SEXTA-FEIRA, 05/07/2024

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960?

O que faziam os americanos no Nordeste nas décadas de 1960 e 1970? Levantamento revela histórias dos voluntários do programa Corpos da Paz e traz à tona os esforços dos Estados Unidos para que a região não se tornasse uma 'nova Cuba'.

Publicado em 

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960? - News Rondônia

Ao longo dos anos 1960 e 1970, quase seis mil jovens norte-americanos vieram para o Brasil para fazer trabalhos humanitários pelo Corpos da Paz, programa lançado em 1961 pelo presidente John F. Kennedy. Muitos desses voluntários viveram os seus tempos mais memoráveis no Nordeste do Brasil. Mas, além da boa vontade de muitos deles, havia muito mais coisas por trás da “benevolência” do governo americano. É essa a história contada pelo documentarista carioca radicado em Pernambuco Fernando Weller no longa-metragem Em Nome da América, que estreou na quinta-feira (5) nos cinemas.

Por meio de entrevistas, imagens de arquivo e documentos históricos, o documentário segue o rastro de alguns ex-voluntários e de brasileiros para contar esta história tão pouco conhecida. O que vem à tona nesta intrigante investigação de Weller são as contradições entre a política exterior norte-americana e as motivações dos voluntários neste período em que o golpe militar se gestava no Brasil e o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

Segundo o filme, uma parte desses jovens vinha ao Brasil tocada pelos movimentos dos direitos civis que varriam os Estados Unidos nos anos 1960 e esperava encontrar no programa uma forma de ativismo social. Outros viram uma forma de escapar do conflito bélico no Vietnã.

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960? - News Rondônia

Mas os Corpos da Paz foram também uma das maneiras de os Estados Unidos intervirem no Brasil, que temiam, particularmente o Nordeste, que o país se transformasse em uma “nova Cuba”, devido à grande influência das Ligas Camponesas na região.

Além das entrevistas, um dos documentos que guiam o longa-metragem é o livro de Joseph A. Page, A Revolução que Nunca Houve – O Nordeste do Brasil 1955-1984, que revela detalhes da política norte-americana de combate ao comunismo no Nordeste. Instituições passaram a levar jovens brasileiros para fazer “cursos de preparação sindical” nos Estados Unidos por meio de um organismo chamado Iadesil – Instituto Americano Para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre –, que acabou se infiltrando no programa de voluntariado.

Igreja, latifundiários, Estados Unidos…

Não era à toa que os jovens americanos eram vistos com desconfiança pela população local. Todos os entrevistados que fizeram parte dos Corpos da Paz relembram no filme a sensação de desconforto trazida pela situação. “Nós sabíamos que os Estados Unidos tinham apoiado o golpe militar. Isso era sabido. Mas, ainda assim, queríamos fazer nosso trabalho. Nós entendíamos a situação política geral mas, mesmo assim, a gente queria fazer algo de bom. Em 1970, nós fizemos um protesto contra a guerra [do Vietnã] no consulado americano, em Recife. Suspendemos as atividades por 40 dias. (…) Talvez a gente tenha sido ingênuo, mas quando você tem 21 ou 22 anos, você pensa que o mundo é maravilhoso”, afirma John Reeder, que foi um voluntário do programa de 1969 a 1971.

Reeder participa de um encontro organizado por Dodó Félix, ex-colaborador do Sindicato Rural de Bom Jardim, que apresenta ao diretor do filme integrantes do movimento sindical rural de Pernambuco que atuavam na região naquela época. Félix afirma que as entidades de trabalhadores da região foram fomentadas pelo governo ditatorial por meio da igreja. “O golpe de 1964 foi uma paranoia do governo americano. Usaram a igreja para combater as Ligas Camponesas, que já estavam extintas – foram extintas com o golpe – e aqui em Bom Jardim, o Sindicato de Bom Jardim foi o primeiro a ser fundado e, depois, a cooperativa. As reuniões eram na igreja”, declara Félix.

“A igreja católica teve um papel central na luta contra os comunistas. Nos anos 1960, foi criada com a ajuda norte-americana uma organização chamada Sorpe, o Serviço de Orientação Rural em Pernambuco. Os padres lideraram a formação de cooperativas e sindicatos rurais legalizados pelo regime militar”, narra Fernando Weller.

Tendo como fio condutor o programa Corpos da Paz, Em Nome da América acaba fazendo uma radiografia política precisa do Brasil de ontem e de hoje. “Procuro explorar a presença ambígua dos americanos no Brasil sem julgar os personagens, mas situando suas ações em um contexto político maior, muito além das vontades individuais. Os voluntários dizem que o programa foi mais importante para eles do que para os brasileiros, pois tomaram contato com um mundo para além da bolha norte-americana. A gente percebe que, no Brasil, também vivemos em uma bolha, talvez mais fechada até. Sabemos pouco e, principalmente, menosprezamos a capacidade que governos, agências, empresas ou grupos políticos têm para interferir no curso da nossa história, sobretudo quando a intenção é manter as coisas como estão. Foi assim nos anos 1960 e não poderia ser diferente hoje”, afirma o diretor.

