TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso

Fazendeiras, profissionais qualificadas, mães e esposas, empresárias, cientistas, elas realmente podem tudo que quiserem, inclusive ser exemplo de sucesso. Conheça a história de Teia, Larissa, Eloisa e Kamila

Publicado em 

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia

As mulheres são muito mais que números na pecuária do Brasil e de Mato Grosso. Embora alcancem 45% em presença no campo (entre pecuária e agropecuária), segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), elas despontam como empresárias determinadas a transformar suas propriedades em modelo de sucesso e sustentabilidade. 

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia

Maria Ester Tiziani Fava, 56 anos, administradora, é um exemplo daquelas que arregaçam as mangas e vão para a lida. Filha de agricultores, ela nunca se considerou “sexo frágil”. E por causa do seu desempenho ímpar à frente da Fazenda Estrela do Sul, no município de General Carneiro, obteve reconhecimento nacional: foi eleita pela Revista Rural, na categoria bronze, uma das propriedades mais sustentáveis do país. Essa vitória veio de uma indicação da ONG TNC (The Nature Conservancy), em dezembro de 2018. A mesma instituição a incentivou, no ano seguinte, a se inscrever ao Prêmio Mulheres do Agro, realizada pela multinacional alemã Bayer, em parceria com a ABAG.

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia

Téia Fava, pecuarista.

Novamente “Téia”, como é chamada, teve a história selecionada entre as 9 premiadas, ficando em 3º lugar no Brasil, na categoria grande propriedade.  “Esses dois prêmios vieram mostrar que estamos no caminho certo, sou muito ligada ao conceito de sustentabilidade”. Ela conta que este desafio surgiu do projeto Campos do Araguaia (feito através da Liga do Araguaia), quando recebeu assessoria e assistência técnica para deixar a fazenda ambientalmente correta. “Engatinhamos ainda, temos que reflorestar alguns pontos, fechar nascentes, mas estamos fazendo sistematicamente”, afirma Téia, que representa a regional do Vale do Araguaia – Médio Araguaia na diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Larissa Milani Zem Dionysio, 33 anos, é médica veterinária formada pela PUC do Paraná, especialista em Nutrição Animal e Gestão do Agronegócios, além de mãe, esposa, uma curiosa e apaixonada pela pecuária.  Apesar da pouca idade, faz as vezes de liderança, atuando como vice-presidente da Associação dos Proprietários Rurais da Serra de Ricardo Franco (AproFranco) e membro da diretoria Associação Campos do Guaporé.

“Penso que o nosso principal desafio como mulheres do agro é o mesmo que o dos homens: produzir mais e ser mais competitivas, apesar de todas as questões envolvendo segurança jurídica e ambientais, que são muito pesadas. É trabalhar para tecnificar o campo e vencer diariamente as dificuldades. Nunca me deixei abalar por nada, aliás, sento com fazendeiros que me viram “nos cueiros” e converso de igual para igual sobre a fazenda”. 

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia

Larissa Milani Zem Dionysio

Larissa cresceu ajudando o pai na propriedade. “Vínhamos de Curitiba para o Mato Grosso nas férias, meu pai ficava na parte administrativa, mas eu acordava às 4h para acompanhar e observar os funcionários na lida com o gado, era uma alegria quando tinha que trocar o gado do pasto, andávamos muito, a sede era longe e tinha que comer de marmita no pasto. Essa diversão me ajudou a entender o trabalho dos vaqueiros, é uma brincadeira que contribuiu muito para a minha formação como pessoa, mulher e profissional”. 

Movimento Agroligadas

Outra mulher de destaque na pecuária é Eloisa Maria Alves El Hage, 47 anos, médica veterinária, que sempre trabalhou na assistência da fazenda com reprodução e produção, é empresária, mãe, pecuarista e esposa do vice-presidente da Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Alexandre El Hage. Como toda mulher, adaptou-se bem às múltiplas funções, pois também está como 2ª tesoureira da Diretoria da Acrimat e integrante da Comissão da Agroligadas.

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia Eloisa Maria Alves El Hage

“Sou pecuarista desde 1999, quando me formei na Universidade Federal de Uberlândia, antigamente, o agro era um ambiente mais masculino e machista, hoje, nós estamos ocupando praticamente todos os espaços, em menor número ainda, mas conquistamos por mérito funções como gestoras, técnicas, prestadoras de serviço e produtoras, porque somos cuidadoras, detalhistas, dedicadas, predicados que vêm nos ajudando a crescer e nos estabelecer”.

Eloisa explica que o projeto Agroligadas tem três anos e é muito importante para o setor, pois é um movimento de mulheres do agro (que envolve pecuaristas, agricultoras, técnicas) que busca através da educação e da comunicação fazer um elo positivo, conectando o campo e à cidade. “Sou coordenadora do programa de rádio que uma vez por semana traz convidados de destaque regional e nacional, gerando produção de conteúdo qualificado e promovendo o empoderamento feminino”.

Inspiração na universidade

A história da professora Kamila Andreatta, 40 anos, é sem dúvida inspiradora. De família humildade do interior do Espírito Santo, graduou-se zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, fez mestrado e doutorado em Nutrição e Produção de Ruminantes também pela UFV e hoje coordena o Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva (NEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop. Ela está desenvolvendo duas pesquisas importantes para a pecuária mato-grossense, em uma parceria com a Associação Nelore.

Mulheres são protagonistas na pecuária de Mato Grosso - News Rondônia

Kamila Andreatta

“Ainda há preconceito de achar que para trabalhar com bovinos tem que ter força física, tem que ser machão, mas não é bem assim, hoje, o fator mais importante é o conhecimento”. Nos anos 2000, em torno de 50% das alunas eram mulheres, mas atualmente Kamila afirma que são a maioria na universidade. “Respeito a história de cada uma, eu tive que lutar muito para chegar onde cheguei, consegui me fazer respeitar e alcançar um status de ser ouvida, mas para inúmeras mulheres isso não é e não foi possível ainda, não vejo como fraqueza, elas simplesmente não deram conta de aguentar, porque acontece de sermos assediadas, de não nos dar crédito pelo que fazemos ou falamos, são frequentes as demissões após a licença-maternidade ou então ganharmos menos que os homens. Não, não é fácil”.

Kamila despertou para o amor ao agro na infância, quando passava as férias com os avós. “Sempre tive uma visão acolhedora do ambiente rural, no início quando meus pais me viram fazendo estágio, limpando estábulo, carregando peso para tratar animais, toda suja e fedendo a fezes, questionaram se era isso mesmo que eu queria, sim, era, sou muito feliz e é um desafio saber que inspiro outras meninas e mulheres. Acho que quando fazemos o que amamos não há limites, superamos qualquer obstáculo para construir nossos sonhos”.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputados da ALE-RO vão receber mais de R$ 65 mil com diárias para viajar até o Japão

A viagem da dupla está programada para a próxima semana, conforme informou Atos de Diárias N° 0202439/2024 e N° 0202426/2024 publicadas na edição de sexta-feira (03) do Diário Eletrônico da ALE-RO.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

SURTOU: Hóspede morre após ser preso depois de quebrar quarto de hotel

O corpo foi removido ao IML, onde será determinada a causa da morte.
18
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L
Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Segundo Shannon, muitas das empresas não sabem que após os testes, os animais podem ser enviados para abrigos.
L