TERÇA-FEIRA, 30/04/2024

Mais de 8 mil intervenções foram realizadas em cinco meses de operação contra descumprimento de medidas restritivas

A ação, que vem sendo coordenada na capital pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), também acontece de forma aleatória em municípios, sob o comando de unidades locais do departamento de defesa.

Publicado em 

Mais de 8 mil intervenções foram realizadas em cinco meses de operação contra descumprimento de medidas restritivas - News Rondônia

Visando atender as medidas restritivas que impedem a proliferação do vírus causador da covid-19, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), há cinco meses realiza operações noturnas de fiscalização em Porto Velho. A ação, que vem sendo coordenada na capital pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), também acontece de forma aleatória em municípios, sob o comando de unidades locais do departamento de defesa.

No dia 11 de maio, completaram-se exatos cinco meses de trabalhos aplicados em prol da saúde da comunidade. Conforme o CBM, foram realizadas até a última operação: 8.987 intervenções em estabelecimentos de diferentes gêneros, espaços públicos, campos e quadras esportivas. A prática é caracterizada como procedimento técnico administrativo quando é constatado um ato irregular.

Mais de 8 mil intervenções foram realizadas em cinco meses de operação contra descumprimento de medidas restritivas - News Rondônia

O comandante-geral do CBM, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destaca que todo este amplo trabalho tem ajudado de maneira positiva a diminuir o expressivo quadro que antes era de falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), casos de infecção e mortes por coronavírus. “Conseguimos evitar a sobrecarga do sistema estadual de saúde, trabalhando com a contínua conscientização da sociedade, afinal, ainda estamos em guerra contra esta doença e devemos tomar todas as medidas de distanciamento social”, esclarece.

Em cinco meses de existência, a ação ocorre de acordo com o decreto governamental publicado pelo Poder Executivo, na qual traz consigo medidas de contenção do vírus por meio do plano “Todos por Rondônia”.

PRINCIPAIS INTERVENÇÕES

Até o último sábado (15), no qual foi desencadeada a 13ª noite da “Operação Prevenção”, foram realizadas 4.666 ações, que são caracterizadas pela ida dos agentes de fiscalização até o destino previsto, há também a prática chamada inopinada (quando é uma ação extraordinária). Dentre as inúmeras intervenções já efetuadas, um trabalho conjunto com instituições de defesa, segurança, proteção e saúde, além de entidades públicas de âmbito municipal abraçam a importante missão cidadã no Estado de Rondônia.

CBM é quem conduz os trabalhos

O CBM é responsável por conduzir a operação e realizar os seguintes atos: orientações quanto à prática de aglomeração pela população, notificação em estabelecimentos, quando um proprietário descumpre determinadas regras, como a não autorização da abertura do seu comércio por força do decreto em vigor ou a ausência do alvará de funcionamento, e a interdição caso haja reincidência de notificação.

Reforçando o cumprimento de medidas sanitárias já conhecidas pela população, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) orienta todos quanto ao distanciamento social, recomendações acerca de casos de aglomerações, os cuidados do uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

Já a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) desempenham o papel de Segurança Pública para manutenção da ordem social. Como procedimento técnico, a PM aplica o documento denominado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), de teor mais célere para fins de infrações cometidas por responsáveis de estabelecimentos que estão descumprindo determinações do decreto.

O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realiza também procedimentos que priorizam o direito fundamental à vida do cidadão consumidor. Além de atuarem nas operações noturnas, diariamente, realizam visitas técnicas de caráter mais ostensivo com o objetivo de fiscalizar focos de aglomeração em estabelecimentos. No mesmo sentido, a lei 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca, é colocada em prática quando atuam no perímetro visitado pelas equipes, sob coordenação do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).

Outros órgãos como a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) e departamentos públicos ligados à Prefeitura de Porto Velho, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), colaboram frequentemente ao longo destes últimos meses de trabalhos fiscalizatórios.

OPERAÇÕES JÁ DEFLAGRADAS

A primeira operação de combate ao descumprimento das regras restritivas dos decretos publicados pelo Estado, foi deflagrada no dia 11 de dezembro de 2020. Desde então, as várias edições realizadas tiveram seu nível de atuação e período de vigência (dia e horário para fazer a fiscalização) como forma de fortalecer estratégias para contenção do vírus disseminado no âmbito rondoniense.

