TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

Festa virtual, comida delivery e um raro reencontro: especialistas contam como será o Dia das Mães

O G1 conversou com cinco especialistas que trabalham no enfrentamento da Covid-19. Eles falaram sobre o Dia das Mães e também fizeram um alerta: ainda não é hora de aglomerar.

Publicado em 

Festa virtual, comida delivery e um raro reencontro: especialistas contam como será o Dia das Mães - News Rondônia

Em 2020, o Dia das Mães caiu bem no início da pandemia de Covid-19 no Brasil. Na época, o país tinha cerca de 11 mil mortes confirmadas pela doença e especialistas já alertavam que as pessoas deveriam ficar em casa, sem reuniões familiares.

Um ano depois, com mais de 410 mil brasileiros mortos pelo coronavírus, as recomendações seguem as mesmas. Mesmo com a campanha de vacinação já implementada, os encontros devem ser evitados e as medidas não farmacológicas não podem ser esquecidas: ambientes ventilados, uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos.

Festa virtual, comida delivery e um raro reencontro: especialistas contam como será o Dia das Mães - News Rondônia

O G1 perguntou a cinco especialistas como eles vão passar o Dia das Mães. Eles também fizeram um alerta sobre a pandemia: não é hora de aglomerar.

'Encontro na calçada'

Lucia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e professora de epidemiologia, mora com a filha de 25 anos. Os pais moram no mesmo prédio e já estão vacinados. Mesmo assim não haverá encontro com toda a família.

“No ano passado a gente fez só por vídeo e esse ano será a mesma coisa. Toda a família vai se reunir por videoconferência. Eu estarei em casa, com a minha filha. Meus pais já estão vacinados e nós moramos no mesmo prédio, o que diminui a exposição, já que a mobilidade é menor. Vamos nos encontrar na rua, na calçada, de máscara e mantendo o distanciamento para conversar um pouquinho. Vou comemorar com a minha filha em casa e depois vamos encontrar a vó, mantendo a distância."

"Eu acho bem importante entender que o final dessa pandemia também depende de nós. Usar máscara, manter o distanciamento e cuidar da ventilação são as três coisas que nós podemos fazer. Quando aglomeramos, estamos colocando a mãe em risco. É muito importante que a gente expresse o amor de outras formas, não precisa da presença física. Você pode expressar o amor à distância. Se a gente quer evitar uma piora que está se configurando, eu acho que é muito importante a gente amar à distância nesse Dia das Mães", diz.

"Como mãe posso dizer que o melhor presente é ter os filhos em segurança."

A professora de epidemiologia também faz um alerta sobre os idosos que já foram vacinados. "A vacina reduz muito o risco de infecção. Mas como estamos em um contexto de muita transmissão ainda, o vírus está circulando muito, a vacina não reduz o risco para zero. Quem tomou a vacina não está liberado. Às vezes, o idoso fica com a ideia de estar livre para ver a família, os netinhos… Pode ver, mas com os cuidados: máscara, distanciamento, ventilação", finaliza.

Reencontro após 15 meses

Jamal Suleiman, infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, perdeu o irmão e a cunhada para a Covid-19. Ele conta que, depois de 15 meses, vai reencontrar a mãe, de 84 anos, neste domingo (9).

Festa virtual, comida delivery e um raro reencontro: especialistas contam como será o Dia das Mães - News Rondônia

"Eu uso todos os EPIs, não circulo e estou imunizado. Minha mãe está isolada desde fevereiro/março do ano passado. Ela recebeu duas doses de vacina e segue mantendo o isolamento. Ela perdeu o filho mais velho, meu irmão, para a Covid-19 e não pudemos estar juntos nesse momento, como em todos os outros. Isso tem sido muito difícil para ela e eu vou ficar com ela esses dois dias. Eu estou deixando a minha mulher, que é avó também, minha neta, que será o primeiro Dia das Mães falando, mas a gente precisa fazer isso", conta o médico.

"Serão dois dias, mas o suficiente para a gente poder trocar afeto, que é o que interessa."

"Minha mãe faz tudo o que eu falo. Ela não tira a máscara em hipótese alguma. Ela é uma excelente cozinheira. E desde o ano passado, as amigas todas estão escondidas. Mesmo vacinadas, elas não se encontram. 'O Jamal fala que é pra ficar aqui', e elas ficam."

O infectologista lembra que o Dia das Mães é um evento social, por isso devemos minimizar os riscos.

"As pessoas mais velhas estão sendo imunizadas e isso reduz a chance de doença grave. Mas precisamos considerar que filhos e netos ainda não estão imunizados e é aqui que reside o risco. O Dia das Mães é um evento social, muita gente quer ver o sorriso da mãe, quer dar um beijo na mãe. Nesse contexto, você precisa entender que, se você tirar a máscara, e você for o portador do vírus, sua mãe está em risco."

"Se você está isolado e sua mãe isolada e imunizada, cria uma situação de mais conforto, risco menor. Não existe risco zero, mas é mínimo. Agora, se você não está isolado, o risco é muito alto. Qualquer aglomeração que coloca duas pessoas em uma proximidade menor que um metro, já é um risco. Você vai falar, comer, rir, cantar. É um encontro social. Isso é um risco grande", completa Suleiman.

O Dia das Mães pode dar início a uma nova onda de contaminações, diz o infectologista. "Todos os rituais que contam com pessoas representam riscos. Se as pessoas não entenderem a importância dessa mensagem, agora os pais vão passar a enterrar os filhos, que é tudo o que não queremos. Não se trata de restringir por restringir."

