos altos índices de desmatamento. De acordo com o primeiro relatório do SiradX, a área é alvo de um processo de ocupação desde 2014, que atingiu o ápice no segundo semestre de 2017. Em 2013, a região registrou desmatamento de apenas 7 hectares, número que saltou para 1.349 em 2017.

Além dos prejuízos ambientais com o desmatamento e possibilidade de contaminação da água e do solo durante a exploração do mineral, o avanço do garimpo também pode ter impactos na vida dos povos indígenas. Em janeiro deste ano, por exemplo, o movimento Munduruku Ipereg Ayu comunicou, por meio de carta, que uma aldeia na terra indígena Munduruku, também no Pará, foi extinta por causa do garimpo ilegal.

“O garimpo invadiu tudo, corrompeu com doenças nossos parentes e matou a floresta e as roças, trazendo doenças, prostituição, uso de álcool entre os homens e mulheres e drogas entre os mais jovens”, diz trecho da carta direcionada ao Ministério Público Federal (MPF) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) (leia a íntegra da carta).

SiradX

O aumento no ritmo do desmatamento na região pode ser observado desde janeiro deste ano, com o auxílio do satélite Sentinel-1, da Agência Nacional Europeia (ESA, na sigla em inglês), que possui uma tecnologia que permite gerar imagens “através das nuvens”. O ISA criou uma série de algoritmos para processar as informações coletadas pelo satélite. Os dados e imagens passam ainda por analistas e são verificados em campo pela Rede de Monitoramento do Xingu, que também inclui o Instituto Kabu, a Associação Floresta Protegida e o Instituto Raoni.

Com o monitoramento sem dependência de boas condições climáticas, a fiscalização pode ser mais eficaz, aponta Rodrigo Balbueno, do Instituto Kabu. Antes era necessário aguardar o processamento e análises de imagens satélite, o que podia levar semanas. “Estávamos trabalhando sempre com o fato consumado. Quando a fiscalização chegava na região, a madeira já tinha ido embora e não tinha rastro de nenhuma atividade. Nossa ação era sempre posterior ao dano”.

O especialista em geoprocessamento do ISA, Juan Doblas, também afirma que agora é possível monitorar a região durante todo o ano, medida que era considerada urgente. “A pressão no Xingu está crescendo com a construção de empreendimentos, abertura de áreas para lavoura de grãos, intensificação da grilagem, roubo de madeira e mineração ilegal”, afirma.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Povo Rikbaktsa volta a extrair látex sem patrões e respeitando a mata

Povo Rikbaktsa retoma extração de látex com autonomia e respeito à floresta

Terra indígena vai fornecer matéria-prima à empresa francesa Michelin
L
Amazônia

Pesquisadores estudam riscos ambientais para botos e tucuxis na Amazônia

A expedição percorreu mais de 1.000 km de rios, lagos e igarapés da região do Médio Solimões; Sea Shepherd Brasil reforça missão para proteger mamíferos aquáticos
L
Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

O gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas em Educação Ambiental, Leandro de Oliveira Almeida, enfatiza a relevância de sensibilizar a sociedade sobre questões ambientais.
L

Semagric abre cadastro de agricultores para programa de pagamento por serviços ambientais

Iniciativa busca reconhecer e incentivar a conservação das florestas por meio da remuneração de quem preserva
L

Amazônia: queimadas têm queda de 72%

País responde por 70% da redução no número de focos nos primeiros três meses de 2025
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: respeito às vozes originárias do Brasil

Mais do que uma data, uma luta contínua por reconhecimento, direitos e dignidade
L

#momentoagro | Entrevista Josué Giacometti – empresário

Na entrevista, ele compartilha histórias, aprendizados e reflexões de quem viveu de perto os desafios e as transformações de Rondônia nas últimas décadas. Um bate-papo imperdível com quem ajudou a construir o presente que vivemos hoje.
L

Entre palavras e marés: vozes femininas na Bahia

AJEB Bahia lança edital para coletânea literária que celebra o protagonismo das autoras baianas
L

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12
Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Durante busca em um terreno baldio, foi localizado o suspeito que logo foi abordado e passou nome falso aos policiais.
10
Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com drogas em boca de fumo no JK

Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
10
O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.

Foragido diz que é lutador, sai na mão com a Força Tática e acaba preso na zona sul

O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
10
URGENTE: Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

A vítima foi um homem de 49 anos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L

Prefeitura de Porto Velho desenvolve ações para proteger a cultura e o território dos povos originários

PDPM indica a criação de um espaço cultural, apoio à produção sustentável e o fortalecimento das identidades, histórias e modos de vida dos povos originários
L

Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória

Uma obra em dois volumes, que será lançada no Teatro Sônia Cabral no dia 06 de maio (terça-feira), às 19:00 horas, no Centro de Vitória.
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Saiba o que diferencia CLT, autônomo, MEI e trabalhador informal

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência BrasilInformalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Recebimento da Licença Ambiental: EEQ CONSULTORIA ENGENHARIA QUÍMICA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 016.00510.007/2025-SUL
L
Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Mudança veio com o desenvolvimento das indústrias, diz pesquisadora.
L
Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.854 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.