SÁBADO, 27/04/2024

Sem consenso, Lira desiste de votar PEC da Imunidade e envia texto para comissão

Líderes ficaram contrariados com tramitação acelerada da proposta e discordaram de trechos da matéria. Presidente da Casa, Arthur Lira, anunciou comissão para analisar o texto.

Publicado em 

Sem consenso, Lira desiste de votar PEC da Imunidade e envia texto para comissão - News Rondônia

Sem consenso entre os partidos, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desistiu nesta sexta-feira (26) de votar no plenário a PEC da Imunidade e decidiu enviá-la para ser discutida em uma comissão especial, que é o rito de praxe.

Sem consenso, Lira desiste de votar PEC da Imunidade e envia texto para comissão - News Rondônia

A proposta de emenda à Constituição (PEC) cria novas regras para a imunidade parlamentar. Na prática, as mudanças vão dificultar a prisão de deputados e senadores em alguns casos.

Nos últimos dias, Lira capitaneou a articulação para costurar um acordo entre as legendas. A relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), chegou a acenar com algumas mudanças no texto para diminuir as resistências.

No entanto, diversos partidos se mostraram contrariados com a tramitação acelerada da PEC, que foi apresentada e incluída diretamente na pauta do plenário dias após a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A desistência de colocar o texto em votação e e a decisão de determinar a criação da comissão para analisá-lo antes de voltar a plenário, portanto, é um revés para o presidente da Câmara.

O teor da proposta e o rito-relâmpago também geraram repercussão negativa na opinião pública e desagradaram a ministros do STF.

Apesar de confirmada pelo plenário da Câmara depois, a decisão do Supremo de prender Silveira incomodou uma parte dos deputados, o que motivou a elaboração da PEC.

Entre outros pontos, a PEC estabelece que:

Parlamentar não poderá mais ser afastado do mandato por decisão judicial;

Parlamentar continuará podendo ser preso em flagrante por crime inafiançável, mas terá que ficar sob custódia da Câmara (no caso de deputado) ou do Senado (se for senador) até que o plenário decida se mantém ou não a prisão;

Deputados e senadores responderão por suas declarações exclusivamente no Conselho de Ética da respectiva casa legislativa. Não poderão mais ser responsabilizados civil nem penalmente;

Medida cautelar que afete o mandato parlamentar só terá efeito após ser confirmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rito de tramitação

Pelo regimento da Câmara, uma PEC deve passar, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa se ela está de acordo com os princípios jurídicos e constitucionais.

Depois, o mérito (conteúdo) da proposta deve ser debatido em uma comissão especial, que pode alterar a proposta original. A comissão tem o prazo de 40 sessões do plenário para realizar audiências públicas com especialistas e votar uma proposta. Só depois de aprovado um parecer pela comissão é que a PEC segue para o plenário.

No caso da PEC da Imunidade, Lira se aproveitou do fato de que a CCJ, assim como as comissões permanentes, ainda não está instalada e argumentou que, por isso, a tramitação deveria ir para o plenário.

No entanto, diversos partidos criticaram a alegação uma vez que há previsão de instalação das comissões já na semana que vem.

Diante da decisão de Lira, o parecer em nome da CCJ foi apresentado, então, pela relatora no plenário e aprovado na sessão na quarta-feira (24). Houve uma tentativa de se votar o mérito no dia seguinte, mas a votação acabou adiada diante do número necessário de votos para a sua aprovação.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, são necessários dois turnos de votação no plenário com o apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados. Em seguida, vai ao Senado.

Discussão

O líder do PDT, Wolney Queiroz (PE), foi um dos que pediram que a proposta fosse discutida com calma em uma comissão especial.

"Existe um rito a ser cumprido. Quando nos negamos esse rito, nós, então, esbarramos nessas dificuldades que estão colocadas hoje. A sociedade não compreende o assunto, os líderes não se entendem, os parlamentares não conseguem absorver as mudanças no texto. Esses vai-e-vém que são debatidos pelos líderes, mas que não conseguem chegar às suas bancadas”, afirmou.

A mesma posição foi defendida pelo líder do PSDB, Rodrigo de Castro (MG), que pediu para os parlamentares darem “um passo atrás” para depois seguirem com a discussão da matéria.

"Nós podermos debater esse tema com muito mais profundidade, trazê-lo de novo ao plenário, inclusive, mostrarmos à sociedade os erros e equívocos que estão sendo colocados, as versões muitas vezes, inclusive, que vão contra a realidade, uma verdadeira enchente de 'fake news' em relação ao tema. E nós não temos medo nenhum de debatê-lo. Não temos medo nenhum de dizer que nós estávamos caminhando realmente para um texto bom."

Diante da falta de consenso, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), que antes defendia a votação completa da proposta ainda nesta sexta, inclusive o segundo turno, também sugeriu a Lira a criação da comissão especial para “para tramitação e busca de construção de um texto”.

