QUARTA-FEIRA, 30/04/2025

L

Brasil

Luiza Trajano é o contraponto necessário

O empresariado brasileiro ainda padece de profunda ignorância, tanto é assim, que acredita ser possível comprar imunidade até com relação a mazelas como uma pandemia.

Publicado em 

Luiza Trajano é o contraponto necessário - News Rondônia

Anderson Pires*

O Brasil está na periferia do capitalismo. O empresariado brasileiro ainda padece de profunda ignorância, tanto é assim, que acredita ser possível comprar imunidade até com relação a mazelas como uma pandemia. Exemplo maior de demência: imaginar proteger o capital deixando quem reproduz morrer, ou seja, trabalhadores consumidores.

Essa é a lógica que perpassa os que defendem a compra de vacinas por empresas privadas para uso pelos seus donos e funcionários. Está implícito nessa questão: dinheiro compra tudo. Outro ponto presente: se o Estado é ineficiente, por que não posso passar por cima dele? E mais: como sou piedoso, deixo um pedaço do que comprei para que distribuam com os demais. Nada mais feudal que o regime de indulgências.

Luiza Trajano é o contraponto necessário - News Rondônia

Poderia ser apenas um caso de ignorância. Mas diante de questões de tão fácil entendimento, como a inexistência de vacina sobrando no mercado, o que inviabiliza qualquer compra direta por empresas, só podemos ver duas possibilidades: tráfico de vacinas com a conivência do poder público ou mais um embate político para aglutinar os ultraconservadores que defendem Bolsonaro e sua saga genocida. Cabe um parêntese, em meio ao caos o legislativo brasileiro transforma uma questão que deveria ser tratada como factoide em central. É como debater regularização fundiária em Plutão.

Mas diante de tantas sandices, aprece o contraponto mais que necessário de alguém com lucidez e compreensão da situação: a megaempresária Luiza Trajano. A senhora do Magalu é certamente a voz mais forte que poderíamos ter nesse momento em defesa da vacinação pública. De forma pedagógica destroça a falácia da compra de vacinas, quando diz: “Dinheiro pra comprar vacina tem. A dificuldade não está no dinheiro, está na falta de vacina.”.

Com seu jeito simples, ela completa: “temos que parar com isso de esquerda ou direita, com fake news, temos que nos unir em um único propósito”. O que Luiza Trajano defende e está fazendo com o apoio de uma grande rede de empresários é trabalhar para sanar deficiências que existem no SUS, para que a vacinação seja feita com o máximo de eficiência e velocidade.

Com base em dados de pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, foi possível identificar que 53% dos municípios precisavam de recursos para conseguir trabalhar aos fins de semana e feriados, 39% precisam de ajuda com a rede de frios, 34% apontou dificuldades com a vacinação por drive-thru e 25% colocou o acesso à internet e computadores como um entrave na vacinação.

A empresária que faz questão de exaltar o papel do SUS como o maior programa de saúde pública no mundo qualifica a ação empresarial em meio a pandemia. Mostra que existe uma compreensão diferente da turma do “Véio da Havan” e seu grupo de sonegadores, especuladores e fraudadores que dão apoio a Bolsonaro.

Mais importante que embates que possam existir entre políticos, a posição da Dona do Magazine Luiza tem o respaldo de quem conseguiu em plena pandemia crescer muito com investimento em tecnologia, comunicação e percepção de oportunidade, que vão além de possíveis benesses que o Governo Federal possa proporcionar.

Enquanto o Magalu multiplicava seu valor, a Havan montava estratégias para burlar normas sanitárias, colocando gêneros alimentícios em suas lojas para conseguirem se enquadrar como serviço essencial. Nada mais coerente para uma empresa que responde por muitos milhões em impostos sonegados. O seu proprietário não poderia ter outro destino do que virar linha de frente do mundo bizarro que Bolsonaro é o maior expoente.

Mas o lado grandioso de Luiza Trajano já se manifestou em outros momentos. No auge dos Governos Petistas ela teve que ensinar aos comentaristas econômicos da Globo, que as falácias que propagavam com relação ao aumento do consumo no país, era mais preconceito com o pobre ter algum acesso a bens, que propriamente uma análise fundamentada.

Certa vez, ela com seu jeito caipira transformou em vento os argumentos da bancada do Manhattan Connection, sobre crise no varejo e uma bolha de consumo que pairava no Brasil, que poderia implicar em quebra da economia. Em poucas frases, a verborragia dos economistas/comentaristas perdeu qualquer credibilidade. Ela lembrou que o bem de consumo mais comprado no país ainda era o tanquinho de lavar roupa. Pouco mais de 50% dos lares dispunham do tanquinho ou máquina de lavar, que é muito mais uma necessidade para diminuir a carga de trabalho feminino, que consumo supérfluo exagerado. Na sequência, completou: apenas 7% dos domicílios brasileiros tem uma TV de tela plana, falar de bolha de consumo com números tão tímidos é não ter dimensão do que é o Brasil e seu nível de desigualdade.

Usando argumentos do seu mundo de lojista, ela mostrou que essa visão turva sobre o Brasil é algo muito grave por parte das elites, que acreditam que o pobre já tem demais e que vivemos num país que se libertou do escravagismo.

No debate agora sobre a vacina, Luiza deu mais um exemplo de compreensão sobre o mundo desigual que o Brasil está inserido. Não vamos enquadrá-la como comunista como alguns imbecis certamente farão. Como ela mesma exemplificou: “Se defendo Bolsa Família, que é algo necessário em um país com tanta pobreza me taxam de esquerda. Quando defendo a privatização de alguns setores, dizem que sou de direita”.