Seguindo sempre determinações instituídas pelos atos normativos, de dezembro do ano passado até maio de 2021, houve nove operações com suas respectivas nomenclaturas: “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; “Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência”; “Urgência” e, a ação em vigor “Prevenção”. Conforme o CBM, alguns destes trabalhos foram incisivos por conta de restrições mais específicas que eram estabelecidas, outros tiveram prática mais orientativa para as pessoas, de acordo com a norma governamental aplicada em cada período.

“Atualmente, percebemos que não são somente pessoas com comorbidades que estão sendo afetadas com sintomas graves, agora, vemos jovens e crianças sendo internados em UTIs, com um quadro delicado de saúde. Que isso sirva de alerta à população. Precisamos ter essa atenção e cuidado”, acrescenta o comandante.

DECRETO EM VIGOR

A atual “Operação Prevenção” tem por finalidade atender o Decreto nº 26.038, de 23 de abril de 2021, constituído por normas mais flexíveis em relação à abertura de estabelecimentos até 23h, como templos religiosos, supermercados, restaurantes, ambientes pubs, bares e entre outros do gênero, além da proibição de venda de bebidas alcoólicas neste período até às 6h do dia seguinte. Para evitar o contágio do coronavírus entre as pessoas, são vetadas interações dançantes entre os mesmos nos locais que antes destinavam espaços para este fim.

Condutas dos cidadãos em vias públicas, atividades ou serviços que favoreçam a aglomeração, também são fiscalizados. Enquanto o Estado vivencia a Fase 1 do “Plano Todos por Rondônia”, 30% da capacidade máxima é permitida independentemente do tipo de estabelecimento ou ação encontrados.

CIDADÃO, AGENTE FISCALIZADOR

A missão em prol da segurança e saúde da população, só é possível, graças aos canais de comunicação disponibilizados à sociedade rondoniense. Com o objetivo de facilitar a operacionalização das ações fiscalizatórias, o cidadão pode realizar denúncias sobre possíveis casos de aglomeração, descumprimento de medidas sanitárias e irregularidades quanto ao funcionamento de estabelecimentos de diferentes seguimentos. Os contatos oficiais são:

193 – Corpos de Bombeiros

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

De acordo com o CBM, todo o levantamento das denúncias recebidas é desenvolvido com suporte do Centro Integrado de Operações (Ciop), cujo departamento é vinculado à Polícia Militar de Rondônia, que de maneira estratégica recebe cada atendimento efetuado. O serviço é disponibilizado 24 horas por dia, para o denunciante que deseja efetuar o ato, e ao ligar nos números mencionados anteriormente não há necessidade de se identificar.

O teor das informações repassadas pela comunidade é uma medida destacada pelo órgão de defesa estadual. Em decorrência dos telefones serem de caráter público, existe a possibilidade de ocorrer eventuais equívocos ou até práticas ilegais como o chamado ‘trote’. Para isso, é feita uma checagem minuciosa das informações das ligações recebidas, a fim de garantir a veracidade dos fatos, evitando transtornos no momento das ações.

Vale ressaltar que é dever primordial do cidadão fiscalizar, cumprir e denunciar possíveis desrespeitos aos decretos estaduais, durante todo o período da pandemia provocada pelo coronavírus. O ato de efetuar apenas uma ligação pode contribuir para que vidas sejam salvas, tornando o cidadão um agente fiscalizador e viabilizador das ocorrências que chegam às autoridades, nas quais aplicarão as medidas cabíveis em benefício da sociedade.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lançamento do livro ‘Rondon, Fé de Ofício’

O lançamento de sua segunda obra que versa sobre o grande militar do século XX, o sertanista, o indigenista, o self mad man, Mal. Rondon.
L

Garimpos de ouro ameaçam corpos d’água na Amazônia

Danos com uso de ‘mercúrio e cianeto’, substâncias proibidas comprometem a vida no maior bioma do mundo.
L

Sicredi amplia presença e impacto durante Café com Jornalistas em Porto Velho

Evento destaca crescimento robusto e compromisso com o desenvolvimento local e sustentável
L
Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
L
Enredo da Mocidade em 2025 será manifesto pelo futuro da humanidade

Enredo da Mocidade em 2025 será manifesto pelo futuro da humanidade

Carnavalesco Renato Lage volta à escola depois de 22 anos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça do Beni manda prender brasileiro; homem é acusado de matar cinco pessoas no país andino

