SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

Chegamos a 2.455 rondonienses mortos, 638 deles só neste ano; Até agora, só 30 mil vacinas foram aplicadas

PERGUNTINHA: Quando você acha que chegarão para Rondônia todas as milhares de doses de vacina que servirão para livrar grande parte da população da tragédia do coronavírus?

Publicado em 

Chegamos a 2.455 rondonienses mortos, 638 deles só neste ano; Até agora, só 30 mil vacinas foram aplicadas - News Rondônia

Chegamos a 2.455 rondonienses mortos, 638 deles só neste ano; Até agora, só 30 mil vacinas foram aplicadas - News Rondônia

Socorro! Enquanto até a noite da quarta-feira, cerca de 31 mil pessoas haviam sido vacinadas, com a primeira dose, chegamos, nos primeiros 40 dias do ano a um número mais que assustador, totalmente apavorante de novos casos e de mortes. Enquanto no Boletim da Sesau 286, de 31 dezembro, tínhamos 95.729 casos confirmados, hoje já batemos nos 135 mil, ou seja, um aumento superior a 40 por cento. O mais trágico de tudo, nesse período, foi o inacreditável número de  mortes pela Covid 19: das 1.817 que tinham ocorrido até o último dia do ano passado, em apenas 40 dias esse dado dantesco saltou para 2.455  (contando os números da quinta-feira), com cerca de 37 por cento de aumento. Foram 638 mortes em apenas 40 dias, numa média de mais de 15 vidas perdidas a cada 24 horas. O pior dia de todos foi o dia 10, uma quarta-feira nefasta: nada menos do que 42 óbitos foram registrados pelo Boletim diário da Sesau. São dados acumulados também de outros dias, que não haviam sido computados. Mesmo assim, assustadores. O sistema hospitalar, tanto o público quanto o privado, estão entrando em colapso. Já não há mais leitos de UTI, mesmo que o número delas tenha praticamente duplicado no Estado, durante a pandemia. Basta ver os números, para um calafrio percorrer a espinha da gente e os cabelos todos ficarem ouriçados: em 31 de dezembro, tínhamos um total de 307 pacientes internados em toda a nossa rede hospitalar, sob atendimento contra o coronavírus. Agora, esse número já supera os 660, ou seja, quase 120 por cento a mais. Estamos transferindo pacientes para outros Estados e já existe fila para as UTIs. Para piorar tudo isso, ainda apareceram pelo menos novas três cepas do vírus em Rondônia, uma delas extremamente agressiva, que pode matar uma pessoa em dois ou três dias.

Chegamos a 2.455 rondonienses mortos, 638 deles só neste ano; Até agora, só 30 mil vacinas foram aplicadas - News Rondônia

Só o que pode nos salvar são milhares e milhares de doses de vacinas, que precisam chegar aqui com urgência e serem aplicadas também em tempo recorde. Não dá mais para seguir a burocracia e as eventuais falhas do sistema. Temos é que salvar vidas. Até agora, a vacinação beneficiou apenas pouco mais de 30 mil pessoas (cerca de 21  mil servidores da saúde; 6.500 idosos entre os de idade mais avançada e cerca de 3.100 índios). Para esses, já há a reserva da segunda dose, que será aplicada dentro de duas a três semanas. Mas e todo o resto da população, principalmente a que faz parte do grupo de risco? Precisaríamos, com urgência, de pelo menos mais 100 mil doses, para começarmos a livrar 50 mil rondonienses do perigo da morte, que se aproxima cada vez mais. Tomara que todas as nossas autoridades se unam, esquecendo as picuinhas políticas e os próprios umbigos, para que possamos salvar o máximo de pessoas. Porque, nessa lentidão e com tão poucas vacinas, ainda vamos ter milhares de vidas perdidas na nossa amada Rondônia. Não temos mais tempo!

