SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

Inverno amazônico é única esperança para conter queimadas

Este ano, o inverno amazônico é muito esperado para pôr fim a uma das temporadas de fogo mais letais da história do Brasil.

Publicado em 

Inverno amazônico é única esperança para conter queimadas - News Rondônia

No Brasil, as estações do ano são oficiais, ou seja, todo o território nacional está sempre na mesma estação, que atualmente é a Primavera. Mas as regiões Norte, Centro-Oeste e uma parte do Nordeste têm peculiaridades em relação à distribuição das chuvas, concentrando a nebulosidade e o tempo fechado justamente quando o calor e tempo firme passam a predominar no Sul, no Sudeste e na maior parte do Nordeste. Ou seja, enquanto o Verão oficial se aproxima, é chegado o "inverno amazônico" – uma temporada intensa de chuvas fundamental para manutenção dos ecossistemas.

Inverno amazônico é única esperança para conter queimadas - News Rondônia

Este ano, o inverno amazônico é muito esperado para pôr fim a uma das temporadas de fogo mais letais da história do Brasil. Embora a previsão para esta Primavera seja de chuvas nas regiões que sofreram com o fogo, elas só devem se firmar em novembro. Antes disso, uma perigosa onda de calor é esperada para este final de setembro e começo de outubro em todo o país, favorecendo a propagação do fogo no fim desta temporada seca.

Amazônia, Pantanal e porções de Cerrado do Centro-Oeste testemunharam recordes nos números de queimadas – dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que até agosto deste ano 34.373 km² de floresta amazônica arderam em chamas. E setembro, que ainda não acabou, foi o mês com maior número de queimadas no Pantanal na história, com mais de 6 mil incêndios.

O método empregado por desmatadores e incendiários das florestas brasileiras é conhecido exatamente por aproveitar os ciclos de verão e inverno amazônicos. Na época de chuvas, eles cortam as árvores, comercializam as madeiras mais valiosas e largam galhos e toras para trás. O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do INPE, capta essa diminuição do volume de mata e emite os chamados "alertas de desmatamento". Em 2020, os alertas de desmatamento na região amazônica subiram 34% em relação ao ano passado e foram os maiores dos últimos cinco anos.

Na estação seca, os criminosos aproveitam a falta de chuvas para queimar o que sobrou do desmatamento, liberando a área de floresta para pastagem e mineração. Por isso, quanto mais alertas de desmatamento forem emitidos, maior será a probabilidades de incêndios florestais devastadores durante o verão amazônico. Ou seja, o governo pode se preparar para a temporada propícia a queimadas monitorando as áreas onde houve alerta de desflorestamento.

Dados de satélite são confiáveis?

Quando o número de queimadas disparou em 2019 e deu um segundo salto em 2020, o governo brasileiro passou a dizer que os dados não eram confiáveis. Instituições de outros países, como a Agência Espacial Americana (Nasa), passaram então a divulgar dados que confirmavam as informações do INPE, alertando as autoridades do Brasil de que o aumento vertiginoso das queimadas era real.

Mantendo as críticas ao INPE, o governo brasileiro tentou, então, comprar outro serviço de imagens por satélite, da empresa Planet, dos EUA, a um custo de R﹩ 49 milhões. A compra feita pela polícia federal foi suspensa pela justiça.

As imagens da Planet têm 3,7 metros de resolução, enquanto as do satélite brasileiro CBERS-4A, do INPE, tem 2 metros de resolução – as nacionais são, portanto mais definidas. Mas o governo brasileiro alega que a Planet gera imagens diárias, enquanto as do CBERS são mensais, o que em tese contribui para uma melhor fiscalização.

Nesse meio tempo, a Noruega decidiu acabar com a discussão – em uma iniciativa inédita, comprou as imagens da Planet e liberou o acesso. Com isso, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá ter informações atualizadas sobre a situação do desmatamento em mais de 64 países, incluindo florestas tropicais como a Amazônia.

Chuvas resolvem o problema?

A volta das chuvas, aguardada com ansiedade pelos amazônidas e população do Centro-Oeste do país, vai melhorar a qualidade do ar, que se tornou perigosa para a saúde neste mês de setembro em estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre. Mas cientistas alertam que "tempestades de fogo" como as testemunhadas no Brasil, podem começar a se tornar comuns.

Dados da Nasa e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios na Austrália, no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados. Os incêndios nas savanas africanas, eventos comuns daquele bioma, se intensificaram em 2020, e na indonésia, as queimadas foram devastadoras mesmo com ações do governo para reduzir as taxas em relação a anos anteriores.

