SÁBADO, 19/04/2025

L

Agro

ENSILAGEM DE MILHO E DESPENSAS RURAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O VERÃO EM PORTO VELHO

Com mais de duas mil famílias produzindo na região, quem tem o milho já faz a ensilagem, triturando o fruto, para manter os animais com alimento saudável e nutritivo durante o verão.

Publicado em 

ENSILAGEM DE MILHO E DESPENSAS RURAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O VERÃO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Vai terminando o inverno amazônico, e os prevenidos criadores de gado já estão com as “despensas” preparadas para alimentar os animais no período de seca. É assim na Gleba Aliança, Linha 28, em Porto Velho. Com mais de duas mil famílias produzindo na região, quem tem o milho já faz a ensilagem, triturando o fruto, para manter os animais com alimento saudável e nutritivo durante o verão.

No sítio Águas Claras, o produtor José da Silva Castro, 65 anos, já tem 160 toneladas de silo estocado, o que dá para alimentar suas “mais de quatro vacas”, como ele prefere dizer, e ainda vender para os criadores que não se prepararam para o período. Mas para aprender todo o processo e chegar aos resultados atuais, José tem uma longa história de experiência.

ENSILAGEM DE MILHO E DESPENSAS RURAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O VERÃO EM PORTO VELHO - News Rondônia

“Quando cheguei aqui, em 1986, o sonho era ter um sítio com pelo menos quatro vaquinhas leiteiras, e hoje temos bem mais que um pequeno sítio. Começamos com um lote, fomos comprando outros lotes, e agora temos uma área boa de quatro módulos fiscais (cada um corresponde a 22 hectares). Sempre conservando a natureza, plantamos o milho e de uma forma sustentável a terra já vai ficando adubada e mais fértil a cada colheita, mantemos os animais saudáveis e a produção de leite é de 110 litros por dia, mas queremos chegar a, pelo menos, 300 litros”, se orgulha o produtor.

Dos cinco hectares de cultivo de milho, o serviço de ensilagem já está no último hectare, mas a ideia é alcançar uns 20 hectares, segundo José. Com uma máquina ensiladeira, os trabalhadores passam por cada fileira da plantação, conseguindo colher e triturar em menos de meia hora e até encher a capacidade da carretinha, a quantidade de duas toneladas. O milho já sai triturado da máquina, e é despejado no local já preparado para receber a silagem. Um trator é utilizado para compactar o alimento, e um produto chamado Silobac é borrifado sobre todo o alimento para auxiliar na fermentação e melhorar ainda mais a qualidade do silo.

“É claro que isso também depende da qualidade da plantação e do tempo de colheita. O milho deve estar com 40 a 50% de umidade, e o tempo entre o plantio e a colheita deve ser de 75 dias. Caso contrário o milho estará seco e verde, e o ponto da silagem não será o mesmo”, conta José Castro. No final do processo, uma lona cobre o alimento animal, isolando bem as laterais do monte para que a chuva não penetre. O produtor aplica um veneno ao redor do local para afastar as formigas e a área usada como “despensa” para o produto também é isolada para que os próprios animais não pisem sobre o estoque.

ENSILAGEM DE MILHO E DESPENSAS RURAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O VERÃO EM PORTO VELHO - News Rondônia

José gera emprego e renda com a lavoura de milho

VENDA

“O fruto que sobra é vendido para pamonharias e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal”, completa. Já o silo é vendido por R$ 0.40 o quilo. Anualmente, com a comercialização de toda a produção, entre o milho, leite e alguns animais de descarte, José fatura aproximadamente R$ 40 mil, gerando renda para dois funcionários diretos e ainda mais duas pessoas indiretamente.

Para chegar a esses resultados, José Castro contou com o auxílio e orientação direta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia. “Quando eu conheci o seu José ele estava processo de aposentadoria como servidor público, e tinha a vontade de voltar às origens com a vida e atividade rural. Ele era muito ávido por tecnologia, e foi um dos primeiros projetos de crédito que nós fizemos aqui na região, em 2003, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e aprovamos o primeiro projeto aqui com gado Girolando registrado. Já iniciou com projeto sustentável com base tecnológica. Nesse caso, com animais de alta performance, necessariamente é preciso fornecer alimentação que dê sustentação para o animal expressar esse potencial produtivo”, conta a veterinária da Emater, Gilvânia Carvalho.

A lição que José Castro aprendeu foi que sem investimento na alimentação a vaca não responde à altura do esperado. Foi um dos primeiros produtores locais a adotar a inseminação artificial, trabalhando com genética animal. “Esse armazenamento de silagem é importantíssimo para manter a produção. Geralmente na seca os animais perdem peso e até 50% da capacidade de produção de leite e carne, mas com esse alimento a vaca tem todas as proteínas e a energia que ela precisa para produzir”, explica a profissional.