O sujeito usava o território boliviano para realizar seus crimes e posteriormente escapava para o Brasil para evitar ser apanhado”, explica Del Castillo
10

Programa Agenda News entrevista: Geovanni Sampaio e Luciana Belegante

A apresentadora Renata Camurça trará uma discussão fascinante sobre como a nutrição e a massagem esportiva podem ser integradas para otimizar a performance e a recuperação de atletas.
L
Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste
L
Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão ser imunizadas
L

Programa Giro News entrevista: Júlio César

Júlio César, o Presidente do CRECI-RO, será o convidado especial para falar sobre as últimas novidades e os desenvolvimentos no mercado imobiliário da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador prestigia a abertura da Agrishow ao lado de Jair Bolsonaro

Parlamentar destacou tecnologia e investimentos no setor
L
Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

A solenidade é um resgate e homenagem aos Policiais Civis aposentados, que contribuíram para que a Polícia Civil chegasse a um nível de reconhecimento nacional, sendo uma das melhores polícias do Brasil.
L
Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Os residentes da área têm enfrentado desafios com o canal, que se encontra em estado precário de conservação
L
Deputado Alan Queiroz propõe estudos para construir muro em escola de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz propõe estudos para construir muro em escola de Nova Mamoré

Solicitação visa proporcionar uma proteção adequada aos estudantes da escola.
L
Deputado Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

Deputado Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

A delegação, composta por 49 atletas, demonstrou alto desempenho e dedicação durante todo o campeonato, fruto de uma preparação intensa e dedicada.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Atropelamento deixa três feridos na BR-364 em Porto Velho

A PRF foi acionada para controlar o fluxo de veículos e fazer o registro.
16

SUSTO GRANDE: Fox invade cruzamento e causa acidente com capotamento no centro de Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas, apesar da gravidade, os motoristas não teriam ficado feridos.
14
Casal em moto fica ferido após avançar preferencial e bater em táxi

Casal em moto fica ferido após avançar preferencial e bater em táxi

Informações obtidas pelo site dão conta que o táxi seguia na Carlos Gomes, quando um casal ocupando uma moto invadiu a preferencial e bateu com força no carro.
12
Uno avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Uno avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na Rio de Janeiro, quando a motorista do Uno tentou fazer a conversão na Brasília e acabou causando a batida.
14
ASSISTA: Ladrão é filmado furtando em quiosque na rodoviária em Porto Velho

ASSISTA: Ladrão é filmado furtando em quiosque na rodoviária em Porto Velho

Nas imagens um indivíduo vestindo uma camisa do Flamengo aparece dentro do estabelecimento comercial, pegando vários produtos e colocando em mochilas e sacolas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judô: Brasil fatura 16 pódios, 7 deles de ouro, em Pan-Americano no RJ

Judô: Brasil fatura 16 pódios, 7 deles de ouro, em Pan-Americano no RJ

Competição reuniu 498 atletas de 30 países no Parque Olímpico
L

Requerimento da Licença Ambiental: MOREIA EMPREENDIMENTOS E COMERCIO LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Dois novos casos foram registrados
L
Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho

Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho

A participação dos estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo, destacou.
L
Governo de RO lança Sistema Fiscal Eletrônico nesta terça-feira, 30

Governo de RO lança Sistema Fiscal Eletrônico nesta terça-feira, 30

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Finanças, Luís Fernando, o lançamento do E-Fisc representa um avanço nos serviços prestados ao contribuinte.
L
Atleta rondoniense conquista 1° lugar no Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo

Atleta rondoniense conquista 1° lugar no Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo

Vamos continuar trabalhando juntos para proporcionar oportunidades e incentivos aos atletas.
L
Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

A ação, acontece desde 2019, e atende atualmente, no turno da manhã, 700 alunos, do 6º ao 9º ano.
L
Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

Aos 83 anos, ex-presidente uruguaio comunicou situação em entrevista
L
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

Ao todo, são 1.890 vagas ofertadas às indústrias e à população em sete municípios do Estado – Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
L
Prefeitura realiza com sucesso mais uma edição do torneio do trabalhador em Jaru

Prefeitura realiza com sucesso mais uma edição do torneio do trabalhador em Jaru

Galo da Serra e Projeto Furacão foram os vencedores.
L