MDB CONVIDA PREFEITO DE JARU PARA DISPUTAR GOVERNO EM 22  

Surge uma importante novidade na sucessão estadual. Isso mesmo, o jovem prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, foi convidado oficialmente para filiar-se ao MDB (ele é um dos nomes mais fortes do PSDB no Estado) e, mais que isso, caso aceite, já chegue ao partido como o nome para disputar o Governo do Estado. O convite foi oficializado num encontro, essa semana, entre o presidente regional do MDB, o deputado federal Lúcio Mosquini, num encontro com o Prefeito. O pai dele, o grande empresário João Gonçalves, participou da conversa. Mosquini disse que o convite está lançado, mas, por enquanto, o jovem prefeito recém reeleito em Jaru, avisou que não tem pretensão de entrar numa disputa pelo Governo, ao mesmo nesse momento. O que ficou definido e reafirmado, contudo, é que Mosquini e Gonçalves Júnior estarão juntos, na eleição de 2022. Não se sabe se isso se concretizará, porque se o Prefeito se mantiver tucano e o seu partido lançar candidato (o nome mais cotado, hoje, é o do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves), como ficaria a relação, porque, ao que se sabe, o MDB também terá nome próprio à sucessão de Marcos Rocha. O maior partido do Estado, contudo, vai esperar por Gonçalves Júnior.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRECISA MUITOS MILHÕES DE REAIS

O Ministério Público Federal voltou a cobrar a construção de um hospital universitário em Rondônia, o que ajudaria muito em episódios como os atuais, de intensa pandemia. A intenção é das melhores, até porque o MPF cobra a mesma obra há muitos anos. Não há dúvida de que, se Rondônia não fosse considerado um Estado periférico pela União, já teríamos um hospital da UNIR há muitos anos. E, pelo jeito, não o teremos tão cedo. Os motivos são bem simples e fáceis de entender. Um hospital universitário de 300 leitos, apenas como exemplo, custaria, para ser construído e colocado em funcionamento, nada menos do que 350 milhões de reais. No mínimo. Afora isso, teria que se colocar um orçamento anual de 60 milhões de reais, apenas para a manutenção. Seriam necessários, também, várias equipes de funcionários, de médicos a servidores com menores responsabilidades, num total próximo a dois mil profissionais. Ou seja, afora todos os gastos, se fosse um salário médio de 3 mil reais entre todos os servidores, haveria um custo mensal de 6 milhões, o que significaria mais 72 milhões anuais, sem computar eventuais benefícios da legislação trabalhista. Ou seja, de onde sairia todo esse dinheiro? Por enquanto, essa pergunta essencial não tem uma resposta!

TSE DECIDE E AÉLCIO ESTÁ PRESTES PERDER SEU MANDATO

O último recurso do deputado Aélcio da TV foi negado pelo TSE. Com isso, mantida a decisão do TRE rondoniense, Aélcio está prestes a perder o mandato de deputado estadual, condenado por abuso do poder econômico. Os desembargadores rondonienses consideraram que ele utilizou espaço no seu programa de TV, fora do tempo permitido para propaganda eleitoral, exagerando na autopromoção e descumprindo a legislação eleitoral. Aélcio interpôs vários recursos, mas nenhum deles foi acatado nem pela Corte rondoniense e nem pelo TSE. Nessa semana, a maioria dos ministros (Luís Felipe Salomão, Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Luiz Campbell Marques e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto), não acataram o recurso definitivo. Faltam ainda dois votos, mas que não mudariam o resultado final, mesmo que fossem favoráveis ao parlamentar. Aélcio está em seu segundo mandato e ficou famoso por não usar nenhuma verba do seu gabinete, destinando-a à educação, principalmente. Caso seja mesmo defenestrado de sua cadeira pelo TSE, será substituído pelo o ex deputado Ribamar Araújo, um dos mais respeitados políticos rondonienses, que em todos os seus mandatos se notabilizou por ser um duro adversário da corrupção.

