QUARTA-FEIRA, 21/05/2025

QUATRO MIL CASOS DE AGRESSÃO CONTRA MULHERES (SÓ EM PORTO VELHO), NO ANO PASSADO

Há muitos anos essa situação persiste. Não é só o machismo que pode explicar todas essas estatísticas que só aumentam. Muitos psicopatas transformaram suas companheiras em mote para carregar sua violência nata e suas frustrações.

Publicado em 

QUATRO MIL CASOS DE AGRESSÃO CONTRA MULHERES (SÓ EM PORTO VELHO), NO ANO PASSADO - News Rondônia

QUATRO MIL CASOS DE AGRESSÃO CONTRA MULHERES (SÓ EM PORTO VELHO), NO ANO PASSADO - News Rondônia

Uma agressão a cada duas horas. Mais de 4 mil registros de algum tipo de violência, apenas em Porto Velho. Crescimento de um ano para o outro de mais de 103 por cento. Histórias de crueldade, violência desumana, tratamento animalesco, repetidas vezes e, quase sempre, dentro de casa. Mais de 70 mortes nos últimos dez anos. Todas as vítimas tinham entre 15 e 25 anos. E isso que só uma parcela do total dos casos chega ao conhecimento das autoridades. Rondônia de posiciona como um dos piores estados do Brasil em relação aos ataques contra as mulheres. Pior que nós, apenas as estatísticas de Roraima, Goiás e Mato Grosso. A Lei Marinha da Penha ajudou, mas não resolveu. Maridos/bandidos, covardes, continuam praticando todos os atos possíveis de violência contra suas companheiras, como num caso em que um desses celerados, que está preso, torturou sua mulher durante anos, até quebrar os dentes dela com um martelo e arrancá-los com uma alicate. Um animal desses merece alguma complacência? O procurador Héverton Aguiar, nome nacional do Ministério Público, tem se destacado em Rondônia por sua atuação na Promotoria da Violência Doméstica e Proteção à Mulher e tem feito o que pode para que os números pornográficos da violência contra elas diminuam. Não é uma voz solitária, mas ele mesmo reconhece que há um longo caminho para que a situação melhore e que maridos e companheiros, agressores contumazes, comecem a tratar suas mulheres como seres humanos.

QUATRO MIL CASOS DE AGRESSÃO CONTRA MULHERES (SÓ EM PORTO VELHO), NO ANO PASSADO - News Rondônia

Há muitos anos essa situação persiste. Não é só o machismo que pode explicar todas essas estatísticas que só aumentam. Muitos psicopatas transformaram suas companheiras em mote para carregar sua violência nata e suas frustrações. Outros continuam cometendo os mesmos crimes todos os dias, porque a mulher, fragilizada, pobre, sem uma profissão definida, sem chance de sobreviver sozinha, tem que se sujeitar a todo o tipo de agressões verbais, injúrias e agressões físicas. E há ainda um outro tipo de agressor: o que se torna violento quando está bêbado ou drogado. Esses, covardes, jamais se tornam violentos para enfrentar alguém como eles, mas se especializaram em brutalizar suas companheiras. Mais leis rigorosas. Mais meios de proteção à mulher agredida. Mais cadeia, penas maiores e sem direitos a benefícios legais para esse tipo de criminoso, ajudaria muito. Pobres mulheres. Além de tudo o que passam em termos de preconceito, ainda têm que se tornar sacos de pancadas de psicopatas que com elas convivem. É uma tragédia diária em Rondônia. E no Brasil, onde uma mulher é espancada a cada dois minutos.

O MDB ESTÁ PRONTO PARA OUTUBRO

O MDB deu uma grande demonstração de força neste sábado, quando reuniu uma pequena multidão na casa de show Talismã 21, para oficializar, mais uma vez, que tem chapa pronta para a eleição de outubro. Quem tinha dúvida, não deve ter mais. Maurão de Carvalho foi ovacionado como o pré candidato do partido, que vai liderar uma coligação de pelo menos uma dúzia de siglas, ao Governo do Estado.  O ex governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp formarão a dupla para concorrer as duas cadeiras ao Senado. Tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia, o partido terá uma nominata daquelas com algumas das mais importantes lideranças do Estado. Destaque também no encontro foi o governador Daniel Pereira, que fez um discurso em que demonstrou grande gratidão a Confúcio Moura e não poupou elogios a Maurão de Carvalho. Falou como se não fosse candidato ao Governo. Só não o será se o senador Acir Gurgacz, do PDT, aliado do seu PSB, não puder concorrer. O PDT, aliás, realizou encontro também muito prestigiado, em Ariquemes. Os emedebistas andam falando com otimismo, porque acreditam que Maurão repetirá a vitória de Confúcio Moura. Os planos, agora, precisam ser combinados com o eleitor…

