DOMINGO, 08/06/2025
Publicidade

CNM disponibiliza pesquisa nacional sobre vacinação nos Municípios

O levantamento nacional foi feito em março e ocorreu em duas etapas.

Publicado em 

CNM disponibiliza pesquisa nacional sobre vacinação nos Municípios - News Rondônia

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a vacinação nas cidades realizada com os gestores para compreender as pactuações na definição dos grupos prioritários e temas correlatos à organização em Estados e Municípios está disponível na Biblioteca Digital da entidade. O levantamento nacional foi feito em março e ocorreu em duas etapas.

CNM disponibiliza pesquisa nacional sobre vacinação nos Municípios - News Rondônia

De acordo com o estudo, 93,5% (3.987 dos gestores que responderam à pesquisa) afirmaram que o Estado apresentou plano estadual de vacinação. Em 94,1% (4.013 das respostas) foi indicada a pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a respeito da vacinação dos profissionais de saúde. Já em 95% (4.050 gestores municipais) disseram que a pactuação da vacinação dos grupos de idosos ocorreu em CIB.

Por sua vez, 71,5% – ou 3.049 dos pesquisados – apontaram que o grupo prioritário das comorbidades já foi pactuado em CIB estadual. A segunda fase da pesquisa teve participação de 66,1% ,o equivalente a 3.683 dos Municípios, especialmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nessa etapa, foram aplicadas 12 questões, com foco nas medidas de vacinação municipal. O formulário tratou de assuntos como a vacinação dos trabalhadores da Educação e Serviço Social; organização da vacinação dos grupos prioritários de idosos e comorbidades; situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulta Covid-19 em relação ao início da pandemia e óbitos entre os profissionais de saúde em decorrência da pandemia.

Resultados

Ficou evidenciado que a maioria dos Municípios possui estrutura e quantitativo de profissionais para executar o Plano de Vacinação Nacional contra a Covid-19. Nesse aspecto, 81,9% dos pesquisados disponibilizaram pontos adicionais de vacinação como drive-thru e multipontos. Para isso, 87,6% dos gestores informaram que possuem a rede de frio com estrutura suficiente para dar conta do plano de vacinação. O estudo também fez questionamento em relação ao número de equipes necessárias para aplicação das vacinas. Em resposta, 89% dos representantes municipais pesquisados afirmaram positivamente a esse tópico.

Plano de Vacinação

Quando perguntados sobre quais são as fontes de recursos financeiros para a execução do Plano de Vacinação, 28,2% reportaram uso de financiamento próprio; 24,7% dos recursos de Atenção Primária à Saúde (APS). Outros 24,2% reportaram utilização de incentivos da Vigilância em Saúde (VS) e 20% indicaram que aplicaram recursos financeiros estaduais. No caso de disponibilidade de leitos de UTI Covid-19 ou UTI Adulto, 58,7% dos Municípios apontaram diminuição do quantitativo quando comparado ao início da pandemia.

Profissionais

Os Municípios ainda apontaram que não têm condições nesse momento de dar prioridade à vacinação aos trabalhadores da Educação (76,8%) e nem para os da Assistência Social (57,8%). Os servidores da Educação (básica e superior) constam, respectivamente, no grupo 19 e 20 do Plano Nacional. Os da Assistência Social, até o plano editado em março de 2021, ainda não tinham sido incluídos.

Uma situação preocupante apontada no estudo diz respeito à abordagem do indicativo de óbitos de profissionais da Saúde em decorrência da Covid-19. Em 87% das respostas, os Municípios indicaram casos nos anos de 2020 e início de 2021. Além das pesquisas nacionais por períodos contínuos, a CNM tem consultado semanalmente prefeitos a respeito do cenário da vacinação e da capacidade da Rede de Atenção à Saúde, em especial, os insumos e leitos de alta complexidade. Essas e outras informações relevantes também têm sido disponibilizadas em espaços da Biblioteca virtual da CNM e no celular dos gestores.

Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 1 – Acesse aqui .

Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 2 – Acesse aqui .

