SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

Em carta, pesquisadores listam 10 razões que indicam que o coronavírus é transmissível pelo ar

Tema é controverso; possibilidade ainda é considerada apenas sob certas condições pela OMS. Via de contágio é importante porque acrescenta outras medidas necessárias para a prevenção.

Publicado em 

Em carta, pesquisadores listam 10 razões que indicam que o coronavírus é transmissível pelo ar - News Rondônia

Seis cientistas de 5 universidades dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido – incluindo a Universidade de Oxford – listaram, em uma carta publicada na revista científica "The Lancet", 10 motivos científicos que apontam que o Sars-CoV-2 é transmissível pelo ar:

Em carta, pesquisadores listam 10 razões que indicam que o coronavírus é transmissível pelo ar - News Rondônia

Eventos 'superespalhadores' do vírus

Transmissão fora do mesmo ambiente (caso na Nova Zelândia)

Transmissão por assintomáticos

Transmissão é maior em ambientes internos

Transmissão em hospitais

Vírus viável já foi encontrado no ar

Vírus em filtros de ar e dutos

Estudos com animais em gaiolas

Não há evidências consistentes do contrário

Provas de outras formas dominantes de contágio são limitadas

Abaixo, você poderá ler sobre eles em detalhes.

Mas, antes, veja três observações sobre o tema:

Reconhecer o contágio pelo ar é importante porque acrescenta outras medidas necessárias para prevenir o contágio. Você também vai ler sobre isso mais abaixo (em "por que a transmissão pelo ar é importante?")

Várias evidências apontam, entretanto, que o vírus pode ser transmitido pelo ar em inúmeras situações. Na semana passada, em uma carta publicada no "British Medical Journal", pesquisadores defenderam que o combate da transmissão pelo ar deveria ser prioridade na pandemia.

A possibilidade de o coronavírus ser ou não disseminado pelo ar é uma das principais controvérsias da pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera esse tipo de contágio possível apenas sob condições restritas, como durante procedimentos geradores de aerossóis. Um desses procedimentos é, por exemplo, a intubação.

Veja os 10 motivos científicos que apontam que o Sars-CoV-2 é transmissível pelo ar. Os autores são a pesquisadora Trisha Greenhalgh, de Oxford, na Inglaterra; Jose Jiménez, da Universidade do Colorado, Kimberly Prather e Robert Schooley, da Universidade da Califórnia em San Diego, Zeynep Tufekci, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, e David Fisman, da Universidade de Toronto, no Canadá.

1) Eventos 'superespalhadores' do vírus

Os eventos "superespalhadores" do vírus são responsáveis pela transmissão substancial do Sars-CoV-2; na verdade, tais eventos podem ser os principais impulsionadores da pandemia, avaliam os cientistas.

O vídeo abaixo, que foi ao ar no Fantástico em outubro de 2020, explica como funcionam esses eventos superespalhadores e mostra os riscos que eles apresentam para a transmissão do vírus.

Análises detalhadas de comportamentos humanos e interações, tamanhos de salas, ventilação e outras variáveis em apresentações de corais, navios de cruzeiro, matadouros, lares de idosos e centros de detenção, entre outros ambientes, mostraram padrões – por exemplo, a transmissão de longo alcance – que são consistentes com a disseminação pelo ar do Sars-CoV-2.

Nesses ambientes, argumentam os cientistas, a transmissão não pode ser explicada adequadamente por gotículas ou superfícies contaminadas.

"A alta incidência de tais eventos fortemente sugere o domínio da transmissão por aerossol", afirmam os pesquisadores.

Os aerossóis são partículas muito pequenas que ficam em suspensão no ar depois de serem expelidas por alguém contaminado, por exemplo.

2) Transmissão fora do mesmo ambiente

A transmissão de longo alcance do coronavírus entre pessoas que ficaram em quartos vizinhos (adjacentes), mas nunca na presença umas das outras, foi documentada em um hotel de quarentena na Nova Zelândia – país considerado um exemplo de combate à pandemia.

