QUARTA-FEIRA, 08/05/2024

Por 9 a 2, STF decide que estados e municípios podem restringir cultos e missas na pandemia

Plenário julgou pedido do PSD. Partido pedia derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas a fim de evitar expansão da Covid-19.

Publicado em 

Por 9 a 2, STF decide que estados e municípios podem restringir cultos e missas na pandemia - News Rondônia

Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (8) que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19 — divergiram os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli.

Por 9 a 2, STF decide que estados e municípios podem restringir cultos e missas na pandemia - News Rondônia

Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas.

O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, Luiz Fux, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes.

No sábado (3), ao julgar pedido da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure), o ministro Nunes Marques aceitou o argumento da liberdade religiosa e proibiu que celebrações em templos e igrejas fossem vetadas por estados, municípios e Distrito Federal em razão da pandemia.

Na segunda (5), o ministro Gilmar Mendes tomou decisão divergente. Ele rejeitou liminarmente (provisoriamente) a ação do PSD — que pedia a derrubada do decreto estadual que proibiu cultos e missas em São Paulo devido à pandemia — e enviou o caso ao plenário do STF.

Os votos dos ministros

Gilmar Mendes – Em seu voto, na sessão de quarta-feira (7), o relator Gilmar Mendes afirmou que o Supremo já assegurou autonomia aos estados e municípios para que tomem medidas de combate ao coronavírus, inclusive restrições a atividades religiosas. O relator afirmou que o país se tornou um "pária internacional" no âmbito da saúde. "Diante desse cenário, faz-se impensável invocar qualquer dever de proteção do Estado que implique a negação à proteção coletiva da saúde". Segundo o ministro, "ainda que qualquer vocação íntima possa levar à escolha individual de entregar a vida pela sua religião, a Constituição de 88 não parece tutelar um direito fundamental à morte. A essa sutil forma de erodir a normatividade constitucional deve-se mostrar cada vez mais atento este STF, tanto mais se o abuso do direito de ação vier sob as vestes farisaicas, tomando o nome de Deus para se sustentar o direito à morte”.

Nunes Marques – O ministro Nunes Marques apresentou seu voto nesta quinta a favor da liberação dos cultos em todo território nacional, desde que respeitados os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde. O ministro sugeriu que os cultos sejam realizados em locais arejados, com uso de álcool em gel e máscaras, além do espaçamento entre os assentos e aferição de temperatura. “Criou-se uma atmosfera de intolerância, na qual não se pode falar do direito das pessoas, que isso é tachado de negacionismo”, afirmou. Para o ministro, mesmo na pandemia, é necessário que alguns setores não fechem totalmente. “Serviço de saúde e alimentação não podem ser fechados evidentemente. Por outro lado, festas e shows podem ser proibidos temporariamente. Há uma vasta zona cinzenta”, disse. “Mesmo as igrejas estando fechadas, nem por isso estará garantida a redução do contágio.”

Alexandre de Moraes – O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o relator, Gilmar Mendes, contra a liberação. “O mundo ficou chocado quando morreram 3 mil pessoas nas torres gêmeas. Nós estamos com 4 mil mortos por dia. Me parece que algumas pessoas não conseguem entender o momento gravíssimo dessa pandemia”, afirmou. Segundo o ministro, medidas são temporárias e justificadas, já que, no estado mais rico da federação, o de São Paulo, há pessoas aguardando vagas de internação em UTI. “O Poder Público tem a obrigação constitucional de garantir a liberdade religiosa, mas não pode ser subserviente, não pode ser conivente com dogmas ou preceitos religiosos de uma ou várias fés. Não pode se abaixar aos dogmas, colocando em risco sua própria laicidade e a efetividade dos demais direitos fundamentais, no caso em questão, direito à vida e à saúde”, afirmou. "O Estado não se mete na fé. A fé não se mete no Estado”.

Edson Fachin – O ministro Edson Fachin destacou que outros tipos de aglomerações foram proibidos e agradeceu os profissionais de saúde que atuam na pandemia. “Não se trata apenas de restrição a reunião em igrejas, mas restrição a todos os locais de aglomeração”. Ele afirmou que inconstitucional é a "omissão" em relação a medidas para impedir mortes. “Inconstitucional não é o decreto que na prática limita-se a reconhecer a gravidade da situação. Inconstitucional é a omissão que não haja de imediato para impedir as mortes evitáveis. Inconstitucional é não promover meios para que as pessoas fiquem em casa, com o respeito ao mínimo existencial. Inconstitucional é recusar as vacinas que teriam evitado o colapso de hoje”, afirmou.

