SEGUNDA-FEIRA, 09/06/2025
Publicidade

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense

Por sua conta e risco, parte das entidades que se acham travadas por setores conservadores.

Publicado em 

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

Porto Velho, RONDÔNIA – O futuro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) pode ser decidido em novas audiências puxadas por entidades que lutam pela defesa do patrimônio histórico arqueológico, artístico e Turístico e não tem encontrado eco, até aqui, junto a órgãos de controle regionais.

Por sua conta e risco, parte das entidades que se acham travadas por setores conservadores e que nos últimos quatro anos tomaram a frente da suposta revitalização junto às Curadorias Ambientais, afirmam que, ‘não se trata apenas da restauração da Ferrovia até Guajará-Mirim’. Mas, de todo o patrimônio e cultura rondoniense.

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

Francisco Chagas, 63, Produtor Executivo de Rádio, Jornal e TV, no Estado desde os idos de 77, diz que ‘os nativos não podem se deixar levar por falas de agentes do Estado dentro de Curadorias Ambientais que atestariam que o Complexo Ferroviário, por exemplo, ao longo de décadas se tornou um monte de ferro retorcido’.

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

– E que trilhos, roldanas, giratórias, vagões ou peças de menor valor para esses tais, devam ser vendidos a ferro-velho, afirmou Chagas.

Durante décadas, segundo apontou ele, dezenas de agentes públicos desqualificaram a secular Ferrovia do Diabo e chegaram a ponto de, ‘no obscurantismo, se deram bem galgando posições e cargos em sucessivos governos falando de cultura ferroviária, arqueológica, artística e patrimonial rondoniense em troca de vantagens’.

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

– Todavia, apenas fizeram pelo poder de propagar interesses próprios em supostos casos de possíveis sinecuras praticadas contra bens tombados por leis municipais, estaduais e nacionais, pontuou Francisco Chagas.

Por força de possíveis descaracterizações das linhas originais, por exemplo, de locomotivas, vagões, pátios da Estação do Trem, além do sumiço inexplicável de peças do acervo do Museu Ferroviário, os grupos de interesse no projeto da restauração da ferrovia, na inicial, até a Vila Santo Antônio e, na seqüência, ligando-a até Guajará-Mirim, pretendem ter voz junto à BBC de Londres e agências afins.

O objetivo, segundo fontes ligadas à Associação de Amigos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (AMMA) e de um Grupo de Amigos da Ferrovia Madeira Mamoré, este sediado em Londres, ‘é obter, antes de 2020, a manutenção da decisão tomada pelo Desembargador Souza Prudente, do TRF-1, que mandou o poder público manter a legislação federal de conservação e preservação da ferrovia’.

– Não a descaracterização de suas linhas originais através de obras modernas condenadas pela Lei do Tombamento, aduziu Chagas, indignado com o suposto afrouxamento dessa decisão que vem permitindo um verdadeiro desmonte da Madeira Mamoré.

Para tanto, de acordo com a acadêmica Francisca da Silva, 57, ‘entidades e cidadãos deveriam se levantar para fazer decisões de instâncias superiores, aqui, costumeiramente, modificadas em decisões sem o coletivo de entidades representativas que existem a mais tempo que próprios agentes do Estado despachados de Brasília aos órgãos de controle, muitos dos quais, ainda estado probatório’.

Cidadãos e entidades pretendem recompor retratos da cultura e do patrimônio rondoniense - News Rondônia

Como alternativa para se chegar à preservação total da cultura ferroviária e do belo artístico, cultural, arquitetônico e do arqueológico, ao menos na Europa, Estados Unidos e em mais de 70 nações que perderam seus cidadãos na construção da ferrovia, entidades e cidadãos rondonienses pretendem dar celeridade à oxigenação de um conselho de defesa do patrimônio histórico arqueológico, artístico e turístico de caráter plural cuja função é, verdadeiramente, proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de Rondônia, a exemplo do Museu da Imagem (MIS), em Porto Velho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio especial de junho já aconteceu! Confira agora quem levou os prêmios do RondônCAP

R$ 300 mil em prêmios foram sorteados, incluindo quatro carros e 40 Giros da Sorte;veja o resultado completo e prepare-se para a próxima edição!
L

Chrysler comemora 100 anos com edição especial da Pacifica

Minivan comemorativa resgata legado e inovações da marca e não vem para o Brasil
L

Frio intenso aumenta riscos para cães e gatos no Brasil

Confira os principais riscos para cães e gatos durante o inverno e como evitá-los
L