Em Nome da América

Direção e roteiro: Fernando Weller

Produção: Jaraguá Produções e Plano 9 | Carol Ferreira e Mannu Costa

Direção de fotografia e câmera: Nicolas Hallet

Som direto: Danilo Carvalho

Montagem: Caioz e João Maria

Trilha sonora: Juliano Holanda

Edição de som e mixagem de som: Catarina Apolônio

Direção de arte e identidade visual: Paula K. Santos | Juliana Santos

Distribuição: Inquieta Cinema | Mariana Jacob, Fernanda Cordel e Laura Martinez

País: Brasil

Gênero: documentário

Duração: 96 minutos

Ano: 2017

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Artesãos representam Rondônia na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco

Artesãos representam Rondônia na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco

A participação dos artesãos de Rondônia, no evento pode abrir possibilidades para novos mercados e parcerias comerciais.
L

Conheça a história e os atrativos do Mercado Cultural de Porto Velho

Espaço administrado pela Funcultural reúne cultura e gastronomia
L

Casa do Agricultor e do Indígena Artesão Chega a Porto Velho

Iniciativa visa promover sustentabilidade e melhorar a renda dos artesãos indígenas de Rondônia
L

O teatro vai à escola é sucesso em Atalaia do norte

Dois espetáculos foram apresentados em Atalaia do Norte, no ginásio Professor Lucival Brotas e na praça de alimentação Vale do Javarí.
L
Flor do Maracujá: Girassol das Três Marias é a grande campeã do maior arraial da região Norte

Flor do Maracujá: Girassol das Três Marias é a grande campeã do maior arraial da região Norte

O grupo folclórico Girassol das Três Marias se consagrou como o grande campeão da edição 2024 do Arraial Flor do Maracujá.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L

Em véspera de posse de suplente de deputado, ALE-RO altera Regimento Interno

A mudança ocorre horas antes da posse do suplente de deputado Jesuíno Boabaid (PSD) que deve assumir a cadeira do deputado Laerte Gomes (PDS).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Produtores do Assentamento Margarida Alves, em Nova União, recebem trator adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Produtores do Assentamento Margarida Alves, em Nova União, recebem trator adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Parlamentar destinou R$ 150 mil para a compra do veículo.
L

Assembleia aprova prorrogação do Refaz para recuperação de créditos do ICMS

Discussão e votação da matéria aconteceram durante sessão itinerante, em Buritis.
L
Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Senador confirmou para a deputada o pagamento da emenda. A obra é de responsabilidade da prefeitura municipal.
L
RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

Uma boa notícia para os moradores do bairro Cidade do Lobo, na Zona Sul de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Os criminosos são acusados de sequestro, roubo e tortura de uma vítima, que foi raptada e roubada em R$ 1.800 e um celular há alguns dias.
14
Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Com o impacto, o veículo Siena foi arremessado contra o muro de uma residência, causando danos parciais à estrutura.
12
Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Apesar da gravidade potencial da situação, o jovem recusou ser levado à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Cultura e Banco da Amazônia promovem ações de fomento à cultura e à Indústria Criativa na Região Norte

Evento será no dia 11 de julho, em Belém. Parceria garante recursos de R$ 24 milhões para a região Norte.
L
Uefa suspende jogador da Turquia por gesto extremista durante Eurocopa

Uefa suspende jogador da Turquia por gesto extremista durante Eurocopa

Merith Demiral não disputará quartas no sábado, contra a Holanda
L
Padilha confia em conclusão da reforma tributária na próxima semana

Padilha confia em conclusão da reforma tributária na próxima semana

Para o ministro, mudanças serão importantes para a economia do país
L
Iranianos votam em segundo turno na corrida presidencial

Iranianos votam em segundo turno na corrida presidencial

Resultado final será anunciado neste sábado
L
RS: mais 5.621 famílias recebem Auxílio Reconstrução nesta sexta-feira

RS: mais 5.621 famílias recebem Auxílio Reconstrução nesta sexta-feira

Prazo final para cadastramento termina no dia 12 de julho
L

#NortProTeam | Entrevista Whandho Fenix – treinador de Rugby

Nesta sexta-feira, dia 04, às 15h, o programa Nort Pro Team apresenta uma entrevista especial com Whandho Fenix, treinador de Rugby.
L

Workshop na ExpoTurismo Rondônia 2024 nomeia embaixadores da pesca esportiva

Workshop garantiu uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e o público
L

Governo de RO promove encontro com representantes do terceiro setor para ampliar ações socioassistenciais em Rondônia

O encontro, de iniciativa da Seas, é destinado aos representantes das Organizações da Sociedade Civil
L

Boletim hídrico semanal sobre monitoramento dos rios é divulgado pelo Governo de RO

De acordo com o boletim hídrico, no período de 24 de junho a 1° de julho, o Rio Madeira apresentou nível de 4,2 metros
L
Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Com um atendimento humanizado, é possível reunir um maior número de voluntários para cumprir essa nobre ação.
L