A organização social Recode reuniu entre os dias 14 e 18, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil, no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A atividade teve por objetivo, estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.
A programação do evento buscou compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraíssem especialmente os jovens de acordo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
A Biblioteca de Ariquemes, Pedro Tavares Batalha, tornou-se um exemplo de boas ações, com vários projetos voltados para jovens e adultos de baixa renda. A bibliotecária Cintia de Jesus, passou a ser embaixadora da Ong Recode e levou para o evento, o tema: Formação de um comitê jovem de valor.
Durante o evento, também foi lançado o Movimento Recode, com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site http: Link
Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.