O INFERNO É EM CANDEIAS

A reportagem da SICTV/Record descobriu, na zona rural de Candeias do Jamari, algo que parece inacreditável. O repórter Paulo Besse, mesmo experiente, voltou assustado. Ele mostrou, em matéria divulgada nos telejornais da emissora, que de 137 famílias, 100 delas já foram assaltados. O índice é de 73 por cento de todos os moradores que já foram atacados por bandidos violentos e cruéis. Deve ser um dos maiores índices de violência em todo o país. O local, chamado de Paraíso das Acácias, de paraíso não tem nada. Tem de inferno. Os bandidos, atacando com violência, fazem as famílias de refém, agridem, ameaçam de morte e saem tranquilamente. Nenhum entre a centena de crimes foi esclarecida até agora. Num dos últimos casos, uma mulher que ganhava a vida fazendo pão para vender, foi atacada dentro de casa. Ela tem 52 anos e morava no local com sua mãe, de 82. Quatro bandidos atacaram, amarraram as duas, deram coronhadas,  ameaçaram de morte e levaram tudo o que puderam. As duas, traumatizadas, abandonaram a propriedade e se mudaram para Candeias. O distrito, localizado a pouco mais de 25 quilômetros do centro de Porto Velho, está entregue nas mãos  dos bandidos. Não se compreende como, com tantas ocorrências, a polícia ainda não tenha elucidado pelo menos um dos 100 casos. E isso que o governador Daniel Pereira disse que a segurança pública seria prioridade nos seus poucos meses de governo. Cadê a polícia?

CAERD: RISCO CALCULADO

A decisão de colocar o controle da Caerd novamente nas mãos de sindicalistas, é um risco calculado pelo governo Daniel Pereira, até porque, a curto prazo, não havia outra solução. Foi o Sindur e seus dirigentes que, no passado, ajudaram a destruir a empresa, na desastrosa gestão compartilhada, onde a maioria dos diretores, ligados ao PT na época, optou por encher os próprios bolsos, ao invés de manter a empresa viável. A escolha do petista e ex vereador de Pimenta Bueno, José Irineu Cardoso Ferreira, pode parecer arriscada, mas não havia outro caminho. Embora os sindicalistas tenham sido parceiros ativos na destruição da Caerd, o momento é diferente. Eles não têm mais, por trás, a força do PT e do seu ativismo. Estão assumindo uma estatal falida – que eles ajudaram a falir – mas, ao menos, dessa vez assumiram compromissos públicos de que as coisas serão diferentes. Conseguirão ter sucesso? Dificilmente, até porque estão assumindo praticamente uma massa falida. Mas se ao menos conseguirem manter a Caerd em pé até regularizar o pagamento dos salários atrasados e funcionando, mesmo que precariamente, na sua função principal que é manter o abastecimento de água, já terá sido um passo importante, até que ela seja liquidada. A aventura da gestão compartilhada morreu. A nova missão dos sindicalistas, agora, é manter a Caerd respirando, mesmo que com a ajuda de aparelhos, até se livrarem dela. Tomara que consigam.

UMA VÍTIMA A CADA DUAS HORAS

Foram 1.337 pessoas atendidas nos últimos 90 dias, no Hospital João Paulo II, apenas de vítimas relacionadas com acidentes de trânsito. Isso representa 445 internações por mês; quase 15 por dia; uma a cada duas horas. Desse total, 72 por cento, ou seja, sete em cada dez pessoas, sofreram acidentes com motos. Ou como condutores ou como caroneiro. Apenas 133 pessoas foram vítima de acidentes de carro e outras 132, de atropelamento. Das 965 vítimas de acidentes com motos nesse período, há uma grande percentagem dos que ficarão com sequelas para o resto da vida. Para piorar ainda mais as estatísticas, a grande maioria dos acidentados com graves ferimentos e sequelas é de gente  jovem, muitos dos quais ficarão para o resto de suas vidas como dependentes dos outros e sem poder exercer suas profissões. Esse número terrível atinge 80 mil vítimas/ano em acidentes no país, com mais de 40 mil mortes. O custo disso para os cofres públicos, anualmente, beira os 200 bilhões de reais.  Proporcionalmente, Rondônia também perde boa parte do seu PIB com acidentes, além, é claro da destruição de tantas vidas. Até quando?