Com relação ao solo, José também aprendeu a fazer o melhoramento com o calcário, mas o próprio plantio já faz o adubo. “Normalmente essa região precisa de seis toneladas de calcário por hectare, e na última análise de solo que fizemos aqui, precisou de uma tonelada só. No começo, na primeira safra, nós tiramos uma carreta e meia em um hectare, na segunda nós tiramos sete carretas. Na terceira já fomos para 12 carretas. Começamos a expandir a área e agora na última safra produzimos 34 toneladas por hectare. Isso sem derrubar nenhuma árvore a mais”.

ENSILAGEM DE MILHO E DESPENSAS RURAIS ESTÃO PREPARADAS PARA O VERÃO EM PORTO VELHO - News Rondônia

A veterinária aprova a qualidade do silo produzido no sítio Águas Claras, em Porto Velho

Segundo o oitavo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre a safra 2017/2018, Em Rondônia, a área cultivada para o milho plantando na primeira safra foi de 31 mil hectares, com produção de 76.400 toneladas.

Nesta segunda safra, a implantação das lavouras se encontra bem adiantadas, executando o controle do mato e adubação nitrogenada em cobertura. O perfil do produtor que cultiva essa cultura é de médio a grande produtor, com elevado nível tecnológico, ampla utilização de corretivos, fertilizantes e defensivos e uso de mecanização agrícola garantindo assim elevadas produtividades. A área cultivada está estimada em 151,4 mil hectares, com produtividade em torno de 4.586 Kg/ha, resultando na produção de 694,3 mil toneladas.

Atualmente o estádio da cultura é: 20% em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 40% em frutificação. No Vale do Guaporé terá milho apto a ser colhido no fim de maio, no entanto os produtores tendem a deixá-lo no campo e colher mais adiante, pois a probabilidade de ocorrência de chuva reduz à medida que o tempo passa.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho inicia série de Pré-Conferências de Agricultura nos distritos

Objetivo é identificar demandas regionais e eleger os delegados distritais
L
Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta o impacto positivo da cafeicultura à economia e imagem do estado
L
Governo de RO abre oficialmente a colheita do cacau em Buritis e destaca avanços na produção estadual

Governo de RO abre oficialmente a colheita do cacau em Buritis e destaca avanços na produção estadual

O produtor garantiu o 3º lugar na categoria Varietal e também foi premiado em outra categoria, representando Rondônia no pódio nacional.
L
Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

A ação marcou o avanço no fortalecimento da cafeicultura no estado, que tem se destacado no cenário nacional.
L
Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

O evento de lançamento do período inicial da colheita do cacau acontece a partir das 9h, na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na linha um; quilômetro dois da gleba quatro em Buritis.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: respeito às vozes originárias do Brasil

Mais do que uma data, uma luta contínua por reconhecimento, direitos e dignidade
L

#momentoagro | Entrevista Josué Giacometti – empresário

Na entrevista, ele compartilha histórias, aprendizados e reflexões de quem viveu de perto os desafios e as transformações de Rondônia nas últimas décadas. Um bate-papo imperdível com quem ajudou a construir o presente que vivemos hoje.
L

Entre palavras e marés: vozes femininas na Bahia

AJEB Bahia lança edital para coletânea literária que celebra o protagonismo das autoras baianas
L

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12
Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Durante busca em um terreno baldio, foi localizado o suspeito que logo foi abordado e passou nome falso aos policiais.
10
Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com drogas em boca de fumo no JK

Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
10
O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.

Foragido diz que é lutador, sai na mão com a Força Tática e acaba preso na zona sul

O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
10
URGENTE: Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

A vítima foi um homem de 49 anos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L

Prefeitura de Porto Velho desenvolve ações para proteger a cultura e o território dos povos originários

PDPM indica a criação de um espaço cultural, apoio à produção sustentável e o fortalecimento das identidades, histórias e modos de vida dos povos originários
L

Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória

Uma obra em dois volumes, que será lançada no Teatro Sônia Cabral no dia 06 de maio (terça-feira), às 19:00 horas, no Centro de Vitória.
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Saiba o que diferencia CLT, autônomo, MEI e trabalhador informal

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência BrasilInformalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Recebimento da Licença Ambiental: EEQ CONSULTORIA ENGENHARIA QUÍMICA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 016.00510.007/2025-SUL
L
Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Mudança veio com o desenvolvimento das indústrias, diz pesquisadora.
L
Povo Rikbaktsa volta a extrair látex sem patrões e respeitando a mata

Povo Rikbaktsa retoma extração de látex com autonomia e respeito à floresta

Terra indígena vai fornecer matéria-prima à empresa francesa Michelin
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.