SÁBADO, 10/05/2025

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Publicado em 

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Canutama, SUL DO AMAZONAS – Num desdobramento de operações similares realizadas em anos anteriores, o Governo do Estado lançou a uma semana atrás, mais uma operação de combate ao desmatamento ilegal nesta parte da Amazônia Ocidental brasileira.

Prevista para alcançar um maior número de áreas livres de queimadas e de fogo atribuído a pequenos, médios e grandes produtores, a 'Operação Tamoiotatá', segundo o Palácio do Governo amazonense, vai consumir R$ 9,5 milhões dentro de um teatro operacional que irá abranger toda região do Sul do Estado, apontaram dirigentes da referida operação a partir da Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com lideranças entre povos tradicionais de Canutama, Labrea, Humaitá, Manicoré e Apui – este ainda e considerado o maior Projeto de Assentamento da América Latina, desde a era Gilberto Mestrinho -, 'o emprego das policias Civil e Militar, e servidores do Meio Ambiente deveria alcançar, não apenas infratores por queimadas, mas, grandes produtores vindos dos vizinhos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso'.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Em linhas gerais, a Operação Integrada Tamoiotatá tem o objetivo de frear os elevados índices de queimadas registrados nas últimas décadas na região. Principalmente nos municípios de Canutama, Labrea e Humaitá com a Capital rondoniense e dos distritos da Ponta do Abunã – área de maior concentração de madeireiras que se alimentam da extração ilegal advindas das reservas Mapinguari, Campos Amazônicos e de áreas de proteção ambiental nos dois lados.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

A deflagração de mais uma operação, cujos objetivos teria o caráter, na inicial dessa nova empreitada, de acordo com os planos estratégicos traçados pelo Governo amazonense, 'miram o fim do continuísmo dos focos de desmatamentos e queimadas em propriedades rurais'.

Para isso acontecer, diante dos resultados considerados pífios durante a Operação Querequetê duas bases operacionais foram montadas para conter o avanço de crimes ambientais, uma em Apuy no viés da Transamazônica, outra na cidade de Humaitá, a 200 quilômetros de Porto Velho.

Na edição deste ano, segundo analistas ambientais consultados a partir da Capital Manaus, a ação visa empregar durante a Operação Integrada Tamoiotatá um sistema moderno de monitoramento por satélite e de estrutura de inteligência para botar fim aos desmatamentos ilegais e queimadas irregulares na região Sul do Estado.

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Sobre o assunto, uma alta fonte do Governo amazonense acreditada na cidade de Humaitá, informou que estão participando da Operação Tamoiotatá, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. E já começaram a operar a partir da última  quinta-feira (1º de Abril).  

TEATRO OPERACIONAL – Estudos conhecidos nesta região apontam para a dificuldade que as Centrais Integradas de Coordenação Operacional Municipal (CICOP) terão que enfrentar das bases para as áreas de desmatamento, queimadas e até extração de minério. Apesar de o sistema assegurar análises dos dados diários vindos dos municípios durante a execução do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, lançado em Junho de 2020, 'existe a possibilidade de se enfrentar problemas com comunicação em tempo real, já que a rede de Internet costuma apresentar inconsistência' – o sistema local é ainda via rádio. 

Esses estudos extra-oficiais, também apontam para a necessidade de instalação de uma terceira base operacional na divisa dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Extrema, áreas de conflitos agrários intensos por causa da cobiça de madeireiros e fazendeiros pelo potencial madeireiro nativo no lado amazonense desde as operações Ágata em conjunto com as Forças Armadas, IBAMA e a Policia Federal.  

A questão da deficiência entre as bases de Humaitá e Apui, segundo fontes militares, 'essas bases tendem a enfrentar problemas de mobilidade em áreas de difícil acesso guardadas por supostas milícias rurais instaladas a partir de guaritas de observação nos trechos entre Humaitá (sede do 54º Batalhão de Infantaria de Selva), o Sul de Canutama e de Lábrea na divisa com Porto Velho, distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Abunã, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia, informam lideranças ambientais e agrárias que escaparam de tentativas de assassinato por crime de mando ' – o popular crime de encomenda.  

