FRASE DO DIA:
“Eu ainda não consegui me convencer” – Joaquim Barbosa sobre possível candidatura a presidente da República.
1-Resultado da “Carne Fraca”
A Comissão Europeia rodou o pau de bater em doido e 20 estabelecimentos produtores de carnes e derivados brasileiros estão na lista negra e assim não podem exportar para a União Europeia.
Pior, o Brasil paga o mico aorecorrer à OMC em lugar de atotar mecanismos mundialmente aceitos. Coisa de República de Bananas.
02-Malufando I
Depois de uma eternidade de digressões para inglês ver os ministros do STF aceitaram que o ministro Fachin concedesse de ofício e monocraticamente autorização para que o Maluf cumpra a pena em regime domiciliar por questões humanitárias.
Depois de anos de deboche, esculachando a justiça, Maluf ganha o último refresco das mãos de um caro advogado. Está doente, condenado, vai ficar em casa, mas continuará sendo ladrão.
3-Malufando II
Com a decisão de Fachin mandando Maluf ficar em casa resolveu-se um pepino: pode um ministro derrubar a decisão de outro? Parodiando os humoristas, o STF “malufou” e se tornou desnecessária a votação pelos 11 ministros da decisão atabalhoada do Dias Toffoli que atendendo a defesa do Maluf, ordenou a prisão domiciliar.
Se o debate fosse para votação ia feder a carbureto. Já pensou um ministro do STF derrubar a decisão de outro ministro em processo ou investigação? Quantos ladrões não vazariam do xilindró? Fachin matou no peito, fechou a conta, passou a régua. O advogado levou diboagem.
4-Oráculos togados
Duro na queda. O ministro Marco Aurélio do STF pediu que o plenário da Corte julgue a ação sobre prisão após condenação em segunda instância apresentada pelo PCdoB.
O partido quer impedir a prisão de reus antes do trânsito em julgado. Na análise o ministro disse que há indicativo de que o entendimento firmado em 2016 poderá mudar em uma nova análise já que houve "evolução" do ministro Gilmar Mendes, durante o julgamento do HC de Lula. Fiquei na dúvida sobre se o ministro quer a vitória da minoria, a volta dos que não foram ou se é adivinho. Tempos estranhos esses dos oráculos togados.
5-Papo cabeça
Diz Zé de Nana: “nada é como tudo quando o caso é principalmente”. Não faz sentido e não faz sentido também a conversa do Bolsonaro tido pelo The Guardian como “Trump dos Trópicos”.
O jornalista do Guardian perguntou a Bolsonaro qual seu primeiro ato na presidência e Bolsonaro soltou na lata, bem no estilo Zé de Nana: “Você é do Guardian, ok? Vocês estão aqui porque estão interessados no Brasil e nesta área. Se vocês fossem pobres, não estariam aqui. Certo? Esta é uma área muito rica e abram os seus olhos porque a China está comprando o Brasil. Ok?”. Se você não entendeu, nem eu.
Hoje é o dia do Exército e durante um evento para comemorar a data, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou que a “banalização da corrupção” é uma ameaça à democracia. O general estava ao lado do presidente Temer. Que cacetada!
Facebook Leo Ladeia II
leoladeia@hotmail.com