TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI

Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira - CPA.

Publicado em 

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Antão começa a conversa, lembrando do seu sogro Deroche Pequeno Franco. “A turma fazia muita brincadeira com ele. Acontece que de vez em quando ele atuava como fotografo e certa vez, foi contratado para cobrir o velório de uma pessoa da alta sociedade e na hora de fotografar o defunto, a turma contava que ele enquadrou a câmera, olhou para o defunto e falou: Não se mexa”.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Sargento Antão foi muito envolvido com as coisas que aconteciam no aeroporto Caiari inclusive, por muito tempo, atuou como secretário do Aeroclube de Porto Velho, Telegrafista da FAB junto com a equipe dava suporte as Companhias Aéreas particulares como Panair do Brasil, Cruzeiro do Sul e Paraense. Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira – CPA.

Vamos às histórias do sargento Antão!

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Zk – Vamos falar sobre sua origem?

Antão – Meu nome é Antão Gomes de Oliveira, nasci numa cidade do interior do Rio Grande do Norte – Parelhas, no dia 17 de janeiro, hoje estou com 80 anos de idade. Quando chegou à idade de servir as Forças Armadas me alistei na Aeronáutica e fui servir em Natal, isso em janeiro de 1957, no mês de abril abriu o curso de Cabo e eu fui fazer em Recife e quando terminei, voltei pra Natal, foi quando fui fazer o curso de Sargento no Rio de Janeiro, o inicio do curso foi mais ou menos em julho, foram formados 100 sargentos e os primeiros colocados, tinham direito de escolher o local aonde gostariam de servir. Eu queria servir em Natal ou outra cidade do Nordeste, porém, não tinha vaga. Surgiram três vagas para a região Norte a primeira foi para Porto Velho na época capital do Território Federal de Rondônia e eu me inscrevi para essa vaga.

Zk – E a reação da tropa?

Antão – Você tá ficando doido, vai pro meio dos índios, lá as feras andam no meio da cidade. Não importa, vou pra la assim mesmo, respondia. O oficial que estava fazendo a seleção, ainda perguntou, você quer mesmo ir pra Porto Velho? Quero sim! Vim pra ficar apenas seis meses substituindo o Aristodemo e estou aqui até hoje.

Zk – O cargo era de telegrafista?

Antão – Era, porém, como aqui não tinha Torre de Controle à gente atuava também como Controlador de Vôo. Nossa Base vamos dizer, ficava numa Casa onde hoje é a EMATER na Farquar, o aeroporto era onde hoje fica o Palácio Rio Madeira – CPA. Na realidade a pista do Campo de Aviação (tinha 1200 metros) começava onde hoje é o Ginásio Claudio Coutinho e terminava aqui no CPA. A sede ou estação de passageiros, era mais ou menos em frente ao portão do estádio Aluizio Ferreira da avenida Farquar.

Zk – É verdade que naquele tempo, para se chegar ao Rio de Janeiro levava dois dias?

Antão – É verdade! Tinha o vôo Acre-1 que fazia a seguinte rota: Porto Velho, Guajará Mirim, Forte Príncipe da Beira, Vila Bela, Cárcere e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte, saia para Campo Grande, Três Lagoas, São Paulo e Rio de Janeiro

Zk – Lembro que a FAB fazia uma lista com nomes de pessoas da cidade para irem de graça nesses vôos. Como funcionava essa seleção?

Antão – Existia inclusive, um convênio com o governo do Território: O governo hospedava a tripulação no Porto Velho Hotel e como contra partida a FAB destinava uma cota de seis passageiros por vôo.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Além do vôo Acre-1 tinha o vôo Acre-2 que fazia a seguinte rota: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte: Cuiabá, Vilhena, Vila de Rondônia (Ji Paraná) e Porto Velho. Esses vôos eram muito concorridos, primeiro porque a região era muito carente de médicos e como já disse, na tripulação vinha um médico para atender a população.

Zk – Era no tempo que o melhor hospital era embarcar num avião rumo aos grandes centros?