Luís Roberto Barroso – O ministro Luís Roberto Barroso acompanhou o voto de Gilmar Mendes, contra a liberação de cultos, citando o número de mortos pela Covid. “Nós nos atrasamos em obrigar o uso de máscaras, em fomentar o isolamento e em comprar vacinas e estamos pagando esse atraso com vidas. E em triste ironia, muitos negacionistas já deixaram essa vida em razão da pandemia”, disse. Barroso argumentou que a modernidade e a ciência não levaram ao ocaso das religiões e que a restrição temporária dos templos não fere o núcleo essencial da liberdade religiosa. “Fé e ciência são dimensões diferentes da vida”, disse. “No espaço público, deve vigorar a razão pública.” “Todos podem continuar a ler sua Bíblia em casa”, disse Barroso. “Os gestores locais que vão aferir sobre a imprescindibilidade ou não do direito de culto. Os fiéis também circulam e podem ser vetores de transmissão.”

Dias Toffoli – O ministro não apresentou justificativa para o voto. Limitou-se a dizer que acompanhava o voto do ministro Nunes Marques.

Rosa Weber – A ministra Rosa Weber acompanhau o relator. Ela afirmou que a "nefasta" consequência do negacionismo "é o prolongamento da via crucis que a nação está a trilhar, com o aumento incontido e devastador do número de vítimas e o indesejável adiamento das condições necessárias para recuperação econômica. Nesse contexto específico é que o decreto em exame instituiu medidas emergenciais de caráter temporário e excepcional”. Segundo ela, escolas também foram fechadas e, diante de evidências científicas, houve sinalização de colapso do sistema de saúde no estado de São Paulo. “Restrições à liberdade individual traduzem imposições do próprio complexo constitucional de direitos, a exigir medidas efetivas a assegurar outros direitos fundamentais, como a saúde e a vida”, considerou. Para Rosa Weber, permitir os cultos “favoreceria a morte, quando deve ser prestigiada e defendida a vida”.

Carmen Lúcia – Com o voto da ministra Cármen Lúcia, ficou formada a maioria contra a liberação de cultos e missas na pandemia. Ela se solidarizou com as vítimas da Covid-19, cientistas e profissionais de saúde, além dos jornalistas, “como função essencial à democracia”. “Sobram dores e faltam soluções administrativas. O Brasil tornou-se um país que preocupa o mundo inteiro, pela transmissibilidade letal desse vírus, de quem como eu já foram acometidos, também na forma branda, essa doença é terrível. Não é algo que se possa subestimar. É uma situação gravíssima, alarmante, aterrorizante e que realmente demanda um comportamento do estado”, disse. Para a ministra, "não se põe em questão a liberdade de crença nem a garantia dos cultos, apenas o exercício temporário dos ritos coletivos, que levam as pessoas a transitar, a se reunir”.

Ricardo Lewandowski – O ministro Ricardo Lewandowski disse que, considerando o número de mortos e infectados, “não há como deixar de optar pela prevalência do direito à vida, à saúde e à segurança sobre a liberdade de culto, de maneira que ela seja pontual e temporariamente limitada, até que nós nos livremos dessa terrível pandemia que assola o país mundo”. Segundo o ministro, as medidas emergenciais estabelecidas pelo estado de São Paulo são de caráter excepcional e temporário. “Nada impede, ademais, penso eu, que os fieis, enquanto perdurarem essas restrições, amparadas em critérios científicos, lancem mão de recursos tecnológicos para exercerem a liberdade de culto.”

Marco Aurélio Mello – O decano (mais antigo ministro) do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, disse que o STF não governa e que quem governa é o Executivo. “Queremos rezar, rezemos em casa. Não há necessidade de abertura de templo". Mello afirmou ainda que, no atual momento, "a maior vacina que nós temos — não as que estão na praça — é a vacina do isolamento”.

Luiz Fux – Último a votar, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, também se solidarizou com as famílias e agradeceu ao consórcio de empresas jornalísticas que divulga os dados sobre a pandemia. “O momento de conforto espiritual ao lado de parentes, em número reduzido, mas cada um nos seus lares”, defendeu. “Não desconheço, até porque sou um homem de fé, que a fé é muito importante nestes momentos, principalmente de sofreguidão por que passa o povo brasileiro. Então é momento de deferência à ciência.” Segundo Fux, "malgrado estejamos num estado democrático de direito, vivemos num estado de calamidade pública. Muito embora a Constituição consagre a liberdade de culto, crença e de consciência, em determinadas circunstâncias excepcionais, admitem-se medidas excepcionais".