"Precisamos ter responsabilidade. Está com o desejo [de encontrar sua mãe]? Ele é válido. Agora, cuide-se, se organize. Nós já sabemos qual é o período de incubação, qual a margem de segurança para fazer esse encontro. Preste atenção nos detalhes e dá para fazer isso [encontrar a mãe] de maneira adequada", finaliza o infectologista.

Vacina não é passe livre para encontros

A infectologista do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Mirian Dal Ben, tem dois filhos e já está imunizada. Mas ela alerta que isso não é passe livre para os encontros. Assim como em 2020, o Dia das Mães desse ano será virtual.

"Minha mãe e minha sogra já tomaram a vacina. Eu estou vacinada, mas as crianças ainda não e estão indo para a escola. A doença está circulando bastante e a gente sabe que a vacina protege contra as formas graves da doença, mas mesmo assim você pode ter Covid assintomática e transmitir. Por isso, a gente vai continuar fazendo esse isolamento social. Vamos passar o Dia das Mães só na nossa bolha, no nosso núcleo familiar", conta a infectologista.

"Será mais um Dia das Mães sem ver minha mãe pessoalmente."

"Vamos falar por mensagem. Já encomendei um presente pra ela com recadinho e uma foto das crianças, mas optamos por passar um Dia das Mães um pouco mais seguro e sem dar chance para o vírus ser transmitido, não dar chance para essa cadeia de transmissão se perpetuar."

Festa virtual, comida delivery e um raro reencontro: especialistas contam como será o Dia das Mães - News Rondônia

Ela alerta que o Dia das Mães em 2021 será em uma situação epidemiológica (os números no Brasil seguem altos) bem mais complicada do que 2020. "Não faz sentido a gente relaxar ainda, mesmo os pais já estando vacinados. Ainda temos que esperar um pouquinho."

"Se a pessoa fizer questão de ver a mãe, deve tentar minimizar os riscos: ver em um ambiente aberto, respeitando o distanciamento social, usando máscara, ficando distante na hora da alimentação. O risco é maior se você optar por ir ao restaurante, onde tem mais pessoas e, geralmente, o ambiente é fechado. É uma régua do risco: tem o risco menor e assumir o maior. Cabe a nós escolher qual o risco que vamos correr, estar ciente do risco, dentro das possibilidades que temos. Dar uma festa não é correto e nem permitido. Fazer uma festa com 20, 30 pessoas não é permitido", completa Dal Ben.

Comida de mãe delivery

Ethel Maciel, epidemiologista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), também vai passar com o núcleo familiar. Ela tem três filhos – dois moram com ela e outro fora do país – e ainda não foi vacinada. Os pais, maiores de 85 anos, já tomaram as duas doses.

Ela conta que a família sempre foi adepta de grandes comemorações, mas que esse ano não será possível. "Sou a caçula de seis irmãos. E eu sou aquela que vai impedindo as pessoas de fazer as coisas. A família pergunta: a Ethel deixou? Não deixou. Cada um vai passar na sua casa."

"Meus pais sempre reuniram toda a família. Minha mãe sempre cozinha, tem 85 anos, mas sempre cozinhou e cozinha. Ela vai fazer o almoço e meus irmãos que moram próximo vão pegar a comida e levar para casa para comemorar com os filhos que moram com eles. É assim que a gente vai passar: sem aglomerar, mantendo o distanciamento físico e buscando a comida de máscara", diz a epidemiologista.

Maciel diz que é hora de proteger a família, mesmo que todos estejam imunizados. "Precisamos fazer assim [sem aglomerações] para proteger os nossos familiares, mesmo os que estão vacinados. Precisamos continuar com as medidas de prevenção."

Só o núcleo familiar

A mãe do médico Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), faleceu no meio da pandemia de Covid-19. Ele mora com a esposa, a sogra e com uma das filhas. Neste ano, mesmo depois de ter tomado a vacina, a comemoração será só com o núcleo familiar.

"Nós já tomamos as duas doses da vacina [Kfouri, a mulher e a sogra]. Mesmo com a vacinação, não vamos aglomerar. Passaremos minha sogra, minha esposa e minhas duas filhas. Seremos só nós. Nosso núcleo doméstico e minha filha que vai vir, que está bem isolada. Ela é psicóloga e já tomou uma dose da vacina", conta.

Em outros anos, a reunião familiar era maior. "Minha esposa tem uma irmã, com três filhos que estão na escola. Então não vamos juntar. Se fosse antes, o almoço seria com a família inteira – meu irmão, minha sogra, cunhada. Esse ano ficaremos separados."

"Nós nos acostumamos com os números. Agora, estão morrendo três mil pessoas por dia. Em 2020, estávamos com 11mil [nessa época]."

Kfouri faz um alerta: não é hora de aglomerar.

"A experiência já mostrou: na hora que você fala 'podemos voltar a liberar o bar, vamos parar a restrição', isso é muito mal compreendido pela população. As pessoas enchem o bar, fazem festa, lotam as praias. Não tem uma volta escalonada e as recomendações não são obedecidas. Ainda estamos em um nível [de casos e mortes] muito alto. Daqui a pouco vamos estabilizar em um número perigoso. É muito alto para falar em relaxamento, movimentação. Tememos que o Dia das Mães seja mais um gatilho para outro crescimento de casos."

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputados da ALE-RO vão receber mais de R$ 65 mil com diárias para viajar até o Japão

A viagem da dupla está programada para a próxima semana, conforme informou Atos de Diárias N° 0202439/2024 e N° 0202426/2024 publicadas na edição de sexta-feira (03) do Diário Eletrônico da ALE-RO.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

SURTOU: Hóspede morre após ser preso depois de quebrar quarto de hotel

O corpo foi removido ao IML, onde será determinada a causa da morte.
18
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L
Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Segundo Shannon, muitas das empresas não sabem que após os testes, os animais podem ser enviados para abrigos.
L