MOTORISTAS DESTRUÍRAM MAIS DE MIL POSTES DE ENERGIA

Cerca de 3 milhões de reais. Esse foi o gasto da Energisa, durante o ano passado e o início deste ano, para repor um total de 1.011 postes destruídos, 897 apenas durante 2020, com uma média mensal de 75 acidentes em todo o Estado, por acidentes de trânsito. Muitos motoristas parece que "miram" os postes de energia e, geralmente, se chocando contra eles com muita velocidade e, obviamente, toda a força, não só causando muitos feridos a quem está nos veículos, como também causando um efeito colateral importante: o corte de energia elétrica, que chegou a atingir 138 mil moradores que, num momento ou outro, ficaram sem energia, pela destruição causada nos postes. A empresa acompanha o indicador de batidas em postes, pois esse tipo de ocorrência é uma das principais causas externas de falta de energia, garante. Apenas em janeiro de 2021, foram 114 casos de batidas em postes da rede elétrica. As cidades com maior número de ocorrências desse tipo foram Porto Velho, Cacoal e Vilhena. O preço médio de cada poste é na faixa dos 3 mil reais.

PROJETO QUER MULTAS PESADAS AOS FURA FILA DA VACINA

Atenção furadores de fila das vacinas! Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Jair Montes, determina multa que pode chegar a quase 200 mil reais, para quem, de forma ilegal, receber a vacina antes de chegar a sua vez. Pelo projeto, são passíveis de penalização o agente público, responsável pela aplicação da vacina, assim como seus superiores hierárquicos, caso comprovada a ordem ou consentimento. A multa inicial será de 1 mil Unidades Padrão Fiscal de Rondônia. A Unidade é de 92,54 reais, o que totalizaria 92.540 reais. Outro artigo duplica a multa, para até 185 mil reais, caso o vacinado seja agente público. Está prevista, ainda, punição para quem tiver ocupando cargo eletivo, que será afastado de suas funções, desde que, claro, tudo seja comprovado, como nos demais casos. Pode parecer, a princípio, uma ação de difícil execução, porque seria muito difícil aplicá-la. Mas, de qualquer forma, é uma reação trazida por um parlamentar, como protesto aos que, usando de todas as ilegalidades possíveis, furam a fila para se beneficiarem. O deputado Jair Montes reagiu contra essa vergonha. Tomara que muito mais gente faça isso.

LANG QUER APOIO DE ROCHA E REDANO PARA A NOVA AROM

Recém eleito para presidir a Associação dos Municípios do Estado, a Arom, o prefeito Célio Lang, de Urupá, começa sua gestão com várias metas, mas uma, essencial: ter o apoio do governador Marcos Rocha e do presidente da Assembleia, deputado Alex Redano, para alinhar ações conjuntas que visem fortalecer o municipalismo. A Arom passou por um momento de turbulência, durante o período eleitoral em que Lang foi o vencedor, por ampla maioria dos votos. Agora, a intenção  de Lang é mudar o quadro, já que, lamenta, "há muito tempo, a AROM não cumpre seu papel. Não havia uma articulação inteligente e ordenada com os órgãos estaduais e federais, para garantir ações consideradas elementares aos municípios". Ele também destaca que havia muitas ações descoordenadas e muita preocupação com o que chama de "contratos vultosos", sem as devidas prestações de contas aos órgãos de fiscalização. A partir de agora, tudo vai mudar, porque o novo presidente vai comandar o órgão associativo com total transparência, com contas abertas e sob fiscalização do Ministério Público e o Tribunal de Contas, órgãos a quem ele já pediu ajuda para uma ampla fiscalização sobre as ações da entidade até aqui. Lang considera vital o apoio do governador Marcos Rocha, "com seu espírito municipalista" e do presidente Redano que, segundo o novo comandante da Arom, pode unir em torno das lutas da entidade não só o parlamento, com todos os seus 24 deputados, representantes dos 52 municípios rondonienses, como também "fortalecer ações em apoio às Prefeituras". O novo presidente da Arom começa com tudo, cheio de planos, para mudar o perfil da entidade.