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa solicita transporte escolar para alunos de Nova Mutum Paraná

Indicação parlamentar visa garantir acesso à educação para estudantes da Linha 29.
L

Teixeirópolis recebe uniformes e bolas de futebol entregues por Cláudia de Jesus

Investimento foi garantido por meio de emenda parlamentar da deputada
L
Marcelo Cruz propõe ação para sanar problema de distribuição de água em Ouro Preto do Oeste

Marcelo Cruz propõe ação para sanar problema de distribuição de água em Ouro Preto do Oeste

Parlamentar recebeu a liderança de Ouro Preto, Cleide Almeida.
L
Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

A Deputada Federal acredita que a reforma do estádio trará mais visibilidade para o Estado de Rondônia, fomentando o turismo, a economia, a saúde, além de um resgate histórico e a revelação de novos talentos do esporte local
L
Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

O cidadão interessado em ajudar pode procurar qualquer unidade de Governo em seu município, seja a Polícia Militar do Estado de Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

In Foco Podcast entrevista: Dr. Benedito Alves

Marcelo Régis entrevista o Dr. Benedito Alves, pós-doutor em Ciências Jurídicas e autor de 40 obras jurídicas.
L

SOS calamidades Rio Grande do Sul LBV em Porto Velho abre posto de arrecadação para doações para o povo gaúcho

Até o momento, mais de 20 toneladas de suprimentos já foram angariadas.
L

Agenda News: Combos Especiais do LOFT Feminino para o Dia das Mães

Presenteie sua mãe com momentos de Amor & Beleza.
L

Estael Sias, meteorologista do Metsul, alerta os gaúchos para novas inundações: “por favor, não corra o risco!”

Se desloque para um local seguro, convença quem não quer ir
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Publicidade

POLÍTICA

Preocupado com as centenas de crianças que estudam na Escola Estadual de Ensino

Lombadas são construídas e garantem segurança de estudantes a pedido do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, vários moradores, inclusive pais de alunos, estavam solicitando ao vereador para que fossem construídas lombadas.
L
Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Iniciativa visa garantir segurança e melhorar iluminação pública na região.
L
Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
L
Nota de Solidariedade

Nota de Solidariedade

Unale divulga nota em solidariedade ao povo gaúcho.
L
Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Emenda visa garantir a reforma do refeitório escolar e implementos agrícolas para a associação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas para os trabalhos de praxes e remoção do corpo ao IML.
18
PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

O crime foi praticado em 2007, quando a vítima tinha oito anos.
10
Suspeito de roubo em chácaras morre baleado após trocar tiros com a PM em Porto Velho

Suspeito de roubo em chácaras morre baleado após trocar tiros com a PM em Porto Velho

O bando só parou depois que os pneus do veículo Fiat Strada que eles estavam estouraram, em seguida, o trio entrou em um matagal.
18

EXIBIDO: Jovem é preso após sacar arma em praça na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão receberam uma denúncia de que um indivíduo havia sacado uma arma e estava se exibindo no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: T L DOS SANTOS

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
7ª edição do Sicoob Sabor traz o tema 'Amazônia Fusion' com desafio de combinar sabores amazônicos e culturas de outros países

7ª edição do Sicoob Sabor traz o tema ‘Amazônia Fusion’ com desafio de combinar sabores amazônicos e culturas de outros países

Entre os participantes do festival está Ana Lúcia Lima dos Santos, cozinheira e sócia-proprietária do Ki-tal do Petisco, que participa pelo segundo ano consecutivo.
L
RESENHA SERTANEJA - Sexta tem cinco atrações no O Monarka

RESENHA SERTANEJA – Sexta tem cinco atrações no O Monarka

Nesta sexta-feira, dia 10, o evento musical ‘Resenha Sertaneja’, vai ter cinco atrações e promoções da cerveja Original 600 ml e petiscos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORMAN AUGUSTO BERNA PAPST

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Programação do Maio Amarelo segue com ações educativas de conscientização até dia 31

Campanhas educativas prosseguem por todo mês de maio, abordagens e distribuição de panfletos educativos
L

Seminário massifica políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes

O seminário é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e organismos não-governamentais que atuam com a temática.
L

Técnicas de sobrevivência na selva são passadas pelo 54º BIS para alunos da Academia da Polícia Civil de Rondônia

Alunos da Acadepol participaram de treinamentos desenvolvidos pelo 54º Batalhão de Infantaria de Selva
L

ESCOLA MÓVEL: Inscrições para cursos de Informática estão abertas até domingo, 12

Escola Móvel de Informática do Idep está instalada para receber os novos alunos
L

Exigência para instalação de dispositivos de segurança em caminhões basculantes é prorrogada para 2027

A instalação do dispositivo sonoro garante segurança para usuários da vias
L

Capacitação em rotulagem de alimentos incentiva empreendimentos locais

O encontro contribui para melhoria das condições sanitárias dos produtos e serviços ofertados no Estado
L