Além das bases de Apui e Humaitá.

Com as fortes chuvas que caem sobre a região Sul de Canutama, Lábrea, Humaitá e Apui, por essas bases, a cobertura desse importante e estratégico território amazonense do Sul do Estado, 'ficará a descoberto por longos períodos, caso não haja garantia de uma rede contínua e fixa de Internet', prevêem militares consultados por este site de notícias com longa cobertura jornalística no Sul do Amazonas.

– Nessa imaginária rede de fragilidade, a exemplo dos resultados considerados pífios obtidos em várias operações de combate ao desmatamento e queimadas, os pontos mais críticos ao longo dos rios Ituxi, Iquiri, Queretetê e da Serra da Lua, ficarão a descobertos, revelaram militares com larga experiência em guerra (?) na selva do Sul do Amazonas.

Eles apontam, com a certeza de que os problemas das queimadas, desmatamentos e extração ilegal de madeira para dar lugar a criação de gado (pastos), caso as bases não estejam conectadas 24 horas com os centros de comunicação na Capital Manaus, 'a tendência, como nos anos anteriores, facilitara a potenciais infratores do lado rondoniense e acreano continuarem na impunidade', atestam os mesmos estudos.

Assim, sem estudo mais profundo de todos os focos de infrações que visam a Operação Tamoiotatá- e outras em breve futuro – , 'o roubo de madeira nessa região não serão contidos' durante a atuação dessa nova operação, sucedânea da Operação Querequetê, 'a vaca pode ir por brejo e pode não apresentar os resultados esperados pro seus coordenadores', assinalou um ex-tenente aposentado que resolveu abraçar a causa da preservação das florestas em pé.

EMPURRADAS COM A BARRIGA – Essas práticas ilegais, de acordo estatísticas tiradas em parte das operações Ágata e de outras sob o comando do IBAMA e da Polícia Federal na região da Ponta do Abunã, no limite dos territórios indígenas das nações Kaxarari e de nativos amazonenses, viriam ocorrendo ao longo das última três décadas, sobretudo em áreas da Reserva Mapinguari e dos Campos Amazônicos, no lado amazonense de Cautama e Lábrea.

Para remanescentes do massacre do Seringal São Domingos, no Sul de Lábrea, os maiores focos de desmatamento e queimadas ainda hoje são atribuídos a pequenos produtores rurais. 'Na verdade, quem desmata e rouba madeira das reservas, bota embaixo seringais e castanhais são madeireiros e fazendeiros do lado acreano e rondoniense', é o que afirmam nativos em depoimentos quando contaram os mortos às autoridades federais.

Apesar da importância do ato, nessa fase crítica que enfrenta a humanidade com adventos que afetam o clima em todo o mundo por causa dos desmatamentos e queimadas, 'o Governo do Amazonas tem sido omisso para com os nativos do Sul do Estado, deixando-os à própria sorte no combate as incursões das madeireiras, grileiros e fazendeiros que incursionam no lado amazonense', atesta a assistente social Francisca da Silva, 57.

Para ela, o governador do Amazonas Wilson Lima, deveria envolver as Forças Armadas e a Polícia Federal na Operação Integrada Tamoiotatá. 'Ao que parece, grileiros e madeireiros ilegais até agora só respeitaram as forças de segurança, que ao ocuparem a região 'dão um freio à matança de nossos irmãos amazonenses', sobretudo, dos remanescentes de soldados da borracha e nativos já mortos e outros expulsos de suas terras no Sul do Amazonas, ela arrematou.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula busca ampliar parceria com Rússia em energia e tecnologia durante visita a Moscou

Lula busca ampliar parceria com Rússia em energia e tecnologia durante visita a Moscou

Tarifaço de Trump joga por terra ideia do livre comércio, diz Lula
L

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.