O OTIMISMO DE HILDON E SUA TURMA

Depois de um longo e tenebroso inverno (amazônico), que, aliás, ainda não terminou, embora as chuvas estejam escasseando, sente-se um clima mais otimista na Prefeitura da Capital. Dois motivos seriam os principais desse momento de menos pessimismo. O primeiro é que, nos próximos dias, Hildon Chaves vai lançar um dos maiores programas de asfaltamento que Porto Velho já viu, com investimentos que devem passar dos 83 milhões de reais. Segundo a expectativa do Palácio Tancredo Neves, caso nos próximos seis meses sejam realizadas todas as obras programadas, a Capital vai mudar radicalmente nesta área,  com a diminuição acentuada das críticas que a administração vem sofrendo, por causa das ruas em péssimas condições e da buraqueira que tomou conta de outras tantas. O segundo motivo relaciona-se com a saúde pública. Com a aprovação do projeto para que as Organizações Sociais assumam o comando da administração da saúde, há uma esperança concreta pelos lados palacianos de que, finalmente, o atendimento à população melhore bastante. A iniciativa da Prefeitura tem recebido muitas criticas (houve até representante do Ministério Público, discursando contra, ao invés de ingressar com alguma ação, caso considere que haja alguma ilegalidade no processo), mas a verdade é que é muito cedo para se dizer se dará errado, como parece haver grande torcida, ou se vai dar certo, como esperam Hildon Chaves e sua equipe. E a população seja beneficiada. Portanto, agora é esperar o tempo passar, para saber se prevalece o otimismo ou ele será vencido, no entorno da administração porto velhense.

UM PERIGO NAS RUAS

Como um agente de trânsito que está afastado das suas atividades, há mais de 30 dias, sai às ruas, com farda de trabalho, multa, cria confusão, manda prender, prende e ainda está livre para agredir um advogado dentro de uma Delegacia de Polícia? Ora, a responsabilidade é da Semtran e da Prefeitura, que permitem uma excrescência como essa, com um dos seus servidores, despreparado, extrapolando de suas funções e, mais que tudo, exercendo uma atividade da qual está temporariamente afastado. A agressão ao advogado Breno Mendes – que aliás, em alguns momentos também exagerou, ao ofender o agente agressivo – foi um dos momentos tristes de violência a que a população está acostumada. O que não se compreende é como nenhuma medida foi tomada contra o agente, visivelmente desequilibrado e despreparado, mesmo depois de ter dado uma cabeçada na boca de um advogado e dentro de uma delegacia. O que está acontecendo? Espera-se que, agora, depois de tantos atos fora do seu contexto e da sua autoridade, o agente seja, enfim, afastado. É um perigo para os porto velhenses!

PERGUNTINHAS

Você sabia que dentro de pouco mais de um mês tem uma Copa do Mundo de Futebol, dessa vez na Rússia? Você sabe, por acaso, a escalação da Seleção Brasileira que vai ao Mundial, como sabia das grandes seleções que tivemos no passado?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia chama novos estagiários para atuarem em diferentes setores do Detran-RO

Governo de Rondônia chama novos estagiários para atuarem em diferentes setores do Detran-RO

Candidatos residentes em Porto Velho devem comparecer presencialmente à sede do IEL/RO, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1.112, Bairro Arigolândia.
L
Rondônia lança programa para fortalecer a segurança e combater crimes na zona rural

Rondônia lança programa para fortalecer a segurança e combater crimes na zona rural

A parceria com o setor privado também é um dos pilares da estratégia, garantindo maior capilaridade e sustentabilidade das ações.
L

Agenda News: Porto do Espeto – A explosão de sabores que você precisa experimentar

Espetinhos suculentos, acompanhamentos no ponto certo e combinações irresistíveis que transformam cada mordida em uma experiência única e deliciosa.
L

Ações de educação ambiental com crianças são promovidas pelo governo de RO em três municípios da Região Central