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Pelo Censo, são 56,7% de católicos (mais ou menos 120 milhões de almas), enquanto o percentual de evangélicos deu um salto: perto de 48 milhões, que chegariam a quase 25%, segundo o Google.
L

Baía Formosa: onde o Brasil reencontra sua essência natural

Um refúgio no litoral do Rio Grande do Norte onde natureza, simplicidade e autenticidade se unem para proporcionar uma experiência sensorial única.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Direção e diabetes: cuidados essenciais para evitar riscos

Organização de segurança viária destaca cuidados essenciais para motoristas idosos
L

Fiat Fastback 2025 híbrido oferece eficiência sem comprometer desempenho

T200 Hybrid entrega 130 cavalos de potência e equipa as versões Audace e Impetus
L

Momento Agro | Entrevista Andrio Bertol – Empresa Pescados Rei do Pirarucu

Neste sábado, dia 07, às 11h, o Momento Agro entrevista Elisandrio Bertol — mais conhecido como Andrio — fundador da agroindústria familiar Pescados Rei do Pirarucu.
L
MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L
Publicidade

POLÍTICA

A convite de Lula, o príncipe William estará na Amazônia participando da COP30, em Belém

Com a estadia, o Príncipe de Gales repetirá a visita feita pelos pais há 34 anos à região Norte.
L

Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

Presidente destacou importância da participação dos EUA na conferência
L

Coronel Chrisóstomo realiza reunião com agricultores, pescadores e produtores e comunidade em Costa Marques

Em agenda oficial no município, o deputado visitou unidades públicas e reforçou o vínculo com lideranças e moradores de Costa Marques.
L

Hildon monta no agro e “cavalga rumo a 2026” com discurso afinado e vídeos estratégicos

Com foco nas eleições de 2026, Hildon Chaves investe na imagem de aliado do agronegócio e tenta conquistar a confiança do campo com vídeos, discursos estratégicos e presença digital.
L

Governo de Rondônia acolhe proposta de Cláudia de Jesus sobre servidores da Caerd

Medida visa preservar empregos e conhecimento técnico em meio à possível privatização.
L
Publicidade

POLÍCIA

Na UPA: foragido é preso após sofrer tentativa de homicídio na zona leste

Édson C. R. foi atacado com golpes de facão durante confraternização e acabou detido ao dar entrada na unidade de saúde
18

Apenado é executado com tiros de pistola no bairro São Francisco

Ao sair até o portão, foi surpreendida por indivíduos armados que efetuaram diversos disparos.
18

Homem morre após ser esfaqueado durante a madrugada

Na unidade de saúde, foi confirmada a entrada de Cleber com ferimentos profundos na região da nuca e pescoço, provocados por arma branca.
18

Acidente com carreta transportando bois deixa motorista ferido em Corumbiara

O motorista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Vilhena.
12

Fiscalização no rio Jaci: Polícia Ambiental apreende redes ilegais em operação especial

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental integra a Operação IARA durante a Semana do Meio Ambiente e combate práticas de pesca predatória no distrito de Jaci Paraná
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercedes-AMG G 63 MANUFAKTUR chega ao Brasil para atender quem busca exclusividade

Modelo custa mais de R$ 2 milhões e permite milhares de combinações personalizadas
L

Oficina de fotografia capacita alunos em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste

A formação foi oferecida pela Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica que incentivou a valorização da cultura através da fotografia.
L

Chevrolet amplia pacote de segurança da S10 2026

Marca aposta em inovação na linha da picape com novos sistemas de assistência
L

Adolescente é baleado enquanto ia cortar cabelo de cliente na zona Leste

O garupa, armado, efetuou cerca de oito disparos em direção à vítima, e em seguida a dupla fugiu.
12

ATUALIZADA: Homem atacado a tiros em varanda de residência morre em hospital na zona leste de Porto Velho

Sérgio Gomes da Silva, 30 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado (07), no bairro Ulisses Guimarães, zona leste de Porto Velho.
18

Ladrão é surrado pela população depois de furto em residência no centro

De acordo com testemunhas, o criminoso usou um tesourão para invadir o imóvel e depois fugiu com vários objetos.
10
Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

O curso de extensão de cílios é apenas uma das diversas ações implementadas pela Sejus com foco na ressocialização.
L
Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

A ferrugem asiática pode provocar perdas de 10% a 90% na produtividade das lavouras.
L
Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

A metodologia do projeto envolveu atividades avaliativas em dois eixos principais.
L

Motociclista para embaixo de caminhão em grave acidente na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou a vítima com várias lesões para a Policlínica Dr. José Adelino.
14
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.