Isso significa que as chuvas vão aliviar a crise de maneira apenas momentânea. Se durante o inverno amazônico, novos desmatamento em grande escala forem praticados, em 2021, uma nova temporada mortal de queimadas marcará o verão amazônico, e ela será potencializada por um mundo cada vez mais quente e propício a queimadas – um ciclo vicioso em que um problema piora o outro.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto Rua de Lazer levará brincadeiras e atividades esportivas para bairro e distrito de Porto Velho neste final de semana

Projeto Rua de Lazer levará brincadeiras e atividades esportivas para bairro e distrito de Porto Velho neste final de semana

Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita para os moradores
L
Selecionados para contratação de serviços voluntários devem comparecer às entrevistas na Semusb

Selecionados para contratação de serviços voluntários devem comparecer às entrevistas na Semusb

Os candidatos convocados deverão comparecer ao local da entrevista com antecedência mínima de 15 minutos.
L
Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo

Semusa realiza atividade alusiva ao mês de conscientização do autismo

Ação executada pelo Centro Especializado em Reabilitação reuniu mais de 80 crianças com Transtorno de Espectro Autista.
L
Prefeitura de Porto Velho e parceiros realizam 1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná

Prefeitura de Porto Velho e parceiros realizam 1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná

Evento visa fortalecer alicerces éticos e fomentar uma cultura organizacional sólida e transparente na gestão pública.
L
Projeto social "Coração em Ação" e Sine Itinerante contemplam moradores do bairro Esperança da Comunidade neste sábado (4)

Projeto social “Coração em Ação” e Sine Itinerante contemplam moradores do bairro Esperança da Comunidade neste sábado (4)

Entre os serviços ofertados, haverá emissão da nova CIN e cadastro de currículos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Esta será a primeira etapa da reabertura que conta com o funcionamento de um museu.
L

Rugidos de Motores e Laços de Amizade: O Auto Clube RO e a cultura dos carros antigos em Porto Velho

Ryckson Cordeiro e Matheus Oliveira compartilham a essência do Clube de Carros.
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Cláudia de Jesus propõe mutirões de cirurgia para reduzir filas em todo o estado

Objetivo é realizar procedimentos urgentes em sete regiões de Rondônia para atender demandas.
L
Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

Fernando Máximo exige a criação imediata da Comissão Especial para tratar da PEC 47 da Transposição

A proposta estende este benefício para servidores civis e militares e até mesmo aqueles que trabalhavam sem vínculo efetivo com a Administração Pública.
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L

Deputado Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

O motociclista transitava na Elias Gorayeb, quando invadiu a preferencial e foi atingido pelo Mobi que na sequência capotou e atingiu um Onix que aguardava para cruzar a via.
14
polícia

Homem é executado a tiros em São Domingos do Guaporé

Uma testemunha que mora ao lado da vítima relatou à polícia que estava em casa quando ouviu três disparos de arma de fogo.
18
polícia

Mulher é socorrida em estado grave após ser atingida com diversos golpes de facão pelo marido

A vítima foi socorrida em estado grave para atendimento médico até o hospital Municipal de Vale do Anari e em seguida foi encaminhada para Ji- Parana.
16
Após abordar motociclista, Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos em Vilhena

Após abordar motociclista, Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos em Vilhena

A moto era conduzida por um adolescente.
10
Rapaz é executado no meio da rua com tiro na cabeça, em Vilhena

Rapaz é executado no meio da rua com tiro na cabeça, em Vilhena

Chamou a atenção a vítima estar segurando dois capacetes de motociclista.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revitalização do Mercado Central de Porto Velho está em fase final

Revitalização do Mercado Central de Porto Velho está em fase final

Há cerca de duas semanas a Semusb iniciou reparos na infraestrutura do local
L
Semdestur publica portaria com horários e normas de visitação ao Museu do Complexo

Semdestur publica portaria com horários e normas de visitação ao Museu do Complexo

Abertura do Complexo ocorre neste sábado (4) e população deve se atentar às regras de visitação
L

Requerimento da Licença Ambiental: B & M COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry

Com receita exclusiva da rede com a marca, o salgado chega às lojas da franquia em todo o Brasil
L
Alunos da UNIR vencem Maratona Empreendedora

Alunos da UNIR vencem Maratona Empreendedora

Evento incentivou a criação de soluções para problemas presentes da cadeia produtiva de Rondônia
L
SUCESSO: 1º Encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

SUCESSO: 1º Encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

Evento consolida-se como plataforma essencial para as controladorias municipais de Rondônia
L
Reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: Resgatando a nossa História

Reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: Resgatando a nossa História

No dia 04 de maio de 2024, uma nova página dessa história ganha vida com a reabertura do novo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, após as obras de revitalização desde 2019.
L
Idade mediana dos indígenas é menor do que idade mediana de toda a população

Idade mediana dos indígenas é menor do que idade mediana de toda a população

Idade mediana quer dizer que metade da população tem até aquela idade e a outra metade é mais velha.
L
Mediante atuação do MP de Rondônia, foragido condenado por homicídio em Corumbiara é preso em Mato Grosso

Mediante atuação do MP de Rondônia, foragido condenado por homicídio em Corumbiara é preso em Mato Grosso

O crime foi praticado em 2011, no Município de Corumbiara.
L
MPRO divulga aprovados na 1ª fase do Concurso para Promotor de Justiça Substituto

MPRO divulga aprovados na 1ª fase do Concurso para Promotor de Justiça Substituto

Os aprovados seguirão para a próxima fase do certame.
L