O hotel em questão foi adaptado para servir de quarentena a pessoas que vinham de fora do país. Cada quarto tinha seu próprio banheiro e nenhuma varanda.

Na ocasião, um paciente recebeu um resultado positivo para o Sars-CoV-2 no 12º dia de quarentena e foi transferido para a seção de isolamento da instalação. Antes de sua realocação, um adulto e uma criança – que haviam chegado da Índia juntos – estavam no quarto adjacente.

Tanto o adulto quanto a criança completaram sua quarentena de 14 dias. Cada um deles teve 2 resultados de teste negativos e nenhum sintoma relatado, mas, depois, recebeu resultados positivos para o vírus já fora do hotel.

Os cientistas concluíram que a criança e o adulto foram infectados enquanto estavam no quarto ao lado do paciente positivo. Uma análise dos circuitos fechados de televisão mostrou que não houve nenhum momento em que os três estivessem fora de seus quartos ao mesmo tempo.

No entanto, as imagens mostraram que, durante os testes de rotina no dia 12, que ocorreram na porta dos quartos do hotel, houve um espaço de tempo de 50 segundos entre o fechamento da porta do quarto do paciente contaminado e a abertura da porta do quarto onde estavam a criança e o adulto.

Por isso, os pesquisadores levantaram a hipótese de que partículas de aerossol em suspensão seriam o modo provável de transmissão neste caso, e que o espaço fechado e não ventilado no corredor do hotel provavelmente facilitou esse evento.

3) Transmissão por assintomáticos

A transmissão por pessoas sem sintomas ou antes de apresentar os sintomas da Covid-19 é, provavelmente, responsável por pelo menos um terço, e talvez até 59%, de toda a transmissão global, afirmam os pesquisadores.

Proteção respiratória é necessária em ambientes fechados mesmo se não houver pessoas com sintomas de Covid-19, sugere estudo

"É uma forma chave pela qual o Sars-CoV-2 se espalhou pelo mundo, apoiando um modo de transmissão predominantemente pelo ar. Medições diretas mostram que a fala produz milhares de partículas de aerossol e poucas gotas grandes [maiores do que os aerossóis], o que apoia a rota pelo ar", ponderam.

4) Transmissão é maior em ambientes internos

A transmissão do Sars-CoV-2 é maior em ambientes internos do que em ambientes externos – e é substancialmente reduzida pela ventilação interna. Ambas as observações apoiam uma rota de transmissão predominantemente aérea, dizem os cientistas.

5) Transmissão em hospitais

Infecções em hospitais foram documentadas – locais onde houve precauções estritas de contato e de gotículas e uso de equipamento de proteção individual (EPI) projetado para proteger contra a exposição a gotículas, mas não a aerossóis.

6) Vírus viável já foi encontrado no ar

O Sars-CoV-2 viável já foi detectado no ar, segundo os cientistas. Eles citam dois estudos:

no primeiro, feito com experimentos de laboratório, o coronavírus permaneceu infeccioso no ar por até 3 horas;

no segundo, o vírus viável (infeccioso) foi identificado em amostras de ar de quartos ocupados por pacientes com Covid-19 na ausência de procedimentos de saúde geradores de aerossol e em amostras de ar do carro de uma pessoa infectada.

Embora outros estudos não tenham conseguido capturar o SARS-CoV-2 viável em amostras de ar, isso era esperado, segundo os pesquisadores. Isso porque a amostragem de vírus transportados pelo ar é tecnicamente desafiadora por várias razões – incluindo a eficácia limitada de alguns métodos de amostragem para coleta de partículas finas, desidratação viral durante a coleta, dano viral devido a forças de impacto (levando à perda de viabilidade) e outros fatores.

Eles também pontuam que o sarampo e a tuberculose – duas doenças que são, transmitidas, principalmente, pelo ar – nunca foram cultivadas no ar ambiente.