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baía Formosa: onde o Brasil reencontra sua essência natural

Um refúgio no litoral do Rio Grande do Norte onde natureza, simplicidade e autenticidade se unem para proporcionar uma experiência sensorial única.
L
Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

O curso de extensão de cílios é apenas uma das diversas ações implementadas pela Sejus com foco na ressocialização.
L
Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

A ferrugem asiática pode provocar perdas de 10% a 90% na produtividade das lavouras.
L
Primeiro Bee Hackathon acontece em Vilhena para promover inovação e desenvolvimento local

Primeiro Bee Hackathon acontece em Vilhena para promover inovação e desenvolvimento local

Os participantes disputarão seguindo o desafio de desenvolver uma solução inovadora que centralize informações positivas, úteis e relevantes sobre Vilhena, promovendo sua valorização e fortalecendo sua identidade local.
L
Com atuação do Ministério Público, membros de facção criminosa são condenados por homicídio qualificado em Ouro Preto do Oeste

Com atuação do Ministério Público, membros de facção criminosa são condenados por homicídio qualificado em Ouro Preto do Oeste

A execução da vítima ocorreu por motivo torpe, porque os réus praticaram o crime para afirmar a imposição e o poder de intimidação, manutenção e disciplina da facção criminosa da qual são membros.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fiat Fastback 2025 híbrido oferece eficiência sem comprometer desempenho

T200 Hybrid entrega 130 cavalos de potência e equipa as versões Audace e Impetus
L

Momento Agro | Entrevista Andrio Bertol – Empresa Pescados Rei do Pirarucu

Neste sábado, dia 07, às 11h, o Momento Agro entrevista Elisandrio Bertol — mais conhecido como Andrio — fundador da agroindústria familiar Pescados Rei do Pirarucu.
L
MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
L
Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Produtos devem ser apreendidos e retirados de comercialização
L

Pirelli otimiza produção e logística com novo armazém em São Paulo

Unidade integra reduz custos e fortalece a competitividade da marca na América Latina
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

Presidente destacou importância da participação dos EUA na conferência
L

Coronel Chrisóstomo realiza reunião com agricultores, pescadores e produtores e comunidade em Costa Marques

Em agenda oficial no município, o deputado visitou unidades públicas e reforçou o vínculo com lideranças e moradores de Costa Marques.
L

Hildon monta no agro e “cavalga rumo a 2026” com discurso afinado e vídeos estratégicos

Com foco nas eleições de 2026, Hildon Chaves investe na imagem de aliado do agronegócio e tenta conquistar a confiança do campo com vídeos, discursos estratégicos e presença digital.
L

Governo de Rondônia acolhe proposta de Cláudia de Jesus sobre servidores da Caerd

Medida visa preservar empregos e conhecimento técnico em meio à possível privatização.
L

Em Costa Marques, Coronel Chrisóstomo revisita suas origens às margens da BR-429

Deputado federal retorna ao município onde cresceu, reencontra a casa da infância, a escola onde foi alfabetizado e o Forte que marcou sua relação com o Exército Brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é baleado enquanto ia cortar cabelo de cliente na zona Leste

O garupa, armado, efetuou cerca de oito disparos em direção à vítima, e em seguida a dupla fugiu.
12

ATUALIZADA: Homem atacado a tiros em varanda de residência morre em hospital na zona leste de Porto Velho

Sérgio Gomes da Silva, 30 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado (07), no bairro Ulisses Guimarães, zona leste de Porto Velho.
18

Ladrão é surrado pela população depois de furto em residência no centro

De acordo com testemunhas, o criminoso usou um tesourão para invadir o imóvel e depois fugiu com vários objetos.
10

Motociclista para embaixo de caminhão em grave acidente na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou a vítima com várias lesões para a Policlínica Dr. José Adelino.
14
Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

O motorista, que não conseguiu evitar o impacto, permaneceu no local e prestou socorro até a chegada do Corpo de Bombeiros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

A metodologia do projeto envolveu atividades avaliativas em dois eixos principais.
L
Jhon Silva

Abertura do campeonato celebra o futebol de várzea e valoriza talentos da capital

Evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reúne 75 equipes e movimenta comunidades.
L
ITAPUÃ DO OESTE: Cerca de 140 servidores da educação participam de curso Lei Lucas com Ênfase em primeiros socorros realizado pela Escola do Legislativo

ITAPUÃ DO OESTE: Cerca de 140 servidores da educação participam de curso Lei Lucas com Ênfase em primeiros socorros realizado pela Escola do Legislativo

A legislação foi inspirada na trágica morte de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que se engasgou durante uma excursão escolar e não recebeu atendimento adequado a tempo.
L
Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Religiões de matriz africana chegaram a 1% da população no Brasil
L
Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Para o presidente, mundo tem perdido a humanidade diante do assunto
L
Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

O acidente aconteceu na BR-174, quando uma das carretas, conduzida por um motorista gaúcho, foi atingida por outro veículo pertencente a uma transportadora com filial em Vilhena.
10
Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Filmes poderão ser vistos em Vitória nos dias 22 e 23 de agosto
L
Refúgio em Cambuci protege papagaio-chauá e outras espécies da Mata Atlântica

Refúgio em Cambuci protege papagaio-chauá e outras espécies da Mata Atlântica

Mapeamento apresenta 416 parques municipais no estado
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.