“Em momento nenhum pode ser passar mensagem para sociedade que esse é instrumento de proteção de cometimento de crimes ou de ilegalidades pelos parlamentares”, disse Ramos. "Ontem [quinta-feira] fizemos todos os esforços na sessão para avançar, já está admitida a PEC e, portanto, talvez o caminho mais prudente neste momento seja o caminho de encaminhar à comissão especial.”

A sessão

Lira voltou a negar durante a sessão desta sexta-feira que a proposta livre de punição deputados e senadores e sirva de blindagem aos parlamentares.

O presidente da Câmara defendeu a proposta como uma forma de frear o "absolutismo de voto e voz” e “fechar as lacunas legislativas” sobre a imunidade parlamentar.

“A única coisa que essa Casa não aceitará são os mesmos ataques que o Supremo recebeu e não termos o mesmo tratamento em relação a pessoas que expressam ódio, pensamentos antidemocráticos e agressões físicas a deputados pelo direito de voto e de voz”, disse Lira.

Em meio às negociações para a construção da PEC, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), pediu à relatora alterações no texto.

Um dos pedidos foi a exclusão da expressão "por sua natureza", contida no texto na parte em que trata de crimes inafiançáveis pelos quais os parlamentares podem ser presos em flagrante.

Na avaliação de partidos da oposição, a expressão poderia permitir que deputados que eventualmente cometessem crimes contra a Lei de Segurança Nacional, por exemplo, não fossem presos em flagrante, já que não há norma que diga que tal crime é inafiançável.

“Essa votação exclui os crimes contra a Segurança Nacional e exclui a punição do deputado Daniel Silveira e nós não queremos passar esse recado à nossa sociedade”, afirmou.

"Estaríamos abrindo uma porta para que parlamentares aqui que tenham a disposição de continuar aquela música tocada pelo deputado Daniel Silveira volte a ser tocada”, acrescentou.

A relatora, porém, defendeu manter a expressão por ser mais "garantista". "[Manter a expressão] É dizer que são aqueles crimes que a própria lei que nós dissermos que são inafiançáveis", disse Margarete. “ A lei de Segurança Nacional tem seus próprios meios e instrumentos legais para se fazer cumprir”, afirmou.

O PT também pediu a exclusão do trecho que prevê que um parlamentar só seria responsabilizado por suas declarações em processos disciplinares no Conselho de Ética da Câmara ou do Senado, fincando blindados de processos na esfera civil e penal. O PSL se posicionou contra a alteração.

As negociações pelas supressões no texto arrastaram a votação da PEC até o final da tarde, quando foi feito o anúncio de um acordo pela criação de uma comissão especial para discutir o mérito da PEC antes da votação no plenário.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Operação Corta Giro segue com ações em municípios de Rondônia

A Operação Corta Giro estará atuando a partir da próxima semana com ações no interior do Estado com o mesmo objetivo.
L
Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
L

EDITAL: CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO AVANTE CANDEIAS DO JAMARI

dia 04 de MAIO de 2024, das 16h às 22h
L
Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L

Deputada Federal Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Avanços na viabilidade técnica fortalecem esforços pela revitalização dessa estrada vital para a região norte do Brasil
L
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

O valor de R$ 50 mil será usado para comprar cadeiras para auditório de uma escola.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública.
L
Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Reconhecimento pelos esforços na Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Comerciante é atacado a tiros no bairro Mariana em Porto Velho

A PM acompanha o caso.
14

URGENTE: Homem de 31 anos morre em acidente de moto na Avenida Farquar em Porto Velho

Segundo testemunhas, Oseias de Oliveira era passageiro de uma mulher em uma moto, e seguiam pela Farquar sentido Imigrantes
18

Bandidos derrubam sargento da Aeronáutica e roubam bolsa em Porto Velho

A vítima teve alguns ferimentos pelo corpo e foi socorrida para uma unidade médica.
10
Homem tenta matar a mãe depois de ser salvo de espancamento no Morar Melhor

Homem tenta matar a mãe depois de ser salvo de espancamento no Morar Melhor

A ingratidão de um homem de 24 anos ocorreu neste sábado (27), no residencial Morar Melhor, bairro Aeroclube, zona sul de Porto Velho.
10

No Lagoinha: Motociclista avança preferencial e sofre grave acidente na zona leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na Rua Santana quando avançou a preferencial e bateu em cheio em um carro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Correios lançam selo dos 40 anos do Iperon

A obliteração do selo foi conduzida pelo superintendente estadual Lucindo Pereira da Silva, ao lado do presidente do Iperon, Tiago Cordeiro Nogueira.
L

Recebimento da Licença Ambiental: BARREIROS E GONCALVES LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Enterro deve ocorrer às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
L
Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos. 
L
Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 10 de maio, das 13 às 17 h no IFRO Campus Guajará-Mirim, localizado na Avenida 15 de novembro, Planalto, 4849, sala 24.
L
Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Profissionais da contabilidade foram homenageados com Votos de Louvor, Títulos Honoríficos de Cidadão do estado de Rondônia e Título de Honra ao Mérito. 
L
Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Por lei, blocos agora são considerados patrimônio cultural
L
Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Prática é usada para interrupção de gravidez em casos de aborto legal
L
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
L