MAIS 20 BILHÕES PARA AUXÍLIO EMERGENCIAL NA PANDEMIA

Faltam apenas detalhes, não havia ainda nada de oficial até a noite desta quinta, mas é praticamente certo a volta do auxílio emergencial para os brasileiros mais pobres, por pelo menos mais quatro meses. O valor será bem menor do que o anterior (que foi de 600 reais mensais), porque não deve superar os 200 reais. Mesmo assim, num cálculo preliminar, representará um custo superior a 20 bilhões de reais aos cofres públicos. O acordo com o Congresso está praticamente fechado. O anúncio definitivo deve ser feito dentro de pouco tempo. A verdade é que a pandemia está se estendendo por muito mais tempo do que se imaginava. Com o fechamento de milhões de postos de emprego, por causa de Lockdowns e outras medidas que impedem a economia de andar normalmente, muita gente ficou completamente sem renda. A miséria e a fome começaram a bater em muito mais portas e o único socorro para milhões de brasileiros tem mesmo que vir dos cofres do governo. O que se espera é que, dessa vez, haja maior depuração, para que políticos, seus familiares e apaniguados não possam ter acesso a esse dinheiro, como muitos o fizeram na época dos 600 reais.

PERGUNTINHA

Quando você acha que chegarão para Rondônia todas as milhares de doses de vacina que servirão para livrar grande parte da população da tragédia do coronavírus?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas
L
Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

São 154 trechos com bloqueios totais ou parciais e pontes danificadas
L
Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Os dados são checados ainda junto às bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal.
L
CNU ainda não tem nova data de aplicação

CNU ainda não tem nova data de aplicação

Governo federal adiou provas por causa de chuvas no RS
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Entre Levels entrevista: MC Gina Laborda

Não perca a entrevista exclusiva com MC Gina Laborda no programa “Entre Levels”, comandado pelo apresentador Alisson.
L
Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

“A dor dessas pessoas também é nossa dor. Os rondonienses estão à disposição dos gaúchos para ajudarmos no que for preciso neste momento tão difícil”.
L

IBGE pontua que dos 52 municípios, em sete vivem indígenas acima ou entre os 90 anos

A pesquisa também traz dados dos quilombolas.
L

Conheça o nome da grande ganhadora da promoção Tour de Alta Performance Pessoal & Profissional com Paulo Vieira e Camila Vieira

Transformação e sucesso aguardam o sortudo de Porto Velho que ganhou um Ticket Black VIP para se juntar à elite da alta performance.
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

As propostas devem ser encaminhadas até dia 11/6, às 10h de Brasília
L

BRUXA SOLTA: Strada capota em colisão entre três veículos

A PM fez o registro do acidente.
12
Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

O motociclista transitava na Elias Gorayeb, quando invadiu a preferencial e foi atingido pelo Mobi que na sequência capotou e atingiu um Onix que aguardava para cruzar a via.
14
polícia

Homem é executado a tiros em São Domingos do Guaporé

Uma testemunha que mora ao lado da vítima relatou à polícia que estava em casa quando ouviu três disparos de arma de fogo.
18
polícia

Mulher é socorrida em estado grave após ser atingida com diversos golpes de facão pelo marido

A vítima foi socorrida em estado grave para atendimento médico até o hospital Municipal de Vale do Anari e em seguida foi encaminhada para Ji- Parana.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3x3

Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3×3

Seleção volta à quadra às 7h20 deste sábado contra anfitriãs japonesas
L
CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

Setor público calcula perdas de pelo menos R$ 59,9 milhões
L
Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Governo estadual reativa Pix para receber dinheiro
L
Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Isso permitirá uma distribuição mais eficiente de energia elétrica, beneficiando residências e empresas em todo o Estado.
L
Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Depois de iniciar na capital de Rondônia, Porto Velho, no dia 30 de abril, a expedição literária do Amazônia das Palavras Terceira Edição desce o Rio Madeira e iniciou suas atividades no estado do Amazonas pela cidade de Humaitá, na quinta, dia 02 de maio.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: ACONCHEGO DA VÓ MARIA

11 de maio de 2024, na sede do Aconchego da Vó Maria sito a rua Piramutába, 1743, bairro Lagoa
L
Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

As indústrias interessadas podem fazer sua inscrição gratuita e diretamente na Plataforma de Produtividade, pelo portal Brasil Mais Produtivo.
L
Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski
L
MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

Ação busca excluir conteúdos abusivos postados por policiais
L
Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE
L