Num momento tão nebuloso como esse em que vivemos, quando pobres e pequenos empresários acreditam haver algo de positivo naqueles que dizem lutar para comprar vacinas que não existem, ter Luiza Trajano como voz dissonante é quase um luxo em meio a mediocridade.

Do lado de cá, continuo dizendo, enquanto a classe média continuar acreditando que está mais próxima do rico que do pobre, assim como, o pequeno empresário achar que tem mais semelhança com o banqueiro que o trabalhador, vamos precisar que gente como Dona Luiza traga um pouco de sanidade e sensibilidade para um mundo cada vez menos humano.

*Anderson Pires é formado em comunicação social – jornalismo pela UFPB, publicitário, cozinheiro e autor do Termômetro da Política.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L

Feriado do Trabalhador: para o estado, chuvas reduzem, mas precipitações mantêm média em áreas de Porto Velho

Neste dia, em especial, o mapa apresenta essas chuvas caindo mais entre o norte e o sudoeste.
L

Walter Bártolo naufragou e Sesau emite nota após o acidente envolvendo o barco hospital do estado

A informação é de que não houve feridos, apenas danos materiais.
L
Previsões do Horóscopo desta quarta (30/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (30/4) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (30/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde.
L

Momento Empresarial | Entrevista: Paulo Botelho Neto, biomédico

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, às 9h, recebe Paulo Botelho Neto, biomédico formado pelo Centro Universitário São Lucas e pós-graduando em Gestão em Saúde pelo BBI of Chicago.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo com o apoio de 185 parlamentares cobra urgência na instalação da CPI do Roubo dos Aposentados e critica falta de ação do governo

Requerimento da CPI conta com o apoio de 185 parlamentares, superando o mínimo regimental de 171 assinaturas exigidas.
L

Deputada Cláudia de Jesus anuncia R$ 200 mil para saúde em Novo Horizonte do Oeste

Recurso será usado para ampliar atendimentos e reforçar a equipe médica no município.
L

Eyder Brasil vota a favor de reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Parlamentar destaca importância da valorização dos profissionais de apoio à educação básica no estado.
L

Obra da deputada Sílvia Cristina em parceria com a fundação Pio XII, Centro de Prevenção em Ji-Paraná ganha o prêmio Dr. Pinotti

Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer, construído e custeado pela deputada, vence premiação da Câmara Federal.
L

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Aliança entre União Brasil e PP projeta maior força política do país e impulsiona Marcos Rocha rumo ao Senado em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

O homem possui 36 anos e portava documento falso
10
Operação em Vilhena reforça ações do Governo de RO no combate ao crime

Operação em Vilhena reforça ações do Governo de RO no combate ao crime

Outras sete pessoas foram conduzidas à delegacia e estão à disposição da Justiça.
L
Idosa tem rosto desfigurado após ataque de cachorro na zona leste

Idosa tem rosto desfigurado após ataque de cachorro na zona leste

As primeiras informações dão conta que a vítima foi atacada por um cachorro, tendo parte do nariz e lábios arrancados com as mordidas.
16
Homem com antecedentes criminais é morto a tiros dentro de casa

Homem com antecedentes criminais é morto a tiros dentro de casa

Conforme relatos iniciais, o jovem estava no banheiro quando homens armados, usando jaquetas e capacetes, invadiram o local e dispararam diversas vezes. Pelo menos oito tiros foram efetuados.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DFC: PRIME

Demostração dos Fluxos de Caixa de 01/01/2024 a 31/12/2024
L
Em 2024, 93,3 milhões de pessoas na União Europeia estão em risco de pobreza ou exclusão social

Em 2024, 93,3 milhões de pessoas na União Europeia estão em risco de pobreza ou exclusão social

Levantamento é do Gabinete de Estatísticas da União Europeia
L
MPRO instaura procedimento para verificar qualidade da água em Ariquemes

MPRO instaura procedimento para verificar qualidade da água em Ariquemes

A pesquisa foi conduzida pela professora Doutora Gisele Teixeira de Souza, do curso de Engenharia de Alimentos.
L
Governo Federal manifesta simpatia à proposta de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais

Governo Federal manifesta simpatia à proposta de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais

“Debate é extremamente importante”, afirma Luiz Marinho
L
Setor público registra superávit primário de R$ 3,6 bilhões em março de 2025, com melhora em relação ao ano anterior

Setor público registra superávit primário de R$ 3,6 bilhões em março de 2025, com melhora em relação ao ano anterior

Governos regionais mostram valores de R$ 6,5 bilhões, diz BC
L

Balancete: Prime Particiapações S.A

Balancete patrimonial de 01/01/2024 a 31/12/2024.
L
Atuação do MPRO resulta em condenação por violência de gênero contra adolescente em Ariquemes

Atuação do MPRO resulta em condenação por violência de gênero contra adolescente em Ariquemes

Ele está preso preventivamente desde setembro de 2024.
L

Conselheiros do Sebrae em Rondônia na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal

Presidente do Sebrae Lidera Comitiva em Agenda sobre Rodovias Federais em Rondônia
L

Balancete: Prime Participações S.A

Balancete patrimonial de 01/01/2024 a 31/12/2024.
L

Barco hospital que atendia comunidades ribeirinhas naufraga no rio Mamoré, em Guajará-Mirim

Embora não tenham sido registradas vítimas, os prejuízos materiais e os impactos sociais são considerados expressivos
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.