As ações envolvem escolas e comunidades na construção de um futuro mais sustentável.
L

Caminhadas e corridas com cães exigem cuidados e preparação

Prática que une bem-estar humano e animal depende de atenção a fatores físicos e ambientais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Unir: aprovados em cursos do 2º período são convocados para realizarem as matrículas

Os futuros calouros são aguardados no dia 22 de julho, data do retorno das aulas da Unir após o curto recesso em julho.
L

Fiat Toro encara novos caminhos com motor 2.2 turbodiesel

Versões topo de linha agora contam com motorização com 200 cavalos de potência
L

Alunos da educação rural aprendem com a rotina do campo

Alunos de cursos voltados ao agronegócio aprendem no dia a dia do campo técnicas que vão precisar utilizar quando estiverem no mercado de trabalho.
L

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica.
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L
INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Ribeiro do Sinpol visita Parecis e destina emenda para investimentos na saúde

O objetivo foi ouvir diretamente as demandas da comunidade e reafirmar seu compromisso com os municípios do interior do estado.
L
Em mais um ano de parceria, deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 300 mil à Apae de Ji-Paraná

Em mais um ano de parceria, deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 300 mil à Apae de Ji-Paraná

Madrinha das Apaes em Rondônia, ela encaminha recursos para as entidades, todos os anos.
L

Pedido da deputada Dra. Taíssa é atendido e Nova Mamoré terá unidade do Corpo de Bombeiros

Proposta defendida pela deputada Dra. Taíssa Sousa é aprovada e garantirá atendimento rápido a emergências em Nova Mamoré.
L

Projeto de Lei do deputado Coronel Chrisóstomo prevê isenção em exames da CNH para idosos e caminhoneiros de baixa renda

O objetivo da proposta é reduzir os custos enfrentados por pessoas idosas e trabalhadores do transporte de baixa renda na renovação da habilitação.
L

Nova Mamoré receberá quartel do Corpo de Bombeiros com recursos garantidos por deputada Cláudia de Jesus

Com o valor de R$ 2,4 milhões assegurado para a obra, o governo deve iniciar licitação e os detalhes técnicos para executar o projeto.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende Maconha sendo transportada por homem em ônibus, em Ji-Paraná

PRF apreende Maconha sendo transportada por homem em ônibus, em Ji-Paraná

Infrator tentou ludibriar a fiscalização transportando a droga em uma mochila
10
Moto é arrastada por ônibus em grave acidente na zona sul

Moto é arrastada por ônibus em grave acidente na zona sul

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido pela Jatuarana, quando o condutor do ônibus fez a conversão e acabou atingindo a moto que foi parar embaixo do coletivo, sendo arrastada por alguns metros.
16
Jaru registra tentativa de roubo e furto de motocicleta em diferentes bairros

Jaru registra tentativa de roubo e furto de motocicleta em diferentes bairros

Cidade de Jaru foi palco de duas ocorrências distintas envolvendo crimes patrimoniais: uma tentativa de roubo e o furto consumado de uma motocicleta, em diferentes pontos do município.
10
Homem é preso por abuso sexual contra neta e outras duas vítimas

Justiça mantém pena de 12 anos para réu condenado por estupro de vulnerável

A pena de 12 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão foi mantida.
14
Mulher é detida ao tentar furtar carne de supermercado para fazer churrasco em família

Mulher é detida ao tentar furtar carne de supermercado para fazer churrasco em família

Segundo o gerente, a mulher já havia sido monitorada anteriormente devido a atitudes suspeitas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia amplia atividades educativas para evitar queimadas em São Francisco do Guaporé

Governo de Rondônia amplia atividades educativas para evitar queimadas em São Francisco do Guaporé

As atividades estão sendo bem recebidas pela comunidade escolar e contribuem para ampliar o debate sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CASA DA LAVOURA MONTE NEGRO LTDA -ME

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): B F F SERVIÇOS EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 283 SOL/DLA
L

Recebimento e Alteração da Licença Ambiental (LAPP): POSTO MAIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL LAPP SOL 101
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONQUISTA COMERCIO DE ALIMENTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS
L

Rondônia reduz casos de malária em 47% e realiza segundo dia de capacitação sobre uso da tafenoquina

Capacitação para implementação da tafenoquina e uso do teste de G6PD no tratamento da Malária Vivax chega em Machadinho.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.