7) Vírus em filtros de ar e dutos

O coronavírus já foi identificado em filtros de ar e dutos de construção em hospitais com pacientes Covid-19. Esses lugares, argumentam os cientistas, só poderiam ser alcançados por aerossóis (e não gotículas maiores).

8) Estudos com animais em gaiolas

Estudos envolvendo animais infectados e saudáveis em gaiolas separadas por um duto de ar mostraram a transmissão do coronavírus – que, de novo, segundo os cientistas, só poderia ser explicada adequadamente apenas pelos aerossóis.

9) Não há evidências consistentes do contrário

Os pesquisadores argumentam que nenhum estudo do qual tenham conhecimento forneceu evidências consistentes para refutar a hipótese de transmissão do coronavírus pelo ar.

"Algumas pessoas evitam a infecção pelo Sars-CoV-2 quando compartilham o ar com pessoas infectadas, mas esta situação pode ser explicada por uma combinação de fatores, incluindo variação na quantidade de disseminação viral entre indivíduos infecciosos e diferentes condições de ambientes (especialmente ventilação)", argumentam.

Para eles, uma variação individual e ambiental significa que uma minoria dos casos primários – como pessoas que liberam grandes quantidades de vírus em ambientes fechados, lotados e com ventilação insuficiente – são responsáveis ​​pela maioria das infecções secundárias. Essa constatação é apoiada por dados de rastreamento de contato de vários países.

Além disso, afirmam, a ampla variação na carga viral respiratória do vírus contesta os argumentos de que ele não pode ser transportado pelo ar.

10) Provas de outras formas dominantes de contágio são limitadas

Os pesquisadores afirmam que há evidências limitadas para apoiar outras rotas dominantes de transmissão, como a das gotículas ou por superfícies contaminadas.

Um dos pontos defendidos por pesquisadores que afirmam que as gotículas são a principal forma de transmissão é o fato de que a maior parte do contágio é feito entre pessoas próximas, com menos pessoas se contaminando à medida que a distância aumenta. Isso porque as gotículas, por serem maiores e mais pesadas, seriam capazes de viajar por distâncias menores.

"A suposição errada de que a transmissão por proximidade implica grandes gotículas respiratórias ou superfícies contaminadas foi historicamente usada, por décadas, para negar a transmissão aérea de tuberculose e sarampo", afirmam.

Os pesquisadores afirmam, por exemplo, que o tamanho considerado como definidor de uma gotícula ou de um aerossol – de 5μm (micrômetros) é arbitrário.

"Isso se tornou um dogma médico, ignorando medições diretas de aerossóis e gotículas que revelam falhas – como o número esmagador de aerossóis produzidos em atividades respiratórias e o limite arbitrário no tamanho de partícula de 5 μm entre aerossóis e gotículas, em vez do limite correto de 100 μm", afirmam.

Além disso, eles dizem que o argumento de que, sendo maiores, as gotículas devem conter mais vírus não é necessariamente verdade.

"Em doenças nas quais as concentrações de patógenos foram quantificadas pelo tamanho de partícula, aerossóis menores mostraram concentrações de patógenos mais altas do que gotículas quando ambos foram medidos", afirmam.

Por que a transmissão pelo ar é importante?

Se um vírus é transmitido principalmente pelo ar, uma pessoa pode ser infectada ao inalar aerossóis produzidos quando alguém infectado exala, fala, grita, canta, espirra ou tosse.

Isso significa que é preciso adotar medidas que evitam a inalação de aerossóis:

ventilação

filtragem de ar

redução de aglomeração e tempo gasto em ambientes fechados

uso de máscaras em ambientes internos

proteção de alto grau para equipes de saúde e trabalhadores da linha de frente

atenção à qualidade e ajuste da máscara

Em contraste, se o vírus fosse transmitido apenas por gotículas, medidas como redução do contato direto, limpeza de superfícies, barreiras físicas, distanciamento físico, uso de máscaras dentro da distância das gotículas, higiene respiratória e uso de proteção de alto grau apenas para procedimentos de saúde geradores de aerossol seriam suficientes.

