FRASE DO DIA:
“As pessoas na vida têm direito à própria opinião, mas não aos próprios fatos” – Luiz Barroso, ministro do STF num recado explícito ao ministro da Justiça Torquato Jardim.
1-Album de figurinhas
Atenção colecionadores: saiu a figurinha “tucano dourado”. Gravado, revelado, afastado do mandato, proibido de frequentar festas, o tucano voou, deu a volta por cima e usou o corporativismo num lance de pura esperteza política reassumindo o trono senatorial, não sem antes detonarseu partido, PSDB.
Aécio Neves foi apanhado em pleno vôo pelos longos braços da lei e agora o mais carioca dos mineiros se tornou réu em ação penal. Eleição difícil até para deputado. Quem diria… E sonhava ser presidente. Ara sô!
02-O estilo Raquel Dodge
Ao contestar Renan Calheiros que nega a pratica de ato de ofício em contrapartida aos R$32 milhões de propina da Transpetro, a PGR Raquel Dodge, foi na jugular do “homi”:
“O ato de ofício inerente ao crime de corrupção consiste nessa sustentação política ao presidente da Transpetro e na omissão ao dever parlamentar de fiscalização da administração pública federal, o que viabilizava a prática dos vários crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da empresa estatal”. Azeredo, Aécio, Renan, a fila cresce. Sem flechas ou arroubos Raquel Dodge coleciona strikes.
3-Por falar em PGR…
Não está fácil para Gilmar Mendes. Ontem a PGR enviou ao STF o pedido para arquivar inquérito aberto por sua ordem para apurar uso de algemas na prisão e deslocamento de Sérgio Cabral, um abuso segundo ele.
Para a PGR, ao abrir o inquérito por conta própria e se autodesignar relator do caso, Gilmar violou o princípio do juiz natural, que regra a competência para investigar e garantir imparcialidade ao órgão julgador. Por trás daqueles belos olhos azuis da PGR Raquel Dodge há uma fera…
4-Romarias lulísticas
Com aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, correligionários de Lula conseguiram formar uma comissão externa para vistoriar a situação carcerária em que se encontra o “homi” em Curitiba.
A exemplo dos senadores que foram à Superintendência da PF em Curitiba, onde Lula cumpre pena, a viagem é oficial, mas o custo será dos inspetores parlamentares. Claro que isso me permite pensar que outras casas parlamentares do país farão Romarias à São Lula de Garanhuns e na sequencia, associações, sindicatos, igrejas, aldeias, etc. Vamos lá Candeias, Jaru, Cujubim, todos nós… Há datas livres.
5-Nhem, nhem, nhem
O ministro da Justiça, Torquato Jardim entende o “conflito” Barroso e Gilmar Mendes como a briga entre a maré e o rochedo para desespero do camarão. Para ele o rolo gerou reflexos no inquérito sobre o decreto de Temer que beneficiou empresas do setor de portos em troca de propinas. Para Torquato a Operaçao Skala, que prendeu amigos de Temer e empresários, foi decretada por Barroso em reação a uma liminar de Gilmar, que proibira no final de dezembro as chamadas conduções coercitivas. Conversa besta!
A senadora e presidente do PT Gleisi Hoffmann manda um recado à Al Jazeera. O vídeo fala por si.
Facebook Leo Ladeia II
leoladeia@hotmail.com