Antão – Eu mesmo tive um filho que quebrou a clavícula e como aqui não tinha ortopedista o embarquei para o Rio de Janeiro para que ele fosse submetido à cirurgia. Em outra ocasião minha filha teve um problema na vista e como aqui não existia oftalmologista o Dr. Macedo na realidade Capitão Macedo, recomendou que a levássemos para um local com esse atendimento.

Zk – Na lista de passageiros da FAB sempre constava o nome de pessoas que tinham posse e mesmo assim, queriam viajar de graça, eram os “categas” do bairro Caiari. Como vocês faziam para atender essas pessoas?

Antão – Quando eu estava respondendo pelo Correio Aéreo Nacional – CAN e quando o avião saia de Rio Branco pra cá, eu solicitava do telegrafista de lá que informasse quantas vagas estavam disponíveis para o Rio de Janeiro, tantas pra Cuiabá e assim sucessivamente. Nesse intervalo eu fazia a relação e sempre tinha mais inscritos que o número de vagas e então, procurava dar prioridade às pessoas carentes. Eu saia da sala do CAN dava a volta la pros trás e ficava observando as pessoas na fila e aquela que eu via que realmente era carente, de possa da lista chamava: você pode embarcar. Assim conseguia selecionar os que realmente precisavam.

Zk – Fala sobre o trabalho dos telegrafistas da FAB?

Antão – A gente ajudava muito as pessoas da cidade, a comunicação aqui era precária e a maioria dos funcionários e mesmo pessoas comuns que moravam aqui, tinham suas famílias em outros estados e precisavam mandar e receber notícias e então, muitas vezes essas pessoas nos procuravam para enviar telegramas aos seus familiares.

Zk – Qual era a equipe no teu tempo?

Antão – Era eu, sargento Oliveira, Joel que casou com a Neire Azevedo carnavalesca da escola de samba Diplomatas e o Flávio Daniel que também foi da escola de samba Caiari. A gente fazia parte da equipe do Serviço de Proteção ao Vôo e inclusive dava suporte para as Companhias privadas como Panair, Cruzeiro e Paraense.

Zk – Aconteceu algum problema de queda de avião no seu tempo de telegrafista da FAB?

Antão – Teve! Um dia eu estava em contato com um avião da FAB que estava voando de Forte Príncipe para Guajará Mirim e eles mandaram uma mensagem solicitando reserva de hotel porque iriam pernoitar em Porto Velho. Daqui a pouco recebo outra mensagem com eles pedindo socorro, pois um dos motores da aeronave havia parado e iam fazer um pouso de emergência.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

O telegrafista avisou que iria se proteger porque estavam caiando na mata, isso era cinco e meia da tarde (17h30), de imediato acionei o Serviço de Busca e Salvamento que seguiu para Guajará Mirim. Nesse acidente morreram quatro pessoas, dois militares e dois civis e tiveram muitos feridos que foram levados para os hospitais de Guajará.

Zk – É verdade que às vezes a pista do aeroporto do Caiari era balizada pelos faróis dos carros?

Antão – Isso aconteceu várias vezes. Um vôo atrasava e chegava à noite e como a pista não tinha balizamento (iluminação específica), a gente solicitava via Rádio Caiari que os proprietários de veículos se dirigissem a pista do aeroporto para fazer baliza para aquela avião que estava sobrevoando a cidade pudesse pousar. Praticamente todo mundo que tinha carro ia pra lá.

Zk – Hoje você é da reserva?

Antão – Trabalhei durante 35 anos como telegrafista da Força Aérea Brasileira como sargento, fui pra reserva no posto de suboficial.

Zk – Como foi que você conheceu dona Maria sua esposa até hoje?

Antão – A gente morava no Porto Velho Hotel e lá sempre tinha as festinhas na famosa Varanda Tropical e certo dia, vi aquela morena bonita que estava com outras jovens, pensei, ela deve ser filha de algum “catega” do Caiari fui tirá-la pra dançar, assim começou nosso namoro que terminou em casamento. Já fizemos bodas de ouro. Temos quatro filhos dois homens e duas mulheres.