Essas políticas, também, não precisariam distinguir entre ambientes internos e externos, uma vez que um mecanismo acionado pela gravidade para transmissão seria semelhante para ambos os ambientes, dizem os pesquisadores.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

As indústrias interessadas podem fazer sua inscrição gratuita e diretamente na Plataforma de Produtividade, pelo portal Brasil Mais Produtivo.
L
Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

“A dor dessas pessoas também é nossa dor. Os rondonienses estão à disposição dos gaúchos para ajudarmos no que for preciso neste momento tão difícil”.
L
Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski
L

IBGE pontua que dos 52 municípios, em sete vivem indígenas acima ou entre os 90 anos

A pesquisa também traz dados dos quilombolas.
L
MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

Ação busca excluir conteúdos abusivos postados por policiais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conheça o nome da grande ganhadora da promoção Tour de Alta Performance Pessoal & Profissional com Paulo Vieira e Camila Vieira

Transformação e sucesso aguardam o sortudo de Porto Velho que ganhou um Ticket Black VIP para se juntar à elite da alta performance.
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Esta será a primeira etapa da reabertura que conta com o funcionamento de um museu.
L

Rugidos de Motores e Laços de Amizade: O Auto Clube RO e a cultura dos carros antigos em Porto Velho

Ryckson Cordeiro e Matheus Oliveira compartilham a essência do Clube de Carros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
“Coração em Ação": Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

BRUXA SOLTA: Strada capota em colisão entre três veículos

A PM fez o registro do acidente.
12
Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

O motociclista transitava na Elias Gorayeb, quando invadiu a preferencial e foi atingido pelo Mobi que na sequência capotou e atingiu um Onix que aguardava para cruzar a via.
14
polícia

Homem é executado a tiros em São Domingos do Guaporé

Uma testemunha que mora ao lado da vítima relatou à polícia que estava em casa quando ouviu três disparos de arma de fogo.
18
polícia

Mulher é socorrida em estado grave após ser atingida com diversos golpes de facão pelo marido

A vítima foi socorrida em estado grave para atendimento médico até o hospital Municipal de Vale do Anari e em seguida foi encaminhada para Ji- Parana.
16
Após abordar motociclista, Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos em Vilhena

Após abordar motociclista, Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos em Vilhena

A moto era conduzida por um adolescente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: ACONCHEGO DA VÓ MARIA

11 de maio de 2024, na sede do Aconchego da Vó Maria sito a rua Piramutába, 1743, bairro Lagoa
L
Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE
L
Quase 70% dos residentes em terras indígenas tem menos de 30 anos

Quase 70% dos residentes em terras indígenas tem menos de 30 anos

IBGE divulgou hoje recorte sobre sexo e idade de povos tradicionais
L
Saúde envia profissionais, medicamentos e insumos ao RS

Saúde envia profissionais, medicamentos e insumos ao RS

Material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por 30 dias
L
Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Saldo do crédito livre às pessoas físicas cresce 8,2% em 12 meses
L
Chuvas afetam telecomunicações, dificultando resgates no RS

Chuvas afetam telecomunicações, dificultando resgates no RS

Prefeitura de Bento Gonçalves chegou a ficar incomunicável
L
Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Brasileiras seguem hegemônicas: levam 10º título sul-americano Sub 20

Vitória sobre Venezuela garantiu conquista a uma rodada do fim
L
Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está preso desde março
L
Petrobras inicia processo para retomada das obras do Polo GasLub

Petrobras inicia processo para retomada das obras do Polo GasLub

Construção de unidades do complexo está interrompida desde 2015
L
Chuvas no Rio Grande do Sul causam 37 mortes e incontáveis prejuízos

Chuvas no Rio Grande do Sul causam 37 mortes e incontáveis prejuízos

Estado contabiliza mais de 23 mil desalojados
L