Zk – Para encerrar. Brincou muito carnaval?

Antão – Cheguei aqui numa terça feira de carnaval e a noite, fui brincar carnaval no Bancrévea. Frequentei muito o Ypiranga e o Ferroviário. Naquele tempo o carnaval em Porto Velho era muito bom!

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho vai devolver tarifa cobrada indevidamente no DAM

O processo poderá ser aberto pelo contribuinte ou por procurador autorizado, com envio da documentação para o e-mail oficial da Semfaz.
L

Polícia Federal e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de RO e MT

Ação conjunta ocorreu nas Terras Indígenas Sete de Setembro, Roosevelt e Zoró, com foco no combate a crimes ambientais
10

Rondônia segue fora do mapa das grandes chuvas pela quarta semana consecutiva

Previsão indica estiagem mais branda que a dos últimos anos, mas efeitos do clima ainda geram incertezas
L

Unir de portas abertas: edição 2025 acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio

Evento promove imersão na vida universitária e apresenta cursos de graduação, pesquisa e pós-graduação aos estudantes do ensino médio
L

Lua cheia de maio: hoje e terça-feira, confirma a Nasa

O evento também é conhecido como “Lua das Flores” e será visível até 13 de maio
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Buraco na Avenida Calama é finalmente consertado após acidente com motociclista

Falta de tampa de bueiro causou queda e escoriações em condutor; reparo traz alívio a quem passa pelo local
L
Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Investimento previsto é de R$ 23 bilhões em quatro anos
L
MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

Promotora de Justiça defende atuação preventiva, dialógica e articulada durante evento sobre governança pública promovido pela CGE.
L

Jovem News | Entrevista Renan Correia – especialista em Direito Administrativo

No programa Jovem News desta segunda-feira, 12, às 17h, vamos conversar com o advogado Renan Correia, especialista em Direito Administrativo, com foco em demandas de concurseiros e servidores públicos. Natural de Porto Velho, Renan preside a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia e compartilha sua trajetória, desde a OAB Universitária até sua atuação em projetos que fortalecem a jovem advocacia. Uma entrevista inspiradora sobre representatividade, capacitação e os desafios do início da carreira jurídica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy fica ferido em acidente com táxi na Amazonas

O motoboy colidiu com força na traseira do veículo e caiu.
12
Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Testemunhas contaram que as motos seguiam em sentidos opostos na Mamoré, até que um dos pilotos tentou fazer conversão na Rua Fábia e causou a colisão.
14
Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: FUNDAÇÃO AMAZÔNIA GLOBAL

Assembleia Geral Extraordinária a ser realizado no dia 16 de maio de 2025, as 19h horas de forma híbrida, sendo que presencialmente será no endereço: Estrada Santo Antônio, 5863, bairro Triângulo, Porto Velho.
L

Maternidade Mãe Esperança restabelece serviço de anestesiologia com foco em atendimento humanizado

Acordo garante que empresa dará seguimento ao atendimento especializado até contratação de nova responsável
L

Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Os voluntários selecionados atuarão por um período de 12 meses com possibilidade de prorrogação por igual período
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.
L
Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países
L

Paraísos pelo Brasil: destinos para sonhar e visitar pelo menos uma vez na vida

Lançar-se à aventura pelo Brasil é um presente para a alma.
L

Agenda News: Café Helena – um brunch sem pressa para saborear cada momento

Com um cardápio irresistível e ambiente acolhedor, a casa é o refúgio perfeito para cafés especiais e encontros descontraídos.
L
Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Prorrogação vale para contratos do primeiro semestre de 2025
L
Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Participante com pedido reprovado poderá entrar com recurso até sexta
L
Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

A agenda inclui reuniões, visitas técnicas e apresentações institucionais que permitirão o compartilhamento de boas práticas entre os dois países.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.